quinta-feira, 6 de junho de 2013

SEQUENCIA DIDATICA DA PARLENDA BRUXA

Parlenda "A bruxa" - sequencia de atividades


Escrever o texto na lousa e fazer a leitura, pausadamente, mostrando as palavras enquanto lê.
Repetir a leitura várias vezes, levando os alunos a perceber que se lê da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Pedir que os alunos realizem a leitura da mesma forma que foi feita pela professora.
Fazer a exploração oral da parlenda:
  •  Que horas são na parlenda?
  • Onde a bruxa está?
  •  O que ela tem na mão?
  • O que ela está fazendo?





Dispor as fichas com as frases emendadas da parlenda e com as palavras da parlenda e pedir que os alunos organize-as de maneira correta e depois copiarem no caderno.


Fichas com frases emendadas

Fichas com palavras para utilizar em diversas atividades




Complementar a atividade acima pedindo que recortem palavras com os números de letras solicitados.

Escolher uma palavra da parlenda e falar pausadamente. Perguntar aos alunos quantas sílabas tem a palavra. Quantas vezes abrimos a boca para falar. Repetir com todas as palavras da parlenda. Depois pedir que completem o quadro.

Entregar as palavras que formam as frases, separadamente e pedir que montem corretamente e depois escrevam separando as palavras.




Texto com ilustração para o cartaz da sala


Utilizar a ficha com  palavras da parlenda para realizar a atividade abaixo



Ficha com o texto para outras atividades




Realizar esta atividade junto com os alunos, levando-os a identificar o valor sonoro. Depois eles completam a tabela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário