LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Leitura e
escrita são atividades que, desde quando o homem sentiu necessidade deampliar suas formas de comunicação, andaram juntas.
Não se concebe na atualidade,atividades
de leitura e escrita de forma dissociada. Assim, para que o aluno seja um bomescritor
é necessário que ele seja também um bom leitor. Bom leitor no sentido de
interpretar de forma coerente e
critica, algo lido. Desta forma, além das atividades de produção de textos propriamente
ditas, é importante que o professor tenha a preocupação de estar atento a
quatroaspectos que o leitor atende quando
lê: percepção da palavra, compreensão, reação eintegração. Isto quer dizer que, ao ler, nossos alunos além de RECONHECER
a palavraescrita devem COMPREENDER o
que leu, isto é, ligar a palavra ao seu significado; REAGIR À LEITURA, o que significa gostar ou não do que
leu, o que denota subjetividade;INTEGRAR, ou seja, relacionar o que leu com
outras partes do texto e com as suasexperiências anteriores sobre o
assunto.Isto ocorrendo vai favorecer o desempenho do aluno enquanto produtor de
um texto.Além das atividades de leitura, que
envolvem situações de interpretação,desenvolvimento da linguagem oral
(saber ouvir e falar), quando trabalhamos produção detexto com nossos alunos
devemos estar atentos a alguns aspectos importantes para que elessejam capazes
de produzir textos originais, criativos, coesos, coerentes.Dessa forma, para um
bom desempenho do aluno em situações de leitura e produçãode texto faz-se necessário promover o
desenvolvimento da sua capacidade de criação, deobservação, de reflexão,de discriminação, de participação, de
cooperatividade, de decisão e deação. Como sugestões para que isto ocorra
apresentamos as seguintes atividades:
. PARA DESENVOLVER A
IMAGINAÇÃO:
-Narre, para seus alunos, o final
de um filme e peça que eles imaginem o início.-Selecione
gravuras de uma história completa. Retire uma das cenas para os alunosrecomporem
de outras maneiras a história apresentada-Peça
seus alunos para:
•
observar o ambiente da sala de aula. Do ambiente
ele deverá escolher um objeto(enfeites, materiais escolares, móveis...) e
descrever o que ele representa, comoele se
sente, qual sua finalidade, etc.;Imaginar e escrever sobre:
•
Como as pessoas viveriam em casas só de vidro?
•
Como seria o mundo se todas
as coisas fossem vermelhas?
•
O que aconteceria se as
bicicletas fossem os únicos veículos de uma cidade?
•
Como seria o mundo se os pássaros vivessem só em
gaiolas?
•
Se pudesse morar na lua ou em marte? Qual desses
lugares escolheria? Quandomudaria para lá?
O que e quem levaria?Solicitar aos alunos:
•
Criar um
personagem fundamentado no real ou na fantasia. A professora dá oroteiro conforme achar conveniente.Exemplo de roteiro:
Peso e altura:Cor da pele e dos olhos:Idade: Local
onde mora (cidade, campo, praia):Companheiros:Profissão:De
que mais gosta:De que menos gosta:Está longe ou perto:Qual seu objetivo:Como se
comporta diante da chegada de uma pessoa.A partir do roteiro o aluno poderá
desenhar o personagem e, usando o códigoverbal escrito, criar um texto.
•
Organizar por escrito uma festa de aniversário
•
Imaginar e escrever um diálogo entre:- Duas pessoas- O rio e um barco- Uma porta e uma janela- O lápis e o caderno- A
mãe e o filho- A professora e o aluno- A chuva e o vento- A lua e a noite-
O sol e o dia- O sorriso e a lágrima
Informação para o professor
: Antes de sugerir que o aluno escreva um diálogo o
professor deve ter o cuidado de apresentar situações orais e leitura de
diálogos para exploração doassunto,
pontuação, conceito. Deve ainda, coletivamente, criar diálogos escritos.
. PARA DESENVOLVER O
PENSAMENTO ORIGINAL E FLUENTE:
Peça a seus alunos para:-Completar frases,oralmente, relacionando a qualidade ao nome.Exemplo: (A primeira frase já está completa)
•
Ligeiro como um coelho.
•
Ensolarado como
_________________.
•
Brilhante como
___________________.
•
Feliz como
______________________.
•
Alto como
_______________________.
•
Baixo como _____________________.
•
Macio como
_____________________.
•
Barulhento como
_________________.
•
Silencioso como
__________________ -Narre acontecimentos para
seus alunos solicitando que eles se imaginem comosendo
girassol, estrela, nuvem, coelho, árvore, carro, computador, telefone, etc.
Exemplo:
Você é uma flor. De que cor você é? Por qual nome você é conhecida? Deonde veio? Quem te colocou onde você se encontra? Você é feliz? Sim?,
Não? Por que?Fale sobre o lugar onde você está (Num jardim, numa floricultura, nas
mãos de alguém,num vaso, desenhada em uma
folha de caderno? PARA DESENVOLVER A COMPLEXIDADE E ELABORAÇÃO DE IDÉIAS:
Para desenvolver a
complexidade e a elaboração de idéias é necessário que o alunoadquira a habilidade de pesquisa, e as atividades, a seguir, poderão
ajudar.-Jornal falado: Peça a seus alunos para ouvir um noticiário da rádio ou
da televisão,escolher as noticias que achar mais
interessantes, escreve-las e escolher uma formainteressante
para apresenta-la aos colegas, como um locutor.-Entrevista :
Escolher uma pessoa e entrevistá-la.Exemplos: - Entrevistar a mamãe, o papai ou os avós
sobre os costumes deles em anosanteriores, o aspecto da cidade, os recursos de
comunicação e produzir um texto com asinformações
coletadas.- Entrevistar o diretor da escola, o supervisor, um professor, um
serviçal ouum colega sobre sua opinião a respeito de determinado assunto.
. PARA DESENVOLVER A
OBSERVAÇÃO:
Pedir aos alunos para:-Olhar para a sala, observando e procurando descobrir um detalhe antes
não percebido eescrever sobre ele;-Olhar para as mãos, explora-la (aberta, fechada, palma, dedos, articulações,unhas)
e procurar descobrir aspectos antes ignorados. Escrever sobre o
aspecto descoberto, senãoencontrar nenhum
aspecto novo, fazer uma narrativa da atividade de observação.- Observe sua rua
depois de uma chuva. Como ela fica? Escreva sobre o que observou.
. PARA DESENVOLVER A
CRIATIVIDADE:
Para desenvolver a criatividade o professor poderá
fazer uso de alguns jogos como osapresentados
abaixo-Escrever frases só com palavras
começadas com a letra “B”;-Escrever
o maior número de frases com 7 palavras apresentadas, sem acrescentar palavras novas. O tempo para formar as
frases deve ser marcado pelo professor.Asfrases formadas devem ter sentido;
Muitas outras atividades com
textos diversos como: poemas, narrativas, textoscientíficos, receitas, notícias
de jornais e revistas, panfletos, anúncios são possíveis de ser desenvolvidas com seus alunos. Coloque sua
criatividade em prática e verá como é fácil trabalhar leitura e produção de texto com seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário