TRABALHOS 3º ANO - 1º BIMESTRE
Turma: 2º ano do 2º ciclo
(4ª)
Conteúdo:
O homem e as relações presentes na natureza:
Tipos de poluição: Poluição atmosférica, Poluição
Hídrica, Poluição do solo, Poluição sonora, Poluição Luminosa, Poluição
Visual.
Objetivos:
-
Conhecer os tipos de poluição.
-
Identificar os agentes causadores da poluição.
-
Registrar os danos que causam ao homem e ao meio ambiente.
-
Compreender o modelo atual do desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
Desenvolvimento:
-
Em uma roda de conversa será feito uma investigação do que é poluição.
-
Através da exposição de slides que instigam os alunos a lembrar acontecimentos que eles já tenham vivenciado.
-
Abriremos um debate para maior interação e entendimento do conteúdo.
-
Como atividade os alunos se dividiram em 7 grupos de 5, faremos a distribuições de materiais impressos(revistas , jornais , livros etc.) onde cada grupo pegará um tipo de poluição e ficará responsável em confeccionar um cartaz sobre o mesmo.
-
Em atividade para casa cada aluno trará sugestões para que possamos melhorar com essas poluições.
Recursos.
-
Pen drive, TV, mídias impressas , cartazes, canetinha, cola .
Avaliação:
-
Será continua , sendo considerada a participação oral.
-
Através do trabalho feito em sala de aula e da atividade proposta para a casa.
ELIANE/ CLAUDIA/ MARIA EMÍLIA/ JANESLEY
Plano de Aula
Turma : 1º
ano (antigo 1º série)
Áreas de
conhecimento:
· Quatro estações do
ano
Conteúdo/assunto:
· Quatro estações do
ano
· Atividades em
anexo
· Um texto sobre as quatro
estações
Objetivo:
· Desenvolver ao aluno o conhecimento
de cada estação do ano.
Desenvolvimento:
Começar a
contar uma historinha das quatro estações, identificarem cada uma delas mostrar
a elas a diferença de cada estação do ano. Em seguida darei uma atividade de
desenho de cada estação e identificar cada uma delas, onde eles pintaram cada
estação com a cor identificada.
Avaliação:
Avaliaria
cada desenho e sua criatividade.
Recursos:
· Papel sulfite
· Lápis de cor
· Giz de cera
· Lápis preto
· Gravura de cada estação do
ano.
CAMILA, FRANCIELI PEREIRA, JOSENEI
Plano de aula
Conteúdo:
Enciclopédias
Objetivos:
Despertar o interesse pela pesquisa,
Desenvolver a socialização.
Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula explicando a historia da
enciclopédia o que é e como funciona. Logo após levaremos os alunos no
laboratório de informática para que em dupla pesquisem sobre qual é a esporte de
cada país, para finalizar na Wiquipédia a enciclopédia virtual explicaremos que
hoje nós estamos na era tecnológica.
Avaliação: Desempenho nas atividades
propostas.
Referencia:
www.wiquipedia.com
ADRIANA/ ANA ROSA/ ERIANE/ LUANA
Conteúdo: Pontos Cardeais
Área do Conhecimento: Estudos da Natureza e
Sociedade
Objetivos: Reconhecer o espaço e a localidade de
seu país, estado e capitais;
Identificar as regiões Norte, Sul, Leste
e Oeste do Brasil e do seu Estado de origem;
Desenvolvimento: A aula inicia com indagações sobre o
mundo, onde fica o nosso país, seus estados e regiões, buscando o envolvimento e
o conhecimento prévio da turma. Em seguida faremos a demonstração do Globo
Terrestre para identificarmos a localização do nosso país. Após feito isso
abriremos o mapa do Brasil e apresentaremos os seus estados e capitais, em
seguida será entregue uma atividade impressa com o desenho de um mapa do nosso
estado, para que os alunos pintem as regiões Norte, Sul Leste e Oeste e depois
colem no caderno. Para os alunos melhor identificarem podemos mostrar também o
Atlas. Depois de feito isso faremos uma atividade juntos no quadro separando com
eles quais são os estados que fazem parte do Norte, Sul, Leste e Oeste do nosso
país. Encerraremos a aula fazendo uma leitura juntamente com eles dos nomes dos
estados e suas respectivas capitais.
Recursos: Globo Terrestre, Mapa Do Brasil, cola
lápis de cor, quadro.. Etc.
Avaliação: Será feita através da realização e
participação dos alunos nas atividades realizadas.
ALINE, ANA CLAUDIA,
MARYCLEIA, SIRLEA
Conteúdo:
Escrita, Leitura e Interpretação
Objetivos:
<!--[if
!supportLists]-->·
<!--[endif]-->Trabalhar com a imaginação do
aluno;
<!--[if
!supportLists]-->·
<!--[endif]-->Apresentar diferenças entre reportagens e
propaganda;
<!--[if
!supportLists]-->·
<!--[endif]-->Identificar a capacidade de registrar fatos
relatados.
Iniciaremos a aula com um texto informativo sobre a
trajetória histórica da propaganda. Em seguida apresentaremos um vídeo onde
aparecem propagandas antigas e recentes. Na sequência, realizaremos uma roda de
conversa para que possam comentar sobre o vídeo e relatar alguma propaganda de
seu interesse.
Posteriormente, pediremos para que os alunos
façam uma propaganda de algum produto, utilizando a imaginação e
criatividade.
Avaliação
Será feita continuamente, pela participação e
colaboração de cada um, analisando se os objetivos específicos foram
alcançados.
ANGELA, LUCIANDRÉIA, JACQUELINE,
RENI
RECURSO: História em quadrinhos
CONTEÚDO: Alimentação Saudável
TURMA: 4º ano (3º série)
OBJETIVOS
· Compreender a importância dos diversos tipos de
alimentos;
· Distinguir os diferentes tipos de
frutas;
· Valorizar a incorporação de frutas em sua
alimentação
DESENVOLVIMENTO
· Faremos a leitura da história em quadrinhos “Magali e
Dudu em: O caso do apetite desaparecido”
· Em roda de conversa faremos a discussão/interpretação
da história (Ex: Por que Dudu não gostava de comer suflê com abobrinha, Magali
estava certa com seus hábitos alimentares, por que precisamos comer frutas e
verduras, quais frutas que os alunos mais gostam...)
· Aplicaremos a “dinâmica das frutas”, vendando os
olhos do aluno, lhe ofertaremos um pedaço de determinada fruta, o aluno terá que
adivinhar através do olfato e paladar de que fruta se trata
· Como tarefa de casa os alunos produzirão sua própria
história em quadrinhos contando sobre algum fato/acontecimento desta
aula.
RECURSOS:
História em quadrinhos, gibi ou TV Pen drive, frutas, venda para os olhos,
papel, sulfite, lápis de cor, recortes, cola, tesoura.
ROSALINA/ SIMONE/ SOLANGE
Plano de
Aula
Conteúdo: Dia internacional da
mulher Turma: 2º ano do 2º
ciclo.
Objetivos:
- Reconhecer a importância da
mulher na sociedade.
- Valorizar a atuação da mulher
na sociedade moderna.
- Analisar as diferentes épocas
em que a mulher se situa.
Desenvolvimento:
· Iniciaremos a aula com apresentação dos slides e em
seguida a leitura sobre o texto “O dia da mulher”.
· Conversaremos com os alunos a respeito do assunto,
extraindo deles o conhecimento sobre a mulher moderna e a mulher antiga,
destacando a sua ascensão ao mercado do trabalho.
· A seguir, dividiremos a turma em 6 equipe,
distribuindo cartolinas e revistas para que confeccionem cartazes sobres a
mulher com tema livre.
· Finalizaremos a aula com exposição e explicação dos
cartazes feitos pelas equipes.
Recursos
:
Revistas impressas, cola, cartolina, tesoura, canetinha,
slides, tv, pendrive, controle da tv.
LINGUAGEM ESCRITA: Produção
das matérias de um jornal
ARTES: Ilustração das matérias
OBJETIVOS:
Apreciar a leitura
valorizando-a como fonte de
informação
Conhecer os diferentes gêneros
literários
Identificar as etapas de
elaboração do jornal
DESENVOLVIMENTO
Iniciaremos a aula com uma roda da conversa, verificando
o que as crianças sabem sobre o
jornal. Questionando-as sobre o que é um jornal? Para que serve? Quais as partes que o
compõem? Tem contato com jornais?.
Após essa conversa mostrarei um jornal para as crianças, para que estejam manuseando.
RECURSOS:
Jornal, papel sulfite, lápis de cor, borracha, lápis
.
AVALIAÇÃO:
Será feita na sala de aula através da realização das
atividades propostas.
ATIVIDADES
Agora que já sabemos a
importância do jornal, como ele é formado, vamos criar um jornal da sala. Em
nosso jornal deve conter:
Uma página de noticias
Fofocas
Dicas de beleza
Acontecimentos
Classificados
Horóscopo
Aniversariantes
Receitas
E não esqueça de dar um nome ao nosso
jornal
Pesquise e se possível traga a
sala jornais de outras cidades.
Conteúdo: Leitura, interpretação, escrita,
arte.
Áreas do Conhecimento:
Linguagem
oral e escrita: Rimas, poesias,
leitura.
Arte:
Ilustração
Objetivos:
Desenvolver o hábito de
leitura;
Ensinar a interpretar uma
imagem ou poesias;
Identificar as
características do cordel e as rimas.
Desenvolvimento:
Iremos
mostrar slides sobre a história do Cordel,após o vídeo faremos uma roda de
conversar para discutir sobre as características do Cordel. E para finalizar
pediremos que façam uma ilustração da poesia “Cordel
Cultura”.
Avaliação:
Será pelo interesse individual e coletivo.
Recursos:
TV, lápis de
cor, lápis, borracha, sulfite.
Atividade:
1) Fazer a poesia “Cordel
Cultura”,em forma de ilustração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário