Jogos
JOGO DAS
VOGAIS
Objetivo: Promover a
reflexão sobre a escrita de palavras, valendo-se, sobretudo, de uma análise
fonológica das vogais que aparecem em suas sílabas.
Componentes: 1
dado “de vogais”, com uma vogal em cada face e a última contendo a figura de um
rato; 22 cartelas de palavras, cartelas de vogais avulsas.
Finalidade: Completar
primeiro, cinco cartelas de palavras.
Número de
participantes: 2
Regras:-
As cartelas de palavras ficam empilhadas sobre a mesa, viradas para
baixo.
- As cartelas de
letras ficam espalhadas sobre a mesa.
- Inicia o jogo quem
ganhar no par ou ímpar.
- Perde a vez o
jogador que sortear o rato no dado.
- O jogador da vez
retira uma ficha de palavra e joga o dado. A vogal que for sorteada deve ser
retirada das cartelas de letras espalhadas.
- O jogador deverá
confirmar se a letra da cartela preenche a lacuna vazia ou não.
- Não utilizando a
cartela de vogal, o jogador a retém, podendo utilizá-la em outras
rodadas.
- O jogador só
poderá pegar outra cartela de palavras quando completar corretamente a cartela
de palavras que esteja em suas mãos.
- Ganha o jogo quem
completar primeiro cinco cartelas corretamente, ou seja, fazendo a correta
colocação da vogal.
- Será permitido,
durante o jogo, tirar dúvidas com o professor ou professora, porém ele não pode
dar as respostas.
BINGO DE PALAVRAS
Material: cartela com
palavras contextualizadas em sala de aula (nomes de pessoas, animais, frutas,
flores, brinquedos, etc.).
Como
jogar: Cada criança recebe uma cartela do bingo com nomes
diversificados.
Colocar em uma
sacola cartões com as palavras ou figuras. Sortear um cartão. Quem tiver na
cartela a palavra sorteada vai marcando com tampinhas ou sementes. Vence quem
primeiro preencher a cartela.
BOLICHE DE
LETRAS
Cada
garrafa deverá ter por fora uma letra do alfabeto, a criança joga a bola e
depois deverá dizer uma palavra que inicie com as letras que derrubou. Para
dificultar pode dizer animais, cores, frutas, etc.
ACERTE NA
MOSCA
Materiais: Mata-moscas
colorido. Retalhos de EVA. Tesoura sem ponta. Cola EVA. Velcro. Caneta
hidrográfica preta. Papéis coloridos. Régua.
Como Fazer: Recorte 4cm
de velcro e cole uma das partes no mata-moscas. Do outro lado, cole um quadrado
de EVA com 5cm de lado. Recorte vários quadrados de EVA com 7cm x 7cm, de um
lado cole o velcro e do outro escreva várias fichas com palavras ou frases
dependendo do objetivo do professor (cante uma música, imite um macaco, pule num
pé só, diga algo legal para os colegas, etc.).
Como jogar: Coloque as
fichas na mesa e embaralhe, posicionando o velcro virado para cima. Cada criança
deverá “pegar” um quadrado usando o mata-moscas e ler a palavra ou fazer o que
diz na ficha.
COLAR DAS LETRAS
Objetivo: desenvolver a escrita e
possibilitar a colaboração;
Materiais: EVA (cartolina), papel cartão,
barbante, cola e tesoura.
Como
jogar: Confeccione um colar com algumas letras do alfabeto, por
exemplo: A,B,C,D,E,G,I,M,N,O,P,H,T,U,V,Z. Entregue um para cada criança. Recorte
as letras na cartolina ou EVA e cole, cada uma, em um pedaço de papel-cartão de
15 cm X 20 cm. Quando formarem o vocábulo, um dos alunos deve escrevê-lo na
lousa. E o grupo que deve indicar um novo formador. Estipule um tempo para a
brincadeira e, ao fim dele, vence a equipe que tiver escrito mais palavras de
forma correta.
CORRIDA DAS PALAVRAS
Objetivo: Fazer refletir sobre a relação
grafema-fonema, estimular o uso de pistas (valor sonoro de letras e sua posição
na palavra) ao ler.
Componentes: 1 tabuleiro
com uma trilha contendo 23 figuras (em ordem alfabética, com a letra inicial da
palavra escrita ao lado), 23 envelopes com 3 palavras cada (uma das três
palavras corresponde ao nome de uma das figuras da trilha e o envelope deve
estar marcado com a letra inicial das palavras), 1 envelope com 6 cartas
coringas, 4 marcadores para a trilha (para indicar em que casa o jogador está),
1 dado.
Finalidade: Ganha o
jogador que chegar ao final da trilha.
Número de participantes: 4
jogadores
Regras: - Joga-se o dado
para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o
primeiro a jogar).
- Espalham-se os envelopes sobre a mesa sem abri-los,
deixando a letra inicial das palavras (que está escrita no envelope) virada para
cima.
- O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que
andará (correspondente ao número do dado).
- O jogador verifica a figura que está na casa que ele está
ocupando e procura o envelope com a letra inicial da palavra correspondente à
figura.
- Dentro do envelope, o jogador encontrará três palavras e
precisará indicar qual das três corresponde à palavra que identifica a figura da
casa ocupada. Ele deverá colocar a palavra em cima da figura.
- Se algum jogador perceber que a palavra não é a correta,
deve gritar: “coringa”.
- O jogador que está com a carta na mão pega uma carta
coringa. Se o coringa estiver sorrindo, ele terá a ajuda dos colegas para
encontrar a palavra correta (o jogo só continuará quando os jogadores
encontrarem a palavra correta). Se o coringa estiver triste, ele não terá
direito a ajuda e o jogador que percebeu o erro terá que achar a palavra
correta, mostrar para o grupo e andar uma casa.
- O jogador que errou deverá voltar a sua posição inicial na
trilha.
IDÉIAS AO
CUBO
Materiais: EVA nas cores: azul, laranja,
amarelo, roxo, verde e rosa (ou as cores de sua preferência). Cubo de isopor com
20cmx20cm. Apliques de EVA com formatos variados. Cola quente. Tesoura. Régua e
lápis.
Como
Fazer: Recorte o EVA de acordo com as partes do cubo de isopor. Cole no
cubo com cola quente. Fixe os apliques nas partes do dado, formando um cenário
diferente em cada lado.
Como
Brincar: Cada criança deverá jogar o cubo e criar uma história de
acordo com o cenário ou os personagens.
ERA UMA VEZ
Materiais: Retalhos
de tecidos, feltro na cor que preferir, revista, retalhos de EVA, objetos
pequenos, como escova, apito, chaveiro, cola quente, tesoura sem ponta, tesoura
sem ponta, régua, linha para bordar na cor que preferir, tesoura para costura e
molde.
Como fazer: Recorte
dois pedaços de tecido com 20cmx25cm. Uma as partes e costure. Recorte uma tira
de feltro com 1cmx2cm. Cole as pontas da alça nas laterais internas da bolsa.
Recorte o feltro seguindo o molde. Cole no centro da bolsa. Recorte desenhos e
palavras de revistas antigas. Cole em pedaços coloridos de EVA. Estas serão as
peças do jogo. Posicione as peças na bolsa e adicione os objetos.
Como brincar: A
professora inicia a história. Ao sinal, a criança retira aleatoriamente da bolsa
uma peça com palavra, símbolo ou objeto e dá seqüência à história.
MEXE-MEXE ABERTO OU
FECHADO
Materiais: Um envelope com letras móveis
que formarão palavras de um mesmo grupo semântico. O envelope deverá ter uma
etiqueta que indique o que os alunos deverão formar.
Como
jogar: Os alunos poderão ser divididos em equipes de até quatro
participantes e deverão organizar as palavras de acordo com o que foi pedido
fora do envelope (ex.: animais, brincadeiras, brinquedos, o que se planta na
horta, o que é servido na merenda, etc.). Ganha a equipe que primeiro terminar
todas as palavras de maneira correta.
OBS: Para o MEXE-MEXE
ABERTO o professor deverá colocar letras que os alunos não vão utilizar
em nenhuma palavra para desafiá-los na grafia e para o MEXE-MEXE
FECHADO os alunos deverão utilizar todas as letras.
LOTO-LEITURA
Materiais: Uma cartela
contendo quatro figuras de um mesmo grupo semântico (ex: frutas, meios de
transporte, brinquedos, animais, etc.) e a quantidade de quadradinhos para
completar os nomes das figuras. Um saquinho contendo todas as letras que formam
os nomes das figuras da cartela.Como Jogar: Dividir a sala em quartetos e entregar uma cartela para cada dupla. Propor as duplas que terminem de montar as palavras no menor tempo e não deixar sobrar letras e quadradinhos para completar. Vence a dupla que conseguir terminar primeiro ou que conseguir escrever as palavras corretamente.
A PALAVRA É...
Material: Rótulos de
produtos, fichas com palavras recortadas de jornais e revistas ou palavras que
fazem parte do conhecimento da criança.
Como
jogar: Colocar dentro de uma sacola, envelope ou caixa o rol de
palavras significativas. O aluno retira uma palavra e lê em voz alta. Ganha quem
conseguir ler mais palavras.
ADIVINHA?
Materiais: Canetinha
colorida, dado, papelão ou papel kraft (1 metro de lado), papel sulfite,
tampinhas de garrafas, tesoura com ponta arredondada.
Como
jogar: Proponha uma dinâmica com um jogo do tabuleiro.
Selecione algumas adivinhas do vocabulário popular e confeccione cartinhas que
farão parte do jogo, Divida a turma em grupos de até quatro integrantes e
entregue um dado e as cartas.
O tabuleiro
pode ser desenhado pelos próprios alunos, em forma de trilha, no papel kraft.
Peça-lhes que risquem um percurso numerado no papelão. As crianças ainda podem
desenhar interrogações na trilha (sinalizando para o jogador pegar uma carta),
mas devem deixar intervalos somente com números. Utilize as tampinhas de garrafa
como pinos que representam os jogadores. Esclareça que os alunos devem lançar o
dado, andar o número correspondente de casas e, ao cair nas interrogações,
sortear uma carta. Se respondê-la corretamente, permanecem onde estão. Caso
contrário volta para a posição anterior.
BARALHO DO SIGNIFICADO
Objetivo: Promove a
associação significativa entre imagem e palavra. Ideal para crianças em fase de
alfabetização.
Material: Confeccione 23
palavras em cartões que fazem parte do vocabulário da criança e mais 23 cartões
com os desenhos das palavras.
Como
jogar: Para começar, os cartões devem ser virados com a face para baixo
e embaralhados. Cada criança recebe 4 cartões e os demais ficam no monte. A cada
rodada, o jogador compra uma carta no monte. Vence quem tiver o maior número de
associações.
Postado por: Professora Marcia
Valeria
terça-feira, 22 de maio de 2012
Disciplinando Crianças
"Nasceu gente, é inteligente!!!" Jean
Piaget
Bem, este organograma, se podemos chamá-lo assim, foi
feito para uma criança de 9 anos (4º Ano em Escola Particular) que se encontra
com notas vermelhas, neste primeiro bimestre, em TODAS as
matérias.
Os pais me chamaram em sua residência e solicitaram
uma ajuda até para um reforço. Sou contra Professor de Aula Particular. Toda
criança tem condições de aprender e o melhor lugar para isso é na sala de aula,
solicitando a ajuda do Professor e dividindo as respostar com os colegas. Aula
particular acostuma a criança muito mal, fica dependente do outro sempre. Há
casos e casos, por isso tudo tem que ser bem analisado, avaliado para se chegar
a um ponto favorável à todos.
Por observar a falta de limite e horário, conversei
com a família sobre montar um organograma. No final do ano passo já contribui
com essa fórmula e deu certo. Só que agora será mais rígida pois a criança está
necessitada desse aperto no começo.
Lembrando que essa organização é de acordo com a
realidade dessa criança em especial. Ela mora no interior, não há perigo na rua
que mora, por isso tem o hábito de brincar com os coleguinhas na rua, soltar
pipa, bolinha de gude, pique, campinho jogar bola e etc.
Espero poder ajudar, não só essa criança, más outras
também. Se por acaso alguém usar esse método de disciplina, favor deixar um
comentário para analisarmos os prós e contras.
Beijinhos...Paz!
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até
quando envelhecer não se desviará dele."
Provérbios 22:6
Organograma: Nome da
criança
No nosso caso,
organizando os horários do __________!!!
DOMINGO
| |
MANHÃ
07:00/11:00
|
Após
acordar, arrumar o quarto e fazer a higiene pessoal, trocar de roupa. Comprar
pão tomar café com pão, etc. Escovar os dentes. Brincar ou assistir
TV.
|
TARDE
12:00/18:00
|
Após
o almoço, higiene pessoal, descansar por 2 horas. Ler 10 páginas do livro
durante 1 hora, comentar o que entendeu. Lanchar e escovar os dentes. Brincar ou
assistir TV depois descansar.
|
NOITE
18:00/21:00
|
Ás
18:00 arrumar o material escolar. Mochila e estojo limpos e organizados. Jantar,
fazer a higiene pessoal e
dormir.
|
Além Paraíba, 22 de maio de
2012.
Marcia Valeria
SEGUNDA-FEIRA
à SEXTA-FEIRA
| |
07:00/08:00
|
Após
acordar, arrumar o quarto e fazer a higiene pessoal, trocar de roupa. Comprar
pão. Colocar o lixo na rua (segunda e quarta-feira).
Tomar
café com pão, etc.
|
08:00/09:00
|
Fazer
as tarefas escolares, SOZINHO.
|
09:00/10:30
|
Caderno
de Caligrafia 5 páginas – Ler 5 páginas do livro e explicar o que entendeu. Se
sentir fome comer 01 fruta, nada de biscoitos para não atrapalhar o
almoço. Se sobrar tempo pode assistir
TV.
|
10:30/11:00
|
Tomar
banho, se arrumar para escola.
|
11:00/11:50
|
Almoçar,
escovar os dentes e sair para escola.
|
18:30/19:30
|
Tomar
banho, lanchar e descansar, pode assistir TV.
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19:30/20:30
|
Iniciar
as tarefas escolares, estudar para próxima prova. Arrumar a mochila para o dia
seguinte.
|
20:30/21:00
|
Jantar,
escovar os dentes e dormir.
|
Observação: 1) Após saber as datas
das provas, estudar de 08:00/10:30 . E de
19:30 /20:30, se não tiver tarefa para casa,
ESTUDAR PARA PROVA. Pode gravar sua voz
lendo e colocar para escutar.
Obs.: (2)
Procurar se alimentar bem nos horários certos e não ficar beliscando nos
intervalos.
Obs.:(3)
Nada de brincadeira em rua, nem em casa de colega, nem colega em sua casa
durante a semana.
SÁBADO
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MANHÃ
07:00/12:00
|
Após
acordar, arrumar o quarto e fazer a higiene pessoal, trocar de roupa. Tomar café
com pão, etc. Escovar os dentes. Brincar na rua ou assistir
TV.
|
|
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TARDE
12:00/18:00
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Após
o almoço, higiene pessoal, descansar por 2 horas. Ler 10 páginas do livro,
comentar o que entendeu. Fazer 02 páginas do caderno de caligrafia. Lanchar e
escovar os dentes. Após às 17:00 Brincar em casa ou assistir TV
ou descansar.
|
|
|
NOITE
18:00/21:00
|
Ás
18:00 estudar para próxima prova, o material já passado pela Professora. Jantar,
fazer a higiene pessoal e dormir.
|
|
|
Obs.: Se não tiver prova
marcada, no horário de 18:00/21:00 recordar matéria dada, lendo em voz alta para
melhor compreensão. Ler em voz alta e procurar sempre imaginar o que está lendo
para fixar na memória cada detalhe lido. É uma boa forma de
memorização.
O
comprar pão e colocar o lixo para fora de casa é uma forma dessa criança
criar uma responsabilidade . Pois não terá que ir longe, já que tudo está ao
lado de casa.
Na minha infância, eu arrumava a cozinha e meu irmão
enchia as garrafas de água e o filtro de barro, boas lembranças. Depois que
comecei a trabalhar, aos 12 anos, minha obrigação era pagar a conta de água e
comprar o gás. Isso eu não exijo do meu filho, que se formou neste ano, más, não
acho errado o que meus pais fizeram. Foi uma forma que tive de crescer
responsável. Hoje, sou exemplo para meus filhos em honestidade e pontualidade,
graças a Deus pelos pais que me deu.
"Se
a educação sozinha não pode transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade
muda."Paulo Freire
"Os
filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou
um castigo."
Retirado do blog da professora Marcia.
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