PRIMEIRO ANO - Como planejar a rotina
O ambiente em que os pequenos vão estudar e brincar e as atividades propostas devem lembrar os momentos proporcionados pela Educação Infantil!
Não se pode esquecer em momento algum que o primeiro ano
não é a antiga primeira série!
Por mais que as crianças agora frequentem um ensino
obrigatório, que anteriormente não o era, pois a obrigatoriedade começava aos
sete anos, as etapas do desenvolvimento cognitivo da criança não foram alteradas
e nunca o serão.
Desta forma, a professora do primeiro ano deve estar
preparada para uma rotina diferenciada, com muita atividade lúdica, de forma
mais prática do que escrita, visto que a concentração das crianças nesta faixa
etária ainda é reduzida e muitas crianças ainda apresentarão dificuldade na
abstração de conceitos.
As metas finais ao ensino no primeiro ano mais se
assemelham ao que era anteriormente pedido à professora da Pré-escola:
conhecimento do alfabeto, escrita e reconhecimento do nome,reconhecimento das
letras do seu nome,conhecimento de numerais até 10 e outros conhecimentos nas
áreas sociais porém, o respeito ao desenvolvimento individual está presente
também na avaliação realizada pela professora e o aluno tem até o final do
terceiro ano (8 anos) para estar alfabetizado.
A mudança não foi para adiantar o currículo e sim
proporcionar um ano a mais para que as crianças consigam então ao final dos 8
anos, estarem alfabetizadas, o que não vinha ocorrendo até então.
Nenhum comentário:
Postar um comentário