SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-2013
PROJETO ELABORADO
E EXECUTADO PELA
Professora de Educação Física:Marta
Lemos de Jesus
Secretario
Municipal: Adilson Raul Silva
Especialista:
Divana de Fátima Das Mercês
PROJETO TRABALHANDO VALORES
“O aprendizado de valores :base para a
formação do cidadão .”
JUSTIFICATIVA
Educar!
Tarefa das mais difíceis ! Como se preparar na vida? Todo ser humano tem suas
crenças e como base nelas seus pensamentos e sentimentos ,em que culminam nas
atitudes.Acredita-se numa sociedade mais humana e justa .sem preconceitos ,em que os cidadãos
atuem compromissados com o bem comum.A escola se tornaria vazia e ineficiente
se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por
esse motivo ,torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as
“crenças” , inserindo no processo educacional valores que possibilitem a
formação integral de nossos alunos.
Período
de realização:06 de Fevereiro á 30 de Abril.
OBJETIVOS
O
professor ,entendendo que o agente
principal da escola é o aluno ,deverá:
· Propiciar
o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana ;
· Intensificar
o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a
oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o
fortalecimento da autonomia dos homens.
PROCEDIMENTOS
Os
valores a serem trabalhados durante as aulas de Educação Física, mas deverão
atravessar as áreas de conhecimento.O professor devera estar atento aos
melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas-
como uma noticia no jornal ou uma briga no recreio ,que mobilizem os alunos –
ou criadas pela sensibilidade do professor .
Valores
a serem trabalhados :
AMIZADE
– COOPERAÇÃO – RESPEITO –RESPONSABILIDADE –DISCIPLINA- HONESTIDADE –PACIÊNCIA
–PARTILHA–COMPANHERISMO.
Sugestão de atividades.
· Expor
o projeto e explicar como será trabalhado durante o segundo semestre letivo,
através da dinâmica do jogo das virtudes .
· Montar
a escada dos valores para cada turma envolvida.
· Assistir o filme A era do gelo.Um filme que aborda muito bem a
amizade ,o companheirismo , a honestidade e a ajuda ao próximo, ou outro que
melhor retratar o tema.
· Leitura
de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados.
· Atividades
referentes aos temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos , produções textuais
,interpretações ,etc.
· Avaliar
semanalmente a evolução do projeto com as turmas , verificar se houve
progressos , se não houve , quais os motivos .
· Utilizar-se
de músicas ambiente nas atividades.
· Realizar
dinâmicas ,trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamento e
atitudes.
· Confecção
de murais sobre valores fixados pela escola.
· Conversas
informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.
· Relatos
de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.
· Identificar
, registrar e praticar outros valores que adicionaremos às atividades e ao
nosso dicionário.
· Confeccionar
Dicionários dos Valores –Montar um livrinho registrando o valor e o significado
dele encontrado no dicionário.
· Registrar
semanalmente os erros , acertos e mudanças ocorridos .
· Na
escada dos valores , à medida que os objetivos forem alcançados pelos alunos, a
turma que chegar primeiro no topo da escada, receberá como prêmio ,a critério da escola.
· Paralelamente
, acontecera leitura semanal que pode ocorrer durante a execução do Hino
Nacional.
· Terminada
a leitura de mensagens e os desenhos prontos , será reconstruída coletivamente
a historia , baseando-se nos desenhos realizados.
· Cada
aluno fará o seu comentário do: “ como era antes” e “como é agora”.
· Montar
um livro por sala , escolhendo os melhores
desenhos.
Histórias
–Alguns contos e fabulas de Esopo e La Fontaine. Mensagens de reflexão;
Dinâmicas; “Fitas de Vídeo –“A era do gelo”, “Desenhos”.
Avaliação
A
avaliação do projeto ocorrera durante todo o processo de seu desenvolvimento,
envolvendo a observação da atuação dos professores, as atividades desenvolvidas
pelos alunos, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos
alunos no decorrer e ao final do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário