sábado, 2 de fevereiro de 2013

atividades carnaval

1- Peça aos alunos que pesquisem as marchinhas de carnaval. Certamente são músicas interessantes para alegrar a festa de Carnaval na escola e para trabalhar com a letra. Socializar as pesquisas no grupo e levar o CD de marchinhas para as crianças cantarem.

2. Registrar a letra de uma das músicas pesquisadas em um cartaz e elaborar painéis com desenhos dos alunos. Exemplo de músicas:


EU SOU O PIRATA DA PERNA DE PAU
DO OLHO DE VIDRO
DA CARA DE MAU
(...)

(TRECHO DA MARCHA PIRATA DA PERNA DE PAU, DE JOÃO DE BARRO, 1946.)

MAMÃE EU QUERO, MAMÃE EU QUERO,
MAMÃE EU QUERO MAMAR, ME DÁ CHUPETA, ME DÁ CHUPETA
ME DÁ CHUPETA QUE É PRO BEBÊ NÃO CHORAR! (BIS)
(...)
(TRECHO DA MARCHA MAMÃE, EU QUERO, DE JARARACA E VICENTE PAIVA, 1936)



3- Trabalhar com o texto de uma música:


Com o CD de marchinhas os alunos cantam a música. Depois é feita a leitura seguindo a letra da música no cartaz e na cópia em papel sulfite. Mesmo os que não sabem ler, acompanham a letra com o dedo.

A professora pede que procurem algumas palavras e circulem na música como: chupeta, bebê, mamãe.
Depois eles ilustraram a música.



MAMÃE, EU QUERO
MAMÃE, EU QUERO
MAMÃE , EU QUERO
MAMÃE, EU QUERO MAMAR
DÁ A CHUPETA,
DÁ A CHUPETA
DÁ A CHUPETA
PRO BEBÊ NÃO CHORAR
.



4- Imprima um modelo de máscara. Reproduza em cartolina branca na quantidade desejada.
Providencie papel picado, papel laminado, lantejoulas, purpurina, cola plástica colorida, bolinhas de papel crepom, canetas coloridas e outros materiais para os alunos enfeitarem as máscaras.
Por fim, fure nas laterais e amarre um elástico, dando um nó.



5-Organize um baile de máscaras. Os alunos poderão brincar ao som de músicas e desfilar com as máscaras que criaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário