Existe Método ou Metodologia de Ensino Ideal?
Posted on
10:26
- by Meu Cantinho
In:
Método de ensino
Existe Método ou Metodologia de Ensino Ideal?
A educação tem passado por várias mudanças e reformas que às vezes gera até mesmo certa preocupação por parte dos professores e pais. Os pais questionam a aprendizagem dos filhos e professores questionam as dificuldades e a falta de interesse dos alunos e assim precedem as indagações: Devemos ter uma escola tradicional ou construtivista? Isso até parece que gostamos de dividir o mundo em dois, quando na verdade há incontáveis possibilidades.
Uma das perguntas que podemos fazer ao refletirmos sobre a educação neste final de século é: a educação hoje serve para o adestramento ou para dar ao jovem uma correta visão do homem e do mundo?
Educadores preocupados questionam qual o método ideal para desenvolverem suas atividades de que forma os alunos despertam interesse e aprendam? Qual a metodologia mais adequada?
Sabemos que não existe um método ideal, nem uma receita de ensino. O que precisamos saber é que o método significa caminho ou processo racional para atingir um dado fim. Agir com um dado método supõe uma prévia análise dos objetivos que se pretendem atingir, as situações a enfrentar, assim como dos recursos e o tempo disponíveis, e por último das várias alternativas possíveis. Trata-se, pois, de uma ação planejada, baseada num quadro de procedimentos sistematizados e previamente conhecidos. E que a Metodologia é o conjunto de métodos e técnicas aplicadas. No plano de aula, a metodologia deve estar embasada numa intenção ampla do professor, quanto às questões filosóficas, psicológicas e culturais e restritas quanto à aprendizagem dos conteúdos em si.
Por esta razão, é preciso que o professor ou a professora se pergunte quanto às suas intenções e tendências da escola. E quem são os alunos? O que se pretende desenvolver ou quais são as habilidades e competências a serem desenvolvidas a partir daquela ação ou daquela metodologia que será trabalhada?
Falar qual o método e metodologia que um professor deverá utilizar é muito complexo, pois quem conhece a realidade dos seus alunos é o professor, por isso que a minha intenção aqui é de colaborar de forma que cada professor conhecedor dos conceitos de métodos e metodologias, e que os professores ao planejar suas propostas pedagógicas, devem estar convictos da necessidade imperiosa de se buscar um estado de equilíbrio em que a conservação dos saberes adquirido não impeça a aquisição de novos saberes, onde seus alunos possam fazer a integração dos saberes. E obviamente elaborar um plano com metodologias variadas de forma que estimule os alunos, mas para isso os alunos precisam perceber interesse, verdade, confiança, segurança, e participação também por parte do professores.
RETIRADO DO BLOG DA LURDINHA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário