sexta-feira, 24 de maio de 2013

PROJETO DE LITERATURA O Bonequinho Doce

PROJETO DE LITERATURA O Bonequinho Doce

P


De: Rose Carmelita de Castro Campos Gonçalves


LIVRO: O Bonequinho Doce
AUTORA: Alaíde Lisboa de Oliveira

Sugestões de atividades:
- Explorando o livro:
# Mostre capa, explore- a bem.
# Fale sobre a autora: Alaíde Lisboa de Oliveira ( biografia – capa)
*** A autora ouviu esta história quando era pequena. Gostou tanto que prometeu a sua mãe que quando crescesse iria escreve – La para que outras crianças também pudessem conhece – La.
*** Com esta história vamos trabalhar com a questão da desobediência, do amor e da necessidade de vivermos em boas companhias.
# Não leia o livro todo em um único dia, vá deixando as crianças com vontade de “ quero mais!”.Crie um suspense parando de ler a história quando o bonequinho chega ao lago ( pág 24 e 25).
*** Será que o bonequinho vai ouvir o patinho e pular na água?
*** E se ele pular o que poderá acontecer com ele?
*** No outro dia termine de ler o livro.
# Confecção do boneco:
*** Material – argila, um pouquinho de açúcar,tinta guache para pintar as roupas no boneco.
*** Exposição dos bonecos – peça aos alunos para inventarem um nome para o boneco criado por eles.
*** Escrevendo sobre o livro ( em anexo).



PROJETO DE LITERATURA

LIVRO: O Bonequinho Doce
AUTORA: Alaíde Lisboa de Oliveira
Ilustrações : Ana Raquel
Editora: Lê

- Pensando sobre o texto
1 – Que motivo levou Lucinha e Lalá fazerem um bonequinho?
______________________________________________________________________________________________________________

2 – Você se lembra deste trecho da história?

“ O Bonequinho Doce ficou muito bonitinho!
Lucinha e Lalá levantaram o Bonequinho Doce.”

O que aconteceu logo depois?

_______________________________________________________-_______________________________________________________

3 – O Bonequinho Doce encontrou várias pessoas pelo caminho e todos lhe fizeram o mesmo pedido.

“ Bonequinho Doce, espere um pouco!”


Qual foi a atitude do Bonequinho?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Enumere a sequência dos fatos que mostram o que aconteceu com o “ irmãozinho” das meninas no lago.

( ) O patinho viu o bonequinho e gritou para que ele pulasse na água.
( ) O Bonequinho Doce ia sumindo, sumindo...
( ) O Bonequinho Doce viu um patinho na lagoa.
( ) Lalá começou a chorar.
( ) As meninas foram para casa fazer outro bonequinho.

5 – Leia:
“ E o novo Bonequinho Doce pensou : não vou fugir nunca...”

Por que ele teve este pensamento?

_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

- Participando do texto:
1 – Na sua opinião, por que as meninas colocaram açúcar na massa para fazerem o bonequinho?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
2- Leia:

Quando encontrava alguém pelo caminho o Bonequinho Doce falava sempre a mesma coisa: “ Corra, corra, senão vocês não me apanham”.


Para onde você imagina que o bonequinho ia com tanta pressa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Você já deixou de obedecer aos mais velhos (mais experientes ) e lhe aconteceu alguma coisa ruim? Conte como foi?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Produzindo texto
# Use a imaginação e conte uma aventura vivida por você e o bonequinho que você criou.
# Qual o nome do bonequinho?
# Onde vocês foram?
# Como terminou esta aventura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário