terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

JOGOS

Jogos


JOGO DAS VOGAIS

Objetivo: Promover a reflexão sobre a escrita de palavras, valendo-se, sobretudo, de uma análise fonológica das vogais que aparecem em suas sílabas.

Componentes: 1 dado “de vogais”, com uma vogal em cada face e a última contendo a figura de um rato; 22 cartelas de palavras, cartelas de vogais avulsas.

Finalidade: Completar primeiro, cinco cartelas de palavras.

Número de participantes: 2

Regras:- As cartelas de palavras ficam empilhadas sobre a mesa, viradas para baixo.
- As cartelas de letras ficam espalhadas sobre a mesa.
- Inicia o jogo quem ganhar no par ou ímpar.
- Perde a vez o jogador que sortear o rato no dado.
- O jogador da vez retira uma ficha de palavra e joga o dado. A vogal que for sorteada deve ser retirada das cartelas de letras espalhadas.
- O jogador deverá confirmar se a letra da cartela preenche a lacuna vazia ou não.
- Não utilizando a cartela de vogal, o jogador a retém, podendo utilizá-la em outras rodadas.
- O jogador só poderá pegar outra cartela de palavras quando completar corretamente a cartela de palavras que esteja em suas mãos.
- Ganha o jogo quem completar primeiro cinco cartelas corretamente, ou seja, fazendo a correta colocação da vogal.
- Será permitido, durante o jogo, tirar dúvidas com o professor ou professora, porém ele não pode dar as respostas.













BINGO DE PALAVRAS

Material: cartela com palavras contextualizadas em sala de aula (nomes de pessoas, animais, frutas, flores, brinquedos, etc.).

Como jogar: Cada criança recebe uma cartela do bingo com nomes diversificados.
Colocar em uma sacola cartões com as palavras ou figuras. Sortear um cartão. Quem tiver na cartela a palavra sorteada vai marcando com tampinhas ou sementes. Vence quem primeiro preencher a cartela.




BOLICHE DE LETRAS
Cada garrafa deverá ter por fora uma letra do alfabeto, a criança joga a bola e depois deverá dizer uma palavra que inicie com as letras que derrubou. Para dificultar pode dizer animais, cores, frutas, etc.



ACERTE NA MOSCA
Materiais: Mata-moscas colorido. Retalhos de EVA. Tesoura sem ponta. Cola EVA. Velcro. Caneta hidrográfica preta. Papéis coloridos. Régua.
Como Fazer: Recorte 4cm de velcro e cole uma das partes no mata-moscas. Do outro lado, cole um quadrado de EVA com 5cm de lado. Recorte vários quadrados de EVA com 7cm x 7cm, de um lado cole o velcro e do outro escreva várias fichas com palavras ou frases dependendo do objetivo do professor (cante uma música, imite um macaco, pule num pé só, diga algo legal para os colegas, etc.).
Como jogar: Coloque as fichas na mesa e embaralhe, posicionando o velcro virado para cima. Cada criança deverá “pegar” um quadrado usando o mata-moscas e ler a palavra ou fazer o que diz na ficha.




COLAR DAS LETRAS
Objetivo: desenvolver a escrita e possibilitar a colaboração;
Materiais: EVA (cartolina), papel cartão, barbante, cola e tesoura.
Como jogar: Confeccione um colar com algumas letras do alfabeto, por exemplo: A,B,C,D,E,G,I,M,N,O,P,H,T,U,V,Z. Entregue um para cada criança. Recorte as letras na cartolina ou EVA e cole, cada uma, em um pedaço de papel-cartão de 15 cm X 20 cm. Quando formarem o vocábulo, um dos alunos deve escrevê-lo na lousa. E o grupo que deve indicar um novo formador. Estipule um tempo para a brincadeira e, ao fim dele, vence a equipe que tiver escrito mais palavras de forma correta.




CORRIDA DAS PALAVRAS

Objetivo: Fazer refletir sobre a relação grafema-fonema, estimular o uso de pistas (valor sonoro de letras e sua posição na palavra) ao ler.

Componentes: 1 tabuleiro com uma trilha contendo 23 figuras (em ordem alfabética, com a letra inicial da palavra escrita ao lado), 23 envelopes com 3 palavras cada (uma das três palavras corresponde ao nome de uma das figuras da trilha e o envelope deve estar marcado com a letra inicial das palavras), 1 envelope com 6 cartas coringas, 4 marcadores para a trilha (para indicar em que casa o jogador está), 1 dado.

Finalidade: Ganha o jogador que chegar ao final da trilha.

Número de participantes: 4 jogadores

Regras: - Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).
- Espalham-se os envelopes sobre a mesa sem abri-los, deixando a letra inicial das palavras (que está escrita no envelope) virada para cima.
- O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará (correspondente ao número do dado).
- O jogador verifica a figura que está na casa que ele está ocupando e procura o envelope com a letra inicial da palavra correspondente à figura.
- Dentro do envelope, o jogador encontrará três palavras e precisará indicar qual das três corresponde à palavra que identifica a figura da casa ocupada. Ele deverá colocar a palavra em cima da figura.
- Se algum jogador perceber que a palavra não é a correta, deve gritar: “coringa”.
- O jogador que está com a carta na mão pega uma carta coringa. Se o coringa estiver sorrindo, ele terá a ajuda dos colegas para encontrar a palavra correta (o jogo só continuará quando os jogadores encontrarem a palavra correta). Se o coringa estiver triste, ele não terá direito a ajuda e o jogador que percebeu o erro terá que achar a palavra correta, mostrar para o grupo e andar uma casa.
- O jogador que errou deverá voltar a sua posição inicial na trilha.

IDÉIAS AO CUBO
Materiais: EVA nas cores: azul, laranja, amarelo, roxo, verde e rosa (ou as cores de sua preferência). Cubo de isopor com 20cmx20cm. Apliques de EVA com formatos variados. Cola quente. Tesoura. Régua e lápis.
Como Fazer: Recorte o EVA de acordo com as partes do cubo de isopor. Cole no cubo com cola quente. Fixe os apliques nas partes do dado, formando um cenário diferente em cada lado.
Como Brincar: Cada criança deverá jogar o cubo e criar uma história de acordo com o cenário ou os personagens.





ERA UMA VEZ

Materiais: Retalhos de tecidos, feltro na cor que preferir, revista, retalhos de EVA, objetos pequenos, como escova, apito, chaveiro, cola quente, tesoura sem ponta, tesoura sem ponta, régua, linha para bordar na cor que preferir, tesoura para costura e molde.

Como fazer: Recorte dois pedaços de tecido com 20cmx25cm. Uma as partes e costure. Recorte uma tira de feltro com 1cmx2cm. Cole as pontas da alça nas laterais internas da bolsa. Recorte o feltro seguindo o molde. Cole no centro da bolsa. Recorte desenhos e palavras de revistas antigas. Cole em pedaços coloridos de EVA. Estas serão as peças do jogo. Posicione as peças na bolsa e adicione os objetos.

Como brincar: A professora inicia a história. Ao sinal, a criança retira aleatoriamente da bolsa uma peça com palavra, símbolo ou objeto e dá seqüência à história.



MEXE-MEXE ABERTO OU FECHADO
Materiais: Um envelope com letras móveis que formarão palavras de um mesmo grupo semântico. O envelope deverá ter uma etiqueta que indique o que os alunos deverão formar.
Como jogar: Os alunos poderão ser divididos em equipes de até quatro participantes e deverão organizar as palavras de acordo com o que foi pedido fora do envelope (ex.: animais, brincadeiras, brinquedos, o que se planta na horta, o que é servido na merenda, etc.). Ganha a equipe que primeiro terminar todas as palavras de maneira correta.
OBS: Para o MEXE-MEXE ABERTO o professor deverá colocar letras que os alunos não vão utilizar em nenhuma palavra para desafiá-los na grafia e para o MEXE-MEXE FECHADO os alunos deverão utilizar todas as letras.




LOTO-LEITURA
Materiais: Uma cartela contendo quatro figuras de um mesmo grupo semântico (ex: frutas, meios de transporte, brinquedos, animais, etc.) e a quantidade de quadradinhos para completar os nomes das figuras. Um saquinho contendo todas as letras que formam os nomes das figuras da cartela.
Como Jogar: Dividir a sala em quartetos e entregar uma cartela para cada dupla. Propor as duplas que terminem de montar as palavras no menor tempo e não deixar sobrar letras e quadradinhos para completar. Vence a dupla que conseguir terminar primeiro ou que conseguir escrever as palavras corretamente.





A PALAVRA É...

Material: Rótulos de produtos, fichas com palavras recortadas de jornais e revistas ou palavras que fazem parte do conhecimento da criança.

Como jogar: Colocar dentro de uma sacola, envelope ou caixa o rol de palavras significativas. O aluno retira uma palavra e lê em voz alta. Ganha quem conseguir ler mais palavras.




ADIVINHA?

Materiais: Canetinha colorida, dado, papelão ou papel kraft (1 metro de lado), papel sulfite, tampinhas de garrafas, tesoura com ponta arredondada.

Como jogar: Proponha uma dinâmica com um jogo do tabuleiro. Selecione algumas adivinhas do vocabulário popular e confeccione cartinhas que farão parte do jogo, Divida a turma em grupos de até quatro integrantes e entregue um dado e as cartas.
O tabuleiro pode ser desenhado pelos próprios alunos, em forma de trilha, no papel kraft. Peça-lhes que risquem um percurso numerado no papelão. As crianças ainda podem desenhar interrogações na trilha (sinalizando para o jogador pegar uma carta), mas devem deixar intervalos somente com números. Utilize as tampinhas de garrafa como pinos que representam os jogadores. Esclareça que os alunos devem lançar o dado, andar o número correspondente de casas e, ao cair nas interrogações, sortear uma carta. Se respondê-la corretamente, permanecem onde estão. Caso contrário volta para a posição anterior.





BARALHO DO SIGNIFICADO

Objetivo: Promove a associação significativa entre imagem e palavra. Ideal para crianças em fase de alfabetização.

Material: Confeccione 23 palavras em cartões que fazem parte do vocabulário da criança e mais 23 cartões com os desenhos das palavras.

Como jogar: Para começar, os cartões devem ser virados com a face para baixo e embaralhados. Cada criança recebe 4 cartões e os demais ficam no monte. A cada rodada, o jogador compra uma carta no monte. Vence quem tiver o maior número de associações.


Postado por: Professora Marcia Valeria










terça-feira, 22 de maio de 2012

Disciplinando Crianças



"Nasceu gente, é inteligente!!!" Jean Piaget

Bem, este organograma, se podemos chamá-lo assim, foi feito para uma criança de 9 anos (4º Ano em Escola Particular) que se encontra com notas vermelhas, neste primeiro bimestre, em TODAS as matérias.
Os pais me chamaram em sua residência e solicitaram uma ajuda até para um reforço. Sou contra Professor de Aula Particular. Toda criança tem condições de aprender e o melhor lugar para isso é na sala de aula, solicitando a ajuda do Professor e dividindo as respostar com os colegas. Aula particular acostuma a criança muito mal, fica dependente do outro sempre. Há casos e casos, por isso tudo tem que ser bem analisado, avaliado para se chegar a um ponto favorável à todos.
Por observar a falta de limite e horário, conversei com a família sobre montar um organograma. No final do ano passo já contribui com essa fórmula e deu certo. Só que agora será mais rígida pois a criança está necessitada desse aperto no começo.

Lembrando que essa organização é de acordo com a realidade dessa criança em especial. Ela mora no interior, não há perigo na rua que mora, por isso tem o hábito de brincar com os coleguinhas na rua, soltar pipa, bolinha de gude, pique, campinho jogar bola e etc.

Espero poder ajudar, não só essa criança, más outras também. Se por acaso alguém usar esse método de disciplina, favor deixar um comentário para analisarmos os prós e contras.
Beijinhos...Paz!

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
Provérbios 22:6


Organograma: Nome da criança

Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.
No nosso caso, organizando os horários do __________!!!


DOMINGO
MANHÃ
07:00/11:00
Após acordar, arrumar o quarto e fazer a higiene pessoal, trocar de roupa. Comprar pão tomar café com pão, etc. Escovar os dentes. Brincar ou assistir TV.
TARDE
12:00/18:00
Após o almoço, higiene pessoal, descansar por 2 horas. Ler 10 páginas do livro durante 1 hora, comentar o que entendeu. Lanchar e escovar os dentes. Brincar ou assistir TV depois descansar.
NOITE
18:00/21:00
Ás 18:00 arrumar o material escolar. Mochila e estojo limpos e organizados. Jantar, fazer a higiene pessoal e dormir.
Além Paraíba, 22 de maio de 2012.
Marcia Valeria

SEGUNDA-FEIRA à SEXTA-FEIRA
07:00/08:00
Após acordar, arrumar o quarto e fazer a higiene pessoal, trocar de roupa. Comprar pão. Colocar o lixo na rua (segunda e quarta-feira).
Tomar café com pão, etc.
08:00/09:00
Fazer as tarefas escolares, SOZINHO.
09:00/10:30
Caderno de Caligrafia 5 páginas – Ler 5 páginas do livro e explicar o que entendeu. Se sentir fome comer 01 fruta, nada de biscoitos para não atrapalhar o almoço. Se sobrar tempo pode assistir TV.
10:30/11:00
Tomar banho, se arrumar para escola.
11:00/11:50
Almoçar, escovar os dentes e sair para escola.
18:30/19:30
Tomar banho, lanchar e descansar, pode assistir TV.
19:30/20:30
Iniciar as tarefas escolares, estudar para próxima prova. Arrumar a mochila para o dia seguinte.
20:30/21:00
Jantar, escovar os dentes e dormir.

Observação: 1) Após saber as datas das provas, estudar de 08:00/10:30 . E de 19:30 /20:30, se não tiver tarefa para casa, ESTUDAR PARA PROVA. Pode gravar sua voz lendo e colocar para escutar.
Obs.: (2) Procurar se alimentar bem nos horários certos e não ficar beliscando nos intervalos.
Obs.:(3) Nada de brincadeira em rua, nem em casa de colega, nem colega em sua casa durante a semana.

SÁBADO
MANHÃ
07:00/12:00
Após acordar, arrumar o quarto e fazer a higiene pessoal, trocar de roupa. Tomar café com pão, etc. Escovar os dentes. Brincar na rua ou assistir TV.


TARDE
12:00/18:00
Após o almoço, higiene pessoal, descansar por 2 horas. Ler 10 páginas do livro, comentar o que entendeu. Fazer 02 páginas do caderno de caligrafia. Lanchar e escovar os dentes. Após às 17:00 Brincar em casa ou assistir TV ou descansar.


NOITE
18:00/21:00
Ás 18:00 estudar para próxima prova, o material já passado pela Professora. Jantar, fazer a higiene pessoal e dormir.



Obs.: Se não tiver prova marcada, no horário de 18:00/21:00 recordar matéria dada, lendo em voz alta para melhor compreensão. Ler em voz alta e procurar sempre imaginar o que está lendo para fixar na memória cada detalhe lido. É uma boa forma de memorização.

O comprar pão e colocar o lixo para fora de casa é uma forma dessa criança criar uma responsabilidade . Pois não terá que ir longe, já que tudo está ao lado de casa.

Na minha infância, eu arrumava a cozinha e meu irmão enchia as garrafas de água e o filtro de barro, boas lembranças. Depois que comecei a trabalhar, aos 12 anos, minha obrigação era pagar a conta de água e comprar o gás. Isso eu não exijo do meu filho, que se formou neste ano, más, não acho errado o que meus pais fizeram. Foi uma forma que tive de crescer responsável. Hoje, sou exemplo para meus filhos em honestidade e pontualidade, graças a Deus pelos pais que me deu.


"Se a educação sozinha não pode transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."Paulo Freire

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo."
Retirado do blog da professora Marcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário