domingo, 26 de maio de 2013

DIVERSOS JOGOS PARA ALUNOS DO 1° ANO

sugestão de jogo para a rotina didática.


Jogo: “Qual é o meu nome?”


Rotina didática

Tempo para gostar de ler – História ou texto opcional (escolha do professor).


Leitura e oralidade – Antes da explicação do jogo, mostrar os envelopes com as gravuras às crianças e levantar questionamentos prévios das crianças sobre nomes de objetos, frutas, alimentos; Explorar a importância dos nomes das coisas, das pessoas, dos lugares; Enfatizar a importância da alimentação saudável.


Lendo e compreendendo – Explicar a lógica do jogo (serão divididos dois grupos na sala; um participante do primeiro grupo deverá iniciar o jogo abrindo o envelope e encontrando o nome respectivo à gravura, se a resposta estiver coerente marcará pontos, se não estiver deverá passará a vez para um integrante do outro grupo e assim sucessivamente até que acerte a associação nome X gravura). Em seguida iniciar o jogo com as crianças.


Aquisição da escrita – Após o término do jogo quando todos os nomes forem encontrados fazer com o grupão a análise estrutural das palavras em uma atividade escrita pedindo que destaquem letra inicial, letra final, quantas sílabas, quantas letras tem a palavra mostrada e/ou  pintando a palavra equivalente às gravuras.


Escrevendo do seu jeito – Pedir que as crianças listem cinco nomes correspondentes às gravuras apresentadas.



Boa diversão e aprendizado à todos!
 
DESCUBRA


OBJETIVO:  Decodificar e ordenar letras e sílabas para formar palavras.  

INDICAÇÕES: Crianças em todos os níveis do processo de alfabetização.   

 
ORIENTAÇÕES: Dividir o grupo em subgrupos e entregar para cada grupo uma cartela do descubra. Espalhar as cartelas com as letras e pedir que cada grupo preencha a sua cruzadinha. Vence o grupo que preencher a cartela. Troca-se de cartela entre os grupo e começa a brincadeira novamente.

CARTELAS DO DESCUBRA: Recortar e entregar aos participantes.
 
 




  
    









Letras para serem recortadas e entregues às crianças para montar a palavra:

 




























Trava-línguas

Querido(a),


O objetivo de trabalhar didaticamente, com o trava-língua é o desenvolvimento da consciência fonológica. 


Sugestões:

Ø  Convide os alunos para brincar com trava-línguas de acordo com os comandos. Por exemplo: leia bem rápido, devagar, juntos... Questione: O que vocês perceberam quando leram o texto bem rápido?
Ø  Faça um coral, jogral, “bandinha”, batucada de trava-línguas.
Ø  Brinque com os trava-línguas em roda, em ciranda...
Ø  Antes de começar a atividade, leia em voz alta cada trava-língua para facilitar a memorização.
Ø  Trabalhe, didaticamente, com os trava-línguas em qualquer ordem, não necessariamente na ordem alfabética.
Explore o mesmo trava-língua várias vezes, com outros comandos.













































benditalingua.blogspot.com

Baralho: Trinca da palavras

OBJETIVO: TRABALHAR PALAVRAS (ANÁLISE LINGUÍSTICA).

INDICAÇÕES: CRIANÇAS SILÁBICAS QUE NECESSITAM AVANÇAR PARA A ESCRITA ALFABÉTICA.

ORIENTAÇÕES: Por sorteio escolhe-se o carteador. Ele embaralha as cartas e distribui 5 cartas, uma a uma, para cada participante( pode-se participar de 2 ou 3 pessoas). As cartas que sobraram são colocadas no centro da mesa e será o “monte de compras”. O jogador sentado a direita do carteador inicia o jogo comprando uma carta do monte de compras e antes de descartar poderá baixar jogos na mesa, os jogos validos são duplas (jogos com duas cartas seqüenciais) ou trincas (jogos com três cartas seqüenciais). O jogador deverá descartar uma carta. As cartas descartadas ficam expostas no centro da mesa. O próximo jogador poderá pegar uma carta no “monte de compras” ou no descarte. Caso o jogador pegue uma carta no “monte de compras”, ele deverá descartar outra, caso opte por pegar cartas da mesa de descarte, poderá pegar uma, duas ou mais cartas e devolver a mesma quantidade de cartas para mesa. Vence o jogo quem bater, porém só se pode bater se formar pelo menos uma trinca.
CARTAS DO BARALHO PARA SEREM RECORTADAS:





GIRASSOL






GI

RAS

SOL
  




  
 




MARACUJÁ





 
MA

   
RA

CU







MILHO







MI

LHO









PATO







PA

TO









AVESTRUZ






A

VES

TRUZ




   




ESTRADA






ES

TRA

DA










CABRA








CA

BRA








BRINCOS






BRIN

COS


 





TAPIOCA






TA

PI

O

CA








MACACO







MA

CA

CO



 


 




GOLEIRO






GO

LEI

RO




 

 




BICICLETA






BI

CI

CLE

TA



  





SOL








SOL



   




DENTE







DEN

TE





     




JANELA






JA

NE

LA






 




PERNILONGO






PER

NI

LON

GO









CAJU







CA

JU







LIVRO





LI

VRO

   




CADERNO






CA


DER


NO







GIRAFAS





GI

RA

FAS



 
RETIRADO DO BLOG PACTO PELA EDUCAÇÃO.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário