quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Texto para Reunião de Pais: Deixe a Raiva Secar

Texto para Reunião de Pais: Deixe a Raiva Secar

Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas.

No dia seguinte, Júlia sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar.

Mariana não podia, pois iria sair com sua mãe naquela manhã.

Júlia então, pediu a coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio.

Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.

Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão.

Faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava toda quebrada.

Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou:

"Está vendo, mamãe, o que a Júlia fez comigo?

Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão.

Totalmente descontrolada, Mariana queria, porque queria, ir ao apartamento de Júlia pedir explicações.

Mas a mãe, com muito carinho ponderou:

"Filhinha, lembra daquele dia quando você saiu com seu vestido novo todo branquinho e um carro, passando, jogou lama em sua roupa?

Ao chegar em casa você queria lavar imediatamente aquela sujeira, mas a vovó não deixou.

Você lembra o que a vovó falou?

Ela falou que era para deixar o barro secar primeiro. Depois ficava mais fácil limpar.

Pois é, minha filha, com a raiva é a mesma coisa.

Deixa a raiva secar primeiro..

Depois fica bem mais fácil resolver tudo.

Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu seguir o conselho da mãe e foi para a sala ver televisão.

Logo depois alguém tocou a campainha..

Era Júlia, toda sem graça, com um embrulho na mão.

Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi falando:

"Mariana, sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente?

Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei.

Aí ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você havia me emprestado.

Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você.

Espero que você não fique com raiva de mim.

Não foi minha culpa.."

"Não tem problema, disse Mariana, minha raiva já secou."

E dando um forte abraço em sua amiga, tomou-a pela mão e levou-a para o quarto para contar a história do vestido novo que havia sujado de barro.

Nunca tome qualquer atitude com raiva.

A raiva nos cega e impede que vejamos as coisas como elas realmente são.

Assim você evitará cometer injustiças e ganhará o respeito dos demais pela sua posição ponderada e correta.

Diante de uma situação difícil. Lembre-se sempre: Deixe a raiva secar.

Texto Reunião de Pais: Eu aprendi

Eu Aprendi
que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha;

Eu Aprendi
que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;

Eu Aprendi
que ser gentil é mais importante do que estar certo;

Eu Aprendi
que nunca se deve negar um presente a uma criança;

Eu Aprendi
que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;

Eu Aprendi
que não importa quanta seriedade a vida exija de você,cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;

Eu Aprendi
que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender;

Eu Aprendi
que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto;

Eu Aprendi
que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;

Eu Aprendi
que dinheiro não compra "classe";

Eu Aprendi
que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular;

Eu Aprendi
que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada;

Eu Aprendi
que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa?

Eu Aprendi
que ignorar os fatos não os altera;

Eu Aprendi
que quando você planeja se nivelar com alguém,apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu Aprendi
que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu Aprendi
que a maneira mais facil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu;

Eu Aprendi
que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;

Eu Aprendi
que ninguem é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu Aprendi
que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu Aprendi
que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu Aprendi
que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu Aprendi
que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engolí-las;

Eu Aprendi
que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;

Eu Aprendi
que não posso escolher como me sinto,mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu Aprendi
que todos querem viver no topo da montanha,mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu Aprendi
que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte;

Eu Aprendi
Que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.

William Shakespeare

Texto Reunião de Pais: Vamos Semear

VAMOS SEMEAR

Um homem trabalhava em uma fábrica distante cinqüenta minutos de ônibus da sua casa. No ponto seguinte entrava uma senhora idosa que sempre sentava-se junto à janela. Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora. A cena sempre se repetia e um dia, curioso, o homem lhe perguntou o que jogava pela janela.

– Jogo sementes, respondeu ela.

– Sementes? Sementes de que?

– De flores. É que eu olho para fora e a estrada é tão vazia… Gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo o caminho. Imagine como seria bom!

– Mas as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos… A senhora acha mesmo que estas sementes vão germinar na beira da estrada?

– Acho, meu filho. Mesmo que muitas se percam, algumas acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.

– Mesmo assim… demoram para crescer, precisam de água…

– Ah, eu faço a minha parte. Sempre há dias de chuva. E se alguém jogar as sementes, as flores nascerão.

Dizendo isso, virou-se para a janela aberta e recomeçou o seu trabalho.
O homem desceu logo adiante, achando que a senhora já estava senil.
Algum tempo depois…

Um dia, no mesmo ônibus, o homem ao olhar para fora percebeu flores na beira da estrada… Muitas flores… A paisagem colorida, perfumada e linda! Lembrou-se então daquela senhora. Procurou-a em vão. Perguntou ao cobrador, que conhecia todos os usuários do percurso.

– A velhinha das sementes? Pois é… Morreu há quase um mês.

O homem voltou para o seu lugar e continuou olhando a paisagem florida pela janela. “Quem diria, as flores brotaram mesmo”, pensou! “Mas de que adiantou o trabalho dela? Morreu e não pode ver esta beleza toda”.

Nesse instante, ouviu risos de criança. No banco à frente, uma garotinha apontava pela janela, entusiasmada:

– Olha, que lindo! Quantas flores pela estrada… Como se chamam aquelas flores?
Então, entendeu o que aquela senhora havia feito. Mesmo não estando ali para ver, fez a sua parte, deixou a sua marca, a beleza para a contemplação e a felicidade das pessoas.

No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se junto à janela e tirou um pacotinho de sementes do bolso… E assim, deu continuidade à vida, semeando o amor, a amizade, o entusiasmo e a alegria. O futuro depende das nossas ações no presente. “E se semeamos boas sementes, os frutos serão igualmente bons”. Vamos semear nossas sementes agora!

Texto Reunião de Pais: Marcas de Dedos


Marcas De Dedos

Às vezes, vocês se aborrecem
Porque ainda sou criancinha
E sempre deixo marcas de dedos
Nos móveis da casa inteirinha.

Mas estou crescendo dia a dia
E logo adulta vou ser
E essas marcas de dedos
Vão todas desaparecer.

Agora deixo uma marca bem especial
Pra vocês nunca esquecerem
Como eram meus dedinhos
Antes de eu crescer.

Texto Reunião de Pais: Girassóis e Miosótis


Girassóis e Miosótis

O girassol é flor raçuda que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba sobrevivendo . Ela quer luz e espaço e em busca desses objetivos, seu corpo se contorce o dia inteiro. O girassol aprendeu a viver com o sol e por isso é forte .

Já o miosótis é plantinha linda, mas que exige muito mais cuidado. Gosta mais de estufa. O girassol se vira... e como se vira! O miosótis quando se vira, vira errado. Precisa de atenção redobrada.

Há filhos girassóis e filhos miosótis. Os primeiros resistem a qualquer crise: descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda. As mães chegam a reclamar da independência desses meninos e meninas, tal a sua capacidade de enfrentar problemas e sair-se bem.

Por outro lado, há filhos e filhas miosótis, que sempre precisam de atenção. Todo cuidado é pouco diante deles. Reagem desmesuradamente, melindram-se, são mais egoístas que os demais, ou às vezes, mais generosos e ao mesmo tempo tímidos, caladões, encurralados. Eles estão sempre precisando de cuidados.

O papel dos pais é o mesmo do jardineiro que sabe das necessidades de cada flor, incentiva ou poda na hora certa. De qualquer modo fique atento. Não abandone demais os seus girassóis porque eles também precisam de carinho... e não proteja demais os seus miosótis.

As rédeas permanecem com vocês... mas também a tesoura e o regador. Não negue, mas não dêem tudo que querem: a falta e o excesso de cuidado matam a planta ...

Um comentário:

  1. SUAS MENSAGENS ME EMOCIONARAM, PORÉM ME FIZEM REFLETIR E MUDAR MINHAS ATITUDES. POIS SÃO MUITO PROFUNDOS E VERDADEIROS.

    ResponderExcluir