domingo, 13 de novembro de 2011

Orientações pedagógicas para os professores do Ensino Fundamental

Orientações pedagógicas para os professores do Ensino Fundamental

Olá pessoal!
Como havíamos combinado, estamos publicando alguns materiais oferecidos no Encontro Pedagógico realizado em 24/03/2010.
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Alguns aspectos:
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
- O Planejamento Pedagógico Anual deverá ser compartilhado com todos os professores e dividido por bimestres;
- Os temas dos Projetos Pedagógicos de cada bimestre deverão ser inseridos no planejamento;
- Deverá ter uma cópia do planejamento na escola para acompanhamento da equipe pedagógica (OP, coordenação pedagógica, direção).
DIÁRIO DE CLASSE/ REGISTROS
- O diário é um documento que deverá estar sempre atualizado e sem rasuras. Além disso, deverá estar sempre na escola;
- No diário fica registrada a “vida escolar” do aluno (notas, freqüência, conteúdos). Para facilitar o trabalho e não ocorrer problemas desagradáveis no fim do ano para professor e aluno, seja sempre coerente quanto a exatidão do que deverá se registrado;
- Apenas os conteúdos estudados diariamente deverão ser registrados no diário. Cuidado para não confundir estratégia com conteúdo. (EX: 1-adição e subtração = conteúdo / exercícios de matemática com material concreto = estratégia para trabalhar o conteúdo adição e subtração /, 2
– livro de Português pág10 –não é conteúdo);
- Se apenas os conteúdos ficarão registrados no diário, as estratégias utilizadas, e uma breve avaliação do desenvolvimento das aulas, dos alunos e do trabalho do professor deverão ser registrados a parte, através de caderno ou fichas de registros. Vale lembrar que a avaliação deve ser diária, ao longo do processo de aprendizagem, e não apenas sistemática ao final do bimestre.
AMBIENTE DE TRABALHO
- Mesmo que a sua sala de aula não seja aquela tão sonhada, procure oferecer não só para seu aluno, mas para você mesmo um ambiente aconchegante, lúdico, sedutor, capaz de despertar a vontade de trabalhar e aprender de maneira feliz.
- Ofereça um ambiente alfabetizador com o máximo de recursos visuais para facilitar a aprendizagem de seu aluno (cartazes com letras, numerais,símbolos, variados portadores de textos, calendário, etc).
- O ALFABETO é indispensável na sala de aula de qualquer ano de escolaridade do Ensino Fundamental. O aluno precisa sempre recorrer a este recurso.
Lembrando as sábias palavras da filósofa Viviane Mosé: “... deixe ser seduzido pelo seu trabalho”. Aí sim, quem sabe você não perceba que é preciso fazer os “biscoitos que fazem aprender a ler”? Ou então, descubra bem próximo da realidade de seus alunos o melhor caminho para o sucesso escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário