domingo, 5 de maio de 2013

Os direitos de aprendizagem que os alunos devem alcançar do 1º ao 5º ano



1º ano

Língua Portuguesa
• Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.

• Ouvir com atenção textos lidos.

• Ler textos conhecidos, como parlendas, adivinhas e canções.

• Conhecer e recontar repertório variado de textos literários.

• Escrever texto de memória de acordo com sua hipótese de escrita.

• Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para a escrita.

• Conhecer as representações das letras maiúscula
s do alfabeto de imprensa.

• Localizar palavras em textos.

• Escrever usando a hipótese silábica, com ou sem valor sonoro convencional.

• Reescrever ditando textos conhecidos.

• Revisar textos coletivamente, apoiado em leitura em voz alta feita pel
o professor.

Matemática

• Ampliar o conhecimento dos números.

• Contar oral e mentalmente objetos.

• Utilizar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam as quatro operações.

• Indicar o número certo quando houver poucos objetos.

Ler mapas e plantas baixas simples.

• Identificar e representar semelhanças e diferenças entre formas geométricas.

• Montar e desmontar embalagens tridimensionais.

• Usar o calendário.

• Comparar, identificar e estimar grandezas (comprimento, mass
a, temperatura e capacidade) e iniciar o uso de instrumentos de medidas.

• Começar a usar e a fazer tabelas simples.

2º ano

Língua Portuguesa
• Participar de intercâmbio oral, ouvindo, perguntando e planejando a fala para diferentes interlocutores.

• Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto original.

• Apreciar textos literários.

• Ler, com ajuda, diferentes gêner
os.

• Ler, por si mesmo, textos conhecidos.

• Entender o sistema alfabético, mesmo escrevendo com erros ortográficos.

• Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória.

• Reescrever histórias conhecidas, ditando-as ou de próprio punho.

• P
roduzir textos simples de autoria.

Matemática

• Realizar contagem oral.

• Saber regras do sistema numérico.

• Ler e produzir escritas numéricas.

• Ampliar o uso de estratégias pessoais em problemas envolvendo operações.

• Saber de memória algun
s resultados.

• Usar diversas estratégias de cálculo.

• Localizar-se em espaços menos conhecidos e mais amplos.

• Identificar e representar diferentes formas geométricas.

• Realizar organização temporal com uso do calendário.

• Utilizar sistemas
de medidas convencionais.

• Ampliar o conhecimento de grandezas e o uso de instrumentos de medidas.

• Usar e fazer tabelas e gráficos de colunas.

3º ano
Língua Portuguesa
• Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando e respondendo a perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado.

• Apreciar e ler textos literários.

• Ler, com ajuda, textos para estudar (textos de sites, revistas etc.).

• Reescrever de próprio punho histórias conhecidas, considerando as características da linguagem escrita.

• Produ
zir textos de autoria utilizando os recursos da linguagem escrita.

• Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.

Matemática

• Utilizar o sistema numérico em sua forma convencional.

• Articular melhor os números
em estratégias de cálculo mental.

• Usar técnicas convencionais de adição e subtração.

• Começar a sistematizar algoritmos (conta armada).

• Ampliação do uso das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

• Interpretar representações
do espaço.

• Aprimorar o uso da linguagem específica para figuras e formas.

• Saber ver as horas.

• Utilizar o sistema métrico (convencional ou não) com mais precisão.

• Aprimorar o uso de tabelas simples e usar gráficos com colunas e barras.
4º ano
• Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder a perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as anteriores.

• Apreciar textos literários.

• Selecionar, em parceria
, textos em diferentes fontes para a busca de informações.

• Localizar, em parceria, informações nos textos, apoiando-se em títulos e subtítulos, imagens e negritos, e selecionar as que são relevantes.

• Ajustar a modalidade da leitura ao propósito e a
o gênero.

• Reescrever e/ou produzir textos de autoria com apoio do professor.

• Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor, prestando atenção aos aspectos de coerência, coesão e ortografia.

Matemática

• Realizar contagens crescentes e decrescentes com números naturais.

• Realizar cálculos aproximados.

• Reconhecer, usar, comparar e ordenar números racionais.

• Explorar os significados das frações.

• Saber resultados de contas de multiplicação de memória.

• Fazer operações de nú
meros naturais com estratégias pessoais e operações convencionais.

• Identificar posição e movimentação em malha quadriculada.

• Reconhecer semelhanças e diferenças entre figuras geométricas.

• Reconhecer planificações e identificar formas planas de
figura tridimensional.

• Compreender e calcular o perímetro.

• Reconhecer e usar unidades de medida.

• Utilizar o sistema monetário brasileiro.

• Interpretar dados de tabelas simples e de dupla entrada e de gráficos de colunas, barras e linhas.



5º ano

Língua Portuguesa
• Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, formular e responder a perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar.

• Participar de situações de uso da linguagem oral utilizando procedimentos da escrita para organizar a exposição.

• Apreciar textos literários.

• Selecionar textos de acordo com os propósitos de leitura, antecipando a natureza do conteúdo e utilizando a modalidade de leitura mais adequada.

• Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compree
nsão durante a leitura.

• Reescrever e produzir textos utilizando procedimentos de escritor.

• Revisar textos, próprios e dos outros, em parceria com colegas, com intenção de evitar repetições, ambigüidades e erros ortográficos e gramaticais.

Matemática

• Compreender e usar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais.

• Explorar diferentes significados das frações em situações-problema.

• Escrever, ler, comparar e ordenar números ra
cionais.

• Resolver problemas nas quatro operações, usando estratégias pessoais, convencionais e cálculo mental.

• Usar porcentagens.

• Explorar a idéia de probabilidade.

• Descrever, interpretar e representar a localização e a movimentação de uma
pessoa ou um objeto.

• Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros e identificar relações entre faces, vértices e arestas.

• Utilizar unidades comuns de medida em situações-problema.

• Calcular perímetros e áreas.

• Usar unidades de medidas
de área.

• Interpretar e construir tabelas simples, de dupla entrada, gráficos de colunas, barras, linhas e de setor.
DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO 2197/2012.

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