METODOS PEDAGOGICOS
Existe uma diferença entre a escola que é partidária de uma teoria pedagógica e
uma escola que adota um método pedagógico, ou seja, a instituição pode seguir
determinada teoria de aprendizagem, usando a base teórica de determinado método
para guiar seu currículo ou a escola pode trabalhar em sua totalidade com esse
método, guiando totalmente sua ação pedagógica por ele.
Não é raro,
hoje em dia, as escolas que seguem a linha de pensamento Construtivista e usam o
Método Fônico por exemplo, ou as escolas que seguem a linha Montessoriana mas
mesmo assim dividem seus alunos por faixa etária tradicionalmente.
O
importante aqui é especificar a base do pensamento de cada Método, o pensamento
central, pois na sala de aula é de extrema importância que o Professor saiba as
razões de sua pratica, o porque de determinada atividade, como agir em situações
adversas... E para isso é indispensável que a Escola e o Professor tenham uma
visão clara do Método que irão adotar, mesmo que em parceria com outros
métodos.
Construtivismo: O conhecimento é construído a partir da
interação entre a criança e o meio, o professor segue como mediador,
facilitando, guiando essa criança no seu próprio caminho rumo ao
desenvolvimento. Para Piaget é fundamental permitir que a criança desenvolva
suas próprias teorias e hipóteses a respeito da escrita para garantir o
raciocínio, mas nunca com repetições mecânicas de conteúdo. ( Algumas escolas
adotaram o pensamento Construtivista mas mantem em seu currículo atividades de
repetição e treino do alfabeto por exemplo, trabalhando de maneira atual,
levando o aluno a uma maior interatividade com o texto, mas mantendo em certos
pontos atividades tradicionais). Na alfabetização o Construtivismo usa o método
global, apresentando o texto ou a palavra em sua totalidade, permitindo assim a
assimilação da palavra sem o trabalho individual das famílias, das vogais,
consoantes etc... Esse contato se faz de forma natural conforme a criança vai
aproximando seu mundo do universo da escrita e da leitura.
Montessori
: Na alfabetização usam o método fonético, apresentando a letra com o som,
associando o som a uma imagem conhecida. ( Muito usado em todas as escolas
independente do Método adotado pela instituição.) O Professor representa a
ligação entre o material e a criança, usa-se muito os sentidos, materiais como
blocos de madeiras, cubos, tudo para propiciar o equilíbrio da criança com seu
meio. Não é apenas uma técnica de alfabetização mas um Sistema, que tem como
princípio desenvolver a inteligência. A compreensão das coisas a partir delas
mesmas, a liberdade da criança, o desenvolvimento da totalidade da
personalidade.
Freinet : Ao invés de se preocupar com a
exatidão gramatical ou o aprendizado buscado no Método Tradicional ele
trabalhava muito mais com a criatividade dos alunos, procurando estimular a
capacidade de expressão e crianção de cada um. Um inseto observado servia de
tema para uma aula e o próprio texto dos alunos era divulgado como material.
Nasceu da observação da falta de interesse dos alunos pelo texto escolar e da
grande participação dos mesmos em temas da sociedade e da vida ao seu redor. O
professor é um orientador, usa seu conhecimento como instrumento de mediação, é
o amigo que aprende junto com seus alunos. A aprendizagem se dá por
experimentos, ou seja, a criança vai dando seus passos até acertar. Apesar de
pouco conhecido, em minha opinião, é de grande valia na prática pedagogia...
saber observar o aluno, perceber seus interesses, permitir que esses interessem
façam parte da vivencia escolar. Tudo isso é muito usado em sala de aula, muitos
professores trabalham nessa totalidade mesmo sem saber que seus princípios
vieram de Freinet.
Waldorf : Na Escola Waldorf cada idade tem
suas necessidades especiais, e trabalham muito rigidamente essas fases. No
primeiro período por imitação, dos 7 aos 14 por meio da vivência de sentimentos,
emoções e estética, dos 14 ao 21 a enfase se dá na ética, tornando-se cognitiva.
Procura um equilíbrio entre os trabalhos artísticos, acadêmicos e práticos,
educando a criança como um todo, envolvendo a emoção, o físico e o cérebro. O
professor é um profundo conhecedor do ser humano, deve agir com amor e basear-se
nesse sentimento ao construir sua relação com os alunos, deve ser criativo e
afetivo.
Inteligencias Múltiplas: A inteligencia não é mais
apenas a capacidade de entender alguma coisa, é também a criatividade, a
compreensão. Não se trabalha mais apenas com a lógica matemática e com a
linguística, mas também com as inteligências espaciais, musicais,
corporal-sinestésicas, naturalista, intrapessoal, interpessoal e existencial. A
criança passa a ser vista em sua totalidade, e seus talentos ou habilidades
antes ignoradas pela escola passam a ser estimuladas. o professor deve abandonar
o conceito unitário de inteligencia e passar a ver-se como um estimulador de
talentos.
Método Tradicional : O aprendizado se dá de forma
mecânica e repetitiva e o professor é autoridade absoluta na relação de
aprendizado, ele expõe seu conhecimento por meio de textos ou de forma verbal e
cabe ao aluno assimilar o que foi exposto. O conhecimento e os valores sociais
são tidos como verdade absoluta e repassado aos alunos no decorrer do tempo.
Retirado do blog Dicas Pedagogicas.
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