"Se desejamos formar seres criativos, críticos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos é o enriquecimento do cotidiano infantil com a inserção de contos, lendas, brinquedos e brincadeiras”.
Vygotsky (1896-1934)
BARALHO 1: BRINCANDO COM AS LETRAS
OBJETIVO: TRABALHAR SONS INICIAIS DE PALAVRAS.
INDICAÇÕES: CRIANÇAS PRÉ-SILÁBICAS
ORIENTAÇÕES: Por sorteio escolhe-se o carteador. Ele embaralha as cartas e distribui 4 cartas, uma a uma, para cada participante (pode-se participar de 2 a 6 pessoas). As cartas que sobraram são colocadas no centro da mesa e será o “monte de compras”. O jogador sentado a direita do carteador inicia o jogo comprando uma carta do monte de compras e antes de descartar poderá baixar jogos na mesa, os jogos válidos são duplas (letra e figura). O jogador deverá descartar uma carta. As cartas descartadas ficam expostas no centro da mesa. O próximo jogador poderá pegar uma carta no “monte de compras” ou no descarte. Caso o jogador pegue uma carta no “monte de compras”, ou da mesa, ele deverá descartar outra na mesa. Vence o jogo quem bater, ou seja ficar sem nenhuma carta na mão..
VARIAÇÃO: ESSE MESMO MATERIAL PODE SER USADO PARA JOGO DA MEMÓRIA.
CARTAS DO BARALHO PARA SEREM RECORTADAS:
Rir faz bem
-MIAU, MIAU, MIAU...
O tempo passava e ele ouvia:
-MIAU, MIAU, MIAU...
Depois de várias horas e já com muita fome o rato ouviu:
-AU! AU! AU!!!
Então ele deduziu: "Se tem cachorro lá fora, o gato foi embora".
Saiu disparado em busca de comida. Nem bem saiu da toca o gato CRAU!...
Inconformado, já na boca do gato perguntou:
- Pô gato!!! Que palhaçada é essa, você latindo???
E o gato respondeu:
- Meu filho, hoje nesse mundo "globalizado" quem não falar pelo menos dois idiomas.. MORRE DE FOME!!
Sugestão de atividade
JOGO DA MEMÓRIA
OBJETIVO: Desenvolver a consciência fonológica da sílaba inicial da palavra.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
1. Mobilização de conhecimentos prévios a partir de questionamentos e apresentação de imagens de animais:
· Vocês já foram ao zoológico? Que animais encontraram lá?
· Vocês conhecem todos esses animais?
· Com a turma, apresentar algumas características dos animais apresentados.
- Construção de lista com nome dos animais. O professor registra no quadro o nome dos animais a medida que as crianças forem falando.
LENDO E COMPREENDENDO:
1.Leitura com a turma da lista.
2.Fazer questionamentos a cerca dos animais: (Esses questionamentos pode se configurar como uma atividade da aquisição da escrita)
· Dos animais que aparecem na lista quais são herbívoros, ou seja, se alimentam de folhas?
· Quais animais vivem na água?
· Quais animais vivem na terra?
· Dos animais dessa lista, quem tem algum em casa?
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
- Apresentar duas imagens para escrever o nome dos animais.
- Dos animais que aparecem na lista, escolha dois que podemos criar em casa e escreva no seu caderno.
- Leia as palavras. Escreva quantas vezes você abre a boca para falar
PALAVRA
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QUANTAS SÍLABAS AO TODO?
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QUAL PRIMEIRA SÍLABA?
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QUAL ÚLTIMA SÍLABA?
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GALINHA
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JACARÉ
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PATO
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PAPAGAIO
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OBS: Usar a cartela didática nº 7
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Escreva o nome do animal que você mais gosta.
JOGO DA MEMÓRIA
Material:
Imagens de animais (pares serão formados a partir da igualdade de sons da sílaba inicial) /colar em cartolina ou duplex
REGRAS DO JOGO:
Organizar duplas de jogadores;
Espalhar cartelas com imagens viradas para baixo;
Cada criança, na sua vez, vira duas cartas para tentar encontrar figuras que tenham o mesmo som inicial; ex: jacaré/javali arara/abelha
Ganha o jogo quem consegui o maior número de cartelas.
Rotina didática
Planejamento trava-línguas
BENEDITO BENTO BRITO BRÁS
PEDRO PAULO PEREIRA PRADO
PEDRO PONTES PEDROSA
RAMON RAMOS ROMÃO
ROSA ROSÁRIO RESENDE
VINÍCIUS VAZ VIEIRA VASCONCELOS
JOÃO JORGE JUNQUEIRA JÚNIOR
OBJETIVO: TRABALHAR A CONSCIÊNCIA DA PALAVRA.
TEMPO PARA GOSTA DE LER
Opção de cada professor
RODA DE LEITURA E ORALIDADE
Leitura de trava-língua p.31 (proposta) p.7 (caderno do aluno): BENEDITO BRÁS BRITO
1.MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS
· QUANTOS NOMES DE PESSOAS VOCÊS CONHECEM COM A LETRA B?
· E SOBRENOMES?
2.FAZER A LEITURA DO TRAVA-LÍNGUAS EXPOSTO EM CARTAZ (de maneira pausada)
LENDO E COMPREENDENDO
1. PERGUNTAR AOS ALUNOS SE NO TRAVA-LÍNGUA APARECEM NOMES CITADOS POR ELES.
2. O PROFESSOR FARÁ A LEITURA DE FORMA RÁPIDA PARA QUE OS ALUNOS PERCEBAM A SONORIDADE.
3. SOLICITAR A UM VOLUNTÁRIO UM NOME COM A LETRA J E PINTAR.
O PROFESSOR FARÁ A ANÁLISE ESTRUTURAL:
· QUAL A PRIMEIRA LETRA?
· QUANTAS LETRAS TÊM ESSA PALAVRA?
· QUANTAS VEZES ABRIMOS A BOCA PARA PRONUNCIÁ-LA?
SOB O COMANDO DO PROFESSOR, OS ALUNOS PINTARÃO NO CADERNO DE ATIVIDADES OS NOMES QUE APARECEM NO TRAVA-LÍNGUA.
TEMPO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA
OBJETIVO: COMPOR LINGUISTICAMENTE AS PALAVRAS QUE APARECEM NO TRAVA-LÍNGUA.
ESTRATÉGIA: COMPLETAR O ACRÓSTICO COM ALGUNS NOMES QUE APARECEM NO TRAVA-LÍNGUA.
PAULO/ JORGE/ BENEDITO/ RAMON/ JOÃO
ESTRATÉGIA: ESCREVER O ACRÓSTICO NA LOUSA, FAZER A CONSTRUÇÃO COLETIVA E PEDIR QUE CADA ALUNO FAÇA O REGISTRO EM SEU CADERNO.
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
ESCREVER DE ACORDO COM SUAS HIPÓTESES OS NOMES DE PESSOAS QUE APARECEM NO TRAVA-LÍNGUA.
ESTRATÉGIA: O ALUNO ESCOLHERÁ O NOME QUE MAIS GOSTOU NO TRAVA-LÍNGUA.
Proposta Pedagógica de Amália Simonetti
Proposta Alfabetizar Letrando tem como desafio: alfabetizar e letrar, com qualidade, as crianças do 1º ano do ensino fndamental Estado da Bahia.
Alfabetizar letrando significa propiciar ao mesmo tempo a aquisição da leitura e escrita e a inserção na cultura escrita; é possibilitar ao aprendiz a compreensão do sistemaescrito em/no uso das práticas sociais, culturais de leitura, oralidade e escrita e dos procedimentos nelas envolvidos: os procedimentos do falante, do ouvinte, do leitor e do escritor.
A linguística como ciência da língua/linguagem fundamenta a proposta didática. Para alfabetizar temos, necessariamente, de recorrer aos estudos da linguística que abarcam várias áreas: fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, análise do discurso, sociolinguística e a psicolinguística.Alfabetizar letrando significa propiciar ao mesmo tempo a aquisição da leitura e escrita e a inserção na cultura escrita; é possibilitar ao aprendiz a compreensão do sistemaescrito em/no uso das práticas sociais, culturais de leitura, oralidade e escrita e dos procedimentos nelas envolvidos: os procedimentos do falante, do ouvinte, do leitor e do escritor.
Sociolinguística como Prática Social
de Linguagens Humanas
Bakhtin afirma que não basta apenas se apropriar do código alfabético. Os aprendizes precisam mergulhar na linguagem experimentando e vivenciando os sentidos dos enunciados, da comunicação verbal.
Alice no País das Maravilhas
A Lebre retrucou...
― “vejo o que como” não é a mesma coisa de “como o que vejo”...
― “gosto de tudo que tenho” não é a mesma coisa de “tenho tudo que gosto”...
― “respiro quando durmo” não é a mesma coisa de “durmo quando respiro”...
Psicolinguística – a psicogênese da língua escrita
Os estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky mostram que o aprendiz, até apropriar-se do sistema alfabético, formula várias hipóteses sobre a escrita.
Apropriação do sistema alfabético
Aprender a ler e escrever
Para a apropriação do sistema alfabético, é indiscutível a importância de se propor aos alunos atividades que provoquem reflexão metalinguística.
As atividades de análise fonológica para a reflexão da sonoridade/sílabas das palavras e as atividades de análise estrutural para a reflexão da composição das letras nas palavras.
Atividades de análise fonológicas para que ele compreenda que a escrita representa os sons das palavras...
Atividades de análise estrutural para que ele compreenda como a escrita representa.
ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA OS ALUNOS
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