Processo de acolhimento das crianças e das
famílias
Objetivos
- Envolver as famílias que chegam à escola pela
primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.
- Incluir as crianças na construção do espaço e do
tempo da escola (rotina)
- Acolher as singularidades de cada criança e
incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.
- Mediar as experiências da criança com a
cultura
Conteúdos- Inclusão das famílias no processo de
adaptação
- Envolvimento das crianças na construção da
rotina
- Respeito e valorização das singularidades das
crianças
- Mediação das experiências da criança com a
cultura
Idade
2 e 3 anos (a sequência pode ser adaptada para
acolher crianças de até 5 anos)
Tempo estimado
Duas semanas
Materiais necessários- Objetos para casinha,
bonecas, carrinhos, giz ou fita crepe, massinha, papel para desenho,
fantasias;
- Uma caixa de papelão;
- Uma foto de cada criança;
- Fotos ou desenhos de situações da
rotina;
- Livros de literatura infantil.
Flexibilização
Para crianças com deficiência física
Para incluir crianças com deficiência física nos
membros inferiores, o primeiro passo é garantir a acessibilidade dos espaços da
creche. Faça um passeio com a criança pelas salas e áreas externas e apresente-a
aos colegas. Deixe que as crianças interajam e conversem. Caso as crianças
tenham dúvidas, como por exemplo "por que ele não anda?", responda de forma
clara. Aproveite a oportunidade para contar a todos que a limitação motora do
colega, de forma alguma o impede de fazer as atividades propostas, mas que, para
algumas ações, ele pode precisar de ajuda. Explique isso à criança com
deficiência física e mostre que ele pode recorrer a você ou aos colegas sempre
que precisar. Conte com a ajuda da família para compreender melhor as
necessidades e hábitos da criança. Procure manter objetos ao alcance dos
pequenos e respeite o tempo de aprendizagem da criança.
Desenvolvimento
A adaptação começa antes da entrada da criança na
escola. Solicite, portanto, aos familiares que preencham previamente uma ficha,
ou então, realize uma entrevista com perguntas que retratem quem é a criança:
seu nome, se possui irmãos na escola, suas brincadeiras preferidas, comidas que
aprecia ou não, se possui objetos de apego, chupeta e o que costuma gerar
conforto ou desconforto emocional (por exemplo, a resistência para relacionar-se
com pessoas estranhas).
Ao ler as fichas e estabelecer um primeiro contato
com as crianças inicie o planejamento.
1º dia
Organize o ambiente contemplando, também, as
preferências observadas nos relatos das famílias: por exemplo, um canto de
casinha com carrinhos de boneca e bonecas; um outro, com carrinhos e algumas
pistas desenhadas no chão com giz ou fita crepe; um canto com massinha ou
materiais para desenho. O tempo de permanência da criança na escola pode ser
aumentado gradativamente, mas é importante que nos primeiros dias uma pessoa de
sua referência afetiva permaneça o tempo que for necessário próximo dela, mesmo
que seja em outro lugar que não seja a sala de aula.
Já neste primeiro dia mostre que houve interesse
em conhecer a história de cada um, faça comentários do tipo: "João, sua mãe me
contou que você gosta muito de bola, você viu que aqui nesta sua escola você
pode brincar de futebol? Veja quantas bolas separei para você, quer brincar
comigo?", ou: "Marina, eu já sei que você adora massinha, vamos fazer um bolo e
uma festa com seus novos colegas?".
No encerramento dessa proposta, anuncie para as
crianças o que será feito a seguir. Faça um passeio pela escola e apresente os
espaços e pessoas que pertencem a este lugar. Em seguida, apresente uma
brincadeira cantada para as crianças e os pais. No final do dia faça uma roda de
conversa com as crianças e relembre o que observou de mais significativo do
movimento do grupo; narre algumas cenas que revelaram envolvimento, interesse e
anuncie o que viverão no dia seguinte.
Solicite aos pais uma foto da criança para que
seja organizado um canto do grupo na sala de aula.
Avaliação Observe e registre posteriormente as
crianças que mais se envolveram com as propostas e as mais resistentes à
aproximação dos adultos para pensar em formas de convite e construção de
vínculos nas próximas situações.
2º dia
Organize os cantos de atividades diversificadas de
desenho, massinha, jogos e fantasias e compartilhe com as crianças as opções que
terão neste dia. Procure circular pelos diferentes cantos e participe das
situações junto com os pequenos.
Num outro momento, apresente para as crianças o
canto que foi escolhido para colocar as suas fotos e envolva-as nesta situação.
Crie um contexto de interação neste momento: ao colocar as fotos no painel cante
músicas com os nomes das crianças ou então faça uma brincadeira referindo-se a
algumas características físicas ou ações observadas no dia. Por exemplo: "esta
menina que vou mostrar agora brincou muito de bola, comeu muita banana e está ao
lado do Lucas. Quem será?"
Faça a leitura de uma história e mostre onde será
o canto de livros do grupo.
No final, apresente uma caixa onde ficarão os
objetos trazidos pelas crianças de casa.
Solicite aos pais que façam um desenho com seus
filhos e tragam no dia seguinte para ser colado nesta caixa. Se possível tire
uma foto do grupo para identificar este objeto que será de todos.
Avaliação Observe a movimentação das crianças nos
cantos e a forma de envolvimento com as propostas. Anote como foram as reações
daquelas crianças mais caladas, das que resistem aos contatos, ou mesmo daquelas
que demonstram uma certa euforia diante de tanta novidade.
3º dia
Faça mais uma vez a brincadeira com as fotos das
crianças e com as músicas "A canoa virou"; "João roubou pão". Proponha mais uma
vez os cantos de atividades diversificadas de massinha, casinha, pistas de
carrinhos e bichos.
Monte com as crianças a caixa onde ficarão seus
objetos e escolham um canto onde ela ficará guardada.
Compartilhe mais uma leitura e guarde mais um
livro na biblioteca que será do grupo.
Encerre o dia recuperando oralmente o que foi
vivido pelas crianças e anuncie algo que as aguardará no dia seguinte. Faça
também um clima de surpresa, de expectativa para as novas
experiências.
Avaliação Invista na interação com as crianças que
demonstram maior dificuldade e resistência. Chame-as para pegar algum material
com você para a organização do ambiente, sente-se ao lado para fazer um desenho,
faça você um mesmo um desenho ou escultura de massinha para que leve para casa e
observe as reações a estas formas de convite. Não se esqueça de que aquelas
crianças que aparentemente estão achando que tudo é uma "festa", merecem um
olhar especial, um colo, momentos de atenção para se entregarem às propostas e
para compreenderem o que está acontecendo com elas.
4º dia
Receba as crianças com os cantos de atividades
diversificadas (no mínimo 3). Faça mais uma vez a brincadeira com as fotos.
Apresente em forma de desenho ou por meio de fotografias das crianças, cada
situação da rotina (o professor deve organizar este material previamente).
Converse com as crianças o que fazem em cada momento e organize junto com elas a
sequência temporal das atividades. Diga que essas fotos ou desenhos ajudarão a
saber o que farão na escola e que logo após o lanche ou então da brincadeira no
parque, por exemplo, seus pais voltarão para buscá-las. Cole o quadro da rotina
num lugar de fácil acesso para as crianças.
Avaliação Ao anunciar os momentos que retratam a
rotina, diga às crianças que ainda choram e demonstram sofrimento em estar neste
novo ambiente, quais são as situações que viverão e quando será o momento de
reverem as pessoas de sua família todos os dias. Observe as reações e sempre que
chorarem recorra a esta estratégia para ajudar a tranquilizar as
crianças.
5º dia
Receba as crianças em roda e conte que escolheu
montar os cantos que mais gostaram no decorrer da semana. Quando encerrar,
recorra ao quadro da rotina para situar o que farão a seguir. Faça mais uma
leitura e guarde mais um livro na biblioteca do grupo. Comente que, aos poucos,
conhecerão muitas histórias. Em seguida, mude a atividade e faça com o grupo uma
salada de frutas (se possível, peça no dia anterior que cada criança traga de
casa uma fruta). Ou então, no lanche, faça um piquenique no espaço externo da
escola.
Encerre o dia com uma brincadeira. Conte que
ficarão dois dias em casa sem vir para a escola, mas que muitas novidades as
aguardam na próxima semana. Fale que brincarão muito e que o professor estará
sempre presente quando precisarem de algo.
Avaliação Ajude as crianças mais resistentes à
aproximação a transformarem sentimentos em palavras. Reconheça os desafios ainda
existentes, mas reafirme que na próxima semana estará novamente na escola para
recebê-las e investigar quais são as brincadeiras e outras situações que lhes
farão se sentir bem neste ambiente. Se possível, empreste algum livro ou
brinquedo e peça para que cuide bem e traga novamente para a escola na próxima
semana. Isso ajudará neste processo de construção de vínculo com a escola e com
o educador.
Fonte nova Escola.
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