sábado, 25 de maio de 2013

projeto trabalhando os valores(Elaborado e executado Professora Marta Lemos de Jesus)


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-2013

PROJETO ELABORADO E EXECUTADO PELA

Professora de Educação Física:Marta Lemos de Jesus

Secretario Municipal: Adilson Raul Silva

Especialista: Divana de Fátima Das Mercês

PROJETO TRABALHANDO VALORES

“O aprendizado de valores :base para a formação do cidadão .”

JUSTIFICATIVA

Educar! Tarefa das mais difíceis ! Como se preparar na vida? Todo ser humano tem suas crenças e como base nelas seus pensamentos e sentimentos ,em que culminam nas atitudes.Acredita-se numa sociedade mais humana e  justa .sem preconceitos ,em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por esse motivo ,torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as “crenças” , inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

Período de realização:06 de Fevereiro á 30 de Abril.

OBJETIVOS

O professor ,entendendo  que o agente principal da escola é o aluno ,deverá:

·       Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana ;

·       Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.

PROCEDIMENTOS

Os valores a serem trabalhados durante as aulas de Educação Física, mas deverão atravessar as áreas de conhecimento.O professor devera estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas- como uma noticia no jornal ou uma briga no recreio ,que mobilizem os alunos – ou criadas pela sensibilidade do professor .

Valores a  serem trabalhados :

AMIZADE – COOPERAÇÃO – RESPEITO –RESPONSABILIDADE –DISCIPLINA- HONESTIDADE –PACIÊNCIA –PARTILHA–COMPANHERISMO.

Sugestão de atividades.

·       Expor o projeto e explicar como será trabalhado durante o segundo semestre letivo, através da dinâmica do jogo das virtudes .

·       Montar a escada dos valores para cada turma envolvida.

·       Assistir  o filme  A era do gelo.Um filme que aborda muito bem a amizade ,o companheirismo , a honestidade e a ajuda ao próximo, ou outro que melhor retratar o tema.

·       Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados.

·       Atividades referentes aos temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos , produções textuais ,interpretações ,etc.

·       Avaliar semanalmente a evolução do projeto com as turmas , verificar se houve progressos , se não houve , quais os motivos .

·       Utilizar-se de músicas ambiente nas atividades.

·       Realizar dinâmicas ,trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamento e atitudes.

·       Confecção de murais sobre valores fixados pela escola.

·       Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.

·       Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.

·       Identificar , registrar e praticar outros valores que adicionaremos às atividades e ao nosso dicionário.

·       Confeccionar Dicionários dos Valores –Montar um livrinho registrando o valor e o significado dele encontrado no dicionário.

·       Registrar semanalmente os erros , acertos e mudanças ocorridos .

·       Na escada dos valores , à medida que os objetivos forem alcançados pelos alunos, a turma que chegar primeiro no topo da escada, receberá como prêmio ,a  critério da escola.

·       Paralelamente , acontecera leitura semanal que pode ocorrer durante a execução do Hino Nacional.

·       Terminada a leitura de mensagens e os desenhos prontos , será reconstruída coletivamente a historia , baseando-se nos desenhos realizados.

·       Cada aluno fará o seu comentário do: “ como era antes” e “como é agora”.

·       Montar um livro por sala , escolhendo os melhores  desenhos.

Histórias –Alguns contos e fabulas de Esopo e La Fontaine. Mensagens de reflexão; Dinâmicas; “Fitas de Vídeo –“A era do gelo”, “Desenhos”.

Avaliação

A avaliação do projeto ocorrera durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, as atividades desenvolvidas pelos alunos, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário