sábado, 1 de junho de 2013

Projeto “Biblioteca: Mediando leitores.”

Projeto “Biblioteca: Mediando leitores.”
 
“Aprendendo para a vida”

 
Objetivo:

- Organizar e manter o acervo atualizado, possibilitando o acesso prático dos usuários;
- Mediar à leitura nas três possibilidades, de mediação pedagógica, literária e da informação.

Justificativa:

 Para que os usuários, alunos, professores tenham acesso às obras, é necessário expô-las de forma organizada e ao mesmo tempo prática.
Introdução:
Uma biblioteca bem organizada para acolher livros  e seus leitores é com certeza , o primeiro estímulo para  a leitura. Encontrar soluções criativas de forma a oferecer aos alunos, professores e à comunidade escolar um lugar agradável  para a leitura e guarda organizada das obras é fundamental.
Assim sendo, a concepção de um arquivo digital para o registro das obras possibilita uma forma de organização prática facilitando aos usuários acesso prático e ágil.
Além, da organização do acervo, o bibliotecário é responsável pela mediação da leitura nas possibilidades, pedagógica, literária e na mediação da informação.

Desenvolvimento:

A concepção do arquivo digital deverá ser organizada por tipos:

1-              Obras de referência – enciclopédias, dicionários;
2-              Obras de ficção – acervos literários;
3-              Documentários -  biografias, ensaios, variedades;
4-              Periódicos – revistas;
5-              Outras coleções – obras teóricas de apoio ao professor.  

 Acervo organizado, as obras estarão preparadas para o empréstimo que devem ser registradas em fichas ou livro de registro, controlando entrada e saída.
Para construção  da mediação da informação apresento algumas atividades que podem ser utilizadas no cotidiano escolar:

Mural informativo:

 Exposição de informações diversas, divulgação de livros:

                                                           
                                                             Festival de poesias:



Por último, a mediação por meio da pesquisa, imprescindível no ambiente escolar.

Considerações Finais:

A biblioteca tem papel privilegiado dentro do espaço escolar, em que se dá o encontro do leitor com as diversas formas de registro do conhecimento. É  nesse espaço, também, que  pode se estabelecer o diálogo entre indivíduos que compartilham informações, experiências.É importante que esse local seja agradável e ofereça condições para a interação entre os sujeitos e para  a apropriação de informações por parte dos leitores. Quanto maiores as oportunidades de diálogo, tanto melhores serão as trocas de experiências. Quanto maiores as oportunidades de leitura, maiores serão, também, as possibilidades de se formar leitores autônomos.
Contudo, quando se trata de leitura, não cabe falar em ensinar ou aprender, mas em mediar, apresentar, auxiliar e dar a conhecer

 

 

 

 

Referências Bibliográficas:

SOUZA, Renata Junqueira. Biblioteca Escolar e Práticas Educativas. O mediador em formação.
FNDE, Biblioteca na escola.             
NEVES, Elaine Auxiliadora Maurício.Fotos
RETIRADO DO BLOG ENSINANDO E APRENDENDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário