sábado, 14 de setembro de 2013

Sequência didática - SEGMENTANDO O TEXTO EM FRASES COM O USO DA PONTUAÇÃO FINAL

Sequência didática - SEGMENTANDO O TEXTO EM FRASES COM O USO DA PONTUAÇÃO FINAL Vocês vão ler um trecho do capítulo A chuva colorida, do livro A FADA QUE TINHA IDÉIAS. Esse livro conta a história de Clara Luz, uma fadinha muito inventiva, que morava num reino, no céu. “Outra grande amiga de Clara Luz era a Gota de Chuva. Essa vivia sempre viajando, do céu para a Terra. Na volta tinha mil histórias para contar. Clara Luz queria saber tudo sobre a Terra. Até Geografia do Brasil a Gota lhe ensinou um pouco.” Fonte: Fernanda Lopes de Almeida. A fada que tinha idéias. São Paulo: Ática, 2002. A) Para compreender o texto vocês devem conversar, trocar idéias, observando os sentidos expressos. • Quem era a Gota de Chuva? • Por que ela vivia viajando do céu para a Terra? • Como ela voltava para o céu, onde podia se encontrar com Clara Luz? • A Gotinha ensinava muitas coisas sobre a Terra para Clara Luz. Sobre o que ela ensinou para a amiga fadinha? B) Agora, vocês vão refletir sobre outras questões que aparecem no texto. • Por que a Gota de Chuva era outra grande amiga de Clara Luz? • Por que o narrador inicia o segundo parágrafo com “Essa vivia sempre viajando, do céu para a Terra.”? A quem se refere o narrador, usando o pronome essa? Que outra palavra ou expressão poderia ser utilizada? C) Já que compreenderam os sentidos do texto, observem como as idéias são apresentadas. Marquem com lápis de cor os pontos finais que identificarem. Outra grande amiga de Clara Luz era a Gota de Chuva. Essa vivia sempre viajando, do céu para a Terra. Na volta tinha mil histórias para contar. Clara Luz queria saber tudo sobre a Terra. Até Geografia do Brasil a Gota lhe ensinou um pouco. • O que cada um desses pontos marca? • As ideias são facilmente compreendidas? • Os pontos finais contribuem para o leitor compreender as ideias? D) Suponham que o texto estivesse escrito assim: Outra grande amiga de Clara Luz era a Gota de Chuva essa vivia sempre viajando do céu para a Terra na volta tinha mil histórias para contar Clara Luz queria saber tudo sobre a Terra até Geografia do Brasil a Gota lhe ensinou um pouco. • A clareza das ideias seria a mesma? • Então, o uso do ponto final na produção de um texto é importante? Por quê? 2- Agora, vocês ouvirão uma história contada pela professora. a. Quem já conhecia essa história ou uma história parecida com essa? Quem conhece uma versão um pouco diferente, conte a turma: o que ela tem diferente? b. Quem saberia recontar essa história que acabaram de ouvir? c. Qual é a lição que essa história pretende ensinar? Vocês concordam com isso? 3- Leiam o texto abaixo, que um aluno produziu recontando a história que vocês acabaram de ouvir. A) O aluno Aurélio conseguiu expressar de forma clara as ideias contidas na fábula O LEÃO E O RATINHO? Por quê? B) O que falta para expressar as ideias do texto de forma mais clara? C) Em grupo, procurem reescrever o texto de Aurélio, fazendo as modificações que considerarem necessárias para que tenhamos um texto claro, coeso e coerente. O Leão e o ratinho Era uma vez um leão rei que descansava embaixo de uma árvore e hoje a família de um ratinho subiu nas costas dele e ele acordou aí todos os ratinhos saíram correndo e só um ratinho não conseguiu fugir e ele quis comer o bichinho o ratinho chorou muito e o rei deixou ele ir embora e aí um dia, o leão ficou preso numa rede e gritou muito e depois o ratinho apareceu e roeu a rede e ajudou ele a sair dela. Eles ficaram amigos e foram felizes para sempre. Fonte: IQE - Instituto Qualidade de Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário