Jogo: “Qual é o meu nome?”
Tempo para gostar de ler – História ou texto opcional (escolha do professor).
Leitura e oralidade – Antes da explicação do jogo, mostrar os envelopes com as gravuras às crianças e levantar questionamentos prévios das crianças sobre nomes de objetos, frutas, alimentos; Explorar a importância dos nomes das coisas, das pessoas, dos lugares; Enfatizar a importância da alimentação saudável.
Lendo e compreendendo – Explicar a lógica do jogo (serão divididos dois grupos na sala; um participante do primeiro grupo deverá iniciar o jogo abrindo o envelope e encontrando o nome respectivo à gravura, se a resposta estiver coerente marcará pontos, se não estiver deverá passará a vez para um integrante do outro grupo e assim sucessivamente até que acerte a associação nome X gravura). Em seguida iniciar o jogo com as crianças.
Aquisição da escrita – Após o término do jogo quando todos os nomes forem encontrados fazer com o grupão a análise estrutural das palavras em uma atividade escrita pedindo que destaquem letra inicial, letra final, quantas sílabas, quantas letras tem a palavra mostrada e/ou pintando a palavra equivalente às gravuras.
Escrevendo do seu jeito – Pedir que as crianças listem cinco nomes correspondentes às gravuras apresentadas.
OBJETIVO: Decodificar e ordenar letras e sílabas para formar palavras.
INDICAÇÕES: Crianças em todos os níveis do processo de alfabetização.
ORIENTAÇÕES: Dividir o grupo em subgrupos e entregar para cada grupo uma cartela do descubra. Espalhar as cartelas com as letras e pedir que cada grupo preencha a sua cruzadinha. Vence o grupo que preencher a cartela. Troca-se de cartela entre os grupo e começa a brincadeira novamente.
Letras para serem recortadas e entregues às crianças para montar a palavra:
Trava-línguas
Querido(a),
O objetivo de trabalhar didaticamente, com o trava-língua é o desenvolvimento da consciência fonológica.
Sugestões:
Ø Convide os alunos para brincar com trava-línguas de acordo com os comandos. Por exemplo: leia bem rápido, devagar, juntos... Questione: O que vocês perceberam quando leram o texto bem rápido?
Ø Faça um coral, jogral, “bandinha”, batucada de trava-línguas.
Ø Brinque com os trava-línguas em roda, em ciranda...
Ø Antes de começar a atividade, leia em voz alta cada trava-língua para facilitar a memorização.
Ø Trabalhe, didaticamente, com os trava-línguas em qualquer ordem, não necessariamente na ordem alfabética.
Explore o mesmo trava-língua várias vezes, com outros comandos.
Baralho: Trinca da palavras
OBJETIVO: TRABALHAR PALAVRAS (ANÁLISE LINGUÍSTICA).
INDICAÇÕES: CRIANÇAS SILÁBICAS QUE NECESSITAM AVANÇAR PARA A ESCRITA ALFABÉTICA.
ORIENTAÇÕES: Por sorteio escolhe-se o carteador. Ele embaralha as cartas e distribui 5 cartas, uma a uma, para cada participante( pode-se participar de 2 ou 3 pessoas). As cartas que sobraram são colocadas no centro da mesa e será o “monte de compras”. O jogador sentado a direita do carteador inicia o jogo comprando uma carta do monte de compras e antes de descartar poderá baixar jogos na mesa, os jogos validos são duplas (jogos com duas cartas seqüenciais) ou trincas (jogos com três cartas seqüenciais). O jogador deverá descartar uma carta. As cartas descartadas ficam expostas no centro da mesa. O próximo jogador poderá pegar uma carta no “monte de compras” ou no descarte. Caso o jogador pegue uma carta no “monte de compras”, ele deverá descartar outra, caso opte por pegar cartas da mesa de descarte, poderá pegar uma, duas ou mais cartas e devolver a mesma quantidade de cartas para mesa. Vence o jogo quem bater, porém só se pode bater se formar pelo menos uma trinca.
CARTAS DO BARALHO PARA SEREM RECORTADAS:
RETIRADO DO BLOG PACTO PELA EDUCAÇÃO.
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