quinta-feira, 11 de julho de 2013
MODELO TERMO DE COMPROMISSO
MODELO TERMO DE COMPROMISSO
TERMO DE COMPROMISSO
Eu,___________________________________________________________________________ na condição de responsável pelo (a) aluno (a) _______________________________________________
________________________________________, matriculado (a) no ____ Turma ____, turno________ do Ensino Fundamental nesta Unidade escolar, estou CIENTE das exigências contidas neste termo bem como das NORMAS E REGRAS assumindo e firmando compromisso com a equipe gestora e pedagógica desta escola.
Afirmo ainda que, no caso de desrespeito/infração ou não cumprimento dos termos/regras implicará em sanções para o (a) meu filho (a) como: suspensão, expulsão, como também a escola estará tomando providências junto aos órgãos competentes: Ministério Publico e Conselho Tutelar.
Outrossim, afirmo que tenho consciência que, para que meu filho (a) venha a ter êxito na sua “VIDA ESCOLAR”, depende principalmente do ACOMPANHAMENTO e APOIO FAMILIAR, portanto estarei empenhado (a) em dar toda assistência necessária tanto para meu (a) filho (a) como para escola, onde estarei participando das reuniões e dos projetos desenvolvidos pela mesma.
1.1– O Código Penal em seu artigo 246, diz que “deixar, sem justa causa, de prover a instrução primária de filho em idade escolar” pode ocasionar a PENA DE DETENÇÃO de 15 dias a um mês ou multa. Isto que dizer que os pais podem ser punidos se não mantiverem o filho estudando e/ou acompanhar a situação escolar do filho
1.2 – O Artigo 22 do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, que: Aos pais incumbe o DEVER DE SUSTENTO, GUARDA E EDUCAÇÃO dos filhos menores, cabendo-lhes ainda no interesse deste a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais. “Isto que dizer que os pais tem dever de cuidar dos filhos e acompanhar a vida escolar dos mesmos”.
1,3 – O Artigo 56 do ECA, diz que dirigentes de Estabelecimento de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de :
I – Maus-trato envolvendo seus alunos;
II- Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos;
II- Elevados níveis de repetência.
Isto que dizer que as escolas também não podem “descuidar” da freqüência escolar do estudante e nem deixar de preocupar-se com os elevados níveis de repetências, devendo repensar e reorganizar a estrutura educacional da escola para melhorar seus resultados.
2.1- Respeitar os horários:
Entrada: 07:30 h – tolerância 7:45 h (manhã).
13:30 h – tolerância 13:45 h (tarde).
Obs: Após o término do tempo estipulado o portão será fechado e o aluno atrasado voltará.
Saida: 11:30 h (manhã).
17:30 h (tarde).
Obs: Depois deste horário a escola se tornará isenta de qualquer problema que venha ocorrer com o seu (a) filho (a).
2.2 - Não é permitido o uso de mini saia, blusas muito decotadas, roupas tomara que caia.
2.3 - A escola não se responsabilizará por: celulares, jóias, bonés, ou qualquer outro objeto de valor.
2.4- Quando os senhores pais precisarem falar com os professores ou seus (a) filhos (a) dirijam-se primeiro a secretaria da escola para solicitar e falar com os mesmos;
2.5- Durante o período de aula não é permitido o acesso dos pais a sala de aula sem antes solicitarem na secretaria;
2.6- Proibido o uso de estilete pelos (as) alunos (as)
2.7- Proibido o consumo de chicletes na escola;
2.8- O aluno que danificar qualquer coisa (rabiscar paredes e carteiras, etc.) o responsável pelo mesmo será chamado na escola para providenciar a restauração do que foi danificado;
2.9- Todo material (celulares, brinquedos, MP3, etc.) que for apreendido por estarem atrapalhando o andamento das atividades de sala de aula será recolhido e devolvido somente para o responsável pelo (a) aluno (a)
2.10- Qualquer tipo de violência física ou verbal a escola fará ocorrência e tomará as devidas providências;
2.11- Em caso de necessidade do (a) aluno (a) sair antes do término do horário de aula os mesmos só serão liberados mediante a presença dos responsáveis ou solicitação por escrito (datada e assinada);
2.12- Faltas de aluno (a) não justificada, a ficha do (a) mesmo (a) será encaminhada aos órgãos competentes (Ministério Publico e Conselho Tutelar). Quem recebe o Bolsa Família poderar perder o benefício.
Estes são alguns dos itens que precisam ser respeitados e assim tudo poderá transcorrer dentro do normal.
Contamos com os senhores, no sentido de conscientização das nossas crianças.
“LEMBRE-SE: O INTERESSE EM ACOMPANHAR A VIDA ESCOLAR DOS SEUS FILHOS CONTRIBUI PARA QUE ELES APRENDAM MAIS E MELHOR, POIS UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COMEÇA
A história da escrita
A história da escrita
É fascinante a história da escrita e as crianças, assim como os adultos gostam de aprendê-la. Temos uma memória histórica (lembrei de você, Goretti), sobre a qual tenho que estudar mais, mas que inegavelmente se faz presente durante a alfabetização. A aprendizagem da escrita, na qual o aluno faz garatujas, desenha, representa letras e numerais, letras, escreve sílabas, forma palavras, produz textos inteiros, nos é familiar, não apenas pela sala de aula, mas no que nos conta a história e a evolução do nosso sistema de escrita, aliás, não só o nosso, como todo ele.
Saber que a nossa raça humana realizou essas descobertas e que trazemos isso intrínseco em nós ameniza a vontade de acertar de primeira atendendo as exigências da escrita e faz com que o medo do dito erro não aterrorize os escritores que se formam.
Cagliari, em seu livro Alfabetizando sem o ba-be-bi-bo-bu, é agora o meu alvo e com ele as reflexões que surgirem.
Logo no começo do livro, o autor sugere esse conhecimento da história da escrita por parte dos estudantes. Ele garante que é falsa a ideia de que a escrita era dominada apenas por sacerdotes, reis e pessoas de poder, com o argumento de que a escrita é um fato social, uma convenção que não sobreviveria a custa de poucas pessoas.
As escritas nas paredes do Egito também mostram que a escrita era popular, na Mesopotâmia, Hamurabi mandou publicar em praça pública um código de leis para que o povo soubesse sob quais leis vivia e como se comportar em sociedade.
A escrita surgiu do sistema de contagem feito com marcas de cajados ou ossos para contar, provavelmente, animais. Nessa época ser alfabetizado era saber ler e escrever esses sinais. com o tempo a quantidade de informações aumentou e o sistema de símbolos também. Assim as regras de alfabetização funcionavam para que o leitor soubesse o que estava escrito e conhecer esse sistema, para poder utilizá-lo.
antigamente os alunos se alfabetizavam aprendendo a ler algo já escrito e depois copiando-o (alguma semelhança?).
Como somos sujeitos históricos, todos nós e não só os alunos, podemos fazer aqui uma pausa para pensarmos em como essa aprendizagem nos diz respeito. Há tanto ainda que ler, partilhar e discutir, mas esse caminho de ler e escrever foi trilhado por nós e ainda faz parte de algumas situações ou salas inteiras. Certo ou errado? Para mim a resposta é, depende! Mas cada um deve fazer sua reflexão, pois só assim avançamos em nosso trabalho.
Retirado do blog ABC.
Modelo de comunicado para os pais
SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO ALUNO ______________________________________________________Turma_____
Solicitamos que acompanhe seu filho à escola no dia __/ __/__, ás _______.
Para que possamos conversar a respeito da vida escolar e comportamento do mesmo.
Nosso objetivo é atender ao aluno da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado.
Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,
Divana de Fátima Das Mercês
Supervisora Pedagógica
Favor devolver assinado
Assinatura do responsável____________________________________________
Assinatura do aluno _________________________________________________
SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELA ALUNA ______________________________________________________Turma_____
Solicitamos que acompanhe sua filha à escola no dia __/ __/__, ás _______.
Para que possamos conversar a respeito da vida escolar e comportamento da mesma.
Nosso objetivo é atender ao aluno da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado.
Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,
Divana de Fátima Das Mercês
Supervisora Pedagógica
Favor devolver assinado
Assinatura do responsável____________________________________________
Assinatura da aluna _________________________________________________
FICHA DE ALUNO INCLUSIVO
Aluna: Ano de Escolaridade: Turma:
Data de Nascimento: Idade: Data:___/___/2013.
DADOS FAMILIARES:
Nome do pai:
Nome da mãe:
Profissão do pai:
Profissão da mãe:
Número de irmãos:
Mora com:
CONDIÇÕES DE SAÚDE:
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO: 1- HABILIDADES (aspecto cognitivo, motor, social)
2- DIFICULDADES (aspecto cognitivo, motor, social)
Com base nas dificuldades e habilidades do aluno, como tem sido o desempenho em suas aulas?
Estratégias que tem usado com o aluno.
Dificuldades que encontra com relação ao atendimento ao aluno.
Assinatura/ Disciplina:__________________________________________________
por extenso
FICHA DE ACOMPANHAMENTO ATITUDINAL E PROCEDIMENTAL: Turma_______
ALUNO(A)______________________________________DATA__/__/__
Senhor (a) ______________________________responsável do (a) aluno (a) citado acima, como parte integrante de nossa parceria na função de educar, cumpre-nos informá-lo das atitudes e comportamento que ele (ela) vem apresentando em sala de aula:
( ) Desrespeitou o(a) professor(a) :___________________________________;
( ) Desrespeitou o(a) colega:________________________________________;
( ) Não trouxe o material necessário para a aula:_________________________;
( ) Atrasa-se constantemente para entrar em sala de aula;
( ) Não realizou a atividade em sala de aula da(s) seguinte(s) matéria(s):
__________________________________________________________________
( ) Não realizou o(s) dever(es) de casa da(s) seguinte(s) matérias:
( ) Apresenta atitudes e comportamento que interferem no desenvolvimento normal da aula, atrapalhando colegas e professor(a) ( levanta-se do lugar constantemente; conversa assuntos alheios à aula; produz barulho batendo na carteira com algum objeto ou batucando, cantando, gritando ou assoviando; joga bolinhas de papel ou pedaços de borracha nos colegas e no (a) professor (a) ; não presta atenção à aula; não ouve o (a) professor (a); incomoda os colegas com brincadeiras fora de hora; pega objeto do colega sem permissão; ... )
( ) Outros:______________________________________________________
Queremos garantir o aprendizado do (a) aluno (a), porque sem a devida atenção à aula e a realização da atividade não há assimilação do conteúdo ministrado.
Acompanhe em casa, regularmente, o caderno de seu (sua) filho (a), verifique se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
ESPAÇO RESERVADO PARA AS OBSERVAÇÕES DO RESPONSÁVEL: ·_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
X_____________________________________________________________________
Assinatura do responsável dando ciência das atitudes e comportamento do (a) aluno (a).
Assinatura do aluno ao receber a Ficha Atitudinal e Procedimental em ____/____/____
_________________________________________________________________
COMUNICADO AO RESPONSÁVEL : ATRASO À ESCOLA
ALUNO (A)___________________________________turma___
Chegou atrasado (a) à escola hoje. Caracterizando o atraso quando o (a) mesmo (a) chega após às 12 horas e 30 minutos. Lembrando que dez minutos são apenas para imprevisto, constituindo raríssima exceção. O correto é a presença do (a) aluno (a) na escola às 12:30 horas pontualmente. A primeira aula começa às 12:30 horas e termina às 13 horas e 20 minutos. Portanto, ao se somar 05 atrasos de dez minutos, o (a) aluno (a) perde uma aula inteira de 50 minutos.
Favor entrar em contato conosco pelo telefone 3872 -1571 para justificar os atrasos de seu (sua) filho (a), ou compareça à escola para averiguar a situação, também pedimos que devolva assinado esse comunicado para comprovar sua ciência dos atrasos do (a) aluno (a).
Não deixe seu (sua) filho (a) se atrasar e muito menos faltar às aulas, nem um dia sequer, justifique com atestado médico ou compareça à escola para nos informar dos motivos que impediram a presença do (a) aluno (a) às aulas.
É muito importante que a família acompanhe em casa, regularmente, o caderno do (a) aluno (a) e verifique se ele (ela) está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa.
Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscando o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.
Abre Campo ________de________ de 201____.
FAVOR DEVOLVER ASSINADO
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL:
_____________________________________________________________________________
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL – Assunto: Infrequência escolar
ALUNO (a)_____________________________________turma____
De acordo com os nossos registros, até o presente momento, na disciplina de
_________________, professor (a)___________________________que tem _____
aulas por semana, foram contabilizadas um total de ____ faltas ________________.
Sabemos que se o aluno não comparecer às aulas não assimilará o conteúdo ministrado naquele momento e ficará defasado em relação aos alunos que estão presentes.
O processo de aquisição de conhecimento é contínuo e cumulativo, um dia que se perde prejudica o aluno.
Gostaríamos de informar que há algumas perguntas que precisam ser respondidas pela família: O (a) aluno (a) copiou a matéria perdida? Comunicou ao (a) professor (a) o motivo de suas faltas e recebeu dele (a) as atividades perdidas no período? O (a) aluno (a) estudou em casa a matéria e pôs o caderno em dia? O (a) aluno (a) parou de faltar às aulas? É assíduo (a)?
Para garantir que o processo de aquisição de conhecimento da criança ou do adolescente não seja rompido, a família precisa estar atenta aos seguintes procedimentos:
Não deixar que se atrase, garantindo que esteja na escola às doze e trinta em ponto para a primeira aula.
Não deixar que falte, nem um dia sequer e justificar com atestado médico ou presença na escola o motivo da falta, quando houver.
Acompanhar em casa regularmente os cadernos, verificando se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa.
Qualquer dúvida que tiver entrar em contato imediatamente com a Orientadora Educacional - (Elenice) e Direção da Escola (Diretora: Rosiléa ou v ice: Conceição)
pelo telefone 3872 - 1751 ou pessoalmente para averiguar a situação.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.
Abre Campo, _____ de __________ de 201____.
FAVOR DEVOLVER ASSINADO
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DANDO CIÊNCIA DA INFREQUENCIA:
X______________________________________________________________
Recibo de Comunicado de Infrequência alternada com justificativa
O Aluno ___________________________________________turma__
Recebeu nessa data _____/_______/201___, o comunicado de infrequência escolar.
CONVOCAÇÃO NO. 01
SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL DO (A) ALUNO (A):
___________________________________________TURMA_______
Cumprindo a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.
Dessa forma solicitamos sua presença na escola no dia _____/____/___
No horário de _____________. Para tratarmos de assunto referente ao aluno (a) citado (a) acima. O telefone de contato da escola é 3872 1751. Entre em contato conosco. Somos parceiros na tarefa de educar.
Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,
X______________________________________________________________
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DANDO CIÊNCIA DA CONVOCAÇÃO
Recibo de convocação
Aluno(a) ____________________________________________ TURMA______
Recebeu uma convocação para comparecimento do seu responsável legal no dia _______/________/________ às ___________,
Ficando ciente que deve entregá-la e comparecer à escola junto dele (a) no
Dia _______/______/________ Horário: ____________.
CONVOCAÇÃO no. 02
SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO (A) ALUNO (A)
__________________________________________________TURMA_______
Cumprindo a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.
Dessa forma foi solicitada sua presença na escola no dia __/ ____/___
No horário de _____________. Através da CONVOCAÇÃO NO. 01 entregue
Ao (a) aluno(a) no dia ______/______/_____ às__ ___________.
Contudo,não recebemos nenhuma resposta e nem sabemos se o (a) aluno (a) comunicou em casa nossa solicitação. Mais uma vez, oferecemos uma oportunidade da família entrar em contato conosco. Compareça à escola
Dia______/______/______ às _______horas e _____minutos junto com seu
(sua) filho(a) ou pupilo(a), para averiguar a situação.
Ele (ela) deverá entrar na escola acompanhado (a) do seu responsável legal.
Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,
Recibo de convocação
____________________________________________________turma______
Recebeu uma segunda convocação para comparecimento do seu responsável
______/_______/_____ às _________ . Ficando ciente que deve entregá-la e
comparecer à escola no dia ____/_____/______ às ________.
CONVOCAÇÃO no. 03
SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO (A) ALUNO (A)
_____________________________________________________TURMA_______
Informamos que a escola deve cumprir a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.
Por esse motivo foi solicitada sua presença na escola no dia _____/____/___
No horário de _____________. Para tratarmos de assunto referente ao aluno (a) citado (a) acima.
Não recebemos nenhuma resposta e nem sabemos se o aluno comunicou em sua casa nossa solicitação.
Temos buscado entrar em contato com a família do (a) referido (a) à algum tempo através de comunicação por escrito entregue ao (a) aluno (a), contato telefônico, recado de terceiros. Compareça à escola dia _____/____/_____ as __________h. Sua presença é imprescindível.
Cumprindo também com O Estatuto da Criança e do Adolescente comunicaremos ao Conselho Tutelar a ausência dos responsáveis perante convocação da escola. De acordo com o artigo 56 da Lei 8.069/96.
Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,
Orientação Educacional
Assinatura do pai ou responsável: ___________________________________
...............................................................................................................................
Recibo de convocação número 03
Recebeu mais de uma convocação para comparecimento do seu responsável nos dias ___/____/_____ , _____/______/______, e ____/______/¬¬¬______ .Em todos os momentos foi devidamente informado que a presença do responsável era imprescindível para a sua permanência na escola.
Assinatura do aluno (a):________________________________________
TERMO DE COMPROMISSO ESCOLAR
Eu____________________________________________________________________
aluno (a) da turma __________ turno:_____________
Assumo o compromisso nessa presente data de cumprir com as regras definidas no Regimento Interno da Escola, apresentando respeito para com professores, colegas e demais funcionários da escola. Em relação aos estudos, apresentarei sempre que me pedirem meus cadernos organizados e com a matéria e exercícios feitos e completos; tendo o compromisso de mantê-los em dia, ou seja, completos. Realizarei com interesse e boa vontade as tarefas que forem solicitadas pelos professores; entregarei os trabalhos no tempo delimitado. Estou ciente que para o meu aproveitamento em aprendizagem eu preciso ficar atento às explicações dos professores, esclarecer minha dúvida referente à matéria estudada, acompanhar a linha de raciocínio do professor quando este estiver falando e ajudarei a minha turma com observações pertinentes à aula, ou seja devo estar envolvido e me esforçar para compreender o conteúdo e não somente estar presente em sala de aula sem fazer nada. Para não deixar dúvidas do comportamento que a escola espera de mim, comprometo-me a obedecer as orientações dos professores, da orientadora e diretora . Minha família me ajudará a cumprir esse TERMO DE COMPROMISSO ESCOLAR que agora assino.
Abre Campo,, _____de __________________ de __________ .
Assinatura do aluno (a):___________________________________________________
Assinatura do responsável pelo aluno(a):______________________________________
Assinatura do Especialista em Educação Básica:_______________________________
Assinatura da Direção da Escola:____________________________________________
COMUNICADO AOS PROFESSORES
1. Gentileza comunicar à Orientação Educacional 05 (cinco) faltas consecutivas e 10 (dez) faltas alternadas do (a) aluno (a) assim que identificar essas ocorrências.
2. Uso do Caderno de Ocorrências:
O caderno de ocorrência contém o nome de cada aluno em uma folha específica, onde se fará o relato da ocorrência em sala de aula tais como:
( ) Desrespeitou o(a) professor(a) , relate o ocorrido
( ) Desrespeitou o(a) colega: relate como...
( ) Não trouxe o material necessário para a aula, qual?
( ) Atrasa-se constantemente para entrar em sala de aula;
( ) Não realizou a atividade em sala de aula da(s) seguinte(s) matéria(s):
( ) Não realizou o(s) dever(es) de casa da(s) seguinte(s) matérias:
( ) Apresenta atitudes e comportamentos que interferem no desenvolvimento normal das aulas, atrapalhando colegas e professor(a) ( levanta-se do lugar constantemente, conversa assuntos alheios ao assunto da aula, produz barulho batendo nas carteiras ou assoviando, joga bolinhas de papel no interior da sala...)
( ) Outras ocorrências...
Caro (a) professor (a) a questão da indisciplina em sala de aula sempre é um ponto delicado; há dificuldades, a escola não recebe o apoio que gostaria de receber da família, mas há algumas atitudes que a escola pode usar que favorecem a disciplina em sala, alguns exemplos:
Definição de limites: estabelecer limites desde a primeira aula, com extrema clareza e espírito aberto às sugestões. Os limites das atitudes que forem aceitas pelo grupo de alunos devem ser observados. Definir “seus” limites, mas estabelecer um procedimento de participação cooperativa; Cobrança firme e serena;
Sua mesa, seu templo: evitar que os alunos se aglomerem em torno de sua mesa;
Delimitar a estrutura da sala, não permita que os alunos fiquem soltos pela sala, dispor as carteiras e os alunos de forma que favoreça a aula;
Usar a terapia do diálogo pessoal: ao identificar casos particulares de condutas estranhas chame o aluno para um “bate papo” indagando sempre o motivo de posturas resistentes. É importante passar a imagem de que a indisciplina é uma particularidade que exige compreensão e debate.
O Caderno de Ocorrências funciona melhor quando não é usado. Explico: Antes de colocar o nome do aluno deve-se negociar. Tornar o aluno seu devedor, se enche o nome do aluno no caderno, perde o seu valor, como instrumento de coerção ele é frágil;
O Caderno ficará na sala do Diretor ou na secretaria caso necessite, peça ao orientador.
RECEBI O COMUNICADO ACIMA E ASSINO DANDO O MEU CIENTE DAS INFORMAÇÕES:
RETIRADO DO BLOG APRENDENDO E ENSINANDO.
segunda-feira, 8 de julho de 2013
SEQUENCIA DIDATICA DA SERAFINA
Localizar, no texto, “Uma menina especial” as informações solicitadas.
1- Tudo começou no dia em que olhei para o rosto da minha irmã... Escreva um pequeno texto narrando o que poderá acontecer com a personagem?
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2. A história traz uma mistura de realidade com fantasia. Localize, no texto uma menina especial esse momento de fantasia.
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3. Leia o trecho:
―Agora Serafina precisava criar seu diário, para que ela pudesse registrar suas ideias‖
- A palavra em negrito é substituída, no trecho seguinte, por outra de igual sentido. Que palavra foi usada para substituí-la?
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Por que foi necessário fazer a substituição da palavra Serafina?
________________________________________________________________________________________________________
4. Qual é o clímax (momento de maior tensão) da história?
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5. ―Certo dia Serafina escreveu um diário.‖
Retire o verbo da frase acima e diga se ele expressa algo que já aconteceu (passado) ou que ainda vai acontecer (futuro).
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Dispor as fichas com frases emendadas da quadrinha e com as palavras da quadrinha e pedir que os alunos organize-as de maneira correta e depois copiarem no caderno.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EJA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EJA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MEMÓRIAS DA INFÂNCIA
Público: Alunos do 1º ao 5º ano – Ensino Fundamental EJA
Apresentação:
Este material tem como objetivo a apresentação de uma sequência didática constituída de um pequeno conjunto de aulas para abordar as memórias da infância, focando o trabalho com diversos gêneros textuais, e com ênfase na oralidade.
Característica da turma:
Pessoas adultas, donas de casa e aposentados, sendo aproximadamente 13 mulheres e 02 homens, em sua maioria acima de 50 anos de idade; com nível de escolarização entre 1º, 2º e 3º anos.
Dicas de como trabalhar com sala multisseriada( 1º ao 5º ano):
• Crie momentos que propicie a oralidade;
• Ter o cuidado antes da elaboração de qualquer atividade, observar a especificidade da turma, primordialmente o nível de escolarização;
• Elaborar atividades que envolvam todos os alunos, pensando e traçando objetivos de acordo com as atividades e também quais os objetivos que o educador espera que os alunos alcancem;
• Temos que exercitar a prática de NÃO trabalharmos com as áreas do conhecimento e/ou atividades de forma fragmentadas; e sim com a ¹ interdisciplinaridade;
• Quando trabalhar com as mesmas atividades para toda a turma problematize situações com diferentes graus de dificuldades;
• Construa e mantenha juntamente com os alunos, ambientes que possibilite acesso às diversas fontes de leitura e bem como usufruí-las.
Interdisciplinaridade: A interdisciplinaridade está presente na educação desde que começou a ser aplicada na ciência. Sua função é superar a fragmentação do conhecimento, a falta de uma relação deste com a realidade do aluno e a fragmentação do conhecimento escolar.
Objetivos:
• Promover o relato dos educandos sobre a origem dos seus nomes;
• Identificar a letra inicial de seu nome e estabelecer relações entre esta letra, som, desenhos e palavras que iniciem com a mesma;
• Estimular a produção de textos escritos e artísticos, considerando sua coesão, coerência, interlocutora;
• Confeccionar painéis e/ou cartazes sobre o tema, de forma direcionada, mas oportunizando a troca de experiências entre os educandos;
• Investir em atividades que propiciem a oralidade considerando as condições de enunciação (quem fala de onde fala para quem fala), portanto considerando as diferentes situações de comunicação.
• Valorizar sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante do grupo;
• Conhecer e valorizar as diferentes variedades linguísticas;
Conteúdos:
Escrita e leitura do cabeçalho
Escrita e leitura do alfabeto
Relação fonema e grafema
Memória da infância
Leitura e escrita dos gêneros textuais ( conto, depoimento e música)
Divisão do texto em frases, palavras, letras e fonemas
Pontuação ( ponto final, vírgula e interrogação)
Substantivos próprios e comuns
Escrita de numerais
Tabela de comparações
Duração: 4 aulas, 2 horas/aula
Desenvolvimento:
1ª Etapa: A inocência da minha infância!
Tempo estimado: 25m
Converse com os alunos sobre a atividade que será trabalhada, focando o tema a ser desenvolvido.
Ler o texto ( Lembrança da minha infância – Coleção Viver, Aprender) como introdução da atividade.
Tempo estimado: 25m
Pedir para que cada aluno conte um pouco sobre a história que conhece sobre seu nome e sobrenome.
Solicite que expressem as suas lembranças de sua infância, onde a educadora neste período deve-se colocar-se como ouvinte, porém observando as falas pontuais.
Tempo estimado: 1h 10m
Após a explanação, juntamente com o grupo, retome alguns aspectos e/ou passagens de suas falas que julgarem importantes e marcantes e elenque-as em um cartaz; não se esquecendo de colocar o nome do aluno à frente da citação, garantido novamente que todos participem.
Feito o cartaz, entregar para cada aluno, cópia do texto que fora lido pelo educador, porém solicitem que todos façam uma leitura individual, aqueles que ainda não dominam a leitura o educador, deverá auxiliar.
Após o término da leitura, de acordo com o nível de escolarização de cada um, solicite que individualmente produzam um texto, registrando o entendimento sobre a aula, onde o educador poderá ao longo das produções, ir auxiliando aos alunos a organizarem suas escritas, pensando nos aspectos da coesão, coerência, segmentação, pontuação e acentuação.
2ª Etapa – Se permitam...
Tempo estimado: 5 min
Retome a aula anterior, apresentado o cartaz que fora construído coletivamente, constando suas lembranças da infância.
Tempo estimado: 25 min
A partir dai, proponha uma leitura coletiva e compartilhada, do depoimento (Aluna Dona Ana – anexo). Observando e integrando aqueles alunos que ainda não leem convencionalmente, os ajudando quando necessário.
Após a leitura, solicite que elaborem um pequeno texto, observando os questionamentos abaixo, sendo que o educador deverá orientar os alunos como buscar as informações solicitadas.
- Qual sua opinião o porquê a ―Dona Ana‖ deu este depoimento?
- Onde ocorreu toda a história marcante da depoente?
- O que há por traz da história?
- Qual sua opinião o porquê a ―Dona Ana‖ deu este depoimento?
- Questione também se tem alguma diferença entre os textos já trabalhados nesta sequência didática?
Tempo estimado: 1h 30
Partindo desta coleta de dados, construa com os alunos uma tabela estabelecendo uma relação com o texto trabalhado e as demandas levantadas.
Nome do aluno Idade Estado de nascimento Porque deixou a escola? Porque voltou a estudar?
Luzia de Melo 58 anos Bahia Tive que cuidar dos meus irmãos Para ajudar meus filhos
Moacir Lourenço 23 anos São Paulo Repetências Por que quero arrumar um trabalho digno.
Nesta atividade solicite que comparem: as idades, Estados de nascimento, os aspectos motivacionais quanto à escola, e problematize oralmente se há alguma relação entre os alunos do quadro?
3ª Etapa – Nossas memórias, nossa história!
Tempo estimado: 10 min
Inicie a aula lendo junto com a turma o poema (Meus oito anos de Casimiro de Abreu).
Tempo estimado: 20 min
Reúna a turma em grupos, e peça que coletivamente discutam o poema. Solicite que indiquem consensualmente um representante para efetuar os registros a acerca do entendimento do poema.
Tempo estimado: 1h e 30
Peça para que leiam a produção, por grupo, aonde o educador irá transcrevê-la na lousa, e com o auxilio dos demais colegas de classe, ajustará o que for necessário, acerca dos conteúdos previamente delineados. Posteriormente peça para que façam as correções em seus cadernos de acordo com a correção coletiva.
4º Etapa – Os números em nossas vidas!
Retome aula, resgatando tudo o que fora trabalhado desde a primeira aula.
Tempo estimado: 20 min
Solicite que pensem e verbalizem o que conhecem sobre os números, e qual a relação destes, com o seu cotidiano.
Tempo estimado: 30 min
Converse com eles sobre a atividade, que irão realizar, focando os numerais, através da atividade: bingo de números.
Atividade desenvolvimento: A educadora irá retirar do ―saquinho‖ um numeral e orientará que os educados escrevam o número sorteado na casa correta. Observando que o foco da atividade é o reconhecimento do que ouve e com o que eles já conhecem.
Exemplo:
Numeral 38, o aluno escreverá na casa I, por que trinta e cinco inicia com 3.
Numeral 72, o aluno escreverá na casa G, por que setenta e dois inicia com 7.
Após a rodada, solicite:
- Utilize-se dos numerais que aparecem na cartela do bingo, pensando em cálculos mentais, situações problemas, escrita de numerais, sistema monetário etc..., como sugestão.
Tempo estimado: 1 h 10 m
Ao fim desta atividade, proponha aos alunos a audição de uma música (É Preciso Saber Viver - Roberto Carlos), porém antes da reprodução, entregue aos educandos cópia da letra da música, para que eles possam acompanhar e/ou se familiarizar.
Reproduza a música.
Ao final, peça para que eles ao explanarem, estabeleçam uma relação entre a 1ª aula e esta 4ª aula, partindo da música.
Problematize o entendimento, questione o que não está tão desenvolvido.
Link as falas dos alunos, com os conteúdos já trabalhados, para que eles consigam compreender esta relação.
Recursos:
Aparelho de som/ CD/ Cartelas de bingos, texto xerocopiados( gêneros textuais), diversos tipos de folhas, papeis pardos, lápis de cor, tesoura, cola.
Avaliação:
Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário. Utilizaremos também as atividades produzidas e as participações como instrumento avaliativo. Sempre remetendo em todas as etapas os objetivos traçados, em um processo dinâmico e circular.
sábado, 6 de julho de 2013
POEMA DA PEDRA BRUTA
POEMA DA PEDRA BRUTA
POEMA DA PEDRA BRUTA
Eu pedra bruta do tempo
que me passou esquecido
no inventário do momento
de viver de eu ter morrido
percorro o longo decurso
de todo o tempo perdido.
Eu profetas de gomorras
ruir de torres tombadas
sodomas de meus sentidos
de extintas almas salgadas
artesão de antigos sonhos
de mãos rudes algemadas.
Eu perdido se me encontro
sensível ao que não sente
descaminho de um futuro
de algum passado presente
vou pedra fingindo a carne
e sangue fingindo a gente.
Eu castelos de crepúsculos
naus sombrias sobre vagas
eu mortalha dos moluscos
de esperanças naufragadas
faz-se em mar a minha vida
das marés que são choradas.
Eu templo de deuses mortos
becos tortos sem calçadas
vendo o mundo das janelas
que o amor deixou fechadas
sou um elo entre essas vidas
que se atraem separadas.
Hoje sou pastor de rios
sentinela das colinas
mirante das fortalezas
nas ameias das neblinas...
É por mim que à noite
os ventos vêm chorar
sobre as ruínas.
Afonso Estebanez
Palestra do Sargento Duraes na Escola Municipal Doutor Badaró Junior em Serraria
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