sábado, 2 de fevereiro de 2013

PRIMEIRO ANO - Como planejar a rotina

PRIMEIRO ANO - Como planejar a rotina


O ambiente em que os pequenos vão estudar e brincar e as atividades propostas devem lembrar os momentos proporcionados pela Educação Infantil!


Não se pode esquecer em momento algum que o primeiro ano não é a antiga primeira série!
Por mais que as crianças agora frequentem um ensino obrigatório, que anteriormente não o era, pois a obrigatoriedade começava aos sete anos, as etapas do desenvolvimento cognitivo da criança não foram alteradas e nunca o serão.
Desta forma, a professora do primeiro ano deve estar preparada para uma rotina diferenciada, com muita atividade lúdica, de forma mais prática do que escrita, visto que a concentração das crianças nesta faixa etária ainda é reduzida e muitas crianças ainda apresentarão dificuldade na abstração de conceitos.
As metas finais ao ensino no primeiro ano mais se assemelham ao que era anteriormente pedido à professora da Pré-escola: conhecimento do alfabeto, escrita e reconhecimento do nome,reconhecimento das letras do seu nome,conhecimento de numerais até 10 e outros conhecimentos nas áreas sociais porém, o respeito ao desenvolvimento individual está presente também na avaliação realizada pela professora e o aluno tem até o final do terceiro ano (8 anos) para estar alfabetizado.
A mudança não foi para adiantar o currículo e sim proporcionar um ano a mais para que as crianças consigam então ao final dos 8 anos, estarem alfabetizadas, o que não vinha ocorrendo até então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário