quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A oficina "A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação(TICs)


Objetivo da oficina tem como objetivo discutir formas lúdicas,divertidas e multidisciplinares de transmitir o conhecimento.
A oficina "A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação(TICs), através do computador" trata de temas que abordam as TICs, tais como a sua relevância, os tipos de tecnologias que podem ser trabalhadas no meio educacional, o software de autoria Hot Potatoes e suas funcionalidades, entre outros. Ela vem a completar o trabalho realizado na Instituição Pestalozzi, demonstrando aos professores participantes as potencialidades das ferramentas que serão utilizadas durante o Estágio Supervisionado I e as possibilidades que elas podem proporcionar na aprendizagem dos mesmos.
Objetivo geral
            Demonstrar aos professores participantes que a utilização de tecnologias em conjunto com suas atividades de sala de aula traz grandes possibilidades a eles e a seus alunos. Além disso, capacitá-los a desenvolver materiais pedagógicos, através do software de autoria Hot Potatoes, que poderão servir de apoio para suas atividades pedagógicas.
Objetivos específicos
            Os seguintes objetivos foram traçados:
            - apresentar as TICs utilizadas na Educação, através do uso do computador;
            - propor estratégias para o uso das TICs;
            - demonstrar que a utilização do computador como recurso pedagógico é um aliado na construção do conhecimento;
            - desenvolver materiais pedagógicos que podem ser utilizados por alunos e professores junto ao Laboratório de Informática;
            - incentivar a utilização do Laboratório de Informática pelos professores, através construção de materiais pedagógicos.
Conteúdo
            Os seguintes conteúdos serão trabalhados e estão relacionados com as TICs na Educação e o software de autoria Hot Potatoes:
            - O que são TICs;
            - Quais são as TICs utilizadas na Educação;
            - Qual a importância do uso dessas tecnologias;
            - O software de autoria Hot Potatoes e suas funcionalidades;
            - Como instalar o Hot Potatoes;
            - Como produzir materiais pedagógicos, através do Hot Potatoes.
Metodologia
            A partir de consulta à referencial teórico será desenvolvida uma apresentação de slides(Power Point), a qual será apresentada aos professores participantes e que abordará os conteúdos já especificados. Além disso, serão produzidos pelos professores participantes materiais pedagógicos no Hot Potatoes. E enfim, será iniciada a discussão sobre como as ferramentas produzidas no Hot Potatoes podem ser inseridas nas atividades pedagógicas dos professores.
Recursos
            Os seguintes recursos serão utilizados:
            - Laboratório de Informática da Instituição Pestalozzi;
            - Apresentador de Slides(Power Point)
            - Software de autoria Hot Potatoes.
Cronograma e encontro
            A oficina foi realizada em um encontro presencial, no dia 07 de abril de 2008, no horário das 12h20 às 17h20, fechando carga horária de 4 horas. Todos os professores da Instituição Pestalozzi e a diretora pedagógica participaram das atividades, e ao todo eram 10 participantes.
            Primeiramente, foi apresentado os slides para que para que os participantes tomassem conhecimento do que são as TICs e o que é o Hot Potatoes, esta foi a parte teórica da oficina. Após, foram mostrados exemplos de atividades construídas com o Hot Potatoes.
            A partir daí, o software foi instalado mas devido à limitação de recursos do LABIN a instalação se deu em apenas 3 computadores. Então foi proposto que os participantes se dividissem em três grupos, para produzirem materiais pedagógicos. O Hot Potatoes teve grande aceitação pelos professores, todos fizeram comentários das atividades que seriam possíveis realizar com as ferramentas do Hot Potatoes.
            Foram produzidas por cada grupo 5 atividades, uma em cada ferramenta do Hot Potatoes, sendo elas JMix, JCloze, JMatch, JCross e JQuiz. No início, os professores estavam receosos quanto à realização das atividades, pois a maioria tem pouco contato com o computador. Porém, após a explicação de como elaborar materiais pedagógicos e as funcionalidades do Hot Potatoes, eles perceberam que era uma ferramenta fácil de ser utilizada e se sentiram encorajados e motivados a produzirem as atividades. A cada atividade realizada com êxito o grupo comemorava.
            Ao final, discutimos os aspectos positivos e negativos da oficina. Nos aspectos positivos os professores relataram que a oficina foi de grande valia pois trouxe uma nova possibilidade de trabalhar com seus alunos, também elogiaram o trabalho desenvolvido e sugeriram que o projeto se estendessem as suas turmas. Nos aspectos negativos foi relatado a falta de recursos porque algumas atividades realizadas não funcionaram devido a esta limitação. E enfim, a oficina foi positiva pois trouxe motivação aos professores para que desenvolvam materiais pedagógicos e utilizem no LABIN da Instituição e com as suas turmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário