domingo, 6 de novembro de 2011

Alfabetização com lista de frutas e nomes proprios

A utilização dos vlogs na educação ainda não é muito ampla, mas encontramos alguns que oferecem desde à pequenas apresentações com ideias para intervenções pedagógicas à sugestão de aulas práticas, com atividades que incentivam o aluno a ler e escrever, mesmo que ainda não sejam alfabéticos, como o vídeo que poderá ser visto acessando o link acima.
O vlog “Alfabetizando com listas de frutas” é bastante instrutivo pois apresenta uma forma para leitura e escrita de crianças com hipóteses alfabéticas próximas, em que um pode ajudar o outro, de uma cooperativista, ou seja, um ajudando o outro na construção do conhecimento.
2- Vlog “Alfabetização por nome próprio.” http://youtu.be/w5LFEvEtqTQ
Um dos primeiros contatos com a escrita que os alunos têm quando chegam à escola é com seu nome.
A primeira letra do nome, o primeiro nome, o som das letras iniciais, a quantidade de letras, tudo isso pode estabelecer o início da alfabetização. Pois as crianças estabelecem uma relação de identificação e começam a chamar de “letra do meu nome”, “letra do nome do coleguinha”, entre outras relações, como propagandas panfletos, em que procuram as letras do seu nome e dos nomes dos coleguinhas.
O modelo de atividade apresentado no vlog é um ótimo recurso, pois a lista com os nomes dos coleguinhas mostram as letras em posições diferentes e que são necessárias quantidades diferentes de letras para formar o nome de cada um.
É importante, nesse trabalho, a busca de semelhanças e diferenças, as posições das letras, os diferentes modos de escrita.
O grande desafio do trabalho com listas de nomes próprios é fazer com que a criança se reconheça como um ser importante e que veja como seu nome, além de servir para chamá-la, pode também propiciar uma atividade de aprendizagem. Isso é muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário