quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Qual a diferença, se existe, entre professor e educador?

Nesta vida, pode-se aprender três coisas de uma criança: estar sempre alegre, nunca ficar inativo e chorar com força por tudo o que se quer. (Leminski, 2006)
Qual a diferença, se existe, entre professor e educador?
O trabalho não é igual?
  • A diferença entre professor e educador, é que professor é apenas uma profissão, podendo ser exercida´por qualquer pessoa que tenha uma habilitação para este fim. Educador ao contrario, não é profissão, mas dom, somente quem ama ensinar pode ser educador, mesmo parecendo que o trabalho é o mesmo, na verdade não é. O professor só o é durante o período que esta na escola o educador o é em todo momento.
Atualmente, o termo educador vem sendo mais utilizado, pois a visão do ensino e da aprendizagem mudou muito. O educador é um mediador na construção dos conhecimentos pelo próprio aluno. Os conhecimentos não são restritos à determinada matéria, mas abrangem conteúdos atitudinais também. Assim, acho mais correto o termo "educador", que lida com conceitos, procedimentos e atitudes.

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário