quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sugestão de filmes para trabalhar com História

Sugestão de filmes para trabalhar com História



· Catálogo de filmes

Neste trabalho, a maioria das obras citadas se referem o Ensino sobre África. Portanto, pretende-se demonstrar aqui, como a inserção e revisão de conteúdos, práticas, materiais e métodos pedagógicos – que neste caso, é a utilização de filmes e documentários - podem subsidiar a prática dos professores de geografia no ensino de África, desconstruindo o estereótipo negativo atribuído ao continente no ensino da disciplina.
Os filmes do catálogo que “retratam” preferencialmente assuntos ligados ao continente africano são:
- Hotel Ruanda;
- Diamante de Sangue;
- O Último Rei da Escócia;
- Em minha terra;
- Mandela – Luta pela liberdade (Goodbye Bafana);
- Amistad.
- Invictus

Além das obras citadas acima, outros filmes que abordam a temática étnico-racial, são eles:
- Homo Sapiens;
- A Negação do Brasil;
- Malcom X;
- Pátria perdida: Uma jornada inesquecível a América;
- Vista Minha Pele;
- “Crash” – No Limite;
- Olhos Azuis;
- Austrália.


Título
Nome: Hotel Ruanda

Dados da Obra
Ano: 2004
Direção: Terry George
Origem: África do Sul/ Canadá/ Reino Unido
Duração: 121 minutos

Sinopse Adaptada

O filme conta a história verídica de Paul Rusesabagina que era um “gerente influente”, ou seja, conhecia pessoas poderosas, do Hotel “Mile Coline” em Ruanda, na África. No ano de 1994, Ruanda presenciou uma sangrenta guerra civil travada por duas etnias rivais que disputavam o controle do país, os tutsis e os hutus. Através da película podemos observar as mazelas causadas pela “repartição” do continente africano (herança do imperialismo), como por exemplo, os conflitos étnicos, comuns na África Subsaariana, que atrapalham o desenvolvimento do país. Ademais, podemos visualizar os graves problemas sociais vividos não só por Ruanda, mas por grande parte dos países que compõem o continente africano.

Conteúdos que podem ser abordados:
* Conflitos Étnicos na África;
* Como os Organismos Internacionais vêem a África (ex. ONU, FMI, BIRD, etc.);
* Articulação de povos autóctones com os antigos colonizadores (belgas);
* Economia africana, questões sobre o contrabando;
* Características urbanísticas.
* Aspectos físicos do país;
__________________________________

  • CATÁLOGO CINEMATOGRÁFICO

DIAMANTE DE SANGUE
Dados da Obra
Ano: 2006
Direção: Edward Zwick
Duração: 121 minutos
Duração: 138 min.
Sinopse:
Serra Leoa, final da década de 90. O país está em plena guerra civil, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Quando uma tropa da FUR invade uma aldeia da etnia Mende, o pescador Solomon Vandy (Djimon Hounson) é separado de sua família, que consegue fugir. Solomon é levado a um campo de mineração de diamantes, onde é obrigado a trabalhar. Lá ele encontra um diamante cor-de-rosa, que tem cerca de 100 quilates. Solomon consegue escondê-lo em um pedaço de pano e o enterra, mas é descoberto por um integrante da FUR. Neste exato momento ocorre um ataque do governo, que faz com que Solomon e vários dos presentes sejam presos. Ao chegar na cadeia lá está Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário nascido no Zimbábue que se dedica a contrabandear diamantes para a Libéria, de onde são vendidos a grandes corporações. Danny ouve um integrante da FUR acusar Solomon de ter escondido o diamante e se interessa pela história. Ao deixar a prisão Danny faz com que Solomon também saia, propondo-lhe um trato: que ele mostre onde o diamante está escondido, em troca de ajuda para que possa encontrar sua família. Solomon não acredita em Danny mas, sem saída, aceita o acordo.


O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA
Dados da Obra
Ano: 2006
Direção: Kevin Macdonald
Duração: 121 minutos
Sinopse:
Nicholas Garrigan (James McAvoy) é um elegante médico escocês, que deixou recentemente a faculdade. Ele parte para Uganda em busca de aventura, romance e alegria, por poder ajudar um país que precisa muito de suas habilidades médicas. Logo após sua chegada Nicholas é levado ao local de um acidente bizarro, onde o líder recém-empossado do país Idi Amin (Forest Whitaker), atropelou uma vaca com seu Maserati. Nicholas consegue dominar a situação, o que impressiona Amin. Obcecado com a cultura e a história da Escócia, Amin se afeiçoa a Nicholas e lhe oferece a oportunidade de ser seu médico particular. Ele aceita a oferta, o que faz com que passe a frequentar o círculo interno de um dos mais terríveis ditadores da África.

MANDELA - A LUTA PELA LIBERDADE

Dados da Obra
Ano: 2007
Direção: Bille August
Duração: 140 min.
Sinopse:
James Gregory (Joseph Fiennes) é um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialeto Xhosa. Exatamente por isso, não é um carcereiro comum: atua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela (Dennis Haysbert) para o serviço de inteligência. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma em um defensor dos direitos negros na África do Sul.

INVICTUS

Dados da Obra
Ano: 2009
Direção: Clint Eastwood
Duração: 134 min.
Sinopse:
Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

AMISTAD

Dados da Obra
Ano: 1997
Direção: Steven Spielberg
Duração: 154 min.
Sinopse:
Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

EM MINHA TERRA

Dados da Obra
Ano: 2004
Direção: John Boorman
Duração: 100 min.
Sinopse:
Langston Whitfield (Samuel L. Jackson) é um jornalista negro norte-americano que é enviado pelo Washington Times à África do Sul, em 1995. Seu objetivo é fazer a cobertura dos depoimentos ouvidos na Comissão da Verdade e Reconciliação, que julga os brutais crimes cometidos durante o período do apartheid. Ao longo das audiências, vítimas e criminosos são colocados frente a frente. Langston toma conhecimento de relatos violentos e cruéis, que desafiam sua imaginação e despertam sua consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário