sexta-feira, 24 de maio de 2013

Interpretação de texto para o 4° ano (O Bonequinho Doce)

O Bonequinho Doce
Alaíde Lisboa,
"Lucinha e Lalá estavam conversando.Lucinha disse: Lalá, eu queria um irmãozinhopara brincar.E Lalá disse: Eu também, Lucinha, queria um irmãozinho para brincar.Lucinha e Lalápensaram, pensaram...Depois, Lucinha disse: Vamos fazer um irmãozinho, Lalá!Lalá respondeu, dando pulos de contente:Vamos, Lucinha, vamos fazer umirmãozinho!Lucinha e Lalá arranjaram um pouco de água, um pouco de farinha, umpouco de açúcar.Lucinha e Lalá amassaram a farinha, a água e o açúcar.E fizeram um bonequinho doce.O Bonequinho Doce ia ser o irmãozinho de Lucinha eLalá.Lucinha e Lalá estavam contentes mesmo!Elas queriam muito um irmãozinhopara brincar!O irmãozinho de Lucinha e Lalá vai ficar bonitinho, bonitinho!...DepoisLalá disse: Vamos pintar o Bonequinho Doce?Lucinha respondeu: Vamos sim, Lalá.E as duas meninas pediram tinta à Mamãe e pintaram o Bonequinho Doce: pintaramo chapeuzinho de azul, pintaram o paletozinho de vermelho, pintaram a calcinha deamarelo.O Bonequinho Doce ficou muito bonitinho!Lucinha e Lalá levantaram oBonequinho Doce.O Bonequinho Doce, então, começou a correr!Lucinha correu atrásdo Bonequinho Doce.Lalá também correu atrás do Bonequinho Doce.Mas oBonequinho Doce corria muito mais!...Lucinha gritou: Bonequinho Doce, espere umpouco!Lalá também gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!O Bonequinho Docegritou: Corra, Lucinha, corra Lalá!Senão vocês não me apanham.E o BonequinhoDoce corria, corria...No caminho, o Bonequinho Doce encontrou uma velhinha.A velhinha gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!Meus netinhos vão gostarmuito de você!O Bonequinho Doce gritou: Corra, corra, vovozinha!Senão você não me apanha!Mas a vovozinha não podia correr muito.E o BonequinhoDoce corria, corria...Mais adiante, o Bonequinho Doce encontrou um velhinho.O velhinho gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!Meus sobrinhos vão gostarmuito de você!O Bonequinho Doce gritou: Corra, corra, vovozinho!Senão você não me apanha!Mas o velhinho não podia correr muito.E o BonequinhoDoce corria, corria...Mais adiante, o Bonequinho Doce encontrou dois meninos.Jonjoca gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!Paulinho tambémgritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!E o Bonequinho Doce gritou: CorraJonjoca, corra Paulinho!Senão vocês não me apanham!E o Bonequinho Doce corria, corria...De repente, o Bonequinho Doce viu uma lagoa.


E viu um patinho na lagoa.O patinho viu o bonequinho e gritou:Bonequinho Doce, pule n’água!E o bonequinho pulou.O Bonequinho Doce pulou n’água: tchibum!E o n’água começou a desmanchar!Jonjoca e Paulinho corriam, corriam...E chegaram lá na beira da lagoa.O velhinho e a vovozinha também chegaram lá na beira da lagoa.Lucinha e Lalá também chegaram lá na beira da lagoa.Todos ficaram tristes, tristes!...O Bonequinho Doce ia sumindo, sumindo...Lalá começou a chorar.Então Lucinha disse:Não chore, Lalá!Nós vamos para casa fazer outro bonequinho doce!Lalá parou de chorar e disse: Vamos, Lucinha, vamos depressa para casa.Vamos fazer outro bonequinho doce!O novo bonequinho doce não fugiu.Lucinha e Lalá tiveram muito cuidado: Lucinha e Lalá fecharam a porta do quarto.Lalá sentou o Bonequinho Doce na cadeira, e Lucinha contou a história do outrobonequinho que sumiu na lagoa.E o novo Bonequinho Doce pensou: não vou fugir, nunca...”


Trabalho com o livro “Bonequinho Doce”!º Passo: Contei a história na roda (se você ou na escola não tem o livro, conte com otexto em anexo)2º Passo: Exploração da linguagem oral:
Que outros materiais poderiam ser usados para fazer o bonequinho?
Com que materiais o bonequinho também derreteria?
Com que materiais o bonequinho não derreteria?
Vamos completar as frases a partir da primeira que é: O bonequinho de açúcar édoce.
O bonequinho de sal é ...
O bonequinho de pimenta é ...
O bonequinho de gelo é ...
O bonequinho de jiló é ...3º Passo: Atividades escritas



ítulo:
O Bone
quinho Doce
Autora:
Alaíde Lisboa
História contada por: ___________________________
Escreva:1. Personagens da história: _______________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. As crianças usaram água, farinha e açúcar para confeccionar o Bonequinho Doce.Que outros materiais podem ser usados para fazer bonecos? _______________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3. Que tipo de bonecos agrada:a) às meninas? __________________________________________________ b) aos meninos? ___________________________________________________ 4. Como você imagina o Bonequinho Doce? Imagine, desenhe e pinte.Depois escreva algumas frases sobre o Bonequinho doce.
___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ____________________


Sobre a autora:Alaíde Lisboa nasceu em Lambari, MG no dia 22 de Abril de1904. Filha doConselheiro João de Almeida Lisboa e Maria Rita Vilhena Lisboa. Casou-se com oProfessor José Lourenço de Oliveira com quem teve osfilhos : Abigail, José Carlos, Sílvio e Maria.Alaíde fez história no mundo da literatura infantil e na política. A escritora ficouconhecida em 1938, quando lançou o livro “Bonequinha Preta”.
Inovador
para época,virou até peça de teatro. No conjunto de obras da escritora também está “O BonequinhoDoce”. Ao todo, são 31 livros publicados e mais de dois milhões de exemplares vendidos.Alaíde conquistou um lugar na Academia Brasileira de Letras, deu aulas na UFMG e, em1947, foi eleita a primeira vereadora de Belo Horizonte. Mesmo assim, nunca perdeu a
modéstia
.Alaíde Lisboa morreu em casa depois de complicações por causa de umapneumonia no dia 04 de novembro de 2006, na cidade de Belo Horizonte, onde foienterrada.Para casa1. Leia o texto. Este texto é uma biografia.2. Copie as palavras que estão em destaque na biografia da autora e procure nodicionário o significado delas. Depois, escreva-os no espaço abaixo: _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________ 3. As crianças da história deram o nome ao boneco de Bonequinho Doce.Se você fosse o criador do boneco, que nome daria a ele? _____________________________________________________________________ 4. Conte a história do Bonequinho Doce para alguém da sua casa.Agora, escreva o que a pessoa achou da história. Não esqueça de mencionar se ela jáconhecia ou não a história do Bonequinho Doce.Nome do (a) meu (minha) ouvinte: ___________________________________________
Opinião: _______________________________________________________________


5º Passo:
Montamos também o Bonequinho Doce de docinho de leite NINHO.Foi muito legal e divertido construir um amiguinho de doce para a gente também.Receita do docinho
de Leite NINHO1 lata de leite NINHO4 xícaras de açúcar1 vidro de leite de cocoMisture tudo, tendo cuidado de juntar o leite de coco aos poucos até dar ponto de enrolar. Deixedescansar por algumas horas. *Faça as bolinhas e passe no açúcar cristal.
Foto:* Aqui não precisa passar em açúcar


6º Passo: Trabalho com bonecos de papelAs crianças receberam um boneco ou uma boneca de papel para colorir, recortar e
brincar.

Um comentário: