domingo, 5 de maio de 2013

SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS



SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
Você pensa
Você escreve
O aluno não sabe
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
Não tem limites
Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…
É nervoso
Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois…
Tem o costume de roubar
Apresenta dificuldade de autocontrole, pois…
É agressivo
Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja
É bagunceiro, relaxado, porco
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.
Não sabe nada
Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver…
É largado da família
Aparenta ser desassistido pela família, pois…
É desobediente
Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.
É apático, distraído
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
É mentiroso
Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas
É fofoqueiro
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
É chiclete
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho…
É sonso e dissimulado
Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.
É preguiçoso
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades.
É mimado
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
É deprimido, isolado, anti-social
Evita o contato e o diágolo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
É tagarela
Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Tem a boca suja
Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Possui distúrbio de comportamento
Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…
É egoísta
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
Sugestões para iniciar relatórios....

RELATÓRIO DO ALUNO ( c/ dificuldades)
1º Bimestre
O aluno foi muito bem recebido por todos em nosso ambiente escolar, sem problemas de adaptação.
Demonstra solidariedade e respeito, junto ao seu grupo de convivência.
Matemática: Apresentou grandes dificuldades em relação aos conteúdos do primeiro bimestre, conseguindo realizá-los somente com intervenção da professora. Neste bimestre foram dados os seguintes conteúdos: leitura e escrita dos números de 0 à 20, conjunto, contagem, adição, subtração, formas geométricas, situações-problemas, calendário, maior e menor. O aluno apresentou dificuldades nas atividades de contagem, se perdendo com facilidade ao fazer a escrita e a soma dos números. Dificilmente utiliza-se de noções simples para cálculo mental. Percebe semelhanças e diferenças no espaço em que vive. Reconhece e realiza atividades de sequência numérica com intervenção da professora. Nomeia as formas geométricas e as reconhece em objetos do cotidiano.
Linguagem Oral: Neste bimestre foram dados os seguintes conteúdos: textos diversos, leitura e escrita do alfabeto ( maiúsculo e minúsculo), escrita espontânea, os nomes dos colegas, produção de texto coletivo, ditado e formação de palavras ( sílabas). De todos os conteúdos aplicados, o aluno apresentou dificuldades mesmo sendo aplicado em atividades diferenciadas. Esqece com muita facilidade o que foi apredendido. Faz confusão com algumas letras do alfabeto. Raramente participa das aulas de oralidade, (somente quando questionado).
Natureza e Sociedade: Foram dados os seguintes conteúdos: higiêne pessoal, natureza ( plantio), família, moradia, as pessoas, os cinco sentidos, brinquedos e brincadeiras, características físicas ( quem é você), semelhanças e diferenças. O aluno apresentou um bom desempenho em relação aos conteúdos dado. Reconhece e nomeia funcionários da escola especificando o cargo que ocupam. Confronta acontecimentos no tempo, tendo como referência: Anterioridade, posterioridade e simultaneidade com bom desempenho. Entende as regras do grupo escolar, respeitando-as e fazendo uso de seus direitos e deveres. Aplica acontecimentos relacionados a sua vida e de sua família.
Reconhece e identifica os elementos naturais e culturais, como formadores do meio. Possui atitude responsável em relação à preservação da natureza. Utiliza a linguagem oral para observar e descrever a paisagem. Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a. Di
Identifica as partes dos vegetais e com auxílio às classifica. Nomeia características do corpo humano, nomeando as partes que o compõe (cabeça, tronco e membros). Entende os órgãos dos sentidos e quanto são necessários ao ser humano. Com autonomia reconhece a importância do asseio corporal para a manutenção da saúde. Adota as necessidades de bons hábitos de alimentação. Participa de experiências.
Artes: Neste bimestre, os conteúdos de arte foram os seguintes: brinquedo com sucata, quebra-cabeça, máscara, pintura, dança e brincadeiras de mímica.
O aluno participou das aulas com bastante intusiasmo, assimilando todo o conteúdo dado em artes.
2º Bimestre
O aluno apresentou avanços em relação ao diagnóstico inicial no início do ano letivo e aos conteúdos dados no segundo bimestre .
Matemática: Conteúdos: dias da semana e mês, adição e subtração, leitura e escrita dos números, situações- problemas, jogos, números ímpares e pares, estimativa, cubo e quadrado, gráfico e sistema monetário. O aluno obteve avanços e, conseguiu realizar, as seguintes atividades sem intervenção da professora: escrita dos números e contagem, dias da semana, nomear formas geométricas e reconhecer algumas cédulas do sistema monetário brasileiro. Em outras atividades, apresentou grandes dificuldades em assimilar os conteúdos dado e necessitou de intervenção constante ao realizá-las como: situações- problemas, somar e subtrair, números ímpares e pares, estimativa e gráfico
Linguagem Oral: Conteúdos: ordem alfabética, maiúsculas e minúsculas; textos diversos; interpretação de textos, oral e escrito; leitura de palavras ( individul e coletiva); escrita espontânea; parlendas; sílabas, sistematização de letra e som ; ditado e auto ditado. O aluno necessitou de intervenção ao realizar as seguintes atividades: ordem alfabética, letras maiúsculas e minúsculas, interpretação de texto escrito, leitura de palavras, sílabas e escrita espontânea. Esquece com muita facilidade o que aprendeu. Necessita de um tempo maior para copiar do quadro e realizar suas tarefas. Tem leitura fluente com compreensão.
Natureza e Sociedade: Foram dados os seguintes conteúdos: animais de estimação, alimentação e habitat dos animais, como os animais se locomovem, tipos de aves, plantas ameaçadas de extinção, características dos animais.
Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a.
Classifica os animais através de suas características (pelos, penas, escamas), também nomeia o habitat natural de cada um deles. Reconhece as partes de um planta e sabe o quanto precisamos delas para sobreviver. Participou das rodas de conversa dando suas idéias e opiniões
Artes: Neste bimestre, os conteúdos de arte foram os seguintes: brinquedo com sucata, quebra-cabeça, máscara, pintura, dança e brincadeiras de mímica.
O aluno participou das aulas com bastante intusiasmo, assimilando todo o conteúdo dado em artes.
RELATÓRIO DO ALUNO ( Ótimo aluno)
1º Bimestre
O aluno foi muito bem recebido por todos em nosso ambiente escolar, sem problemas de adaptação.
Demonstra solidariedade e respeito, junto ao seu grupo de convivência.
Matemática: O aluno atingiu com satisfação a todos os objetivos propostos. Neste bimestre foi dado os seguintes conteúdos: leitura e escrita dos números de 0 à 20, conjunto, contagem, adição, subtração, formas geométricas, situações-problemas, calendário, maior e menor. Utiliza-se de noções simples para cálculo mental. Percebe semelhanças e diferenças no espaço em que vive. Reconhece e realiza atividades de sequência numérica. Nomeia as formas geométricas e as reconhece em objetos do cotidiano.
Linguagem Oral: Neste bimestre foram dados os seguintes conteúdos: textos diversos, leitura e escrita do alfabeto ( maiúsculo e minúsculo), escrita espontânea, os nomes dos colegas, produção de texto coletivo, ditado e formação de palavras ( sílabas). De todos os conteúdos aplicados, o aluno apresentou um bom resultado, atingindo todos os objetivos sem dificuldades. Faz leitura de palavras , frases e pequenos textos assim, como o registro dos mesmos , sem auxílio da professora.Seria e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia.
Natureza e Sociedade: Foram dados os seguintes conteúdos: higiêne pessoal, natureza ( plantio), família, moradia, as pessoas, os cinco sentidos, brinquedos e brincadeiras, características físicas ( quem é você), semelhanças e diferenças. O aluno apresentou um bom desempenho em relação aos conteúdos dado. Reconhece e nomeia funcionários da escola especificando o cargo que ocupam. Confronta acontecimentos no tempo, tendo como referência: Anterioridade, posterioridade e simultaneidade com bom desempenho. Entende as regras do grupo escolar, respeitando-as e fazendo uso de seus direitos e deveres. Aplica acontecimentos relacionados a sua vida e de sua família.
Reconhece e identifica os elementos naturais e culturais, como formadores do meio. Possui atitude responsável em relação à preservação da natureza. Utiliza a linguagem oral para observar e descrever a paisagem. Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a.
Identifica as partes dos vegetais e às classifica. Nomeia características do corpo humano, nomeando as partes que o compõe (cabeça, tronco e membros). Entende os órgãos dos sentidos e quanto são necessários ao ser humano. Com autonomia reconhece a importância do asseio corporal para a manutenção da saúde. Adota as necessidades de bons hábitos de alimentação. Participa de experiências.
Artes: Os conteúdos de arte foram os seguintes: brinquedo com sucata, quebra-cabeça, máscara, pintura, dança, desenhos e brincadeiras de mímica.
Neste bimestre, o aluno se destacou ainda mais na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar personagens; consegue entrar com facilidade no mundo do imaginário, sem se ater a ele, pois distingue a diferença entre o mundo de seus sonhos e a realidade. Possui um bom desenvolvimento artístico e lógico. Tem aprimorado cada dia mais seu campo visual, dimensão, proporção, lateralidade, noções de perspectivas e estratégia. Elabora bem sua produção artística usando todos os meios possíveis para se expressar com clareza por meio dela.
2º Bimestre
Matemática: Conteúdos: dias da semana e mês, adição e subtração, leitura e escrita dos números, situações- problemas, jogos, números ímpares e pares, estimativa, cubo e quadrado, gráfico e sistema monetário. Realiza cálculos de adição e subtração sem auxilio do professor solucionando problemas do cotidiano conseguindo estabelecer relações e representando os numerais e suas quantidades e busca resolve-los. Classifica, seria e ordena objetos, compreende o sistema de numeração decimal. Utiliza adequadamente os símbolos de linguagem matemática. Identifica várias formas geométricas reconhecendo-as em objetos do nosso cotidiano. Quanto os dias da semana e mês, o aluno obteve uma boa assimilação e fixação do conteúdo. Faz a leitura e a escrita dos números corretamente.
Linguagem Oral: Conteúdos: ordem alfabética, maiúsculas e minúsculas; textos diversos; interpretação de textos, oral e escrito; leitura de palavras ( individul e coletiva); escrita espontânea; parlendas; sílabas, sistematização de letra e som ; ditado e auto ditado. Expressa-se com clareza e constrói argumentação .Adquiriu autonomia nas atividades de interpretação de textos, respondendo as perguntas com coerência . Reconhece a função social da língua escrita. Consegue copiar do quadro e realizar suas atividades, respeitando os espaços do caderno. Reconta as histórias e consegue criar outro final. Sabe diferenciar as letras maiúsculas das minúsculas. Partipa constantemente das aulas de oralidade dando suas idéias e opiniões.
Natureza e Sociedade: Conteúdos: animais de estimação, alimentação e habitat dos animais, como os animais se locomovem, tipos de aves, plantas ameaçadas de extinção, características dos animais.
Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a.
Classifica os animais através de suas características (pelos, penas, escamas), Também nomeia o habitat natural de cada um deles. Reconhece as partes de um planta e sabe o quanto precisamos delas para sobreviver. Participou das rodas de conversa dando suas idéias e opiniões
Artes: Neste bimestre, os conteúdos de arte foram os seguintes: brinquedo com sucata, quebra-cabeça, máscara, pintura, dança e brincadeiras de mímica.
O aluno participou das aulas com bastante intusiasmo, assimilando todo o conteúdo dado em artes.

Sugestões para iniciar Relatório para educação Infantil.


Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
 A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora...
Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe....
Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes...
... é uma criança curiosa e bastante observadora. Sua adaptação foi gradativa. Na maioria das vezes, separava-se de seus pais sem maiores dificuldades mas no entanto, quando chorava um pouco, rapidamente contornávamos tal situação chamando sua atenção para alguma brincadeira. Hoje já se encontra adaptado. ...demonstra prazer em participar da rotina escolar; já se encontra totalmente envolvido nas atividades pedagógicas, mas algumas vezes é necessário chamar sua atenção para que não se distraia. Adora brincar com personagens imaginários e de super-heróis, tais como Ben 10. Participa com prazer de rodas de conversas e participa das brincadeiras sem precisar da intervenção de sua professora, porém quando se depara com algum conflito nessas brincadeiras às vezes faz-se necessário a intervenção de sua professora, pois ainda não mostra autonomia para resolver conflitos que envolva disputa. Vem manifestando independência em suas ações, vai ao banheiro sozinho, na hora do lanche lava as mãos sem ser necessária a ajuda da professora. Quanto a sua linguagem oral, ...demonstra clareza e se expressa muito bem. Faz-se entender com objetividade aquilo que deseja. Em sua linguagem escrita, reconhece e escreve a letra inicial de seu nome. Participa com sucesso de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da "escrita".Em relação aos conhecimentos matemáticos tem noções de formas geométricas (explorando e identificando propriedades geométricas de objetos e figuras), reconhece as cores primárias, utiliza a contagem oral, explora conceitos: maior/menor - alto/baixo - leve/pesado.Suas coordenações foram bastante trabalhadas através de pinturas, desenhos, jogos de empilhar e encaixar. Sua coordenação motora grossa se desenvolve com rapidez, tendo bom equilíbrio corporal e sabendo usar bem os músculos largos. Sua coordenação motora fina se desenvolve um pouco mais devagar, pois atividades mais calmas não são da sua preferência. No geral, ...é um menino muito esperto, inteligente e curioso por novas descobertas e o ambiente escolar e familiar em que vive é de grande importância para seu desenvolvimento; atingindo os objetivos desse semestre, tendo continuidade de seu aprendizado no próximo semestre.

ÁREA SOCIAL E AFETIVA
Ø Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
Ø Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
Ø É assíduo e pontual.
Ø Ainda não respeita os pertences dos alunos.
Ø Aceita esperar sua vez.
Ø Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
Ø Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
Ø Tem preferência por atividades individuais.
Ø Tem bom relacionamento com todos que convive.
Ø Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.
Ø Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
Ø Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
Ø Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø Mostra-se interessado em enfrentar desafios.
Ø Expressa seus sentimentos com clareza
Ø Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
Ø Ainda apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
Ø Mostra-se carinhoso, alegre, tímido.
Ø Às vezes mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
Ø Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
Ø Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.
Ø Demonstra assiduidade e pontualidade.
Ø Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
Ø Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
Ø Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.
Ø Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.
Ø Participa das atividades em grupo.
Ø Coopera com o grupo.
Ø Lidera as atividades em grupo.
Ø Partilha e empresta material de bom grado.
Ø Obedece as regras do grupo e da escola.
Ø Reconhece seus direitos e deveres.
Ø Escuta e tem atenção quando outros falam.
Ø Respeita a opinião dos outros
Ø Cuida do material e do patrimônio escolar.
Ø Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.
Ø É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
Ø Respeita regras que orientam as dependências da escola.
Ø Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.
Ø É dedicado e caprichoso.
Ø É atencioso e disciplinado.
Ø É observador e curioso.
Ø Demonstra confiança e companheirismo.
Ø Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.
Ø Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
Ø Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
Ø Guarda mágoas.
Ø Supera conflitos.
Ø Concentra-se nas tarefas propostas.
Ø É solidário com o colega.
Ø É resistente.
Ø É inquieto.
Ø É egoísta.
Ø Demonstra agressividade.
Ø É ansioso.
Ø É inseguro.
Ø Demonstra timidez.
Ø É carinhoso com colegas e professora.
Ø Demonstra-se alegre.
Ø Apresenta tristeza em determinados momentos.
Ø Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima.
Ø Adaptou-se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais.Demonstra independência.
Ø Supera dificuldades sem ajuda.
Ø Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
Ø Enfrenta desafios com autonomia.
Ø Respeita a participação alheia.
Ø Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
Ø Apresenta organização e responsabilidade no jogos.
Ø Demonstra decisão e autonomia.
Ø Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
Ø Questiona a professora.
Ø Inicia as atividades logo que são propostas.
Ø Assume responsabilidade pelos seus atos.
Ø Aceita opiniões divergentes da sua.
Ø Pede ajuda quando precisa.
Ø É curioso em relação a novos conhecimentos.
Ø É desinibido para expressar suas opiniões.
Ø Espera sua vez de falar.
Ø Revela confiança em si próprio.
Ø Realiza as tarefas de casa com prontidão.
Ø Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
Ø Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades


CONHECIMENTO DE MUNDO
MOVIMENTO:
Ø Apropria-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo
Ø Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
Ø É capaz de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
Ø Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
Ø Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
Ø Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Ø Agrada-lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.
Ø Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
Ø Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-cabeça com peças médias(grandes ou pequenas).

ARTES VISUAIS:
Ø Ouve e aprecia produções musicais.
Ø Brinca com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
Ø Utiliza-se da expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
Ø Interessa-se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
Ø Percebe na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
Ø Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar-se.
Ø Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.
Ø Demonstra atitude de auto-confiança e respeito por sua produção artística e a dos colegas.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Ø Participa com interesse de atividades orais.
Ø Tem vocabulário diversificado, rico.
Ø Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.
Ø Ainda não participa de atividades orais.
Ø Transmite recados.
Ø Dialoga com colegas e professor.
Ø Faz reconto de histórias.
Ø Fala parlendas e trava-línguas trabalhadas.
Ø Expressa-se com frases corretas e acabadas.
Ø Expressa-se com clareza.
Ø Ainda na demonstra compreender explicações que são dadas.
Ø Ainda não pronuncia alguns sons.
Ø Recita poemas.
Ø Utiliza expressões de cortesia.
Ø Aprecia o material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
Ø Participa com prazer das rodas de conversa.
Ø Argumenta suas idéias.
Ø Elabora e responde perguntas.
Ø Sabe dizer seu nome completo.
Ø Incorpora e recorda palavras facilmente.
Ø Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Ø Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
Ø Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
Ø Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
Ø Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
Ø Veicula suas idéias articulando corretamente as palavras.
Ø Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.
Ø Argumenta e defende suas idéias.
Ø Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
Ø Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
Ø Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente.
Ø Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
Ø Sabe dar recados.
Ø Ouve com atenção uma história, perguntas e diálogos.
Ø Descreve gravuras.
Ø Interpreta histórias.
Ø Reproduz oralmente um fato ocorrido.
Ø Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-se.
Ø Utiliza-se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.
Ø Participa de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
Ø Narra histórias conhecidas e situações vividas.
ESCRITA
Ø Distingue palavras de desenhos.
Ø Reconhece e escreve seu nome.
Ø Reconhece nomes dos colegas.
Ø Escreve nomes dos colegas.
Ø Identifica e escreve letras do alfabeto.
Ø Conhece e diferencia letras de números e símbolos.
Ø Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.
Ø Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Ø Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.
Ø Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos usuais.
Ø Utiliza-se do desenho para representação e o registro de suas idéias.
Ø Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.
Ø Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.
Ø Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
Ø Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.
Ø Mostra-se cuidadoso no traçado das letras.
Ø Acompanha o registro feito no quadro pela professora.
Ø Elabora desenho dentro de um contexto.
Ø Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.
Ø Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.
Ø Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.
Ø Completa frases de acordo com o texto.
Ø Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.
Ø Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.
Ø Identifica o número de letras das palavras.
NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA

Ø Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.
Ø Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.
Ø Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
Ø Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
Ø Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
Ø Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
Ø Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

Ø Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.
Ø Identifica a posição de um objeto ou número numa série.
Ø Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
Ø Identifica números maiores ou menores, ordenando-os.
Ø Ordena números na seqüência ascendente.
Ø Identifica números que estão faltando numa série numérica.
Ø Reconhece o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.
Ø Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.
Ø Lê números conhecidos de modo convencional.
Ø Usa números para registrar quantidades.
Ø Sabe ordenar quantidades e números.
Ø Identifica e nomeia formas e tamanhos.
Ø Identifica posição e se situa no espaço.
Ø Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
Ø Resolve situações problemáticas simples.
Ø Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.
Ø Identifica e nomeia conceitos e cores.
Ø Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.
Ø Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.
Ø Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue associá-los para completar um conjunto com a quantidade pedida.
Ø Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho, cor, forma, peso, etc.
Ø Emprega corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.
Ø Utiliza noções espaciais básicas para explicar direções.
Ø Resolve situações problemáticas.
Ø É capaz de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.
Ø Identifica o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.
Ø Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.

NATUREZA E SOCIEDADE:
Ø Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.
Ø Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
Ø Imagina soluções para os problemas apresentados.
Ø Participa de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
Ø Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de outros.
Ø Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
Ø Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde
Ø Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos
Ø Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções, cuidados)
Ø Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres
Ø Tem consciência da preservação do meio ambiente
Ø Age com educação ambiental
Ø Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele
Ø Nomeia lugares e pessoas conhecidas
Ø Identifica sua história de vida e dos seus familiares

OBSERVAÇÕES:
Ø A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
Ø Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.
Ø Requer constante supervisão da professora.
Ø Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
Ø Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.

O ... é um menino inteligente, observador e perspicaz. Neste semestre ele se destacou ainda mais na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar personagens para seus jogos; consegue entrar com facilidade no mundo do imaginário, sem se ater a ele, pois distingue a diferença entre o mundo de seus sonhos e a realidade. Possui um bom desenvolvimento artístico e lógico.Tem aprimorado cada dia mais seu campo visual, dimensão, proporção, lateralidade, noções de perspectivas e estratégia. Elabora bem sua produção artística usando todos os meios possíveis para se expressar com clareza por meio dela. Não gosta de colorir seus desenhos, pois já quer começar outro desenho aperfeiçoado. É detalhista em suas produções artísticas, mas não me parece ser assim com as outras disciplinas, na maioria das vezes só faz o que gosta. Passou por um processo intermediário, ora era calado e fechado, ora explodia em brincadeiras e chamava a atenção de todos os colegas, tornando quase impossível a continuidade da aula. Suas atitudes nesses momentos foram muito prejudiciais ao seu desenvolvimento cognitivo, mas produtivo para sua inteligência emocional. Como é um aluno que gosta muito de artes, ele foi eleito junto com outro coleguinha, para ajudar a professora de artes a organizar e montar a exposição dos trabalhos artísticos de toda a classe para o Evento Cultural. Agora que encontrou o equilíbrio ele voltou a desenvolver-se em sua totalidade. É uma criança cômica que gosta de provocar seus colegas. Mas está aprendendo e respeitar as diferenças de cada e brincar com todos sem ferir.


Neste período,...teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores. É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e seqüência lógica de idéias. Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples. Na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.Na maioria das vezes, sejam na realização das atividades, apresentações e outros, ...mostra-se entusiasmada incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas por mim ou por seus pares.Com relação às tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a família continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a no que for necessário. Da mesma forma, é necessário valorizar as suas conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.
Neste terceiro trimestre ...teve um bom desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora é uma criança muito inteligente, meiga e sensível. É caprichoso, conhece e sabe usar as cores em seus desenhos de pintura.Diogo vai ao banheiro sozinho, arruma com ordem o que utiliza, dispõem em auxiliar a professora quando preciso, por exemplo, para entregar um livro ao colega. Sabe dar recados.Presta atenção as aulas, realiza o que foi solicitado com facilidade, apresenta dificuldade no trabalho com recortes e pesquisa de palavras, só realiza com a presença da professora. Não gosta de participar das atividades dirigidas, nem responder oralmente o que foi proposto.... evoluiu de forma gratificante, porém apresenta dificuldade para identificar algumas letras do alfabeto, prejudicando assim um melhor rendimento. No lógico- matemático identifica os pares, formas geométricas. Apresenta dificuldade para identificar e seqüenciar números.Em Natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.Joana teve um excelente desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas, porém precisa conscientizar que em todos os jogos há quem ganhe e quem perca, ela não aceita quando perde nas brincadeira dirigidas, tendo a interferência da professora. É muito inteligente, caprichosa, detalhista. Costuma em algum momento ser bem sentimental, pois chora com facilidade. Uma palavra que a colega disser que ela não queira ouvir é motivo para chorar até que a professora converse com ela.Prefere brincar com pequeno grupo de amigos, mas tem afinidade com todos, porém costuma excluir algumas colegas que fazem parte de seu grupo de amigos preferidos de suas brincadeiras. Fazendo com que as demais fiquem muito triste, converso sempre com ela.Nas aprendizagens especificas, evoluiu de forma significativa, consegue ler palavras e frases simples, realiza todas as tarefas com facilidade e dedicação. No aspecto lógico – matemática compreende e dá sequência aos números com facilidade. Em natureza e sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.... teve um ótimo desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora, é muito meigo, educado, detalhista, e muito inteligente. É muito atento às aulas e procura ajudar os colegas sempre que preciso.Na linguagem oral consegue se expressar com clareza e sequência lógica de idéias. Na linguagem escrita tem excelente coordenação e caligrafia perfeita, super organizada e detalhista. Teve um ótimo rendimento na dificuldade que estava tendo para reconhecer as letras do alfabeto. Consegue ler e escrever palavras simples, reconhecendo seu nome completo.Com relação às tarefas de classe e extraclasse continuam sendo feita com o mesmo esmero. Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.É necessário que a família continue incentivando-a encorajando-a no que for necessário e, da mesma forma, continuar valorizando suas conquistas para que possa superar suas dificuldades.Neste período ...teve um excelente desempenho, continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora, é muito inteligente e educada. Na linguagem oral consegue se expressar com clareza e sequência lógica de idéias.Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples, na área do pensamento lógico matemático não apresenta dificuldades ao realizar habilidades de adição, conhece e dar seqüencia aos números... mostra-se agitada no momento da aula prejudicando sua concentração, nas atividades dirigidas como jogo, não sabe perder quando isso acontece fica triste, e muitas vezes agressiva. Converso com ela mostrando que todo mundo em um jogo tem que ganhar ou perder e que o importante é a aprendizagem, que entrelaça o mesmo.Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.

Aspecto sócio – emocional

Como foi a adaptação ao ambiente da creche? A adaptação a nova professora foi tranqüila, Pedro estabeleceu uma relação de afeto, mostrando-se seguro e tranqüilo na aceitação das mudanças incorporadas à sua rotina diária.

Como é seu relacionamento com os amigos e funcionários da creche?
O relacionamento com os amigos e com os funcionários é muito bom, Pedro é amigo de todos, é carinho.
Como apresenta seu comportamento? É um menino ativo, gosta de estar sempre em movimento, deslocando-se bastante pelos espaços da creche.Mostra-se uma criança: segura no ambiente escolar, demonstra estar feliz e muito à vontade.

Aspecto cognitivo
Apresenta vocabulário adequado à faixa etária? Sim, seu vocabulário é rico e adequado para a idade. Expressa suas idéias e se faz entender.
Apresenta alguma dificuldade na linguagem falada? Não, articula bem as palavras e comunica-se com fluência.
Reconhece seu nome e dos colegas? Sim, reconhece e escreve o seu nome e já reconhece o nome de todos os amigos, algumas vezes tem duvida quanto ã escrita de nomes muito semelhantes.
Concentra-se na atividade que realiza? Sim, no entanto apresenta dificuldade de manter o foco de sua atenção, precisando de estimulo e atenção da professora para se manter envolvido na atividade até o final da mesma.
Compreende instruções recebidas? Sim, compreende todas as instruções recebidas.
Reconta historias ao seu modo? Sim, consegue entrar com facilidade no mundo da imaginação criando suas próprias historias ou dando continuidade a algo que esteja sendo contado.
Formula frases oralmente a vista de uma figura? Sim, expõe suas idéias com clareza e com frases completas.
Aspecto psicomotor
Demonstra firmeza, equilíbrio e facilidade ao: Andar: sim, anda com equilíbrio. Correr: sim, corre com mudança de direção.Pular: sim, pula dez saltos para frente sem cair.
Consegue andar numa linha? Sim, consegue andar em uma linha com equilíbrio sem cair.
Apresenta equilíbrio corporal? Sim, equilibra-se em um pé mais de 5".
Aspecto pedagógico

Em relação as atividades abaixo, demonstra interesse em realizar as propostas feitas pela professora? Modelagem (s)Colagem (s)Recorte (s)Pintura (s)Sucata (s)Desenho (s)Rodinha (s)Chamadinha (s)
Demonstra cuidado com:

Material escolar: sim mantém o material limpo e organizado.
Objeto de uso pessoal: sim arruma-os, guarda-os em locais a eles destinados.
Próprio corpo: sim apresenta-se uniformizado adequadamente.
Brinquedos: sim organiza os brinquedos, ajuda a arrumá-los.

Outras observações:

Alimentação: Precisa de ajuda;Alimenta-se sozinho;Experimenta novos alimentos ;Demonstra prazer ao se alimenta;

Desfralde: não faz mais uso de fraldas.

Atingiu satisfatoriamente os conteúdos do primeiro semestre em linguagem.


...obteve avanços no seu processo de aprendizagem dos conteúdos propostos para o período. Vem desenvolvendo sua sociabilidade e exercitando sua capacidade de acatar as regras de convivência em grupo, apresentou desenvolvimento psicomotor compatível com sua idade e adquiriu conceitos de conteúdos lógico-matematico.
É uma criança muito observadora, curiosa e ativa, gosta de atividades ao ar livre, correr, pular, enfim, de estar sempre em movimento,... brinca com os amigos e suas brincadeiras preferidas são sempre coletivas, onde pode interagir com o grupo, compartilhando brinquedos pessoais e materiais de uso coletivo, diverte-se também com os brinquedos emprestados pelos amigos.
Toma a iniciativa nas atividades desenvolvidas em grupo e gosta de estar em evidência, gosta de ajudar, é prestativo e fica muito contente quando é escolhido o ajudante do dia.... não gosta de ter suas vontades contrariadas, e mostra-se impaciente, quando tem que esperar sua vez de participar nestas ocasiões procuramos conversar com ele e explicar que todos terão sua vez, sua oportunidade de participar....é muito criativo e demonstra toda não só nas construções de bonecos, carros, dinossauros e casas com jogos de montar, como também em seus desenhos, que são sempre muito coloridos e com detalhes especiais.
Nas refeições alimenta-se bem.
Não tem o habito de dormir na escola.
Mostra-se sempre muito falante, relatando suas experiências fora da escola. Algumas vezes usa de muita imaginação, ao relatar situações ocorridas com os amigos durante as atividades fora de sala, e, às vezes, se faz necessário um atendimento individualizado para redirecionar o foco de sua atenção e um pedido incisivo para que interrompa seu "discurso" esse comportamento, algumas vezes, prejudica seu desempenho.

O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita...
O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita...
 O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita...
 O aluno encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita...
Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes...
Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade...
 Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades...
Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender...
Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos...
Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento...
Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas...
 O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas...
 Realiza cálculos simples de adição e subtração...
Realiza cálculos com auxilio de material concreto...
É curioso, questiona e busca informações...
Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc...
Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente...
Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta...
Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente...
Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
 Ocasionalmente troca letras...
Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas...
Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...
 Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos...
Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os...
 Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão...
Identifica e escreve seu nome completo...
Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos...
 Apresenta dificuldades ortográficas...
Identifica e escreve seu nome completo...
Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
Participação- convívio social...
Participa com interesse e produtividade...
Boa participação nas atividades realizadas em sala.
É criativo e comunicativo..
 Coopera com colegas e professora.
Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
 Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
Aceita sugestões da professora e dos colegas.
Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
 Colabora na construção de regras;
 Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
 Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
Reconhece as relações entre fala e escrita;
 Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
 Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
 Distingue a língua escrita da língua oral;
 Demonstra compreensão do sistema alfabético;
Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
 Produz frases com lógica;
Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica.
 Distingue letras na linguagem oral e escrita;
 Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processo.


Durante o xxxxxxx bimestre, percebemos que o aluno xxxxxxxxxxxx observava, escutava e se expressava verbalmente durante a “roda da conversa”, participando ativamente dos assuntos em questão.
Nestes últimos quinze dias, apresentou mudanças comportamentais, pois está muito agitado, querendo sair da sala, mexendo com os amigos durante as atividades, apresentando dificuldade em realizar atividades que exijam concentração e raciocínio. Qualquer movimento ou barulho diferente é motivo para se distrair.
Temos proporcionado vivências para que o xxxxxxxxxxxxx tenha contato com a linguagem escrita por meio de diferentes portadores de texto, como livros, jornais, convites, bilhetes, cartazes, placas dentre outros materiais.
Durante o trabalho com a linguagem escrita, possibilitamos a imersão significativa e prazerosa do aluno. De forma contextualizada, a escrita foi trabalhada com base nas formas que aparecem na sociedade relacionada às situações de vida.
Verificamos que ao fazer seu texto individual utiliza a escrita espontânea, fazendo o sonzinho das letras ao escrever as palavras no início do texto, depois coloca letras aleatórias sem se preocupar com a correspondência entre fonema e grafema. Às vezes se distrai conversando ou observando o que os outros estão fazendo.
Temos possibilitado cada vez mais oportunidades agradáveis no contato com a escrita e com a leitura para que coisas externas não tomem sua atenção. Percebemos que o comportamento do XXXXXXXXXX vem oscilando até neste aspecto, antes ele mostrava interesse pelos momentos de leitura, pois ele ficava um bom tempo sentado lendo um livrinho, olhando as ilustrações e divertindo-se com a história, agora anda impaciente e não fica muito tempo concentrado na leitura do livrinho, distrai-se logo e deixa a leitura por qualquer outro motivo externo.
O XXXXXXXXXX aprecia atividades que envolvem artes, principalmente as que estão relacionadas com construção de objetos e brinquedos, utilizando sucatas. Brinca e inventa falas para os personagens que constrói. O brincar dessa maneira é muito importante, pois desencadeia atividades criadoras, a imaginação, favorecendo o seu desenvolvimento.
Propiciamos um ambiente de construção de descoberta, de busca, de discussão e de realização de atividades matemáticas.
Durante os registros das atividades propostas, fez contagem oral, explorou idéias de juntar, tirar, manipulou diferentes tipos de materiais, adquiriu noções de tamanho, comparou, seqüênciou, classificou e utilizou o número para representar a quantidade.
Nessas atividades que envolvem o raciocínio – lógico matemático sempre participou com entusiasmo, mas ultimamente é preciso que a professora fique estimulando e questionando para que ele participe da atividade do começo ao fim.
Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos o aluno é: excelente, independente e realiza todas as atividades. Muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor. Possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
Possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho.
Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha. Participa somente quando é solicitado. Não participa da aula. Demonstra apatia.
distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto à correção:não consegue corrigir os erros sozinho, necessita que o professor oriente durante a correção, se distrai com muita facilidade.
excelente.Consegue identificar e corrigir seus erros sem auxílio do professor.
não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual. Não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas: Relaciona-se bem com todos os colegas.Não relaciona-se bem, gosta de se isolar.Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.Gosta de realizar trabalhos em grupo.Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à Caligrafia:excelente letra linda, caprichoso e sem erros. excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.caligrafia boa, porém com muitos erros.
caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
letra muito bonita, sem erros, mas é lento.
Quanto à disciplina:apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila. Apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar. Conversa , porém acata às regras da sala.
Uma chamada de atenção é suficiente. é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Quanto ao reforço:não necessita de reforço paralelo. Necessita de reforço e comparece a todos. Necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno. Comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:realiza a lição de casa com capricho. Realiza a lição de casa sem capricho. Não realiza a lição de casa.traz todos os materiais necessários. Esquece o material escolar.

Quanto à Leitura: lê com fluência e entonação adequados. lê, mas não respeita os sinais de pontuação. Tem dificuldade na leitura das palavras. Não lê.
Quanto ao uso de óculos: não usa óculos. Usa óculos normalmente.
mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.
Em relação à assiduidade do aluno: falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado. Não falta, exceto se for estritamente necessário.
Em relação a seus materiais: Organiza com ajuda da professora. Organiza com total independência.não consegue se organizar.Esquece freqüentemente materiais na sala.perde freqüentemente materiais na sala.
Em relação aos responsáveis: “necessitam” de atenção especiais. São participativos.são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho. geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades. não são participativos e pouco comparecem às atividades.


DESCRIÇÃO
HABILIDADES
LEGENDA
APRECIAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
O ALUNO SE ATENTA A ESCUTA DA LEITURA REALIZADA PELO PROFESSOR E/OU COLEGAS.

O ALUNO FAZ COMENTÁRIOS SOBRE A TRAMA, PERSONAGENS E CENÁRIOS DAS HISTÓRIAS LIDAS PELO PROFESSOR

RECONTA HISTÓRIAS OUVIDAS RECUPERANDO A LINGUAGEM ESCRITA UTILIZADA PELO AUTOR

NA LEITURA COMPARTILHADA E NA ANÁLISE DE TEXTO, O ALUNO É CAPAZ DE COMPREENDER O ASSUNTO, FAZENDO COMPARAÇÕES COM OUTROS TEXTOS LIDOS, SE APROPRIANDO DA LINGUAGEM ESCRITA, OBSERVANDO OS RECURSOS LINGÜÍSTICOS UTILIZADOS PELO AUTOR, ETC

LEITURA
O ALUNO FAZ EMPRÉSTIMOS DE MATERIAIS DO ACERVO DE LEITURA ESPONTANEAMENTE

FAZ O AJUSTE DA FALA COM A ESCRITA DE TEXTOS QUE SE SABE DE MEMÓRIA

UTILIZA-SE DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA BUSCAR RESPOSTAS EM ATIVIDADES COM BANCO DE PALAVRAS, LISTAS, CIRCULA PALAVRAS DITADAS PELO PROFESSOR

LÊ COM AJUDA DO PROFESSOR, DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS, DIFERENCIANDO SUAS CARACTERÍSTICAS

LÊ POR SI SÓ, TEXTOS CONHECIDOS: PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, QUADRINHOS, MANCHETES DE JORNAL,RÓTULOS, LISTAS, ETC

FAZ LEITURA COM AUTONOMIA

O ALUNO É CAPAZ DE COMPREENDER O ASSUNTO, FAZENDO COMPARAÇÕES COM OUTROS TEXTOS LIDOS, COMPARTILHANDO SEUS PONTOS DE VISTA

O ALUNO COMPREENDE OS DIFERENTES PROPÓSITOS DE LEITURA: LER PARA ESTUDAR, LER PARA SE DIVERTIR, LER PARA PESQUISAR, LER PARA COMPARTILHAR, ETC

ESCRITA
RECONHECE, USA E RECITA AS LETRAS DO ALFABETO

UTILIZA A ORDEM ALFABÉTICA EM ALGUMAS DE SUAS APLICAÇÕES SOCIAIS (AGENDA TELEFÔNICA, DICIONÁRIO, LISTA DE NOMES, ETC)

UTILIZA AS LETRAS MÓVEIS, JUSTIFICANDO PARA SI E PARA O OUTRO AS ESCOLHAS FEITAS, MESMO QUE AINDA NÃO SEJA DE FORMA CONVENCIONAL

COMPREENDE O FUNCIONAMENTO ALFABÉTICO DO SISTEMA DE ESCRITA. ASSINALE SUA HIPÓTESE DE ESCRITA:
ALFABETIZADO ( )
ALFABÉTICO ( )
SILÁBICO-ALFABÉTICO ( )
SILÁBICO COM VALOR SONORO ( )
SILÁBICO SEM VALOR SONORO ( )
PRÉ-SILÁBICO ( )

ESCREVE TEXTOS QUE SABE DE MEMÓRIA (O TEXTO FALADO E NÃO A SUA FORMA ESCRITA), CONFORME SUA HIPÓTESE DE ESCRITA

FAZ REESCRITA DE PRÓPRIO PUNHO E/OU EM PARCERIA.

REESCREVE HISTÓRIAS DITANDO PARA O PROFESSOR OU COLEGA, HISTÓRIAS CONHECIDAS, CONSIDERANDO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM ESCRITA DO TEXTO.

ESCRITA
PRODUZ TEXTOS DE AUTORIA DE PRÓPRIO PUNHO

PRODUZ TEXTOS DE AUTORIA NECESSITANDO DE ESCRIBA

PRODUZ TEXTOS DIFERENCIANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS

FAZ REVISÕES DE TEXTOS INDIVIDUALMENTE

FAZ REVISÕES DE TEXTOS MESMO QUE SEJA COLETIVAMENTE E/OU ORALMENTE

O ALUNO FAZ REFLEXÃO DA ORTOGRAFIA REGULAR E IRREGULAR

EM PRODUÇÕES ESCRITAS, O ALUNO FAZ USO DO SISTEMA DE PONTUAÇÃO

NAS PRODUÇÕES ESCRITAS O ALUNO FAZ USO DA SEGMENTAÇÃO

ORALIDADE
O ALUNO PARTICIPA DE INTERCÂMBIO ORAL (RODA DE CONVERSA, RODA DE BIBLIOTECA, RODA DE CURIOSIDADE)

O ALUNO CONSEGUE INDICAR LIVROS LIDOS, COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM RODAS DE CONVERSAS

CONSEGUE ESPERAR SUA VEZ DE FALAR PERMANECENDO DENTRO DO ASSUNTO DA CONVERSA

CONSEGUE ELABORAR PERGUNTAS DENTRO DOS ASSUNTOS TRATADOS

ELABORA SUA FALA ADEQUANDO-A DIFERENTES INTERLOCUTORES



Artes: Utiliza os elementos da linguagem visual representando, expressando e comunicando o tema proposto, por imagens: desenho, pintura e outros; cria e constrói formas visuais, em espaços diversos, com muita criatividade e capricho. Demonstra muita timidez e insegurança em participar de dança como atividade coletiva. Apresentou evolução no processo da aquisição e do domínio dramático. Em relação aos conteúdos de Artes, consegue organizar-se, possui espírito crítico e curioso de investigar novas possibilidades. Sabe escutar o que os outros dizem numa discussão, valoriza seu processo de criação e tem respeito pelo dos outros, permitindo a execução de uma obra conjunta.

Ciências: Identifica as partes dos vegetais e com auxílio às classifica. Nomeia características do corpo humano, nomeando as partes que o compõe (cabeça, tronco e membros). Observa o ambiente que o circunda, diferenciando o dia da noite e o clima. Entende os órgãos dos sentidos e quanto são necessários ao ser humano. Com autonomia reconhece a importância do asseio corporal para a manutenção da saúde. Adota as necessidades de bons hábitos de alimentação. Participa de experiências. Classifica os animais através de suas características (pêlos, penas, escamas), também nomeia o habitat natural de cada um deles.


Educação Física: O aluno participa de atividades que envolvem condutas motoras de base identificando-as em suas ações. Tem boa concentração e demonstra-se atento durante as explicações e realização de atividades. Possui bom ritmo, utilizando bem sua expressão corporal. Organiza-se e orienta-se bem no tempo e no espaço. Tem boa vontade quanto à participação e respeito a regras, aceitando bem os resultados de jogos e atividades propostas. Apresenta boa coordenação ampla, estando em desenvolvimento a coordenação fina e visomotora. É cooperativo e demonstra atitudes de respeito mútuo. Demonstra estar em desenvolvimento tanto sua lateralidade quanto lateralização.

Ensino Religioso: Reconhece que existem diferentes tipos de famílias e todas têm o seu valor. Em suas atitudes cotidianas, demonstra não ter preconceitos. Demonstra solidariedade e respeito, junto ao seu grupo de convivência. Apresenta atitudes de responsabilidade para com suas atividades escolares.

Geografia: Reconhece e identifica os elementos naturais e culturais, como formadores do meio. Possui atitude responsável em relação à preservação da natureza. Utiliza a linguagem oral para observar e descrever a paisagem. Identifica regras simples de trânsito como os diferentes tipos de sinalização, sendo capaz de locomover-se respeitando as regras. É capaz de localizar-se a partir de um ponto de referência no trajeto casa/escola. Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a. Diferencia ambiente natural de cultural.História: É capaz de reconhecer e nomear funcionários da escola especificando o cargo que ocupam. Confronta acontecimentos no tempo, tendo como referência: Anterioridade, posterioridade e simultaneidade com bom desempenho. Entende as regras do grupo escolar, respeitando-as e fazendo uso de seus direitos e deveres. Reconhece algumas propriedades em objetos. Aplica acontecimentos relacionados a sua vida e de sua família e é capaz de organizar oralmente a linha do tempo a partir de dados coletados.Língua Portuguesa: Reconta fatos ouvidos ou vividos com bom desempenho e seqüência de fatos. Apresenta entusiasmo e interesse pela leitura, mostrando-se atento quando a professora faz. Relata histórias conhecidas com aproximação às características da história original. Realiza leitura do próprio nome e de alguns colegas; de rótulos e imagens. Escreve seu nome e faz tentativa de escrita de palavras, conhecendo valor sonoro de todo o alfabeto.Matemática: Faz classificação e seriação com autonomia. Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais se percebe a necessidade de contagens. Utilização de noções simples de cálculo mental. É capaz de marcar o tempo por meio de calendário, identificando dias, dias da semana e mês. Percebe semelhanças e diferenças no espaço em que vive. Reconhece e realiza atividades de seqüência numérica até 10 fazendo relações entre quantias com bom desempenho. Nomeias as formas geométricas e as reconhece em objetos do cotidiano.
RELATÓRIO
O XXXXXX é um menino muito carinhoso e educado. Cumpre todos os combinados da sala e seu relacionamento com coleguinhas e professoras é muito bom.Dispersa-se com facilidade durante a realização das atividades. É preciso questionamento e atenção individual, pois quando são explicadas no coletivo, o Pedro não as compreende,dizendo que é muito difícil, precisando, então, da mediação da professora.“Promovemos o trabalho com a linguagem oral e escrita espontânea, a fim de valorizar a sua importância para a formação do sujeito, na interação com as outras pessoas na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento.”Não identifica as letras do alfabeto nos diferentes contextos, ou seja, nas atividades propostas para o reconhecimento dos nomes dos amigos, identificação das letras iniciais e finais de palavras trabalhadas em sala de aula.Nas atividades que envolvem escrita espontânea ainda não faz relação entre fonema e grafema, apenas utiliza letras aleatoriamente, mesmo quando é cobrado individualmente, sendo assim, não faz a correspondência com a letra inicial das palavras, colocando na maioria das vezes as letras de seu nome. Ex: BONÉ, escreveu, PEBBR _ BOLA, escreveu, RDRPR.Quando tem dúvidas em relação a alguma atividade, algumas vezes pede ajuda, outras ele fica parado, até que a professora o questione. Quando fazemos coletivamente lista de palavras ou trabalhamos a escrita passo a passo, acompanha no início, mas logo fica inquieto, com a cadeira longe da mesa, e a atenção voltada ao que está acontecendo ao seu redor.Nas atividades gráficas, gosta de usar diversas cores, em suas pinturas.Precisa da interferência da professora para que faça seus desenhos de maneira mais estruturada e com mais detalhes.Nas aulas que envolvem informática, pede o auxílio da professora a todo o momento, tenta fazer sozinho, mas sente-se inseguro ao exercitar os jogos no computador.Ao realizar as atividades que envolvem o raciocínio lógico-matemático, faz a contagem de rotina até dez, mas às vezes se perde durante a contagem e é preciso retomar com o auxílio da professora. Ainda não relaciona o numero à quantidade e no momento de registrá-los graficamente, diz que não os reconhece e é preciso questioná-lo, observando no cartaz que fica exposto na sala de aula, número por número até reconhecer. Ao grafar esses números, algumas vezes, os faz de maneira espelhada, precisando apagar para refazer corretamente..Concluímos que o XXXXXXX está apto a acompanhar o Infantil II, só assim não estaria acelerando etapas no seu desenvolvimento. Temos proporcionado momentos para que a XXXXXXXX entre em contato com a linguagem escrita através de diferentes portadores de textos, como: livros, gibis, jornais, convites, bilhetes, propagandas, cartazes, placas dentre outros materiais.A aluna encontrou oportunidades para se comunicar com os amigos e professoras. Através dos momentos de conversas, desenvolveu a linguagem oral e enriqueceu o seu vocabulário, porém, ainda não verbaliza corretamente palavras que contenham a letra “r” intercalada como, por exemplo: igreja – diz: igueja, professora - fala: pôfessola.
Em relação à escrita espontânea, reconhece as letras do alfabeto, o papel das mesmas na escrita, mas ainda não faz ligação entre pronúncia e escrita. Ao escrever palavras, faz a correspondência com alguns fonemas esquecendo de outros.
Ainda não consegue ler com significado, ora identifica a sílaba, ora tenta adivinhá-la. Ao elaborar seus textos individuais, utiliza a escrita espontânea, fazendo o som das letras ao escrever as palavras do início do texto, depois coloca letras aleatórias.
Em geral, distrai-se facilmente com estímulos pouco significativos, aparentando não estar ouvindo o que está sendo falado. Necessita a todo instante da orientação da professora para finalizar a atividade proposta.
É capaz de realizá-las, mas não demonstra atenção e interesse suficientes para concluí-las, sempre questionando o que é para ser feito.
Em relação à matemática, sabe e reconhece a seqüência numérica e alguns números fora da série até 20.Observamos que a XXXXXXXXXXXX terá um melhor desenvolvimento nas atividades relacionadas à escrita se houver um acompanhamento em casa, pois, constatamos que ainda é necessária a intervenção constante. Temos feito vários questionamentos no decorrer da construção da escrita da XXXXXXXXX, para ela discernir os fonemas e representar os grafemas de forma convencional, pois podemos cobrar dela que pense e reflita ao escrever. Sempre fazemos perguntas sobre o que escreveu ou pretendia escrever. Assim estamos estimulando sua capacidade a todo o momento.
É importante ressaltar que só se adquire o hábito da escrita em contato com textos de uso social. Essas medidas são importantes para que a aluna possa acompanhar o Pré III, tornando seu aprendizado mais tranqüilo e significativo. Concluímos que o XXXXXX está apto a acompanhar o Infantil II, só assim não estaria acelerando etapas no seu desenvolvimento.
A XXXXXXX é uma menina muito carinhosa e educada. Cumpre todos os combinados da sala e seu relacionamento com coleguinhas e professoras é muito bom.
“Promovemos o trabalho com a linguagem oral e escrita espontânea, a fim de valorizar a sua importância para a formação do sujeito, na interação com as outras pessoas na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento.”Não identifica as letras do alfabeto nos diferentes contextos, ou seja, nas atividades propostas para o reconhecimento dos nomes dos amigos, identificação das letras iniciais e finais de palavras trabalhadas em sala de aula.Nas atividades que envolvem escrita espontânea ainda não faz relação entre fonema e grafema, apenas utiliza letras aleatoriamente, mesmo quando é cobrado individualmente, sendo assim, não faz a correspondência com a letra inicial das palavras, colocando na maioria das vezes as letras de seu nome. Ex: BONÉ, escreveu, PEBBR _ BOLA, escreveu, RDRPR.
Quando tem dúvidas em relação a alguma atividade, algumas vezes pede ajuda, outras ele fica parada, até que a professora a questione.

Relatório Individual

Fim do segundo trimestre é tempo de receber da escola o boletim e o Relatório Individual do Adriel. Desta vez, a única nota mais ou menos no boletim é a de "Condutas de domínio afetivo", que avalia a relação dele com os colegas. Já no relatório dá pra ver que tudo que eu registro aqui é a mais pura verdade:
Este relatório tem como objetivo analisar o aluno Adriel durante o primeiro semestre nos aspectos sócio-afetivo, cognitivo e psicomotor.


























Gostaríamos de sugerir algumas atividades para contribuir com o trabalho feito em sala de aula.
*Brincar de completar palavras;
*Confeccionar palavras com letras móveis ou escrever digitando no computador;
*Recitação e dramatização de textos da pasta de leitura para a família;
*Copiar um versinho conhecido, passando da letra de fôrma para letra cursiva;
*Circular em um texto palavras que consegue ler sozinha;
*Criar acrósticos com seu nome;
*Brincar de forca;
*Pedir para que leia algumas palavras do enunciado da lição ou de uma história;
*Reconstrução oral de contos e narrações;
*Reconstrução escrita de contos e narrações;
*Ler notícias de jornais e pedir para que verbalize o que foi lido;
*Pesquisar figuras interessantes em revistas para colar em uma folha e depois escrever os nomes da figuras;
*Fazer a lista do que será feito no dia – Rotina;
*Brincar de ditado;
*Após ouvir uma história, pedir para que escreva o título ou nome dos personagens, ou o final da mesma;
*Brincar de jogo da memória com palavras;
*Assistir filme, em seguida recontá-lo oralmente ou graficamente utilizando desenho e escrita.
*Fazer uma leitura interativa, pedindo para a criança inventar partes da história;
*Observar ilustrações de uma história e formar frase;
*Pedir para fazer uma lista dos mantimentos;
*Fazer lista de compras ou de feira;
*Confeccionar bilhetes para as pessoas queridas da família;
*Montar um painel de recados;

No Infantil III, o trabalho exige do aluno, que ele tenha mais autonomia e independência, quanto às habilidades de linguagem e raciocínio lógico. Percebemos que o Pedro está em uma fase inicial desse processo, pois durante o ano letivo, temos como objetivo suprir as necessidades cognitivas para que adquira habilidades e competências como:
_ Escrever palavras correspondendo fonema e grafema;
_ Utilizar palavras para formar uma frase;
_ Ler palavras simples;
_ Identificar letras;
_ Organizar suas idéias ao escrever um texto;
_ Compreender a composição dos numerais; etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário