quinta-feira, 11 de julho de 2013

Modelo de comunicado para os pais

SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO ALUNO ______________________________________________________Turma_____ Solicitamos que acompanhe seu filho à escola no dia __/ __/__, ás _______. Para que possamos conversar a respeito da vida escolar e comportamento do mesmo. Nosso objetivo é atender ao aluno da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada. Atenciosamente, Divana de Fátima Das Mercês Supervisora Pedagógica Favor devolver assinado Assinatura do responsável____________________________________________ Assinatura do aluno _________________________________________________ SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELA ALUNA ______________________________________________________Turma_____ Solicitamos que acompanhe sua filha à escola no dia __/ __/__, ás _______. Para que possamos conversar a respeito da vida escolar e comportamento da mesma. Nosso objetivo é atender ao aluno da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada. Atenciosamente, Divana de Fátima Das Mercês Supervisora Pedagógica Favor devolver assinado Assinatura do responsável____________________________________________ Assinatura da aluna _________________________________________________ FICHA DE ALUNO INCLUSIVO Aluna: Ano de Escolaridade: Turma: Data de Nascimento: Idade: Data:___/___/2013. DADOS FAMILIARES: Nome do pai: Nome da mãe: Profissão do pai: Profissão da mãe: Número de irmãos: Mora com: CONDIÇÕES DE SAÚDE: DESENVOLVIMENTO DO ALUNO: 1- HABILIDADES (aspecto cognitivo, motor, social) 2- DIFICULDADES (aspecto cognitivo, motor, social) Com base nas dificuldades e habilidades do aluno, como tem sido o desempenho em suas aulas? Estratégias que tem usado com o aluno. Dificuldades que encontra com relação ao atendimento ao aluno. Assinatura/ Disciplina:__________________________________________________ por extenso FICHA DE ACOMPANHAMENTO ATITUDINAL E PROCEDIMENTAL: Turma_______ ALUNO(A)______________________________________DATA__/__/__ Senhor (a) ______________________________responsável do (a) aluno (a) citado acima, como parte integrante de nossa parceria na função de educar, cumpre-nos informá-lo das atitudes e comportamento que ele (ela) vem apresentando em sala de aula: ( ) Desrespeitou o(a) professor(a) :___________________________________; ( ) Desrespeitou o(a) colega:________________________________________; ( ) Não trouxe o material necessário para a aula:_________________________; ( ) Atrasa-se constantemente para entrar em sala de aula; ( ) Não realizou a atividade em sala de aula da(s) seguinte(s) matéria(s): __________________________________________________________________ ( ) Não realizou o(s) dever(es) de casa da(s) seguinte(s) matérias: ( ) Apresenta atitudes e comportamento que interferem no desenvolvimento normal da aula, atrapalhando colegas e professor(a) ( levanta-se do lugar constantemente; conversa assuntos alheios à aula; produz barulho batendo na carteira com algum objeto ou batucando, cantando, gritando ou assoviando; joga bolinhas de papel ou pedaços de borracha nos colegas e no (a) professor (a) ; não presta atenção à aula; não ouve o (a) professor (a); incomoda os colegas com brincadeiras fora de hora; pega objeto do colega sem permissão; ... ) ( ) Outros:______________________________________________________ Queremos garantir o aprendizado do (a) aluno (a), porque sem a devida atenção à aula e a realização da atividade não há assimilação do conteúdo ministrado. Acompanhe em casa, regularmente, o caderno de seu (sua) filho (a), verifique se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos. ESPAÇO RESERVADO PARA AS OBSERVAÇÕES DO RESPONSÁVEL: ·_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ X_____________________________________________________________________ Assinatura do responsável dando ciência das atitudes e comportamento do (a) aluno (a). Assinatura do aluno ao receber a Ficha Atitudinal e Procedimental em ____/____/____ _________________________________________________________________ COMUNICADO AO RESPONSÁVEL : ATRASO À ESCOLA ALUNO (A)___________________________________turma___ Chegou atrasado (a) à escola hoje. Caracterizando o atraso quando o (a) mesmo (a) chega após às 12 horas e 30 minutos. Lembrando que dez minutos são apenas para imprevisto, constituindo raríssima exceção. O correto é a presença do (a) aluno (a) na escola às 12:30 horas pontualmente. A primeira aula começa às 12:30 horas e termina às 13 horas e 20 minutos. Portanto, ao se somar 05 atrasos de dez minutos, o (a) aluno (a) perde uma aula inteira de 50 minutos. Favor entrar em contato conosco pelo telefone 3872 -1571 para justificar os atrasos de seu (sua) filho (a), ou compareça à escola para averiguar a situação, também pedimos que devolva assinado esse comunicado para comprovar sua ciência dos atrasos do (a) aluno (a). Não deixe seu (sua) filho (a) se atrasar e muito menos faltar às aulas, nem um dia sequer, justifique com atestado médico ou compareça à escola para nos informar dos motivos que impediram a presença do (a) aluno (a) às aulas. É muito importante que a família acompanhe em casa, regularmente, o caderno do (a) aluno (a) e verifique se ele (ela) está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscando o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada. Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos. Abre Campo ________de________ de 201____. FAVOR DEVOLVER ASSINADO ASSINATURA DO RESPONSÁVEL: _____________________________________________________________________________ COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL – Assunto: Infrequência escolar ALUNO (a)_____________________________________turma____ De acordo com os nossos registros, até o presente momento, na disciplina de _________________, professor (a)___________________________que tem _____ aulas por semana, foram contabilizadas um total de ____ faltas ________________. Sabemos que se o aluno não comparecer às aulas não assimilará o conteúdo ministrado naquele momento e ficará defasado em relação aos alunos que estão presentes. O processo de aquisição de conhecimento é contínuo e cumulativo, um dia que se perde prejudica o aluno. Gostaríamos de informar que há algumas perguntas que precisam ser respondidas pela família: O (a) aluno (a) copiou a matéria perdida? Comunicou ao (a) professor (a) o motivo de suas faltas e recebeu dele (a) as atividades perdidas no período? O (a) aluno (a) estudou em casa a matéria e pôs o caderno em dia? O (a) aluno (a) parou de faltar às aulas? É assíduo (a)? Para garantir que o processo de aquisição de conhecimento da criança ou do adolescente não seja rompido, a família precisa estar atenta aos seguintes procedimentos: Não deixar que se atrase, garantindo que esteja na escola às doze e trinta em ponto para a primeira aula. Não deixar que falte, nem um dia sequer e justificar com atestado médico ou presença na escola o motivo da falta, quando houver. Acompanhar em casa regularmente os cadernos, verificando se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Qualquer dúvida que tiver entrar em contato imediatamente com a Orientadora Educacional - (Elenice) e Direção da Escola (Diretora: Rosiléa ou v ice: Conceição) pelo telefone 3872 - 1751 ou pessoalmente para averiguar a situação. Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos. Abre Campo, _____ de __________ de 201____. FAVOR DEVOLVER ASSINADO ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DANDO CIÊNCIA DA INFREQUENCIA: X______________________________________________________________ Recibo de Comunicado de Infrequência alternada com justificativa O Aluno ___________________________________________turma__ Recebeu nessa data _____/_______/201___, o comunicado de infrequência escolar. CONVOCAÇÃO NO. 01 SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL DO (A) ALUNO (A): ___________________________________________TURMA_______ Cumprindo a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica. Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar. Dessa forma solicitamos sua presença na escola no dia _____/____/___ No horário de _____________. Para tratarmos de assunto referente ao aluno (a) citado (a) acima. O telefone de contato da escola é 3872 1751. Entre em contato conosco. Somos parceiros na tarefa de educar. Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada. Atenciosamente, X______________________________________________________________ ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DANDO CIÊNCIA DA CONVOCAÇÃO Recibo de convocação Aluno(a) ____________________________________________ TURMA______ Recebeu uma convocação para comparecimento do seu responsável legal no dia _______/________/________ às ___________, Ficando ciente que deve entregá-la e comparecer à escola junto dele (a) no Dia _______/______/________ Horário: ____________. CONVOCAÇÃO no. 02 SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO (A) ALUNO (A) __________________________________________________TURMA_______ Cumprindo a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica. Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar. Dessa forma foi solicitada sua presença na escola no dia __/ ____/___ No horário de _____________. Através da CONVOCAÇÃO NO. 01 entregue Ao (a) aluno(a) no dia ______/______/_____ às__ ___________. Contudo,não recebemos nenhuma resposta e nem sabemos se o (a) aluno (a) comunicou em casa nossa solicitação. Mais uma vez, oferecemos uma oportunidade da família entrar em contato conosco. Compareça à escola Dia______/______/______ às _______horas e _____minutos junto com seu (sua) filho(a) ou pupilo(a), para averiguar a situação. Ele (ela) deverá entrar na escola acompanhado (a) do seu responsável legal. Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada. Atenciosamente, Recibo de convocação ____________________________________________________turma______ Recebeu uma segunda convocação para comparecimento do seu responsável ______/_______/_____ às _________ . Ficando ciente que deve entregá-la e comparecer à escola no dia ____/_____/______ às ________. CONVOCAÇÃO no. 03 SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO (A) ALUNO (A) _____________________________________________________TURMA_______ Informamos que a escola deve cumprir a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica. Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar. Por esse motivo foi solicitada sua presença na escola no dia _____/____/___ No horário de _____________. Para tratarmos de assunto referente ao aluno (a) citado (a) acima. Não recebemos nenhuma resposta e nem sabemos se o aluno comunicou em sua casa nossa solicitação. Temos buscado entrar em contato com a família do (a) referido (a) à algum tempo através de comunicação por escrito entregue ao (a) aluno (a), contato telefônico, recado de terceiros. Compareça à escola dia _____/____/_____ as __________h. Sua presença é imprescindível. Cumprindo também com O Estatuto da Criança e do Adolescente comunicaremos ao Conselho Tutelar a ausência dos responsáveis perante convocação da escola. De acordo com o artigo 56 da Lei 8.069/96. Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada. Atenciosamente, Orientação Educacional Assinatura do pai ou responsável: ___________________________________ ............................................................................................................................... Recibo de convocação número 03 Recebeu mais de uma convocação para comparecimento do seu responsável nos dias ___/____/_____ , _____/______/______, e ____/______/¬¬¬______ .Em todos os momentos foi devidamente informado que a presença do responsável era imprescindível para a sua permanência na escola. Assinatura do aluno (a):________________________________________ TERMO DE COMPROMISSO ESCOLAR Eu____________________________________________________________________ aluno (a) da turma __________ turno:_____________ Assumo o compromisso nessa presente data de cumprir com as regras definidas no Regimento Interno da Escola, apresentando respeito para com professores, colegas e demais funcionários da escola. Em relação aos estudos, apresentarei sempre que me pedirem meus cadernos organizados e com a matéria e exercícios feitos e completos; tendo o compromisso de mantê-los em dia, ou seja, completos. Realizarei com interesse e boa vontade as tarefas que forem solicitadas pelos professores; entregarei os trabalhos no tempo delimitado. Estou ciente que para o meu aproveitamento em aprendizagem eu preciso ficar atento às explicações dos professores, esclarecer minha dúvida referente à matéria estudada, acompanhar a linha de raciocínio do professor quando este estiver falando e ajudarei a minha turma com observações pertinentes à aula, ou seja devo estar envolvido e me esforçar para compreender o conteúdo e não somente estar presente em sala de aula sem fazer nada. Para não deixar dúvidas do comportamento que a escola espera de mim, comprometo-me a obedecer as orientações dos professores, da orientadora e diretora . Minha família me ajudará a cumprir esse TERMO DE COMPROMISSO ESCOLAR que agora assino. Abre Campo,, _____de __________________ de __________ . Assinatura do aluno (a):___________________________________________________ Assinatura do responsável pelo aluno(a):______________________________________ Assinatura do Especialista em Educação Básica:_______________________________ Assinatura da Direção da Escola:____________________________________________ COMUNICADO AOS PROFESSORES 1. Gentileza comunicar à Orientação Educacional 05 (cinco) faltas consecutivas e 10 (dez) faltas alternadas do (a) aluno (a) assim que identificar essas ocorrências. 2. Uso do Caderno de Ocorrências: O caderno de ocorrência contém o nome de cada aluno em uma folha específica, onde se fará o relato da ocorrência em sala de aula tais como: ( ) Desrespeitou o(a) professor(a) , relate o ocorrido ( ) Desrespeitou o(a) colega: relate como... ( ) Não trouxe o material necessário para a aula, qual? ( ) Atrasa-se constantemente para entrar em sala de aula; ( ) Não realizou a atividade em sala de aula da(s) seguinte(s) matéria(s): ( ) Não realizou o(s) dever(es) de casa da(s) seguinte(s) matérias: ( ) Apresenta atitudes e comportamentos que interferem no desenvolvimento normal das aulas, atrapalhando colegas e professor(a) ( levanta-se do lugar constantemente, conversa assuntos alheios ao assunto da aula, produz barulho batendo nas carteiras ou assoviando, joga bolinhas de papel no interior da sala...) ( ) Outras ocorrências... Caro (a) professor (a) a questão da indisciplina em sala de aula sempre é um ponto delicado; há dificuldades, a escola não recebe o apoio que gostaria de receber da família, mas há algumas atitudes que a escola pode usar que favorecem a disciplina em sala, alguns exemplos: Definição de limites: estabelecer limites desde a primeira aula, com extrema clareza e espírito aberto às sugestões. Os limites das atitudes que forem aceitas pelo grupo de alunos devem ser observados. Definir “seus” limites, mas estabelecer um procedimento de participação cooperativa; Cobrança firme e serena; Sua mesa, seu templo: evitar que os alunos se aglomerem em torno de sua mesa; Delimitar a estrutura da sala, não permita que os alunos fiquem soltos pela sala, dispor as carteiras e os alunos de forma que favoreça a aula; Usar a terapia do diálogo pessoal: ao identificar casos particulares de condutas estranhas chame o aluno para um “bate papo” indagando sempre o motivo de posturas resistentes. É importante passar a imagem de que a indisciplina é uma particularidade que exige compreensão e debate. O Caderno de Ocorrências funciona melhor quando não é usado. Explico: Antes de colocar o nome do aluno deve-se negociar. Tornar o aluno seu devedor, se enche o nome do aluno no caderno, perde o seu valor, como instrumento de coerção ele é frágil; O Caderno ficará na sala do Diretor ou na secretaria caso necessite, peça ao orientador. RECEBI O COMUNICADO ACIMA E ASSINO DANDO O MEU CIENTE DAS INFORMAÇÕES: RETIRADO DO BLOG APRENDENDO E ENSINANDO.

15 comentários:

  1. Gostei muito dos modelos de comunicados, busquei me espelhar nos seus modelos ai. Parabéns.

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  2. Gostei muito dos comunicados. São extremamente organizados na grafia e na abordagem de cada tema. Adaptarei os mesmos para a realidade da escola onde atuo.

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  3. Gostei muito dos modelos, agradeço muito a ajuda

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  4. Estes modelos de comunicados estão muito bons. Adaptarei para usar aqui na escola onde trabalho. Obrigada.

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  5. Gostei muito de seus bilhetes e convocações.
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Abraços.
    Ana Pinheiro

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  6. Gostei muito de seus bilhetes e convocações.
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Abraços.
    Ana Pinheiro

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  7. Muito útil todos esses comunicados. Peço licença para usá-los. Obrigada. Cleide Porto

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  8. Muito útil todos esses comunicados. Peço licença para usá-los. Obrigada. Cleide Porto

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  9. Muito bem feito! Atende a necessidades das escolas!! parabéns!

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  10. Excelentes modelos! Parabéns!!! Irei usá-los com certeza. Abraços.

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  11. Excelentes modelos! Parabéns!!! Irei usá-los com certeza. Abraços.

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  12. ME AJUDOU MUITOS ESTES MODELOS DE COMUNICADOS.

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