segunda-feira, 8 de julho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EJA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EJA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MEMÓRIAS DA INFÂNCIA Público: Alunos do 1º ao 5º ano – Ensino Fundamental EJA Apresentação: Este material tem como objetivo a apresentação de uma sequência didática constituída de um pequeno conjunto de aulas para abordar as memórias da infância, focando o trabalho com diversos gêneros textuais, e com ênfase na oralidade. Característica da turma: Pessoas adultas, donas de casa e aposentados, sendo aproximadamente 13 mulheres e 02 homens, em sua maioria acima de 50 anos de idade; com nível de escolarização entre 1º, 2º e 3º anos. Dicas de como trabalhar com sala multisseriada( 1º ao 5º ano): • Crie momentos que propicie a oralidade; • Ter o cuidado antes da elaboração de qualquer atividade, observar a especificidade da turma, primordialmente o nível de escolarização; • Elaborar atividades que envolvam todos os alunos, pensando e traçando objetivos de acordo com as atividades e também quais os objetivos que o educador espera que os alunos alcancem; • Temos que exercitar a prática de NÃO trabalharmos com as áreas do conhecimento e/ou atividades de forma fragmentadas; e sim com a ¹ interdisciplinaridade; • Quando trabalhar com as mesmas atividades para toda a turma problematize situações com diferentes graus de dificuldades; • Construa e mantenha juntamente com os alunos, ambientes que possibilite acesso às diversas fontes de leitura e bem como usufruí-las. Interdisciplinaridade: A interdisciplinaridade está presente na educação desde que começou a ser aplicada na ciência. Sua função é superar a fragmentação do conhecimento, a falta de uma relação deste com a realidade do aluno e a fragmentação do conhecimento escolar. Objetivos: • Promover o relato dos educandos sobre a origem dos seus nomes; • Identificar a letra inicial de seu nome e estabelecer relações entre esta letra, som, desenhos e palavras que iniciem com a mesma; • Estimular a produção de textos escritos e artísticos, considerando sua coesão, coerência, interlocutora; • Confeccionar painéis e/ou cartazes sobre o tema, de forma direcionada, mas oportunizando a troca de experiências entre os educandos; • Investir em atividades que propiciem a oralidade considerando as condições de enunciação (quem fala de onde fala para quem fala), portanto considerando as diferentes situações de comunicação. • Valorizar sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante do grupo; • Conhecer e valorizar as diferentes variedades linguísticas; Conteúdos: Escrita e leitura do cabeçalho Escrita e leitura do alfabeto Relação fonema e grafema Memória da infância Leitura e escrita dos gêneros textuais ( conto, depoimento e música) Divisão do texto em frases, palavras, letras e fonemas Pontuação ( ponto final, vírgula e interrogação) Substantivos próprios e comuns Escrita de numerais Tabela de comparações Duração: 4 aulas, 2 horas/aula Desenvolvimento: 1ª Etapa: A inocência da minha infância! Tempo estimado: 25m Converse com os alunos sobre a atividade que será trabalhada, focando o tema a ser desenvolvido. Ler o texto ( Lembrança da minha infância – Coleção Viver, Aprender) como introdução da atividade. Tempo estimado: 25m Pedir para que cada aluno conte um pouco sobre a história que conhece sobre seu nome e sobrenome. Solicite que expressem as suas lembranças de sua infância, onde a educadora neste período deve-se colocar-se como ouvinte, porém observando as falas pontuais. Tempo estimado: 1h 10m Após a explanação, juntamente com o grupo, retome alguns aspectos e/ou passagens de suas falas que julgarem importantes e marcantes e elenque-as em um cartaz; não se esquecendo de colocar o nome do aluno à frente da citação, garantido novamente que todos participem. Feito o cartaz, entregar para cada aluno, cópia do texto que fora lido pelo educador, porém solicitem que todos façam uma leitura individual, aqueles que ainda não dominam a leitura o educador, deverá auxiliar. Após o término da leitura, de acordo com o nível de escolarização de cada um, solicite que individualmente produzam um texto, registrando o entendimento sobre a aula, onde o educador poderá ao longo das produções, ir auxiliando aos alunos a organizarem suas escritas, pensando nos aspectos da coesão, coerência, segmentação, pontuação e acentuação. 2ª Etapa – Se permitam... Tempo estimado: 5 min Retome a aula anterior, apresentado o cartaz que fora construído coletivamente, constando suas lembranças da infância. Tempo estimado: 25 min A partir dai, proponha uma leitura coletiva e compartilhada, do depoimento (Aluna Dona Ana – anexo). Observando e integrando aqueles alunos que ainda não leem convencionalmente, os ajudando quando necessário. Após a leitura, solicite que elaborem um pequeno texto, observando os questionamentos abaixo, sendo que o educador deverá orientar os alunos como buscar as informações solicitadas. - Qual sua opinião o porquê a ―Dona Ana‖ deu este depoimento? - Onde ocorreu toda a história marcante da depoente? - O que há por traz da história? - Qual sua opinião o porquê a ―Dona Ana‖ deu este depoimento? - Questione também se tem alguma diferença entre os textos já trabalhados nesta sequência didática? Tempo estimado: 1h 30 Partindo desta coleta de dados, construa com os alunos uma tabela estabelecendo uma relação com o texto trabalhado e as demandas levantadas. Nome do aluno Idade Estado de nascimento Porque deixou a escola? Porque voltou a estudar? Luzia de Melo 58 anos Bahia Tive que cuidar dos meus irmãos Para ajudar meus filhos Moacir Lourenço 23 anos São Paulo Repetências Por que quero arrumar um trabalho digno. Nesta atividade solicite que comparem: as idades, Estados de nascimento, os aspectos motivacionais quanto à escola, e problematize oralmente se há alguma relação entre os alunos do quadro? 3ª Etapa – Nossas memórias, nossa história! Tempo estimado: 10 min Inicie a aula lendo junto com a turma o poema (Meus oito anos de Casimiro de Abreu). Tempo estimado: 20 min Reúna a turma em grupos, e peça que coletivamente discutam o poema. Solicite que indiquem consensualmente um representante para efetuar os registros a acerca do entendimento do poema. Tempo estimado: 1h e 30 Peça para que leiam a produção, por grupo, aonde o educador irá transcrevê-la na lousa, e com o auxilio dos demais colegas de classe, ajustará o que for necessário, acerca dos conteúdos previamente delineados. Posteriormente peça para que façam as correções em seus cadernos de acordo com a correção coletiva. 4º Etapa – Os números em nossas vidas! Retome aula, resgatando tudo o que fora trabalhado desde a primeira aula. Tempo estimado: 20 min Solicite que pensem e verbalizem o que conhecem sobre os números, e qual a relação destes, com o seu cotidiano. Tempo estimado: 30 min Converse com eles sobre a atividade, que irão realizar, focando os numerais, através da atividade: bingo de números. Atividade desenvolvimento: A educadora irá retirar do ―saquinho‖ um numeral e orientará que os educados escrevam o número sorteado na casa correta. Observando que o foco da atividade é o reconhecimento do que ouve e com o que eles já conhecem. Exemplo: Numeral 38, o aluno escreverá na casa I, por que trinta e cinco inicia com 3. Numeral 72, o aluno escreverá na casa G, por que setenta e dois inicia com 7. Após a rodada, solicite: - Utilize-se dos numerais que aparecem na cartela do bingo, pensando em cálculos mentais, situações problemas, escrita de numerais, sistema monetário etc..., como sugestão. Tempo estimado: 1 h 10 m Ao fim desta atividade, proponha aos alunos a audição de uma música (É Preciso Saber Viver - Roberto Carlos), porém antes da reprodução, entregue aos educandos cópia da letra da música, para que eles possam acompanhar e/ou se familiarizar. Reproduza a música. Ao final, peça para que eles ao explanarem, estabeleçam uma relação entre a 1ª aula e esta 4ª aula, partindo da música. Problematize o entendimento, questione o que não está tão desenvolvido. Link as falas dos alunos, com os conteúdos já trabalhados, para que eles consigam compreender esta relação. Recursos: Aparelho de som/ CD/ Cartelas de bingos, texto xerocopiados( gêneros textuais), diversos tipos de folhas, papeis pardos, lápis de cor, tesoura, cola. Avaliação: Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário. Utilizaremos também as atividades produzidas e as participações como instrumento avaliativo. Sempre remetendo em todas as etapas os objetivos traçados, em um processo dinâmico e circular.

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