quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O menino e o arco-íris retirado do blog ensinando com carinho

O menino e o arco-íris retirado do blog ensinando com carinho Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão, quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim de tudo era vidro e só vidro. Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre. Não pensava, não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade. Quando pôde sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal. O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas! Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio. E daí? (GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001. p. 5) Após ler atentamente o texto, 1.Identifique Título: Autor: Obra da qual faz parte: 2.“Mas logo se acostumou a todos eles”.O termo em destaque refere-se no texto a (A) animais no quintal. (B) cadeiras e mesas. (C) sapatos e copos. (D) jogos de azar. 3. Pode-se concluir que o tema do texto é (A) a curiosidade. (B) a insatisfação. (C) a natureza. (D) a saudade. 4. De acordo com o texto, o menino procurava, desde criança, por (A) alguma coisa surpreendente. (B) galinhas e plantas interessantes. (C) um arco-íris. (D) banhos de mar. 5. “E daí?” A frase final do texto demonstra que a opinião do narrador sobre o destino do menino é de (A) pena e desespero. (B) simpatia e aprovação. (C) indiferença e conformismo. (D) esperança e simpatia. 6. “Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!” No trecho, os sinais de pontuação empregados assinalam (A) o tédio do menino. (B) a surpresa do menino. (C) a dúvida do narrador. (D) o comentário do narrador. 7. Esse texto é: (A) uma crônica (B) uma notícia (C) informativo (D) fábula 8. Como você descreveria o menino? 9. Por que o menino sempre abandonava as coisas que encontrava? 10. Comente sobre o desfecho do texto, dando sua opinião. GABARITO 2.A 3.B 4.A 5.C 6.B 7.A Na questão 1- perceber que o título do texto é o mesmo do livro; questões 8,9,10- respostas pessoais.

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