Língua Portuguesa: Expectativas de Aprendizagem para o 3º ano do E.Fundamental
As expectativas de
aprendizagem para o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental
orientam-se em torno dos usos da linguagem oral – fala e escuta; da linguagem escrita
– leitura e produção escrita de textos; e, ainda, em torno a análise e reflexão sobre a
língua e a linguagem, em que se abordam, prioritariamente, os spectos envolvidos na
linguagem que se usa para escrever; e os envolvidos no uso dos padrões da
escrita.
AO FINAL DO 3º ANO DO
CICLO I- ESPERA-SE QUE OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE:
NA
LEITURA
Esferas
jornalísticas e cotidiana – carta de leitor
Propostas relacionadas neste
material – Seqüência de Cartas de Leitor; Atividade permanente Leitura de revistas
RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
-
Relacionar a carta à situação comunicativa e aos suportes em que circulam originalmente, observando as relações entre a carta e outras matérias jornalísticas.
-
Estabelecer conexões entre os textos e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
-
Explicitar o assunto dos textos.
-
Inferir os sentidos dos textos, por meio da análise de palavras ou expressões que constituem os textos e de outras informações do contexto de produção e circulação do texto (interlocutores, finalidades...).
-
Recuperar informações explícitas.
Esferas jornalística e escolar
– reportagens e textos de divulgação científica –
expositivos
Proposta relacionada neste
material – Projetos “Meios de Comunicação” e “Produção e Destino do lixo” – Ler para
Estudar; Atividades permanentes: Roda de Jornal, Leitura das revistas RECREIO e
CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
-
Relacionar os textos às situações comunicativas e ao suportes em que circulam originalmente.
-
Estabelecer conexões entre os textos e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
-
Explicitar o assunto dos textos.
-
Inferir os sentidos dos textos, por meio da análise de palavras ou expressões que constituem os textos, e de outras informações do contexto de produção e circulação do texto (interlocutores, finalidades...).
-
Correlacionar causa e efeito, problema e solução, fato e opinião.
Esfera
Literária / Verso e Prosa – FÁBULAS
Proposta relacionada neste
material: Um projeto com fábulas
Relacionar as fábulas às situações comunicativas e ao suporte em que circulam originalmente.
Relacionar as fábulas às situações comunicativas e ao suporte em que circulam originalmente.
- Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
-
Estabelecer a relação entre o título e o corpo do texto ou entre as imagens (fotos, ilustrações) e o corpo do texto.
-
Inferir os sentidos dos textos para a leitura, por meio da análise de palavras ou expressões que constituem os textos e de outras informações do contexto de produção e circulação do texto (interlocutores, finalidades...).
-
Recuperar informações explícitas.
-
Estabelecer relação entre a moral e o tema da fábula.
PRODUÇÃO
ESCRITA DE TEXTOS
Esfera jornalística – carta de
leitor
Propostas
relacionadas neste material – Seqüência de Cartas de Leitor; Atividade
permanente Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS – Seção
cartas
- Produzir carta ou e-mail, levando em conta o gênero e seu contexto de produção e circulação.
-
Revisar e editar o texto considerando as características do gênero e da situação de produção...
Esferas escolar e cotidiana – textos divulgação
científica- expositivos
Proposta relacionada neste
material – Projetos “Meios de Comunicação” e “Produção e Destino do Lixo” – Ler
para Estudar; Atividades permanentes: Roda de Jornal, Leitura das revistas
RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
-
Produzir resumos a partir de textos lidos.
-
Produzir textos expositivos com a finalidade de conscientizar sobre a Produção e o Destino do Lixo – folhetos;
-
Revisar os textos produzidos durante o processo de produção escrita e ao final dele.
Esfera Literária / Verso e Prosa –
Fábula
Proposta relacionada neste
material como sugestão: Projeto Fábulas
-
Reescrever fábulas levando em conta as características do gênero e seu contexto de produção.
-
Revisar e editar o texto considerando as características do gênero e da situação de produção.
ESCUTA
/ PRODUÇÃO ORAL
Esferas jornalística e cotidiana – carta de
leitor
Propostas
relacionadas neste material – Seqüência de Cartas de Leitor; Atividade
permanente
Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS
CRIANÇAS.
- Participar de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
-
Emitir opinião sobre as reportagens e cartas lidas.
Esferas
escolar e jornalística – de divulgação científica /
expositivos
Proposta
relacionada neste material – Projetos “Meios de Comunicação” e “Produção
e
Destino do Lixo” – Ler para Estudar; Atividades permanentes: Roda de Jornal,
Leitura das
revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
-
Participar de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
-
Expor o resultado da pesquisa realizada sobre meios de comunicação, a partir de apoio escrito e/ou com uso de recursos audiovisuais.
Esfera
Literária / Prosa – Fábula
Proposta
relacionada neste material: Projeto
Confabulando fábulas
-
Ouvir com atenção as fábulas lidas ou contadas, estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
-
Recontar fábulas, apropriando-se das características do texto-fonte.
-
Realizar leitura dramática de fábula.
ANÁLISE
E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E LINGUAGEM
Esferas jornalística e cotidiana – carta de
leitor
Propostas relacionadas neste
material – Seqüência de Cartas de Leitor; Atividade permanente Leitura de
revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
- Identificar, com auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna da de leitor: destinatário, corpo do texto, despedida.
- Reconhecer e utilizar a linguagem adequada à finalidade e ao interlocutor
Esferas escolar e jornalística – textos de divulgação científica / expositivos
Propostas relacionadas neste material – Atividades permanentes: Roda de Jornal, Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
- Analisar as características lingüísticas e discursivas que contribuem para a construção dos sentidos dos textos que serão lidos e produzidos no projeto Meios de Comunicação e na Seqüência Didática Produção e Destino do Lixo.
Esfera Literária / Prosa – Fábula
Proposta relacionada neste material: Projeto Confabulando com Fábulas
- Identificar as características dos diferentes estilos de escrita, das diferentes formas de organização do texto e do conteúdo próprios das fábulas.
- Identificar recursos usados na apresentação das personagens e das ações do enredo.
PADRÕES DE ESCRITA
- Pontuar corretamente final de frases, usando inicial maiúscula.
- Segmentar corretamente a palavra na passagem de uma linha para outra.
- Pontuar corretamente final de frases, usando inicial maiúscula.
- Segmentar o texto em frases e parágrafos em função das restrições impostas pelos gêneros.
- Pontuar corretamente os elementos de uma enumeração.
- Pontuar corretamente passagens de discurso direto em função das restrições impostas pelos gêneros.
- Reduzir os erros relacionados à transcrição da fala.
- Representar marcas da nasalidade de forma convencional.
- Respeitar regularidades contextuais.
- Respeitar as regularidades morfológicas
- Escrever corretamente palavras de uso freqüente
- Acentuar palavras de uso comum
- Aplicar regra geral de concordância verbal
- Formatar graficamente o texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário