domingo, 13 de novembro de 2011

http://contoprosa.blogspot.com/

Se eu fosse criança novamente...

Se eu fosse criança novamente...
Voltaria para aquele instante que ficou retido em minha memória e reviveria as mesmas cenas...
O velho casarão e seu porão, meu castelo. O quintal com mangueiras e outras árvores frutíferas. A terra e o cheiro de mato.
Entraria novamente no galinheiro e retomaria a conversa com as galinhas que concordavam com tudo o que eu dizia. Deitaria na rede da varanda dos fundos, fecharia os olhos e diria “areia grossa, areia fina, areia me faça ficar pequenina”. E sonharia com um mundo de fadas, gnomos e animais falantes, tudo em miniatura.
Chuparia a laranja do pé, em seguida as jabuticabas. Misturaria manga com leite e mascaria um galhinho de erva doce do canteiro das ervas.
Brincaria de esconde-esconde, pé-na-lata, circo-teatro, balança-caixão. Tomaria um banho rápido no rio, para dar tempo de secar as roupas antes de voltar para casa e aí, sim, tomaria um banho morno reconfortante. Vestiria uma roupa melhor para sentar-me no banco defronte a casa vizinha e aguardar o velho italiano vir contar histórias para toda a turma.
Atenderia ao chamado de minha mãe para voltar para casa, pois já era hora de dormir.
Faria as orações aprendidas com minha avó e pediria ao anjo da guarda para olhar por mim, todos da família e todos os amigos.
E dormiria sonhando com um encantado porvir...
Maria Ivone Pandolfi

Sonata ao luar

Sonata ao Luar
Sombra Boa não tinha e-mail.
Escreveu um bilhete:
Maria me espera debaixo do ingazeiro
Quando a lua tiver arta.
Amarrou o bilhete no pescoço do cachorro
E atiçou:
Vai, Ramela passa!
Ramela alcançou a cozinha num átimo
Maria leu e sorriu.
Quando a lua ficou arta Maria estava.
E o amor se fez
Sob um luar sem defeito de abril.
Manoel de Barros

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Coisas boas da vida.

Coisas boas da vida.
Se me perguntarem hoje o que tenho a falar sobre as coisas boas da vida, responderei:
Coisa boa é diferente de coisa gostosa.
Gostosa é comida boa, sombra fresca, sapato largo, casa limpa, geladeira cheia, música, riso, abraço.
Mas, gostoso mesmo é colo. Aquele colinho macio, acolhedor quando bate o cansaço da vida, a vontade de dormir sem pensar em acordar. É gostoso por demais!!! Eu ganhei colo ainda ontem. Que delícia.
Agora coisa boa, hum coisa boa é o livre arbítrio.Nem sempre é gostoso. Mas é muito bom ser livre, poder decidir, escolher, fazer o que se julga certo e bom, mesmo estando enganado. Ser livre para acertar na escolha e ser feliz. Livre para escolher e “dar com os burros n’água”.
Sim, para mim a melhor coisa da vida é ser livre.
Iraci Pereira Mesquita de Melo, 30/08/2011
Oficina de Leitura
Ciclo As Coisas boas da vida.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

As coisas boas da vida

As coisas boas da vida
Stela Miller
As coisas boas da vida, o que são?
Avaliar isso é um ato da subjetividade. É do próprio sujeito, é próprio da personalidade de cada um, é particular; depende da forma como cada um vê e sente os fatos da vida, tudo aquilo que cada um vivencia ao longo de sua história de vida. Viajar é bom? Pode ser que sim, pode ser que não. Comer, beber, ler, fazer coleções, escrever, conversar, etc., quem acha bom? Para quem é bom? A amizade, o amor, a fraternidade, a caridade... tudo está na dependência do olhar que cada um lança sobre todas essas coisas.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Felicidade



Só a leve esperança, em toda a vida,
Disfarça a pena de viver, mais nada:
Nem é mais a existência, resumida,
Que uma grande esperança malograda.

O eterno sonho da alma desterrada,
Sonho que a traz ansiosa e embevecida,
É uma hora feliz, sempre adiada
E que não chega nunca em toda a vida.

Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa, que sonhamos
Toda arreada de dourados pomos,

Existe, sim : mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos.
Vicente de Carvalho

domingo, 4 de setembro de 2011

Dona Rosa

Rosa das flores,
Rosa da árvore debruçada no mar,
Rosa das folhas secas dando abrigo à flor,
Rosa das cerejeiras,
das azaléias que não mais existem ,
das Sete Quedas que a represa engoliu ,
das jangadas ,
da Terra Santa,
de Marília , do Brasil , Rosa do Mundo.
Rosa talentosa.

Marília , ,25 de agosto de 2011.

Agradecemos pelos belos exemplares do livro que a nós deste.
Os admiradores dessa obra, pertencentes à Oficina de Literatura da UNATI.
Arleta Nóbrega Zelonte,Benedita Pinheiro,Célia Regina Guedes Licas,Critina T. M. Saito,Dirceu Gomes da Silva,Elci Soares Fioravante,Iraci P.M. Melo,
Irene Capelli,José Carlos Caetano,Maria de Cássia Nards Leite,Maria Ivone Pandolfi,Orciza C. Salgado,Sonia Adorno da Silva,Stela Miller,Trinidade Escudeiro Consentino,Vera Lúcia Marcondes da Palma.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

As boas coisas da vida

Tenho dificuldade para expressar minhas opiniões. O jogo de palavras ainda não aprendi; por isso, de maneira bem simples, me manifesto dizendo que as boas coisas da vida para mim acontecem:
-quando consigo levar a vida de maneira simples
-quando me coloco no lugar do outro, respeitando-o
-quando aprendo com as minhas experiências
-quando me calo ou me contenho quando necessário
-quando tenho domínio sobre mim mesma
- quando ouço mais do que falo
-quando falo sem ferir
Essas atitudes certamente me trarão a melhor coisa da vida: "a paz de espírito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário