terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

planejamento creche

fonte blog creche e escola PORTUGUÊS 1º BIMESTRE • APRESENTAÇÃO DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS, ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC) • REGISTROSD DOS DESENHOS COORDENAÇÕES: RETAS 2º BIMESTRE • APRESENTAÇÃO DO NOME • CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA) • CONVERSAS INFORMAIS • ROTINAS • HORA DAS NOVIDADES • HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO • ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTOLÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES • BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS AÇÕES • REGISTROS DOS DESENHOS • IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA) • LANÇAMENTO DA LETRA A • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA) • PESQUISA DA LETRA A NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA • LANÇAMENTO DA LETRA E • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA) • PESQUISA DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA E NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA) COORDENAÇÕES: RETAS OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS, BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO). 3º BIMESTRE • APRESENTAÇÃO DO NOME • CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA) • CONVERSAS INFORMAIS • ROTINAS • HORA DAS NOVIDADES • HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS • ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES • ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS • BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES • REGISTROS DOS DESENHOS • IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA) • RECORDANDO: LETRA A e E • LANÇAMENTO I • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA) • PESQUISA DA LETRA I NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA • LANÇAMENTO DA LETRA O • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA) • PESQUISA DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA O NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA) COORDENAÇÕES: RETAS E CURVAS 4º BIMESTRE • APRESENTAÇÃO DO NOME • CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA) • CONVERSAS INFORMAIS • ROTINAS • HORA DAS NOVIDADES • HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS • ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS DETALHES • ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS • BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES • REGISTROS DOS DESENHOS • IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA) • RECORDANDO: LETRA A, E, I e O • LANÇAMENTO U • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA) • PESQUISA DA LETRA U NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA U NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUALE AUDITIVA) COORDENAÇÕES: CURVAS OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS, BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.) COMPETÊNCIAS EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA • USO DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO • USO DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM • RECONHECIMENTO DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO • PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO • MANUSEIO DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS,REVISTAS, JORNAIS, ETC) • LEITURA COMO PRAZER DE LER HABILIDADES EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA • AMPLIAÇÃO DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS, PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC • UTILIZAÇÃO DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC • RECONHECIMENTO E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS CONTEXTUALIZADAS • ESCRITA UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA • EXPLORAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE PRAZER E ENTRETENIMENTO MATEMÁTICA 1º BIMESTRE • CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL) • TAMANHO (GRANDE⁄PEQUENO) • SEMELHANÇA (IGUAL⁄DIFERENTE) • POSIÇÃO (EM PÉ⁄SENTADO) • AGRUPAMENTOS: CRITÉRIOS (COR E TAMANHO) • CONTAGEM DE NUMERAL ATÉ 5 • LANÇAMENTO NUMERAL 1 • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE • PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL • FORMA GEOMÉTRICA CIRCULAR • FIGURA GEOMÉTRICA CIRCULAR 2º BIMESTRE • RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL) • LANÇAMENTO DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE) • RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES • TAMANHO (ALTO⁄BAIXO) • POSIÇÃO (ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS) • RECORDANDO AGRUPAMENTOS • CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ 10 • RECORDANDO NUMERAL 1 • LANÇAMENTO NUMERAL 2 • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 2 VISUALMENTE • PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2 • RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES • FORMA GEOMÉTRICA QUADRANGULAR • FIGURA GEOMÉTRICA QUADRANGULAR OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS , BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO). 3º BIMESTRE • RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS • LANÇAMENTO DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO) • RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES • POSIÇÃO (EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA) • DISTÂNCIA (PERTO⁄LONGE) • RECORDANDO AGRUPAMENTOS • CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ 15 • RECORDANDO NUMERAL 1 e 2 • LANÇAMENTO NUMERAL 3 e 4 • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE • PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4 • RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES • FORMA GEOMÉTRICA TRIANGULAR • FIGURA GEOMÉTRICA TRIANGULAR 4º BIMESTRE • RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS • LANÇAMENTO DA COR NEUTRA (BRANCO) • RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES • POSIÇÃO (EM FRENTE⁄ATRÁS) • QUANTIDADE (MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO) • MASSA (LEVE⁄PESADO) • TAMANHO (MAIOR⁄MENOR) • RECORDANDO AGRUPAMENTOS • CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR SEU CONHECIMENTO) • RECORDANDO NUMERAL 1, 2, 3 e 4 • LANÇAMENTO NUMERAL 5 • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 5 VISUALMENTE • PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5 • RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS, BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.) • TAMBÉM DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE ENCERRAMENTO COMPETÊNCIAS EM MATEMÁTICA • UTILIZAÇÃO DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ INSERIDO • RECONHECIMENTO DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS • PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS • PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO • UTILIZAÇÃO DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS • EXPLORAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO, LADOS, ETC • EXPLORAÇÃO DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS • ESTABELECIMENTO DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS • INTERAÇÕES EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO • PERCEPÇÇAO DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO • UTILIZAÇÃO DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS • CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES PROPOSTAS HABILIDADES EM MATEMÁTICA • AGRUPAR E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS, PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS • RECONHECIMENTO DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO • IDENTIFICAÇÇAO DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE • REALIZAÇÕES CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS, BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS • EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA, OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM • UTILIZAÇÃO DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS • COMPARAÇÃO EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS, VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS • EXPLORAÇÃO DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS ENTRE SI • IDENTIFICAÇÃO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS, RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS • PERCEPÇÃO DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM • PERCEPÇÃO DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC) • PRECEPÇÃO DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO • ENTENDIMENTO DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO) • PERCEPÇÃO DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA (CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC) • IDENTIFICAÇÃO DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS • VIVENCIAR⁄CONSTRUIR CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS 1º BIMESTRE • ADAPTAÇÃO E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA) • ESTABELECER RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA (DIREITOS E DEVERES) • CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA) • MEU CORPO (HIGIENE) • MEU CORPO (SENTIDOS) • ESCOLA (PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E FUNCIONÁRIOS) • RUA⁄BAIRRO (RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM) • DATAS FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO 2º BIMESTRE • FAMÍLIA: MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO) • CASA: MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E DEVERES DECADA UM) • MÃE: SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA) • PROFISSÕES (LIGADAS AS MULHERES) • ALIMENTAÇÃO SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS) • DATAS FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS 3º BIMESTRE • PAI: SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA) • PROFISSÕES ( LIGADAS AO HOMEM) • FOLCLORE (RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS, CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC) • PLANTAS: SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM) • DATAS FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE E PRIMAVERA 4º BIMESTRE • ANIMAIS (DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS) • CRIANÇA (IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES) • MEIOS DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA) • MEIOS DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS) • BANDEIRA NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?) • NATAL (O QUE REPRESENTA O NATAL?) • DATAS FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA, FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL COMPETÊNCIAS ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS • RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO • CONSCIENTIZAÇÃO DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO, SEGURANÇA, ETC • RELACIONAMENTO DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS, PSICOMOTORAS E AFETIVAS) • ESTABELECIMENTOS DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES AMBIENTES • RELAÇÃO ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA • CONSCIENTIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES AMBIENTES • PERCEPÇÃO DAS MUDANÇAS DO CLIMA • PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE NELE VIVEM • CONSCIENTIZAÇAO DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A POLUIÇÃO AMBIENTAL • CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE • PERCEPÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS, BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC) • RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA • PERCEPÇÃO DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA • IDENTIFICAÇAO E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA HABILIDADES ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS • PERCEPÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS • CONSCIENTIZAÇÃO DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO CORPO E COM O CORPO DO OUTRO • OBSERVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES, TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS • PERCEPÇÃO DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA VIDA, ETC • REGISTRAR ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO • PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTE • CONSCIENTIZAÇAO DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM • PARTICIPAÇÃO EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA • RECONHECIMENTO DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE • RESPEITO PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA • CUMPRIMENTO DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE • PERCEPÇÃO DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E AUDIOVISUAL) • OBSERVAR E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU INDIRETAMENTE • REPRESENTAÇÃO DE ANIMAIS E VEGETAIS ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES, PINTURA, MODELAGEM, ETC • CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO AMBIENTE HABILIDADES QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL • PERCEPÇÃO GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE, SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO) • PERCEPÇÃO TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS, MACIAS, DURAS E MOLES • PRECEPÇÃO VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES • PRECEPÇÃO AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES (VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC) • PRECEPÇÃO OLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOS CHEIROS E ODORES • ESQUEMA CORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC • LATERALIDADE: PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO • POSIÇÃO ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO, ANDANDO, PARADO, CORRENDO) • RELAÇÃO ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA VOLTA (DE LADO,DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC) • MEMÓRIA VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS • MEMÓRIA AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS • SEQUÊNCIA LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS • ORIENTAÇAO TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES • ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL DO ALUNO • ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO • RACIOCÍNIO LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO • COORDENAÇÃO MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS FUNÇÕES • COORDENAÇÃO VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS MOTORES • COORDENAÇÃO MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA • CORES: PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário