terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Os 4 pilares da educação

4 Pilares da educação e suas finalidades
APRENDER A CONHECER indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
Aprender a CONHECER
  • Domínio da leitura e da escritas
  • Capacidade de receber criticamente os meios de comunicação
  • Aprender a acessar informações
  • Valorizar o conhecimento e o saber social
  • Desenvolver habilidades para a vida cotidiana
  • Ter condições de compreender e operar o seu entorno social
  • Aprender a zelar pela saúde
  • Ser capaz de calcular e de resolver problemas
  • Domínio da língua oral


APRENDER A FAZER mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas. Aprender a FAZER
ü  Formação profissional;
ü  Desenvolver comportamentos sociais;
ü  Aptidão de trabalhar em equipe;
ü  Aptidão de decidir em grupo;
ü  Aprender a gerir e resolver conflitos;
ü  Boa articulação verbal;
ü   Espírito de iniciativa;
ü   Flexibilidade;
ü  Criatividade;

APRENDER A CONVIVER traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
 Aprender a CONVIVER
ü  Aprender a aproximar-se dos outros;
ü  Aprender a ouvir o outro;
ü  Aprender a propor sem impor;
ü  Aprender a lidar com as diferenças;
ü  Aprender a ceder sem se sentir perdedor;
ü  Aprender a administrar conflitos;
ü  Aprender a compatilhar outros modos de pensar, sentir, atuar;
ü  Aprender a buscar a unidade na diversidade;
ü  Desenvolver solidariedade e cooperação;


APRENDER A SER que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver; É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
 Aprender a SER
ü  Aprender a se conhecer;
ü  Aprender conhecer o mundo que o rodeia;
ü  Aprender a perceber os outros;
ü  Relacionar-se com o outro de modo responsável e justo;
ü  Aprender a lidar com forma construtivista com suas potencialidades e limite;
ü   Ser capaz de elaborar pensamentos autônomos e críticos;
ü  Aprender a lidar com os sentimentos;
ü  Respeitar a vida;
ü  Ser capaz de viver a própria intimidade;
ü  Respeitar a vida íntima dos outros;
Com base nessa visão dos quatro pilares do conhecimento, pode-se prever grandes conseqüências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente. Uma educação fundamentada nos quatro pilares acima elencados sugere alguns procedimentos didáticos que lhe seja condizente, como:
·        Relacionar o tema com a experiência do estudante e de outros personagens do contexto social;
·        Desenvolver a pedagogia da pergunta (Paulo Freire e Antonio Faundez, Por uma Pedagogia da Pergunta, Editora Paz e Terra, 1985);
·        Proporcionar uma relação dialógica com o estudante;
·        Envolver o estudante num processo que conduz a resultados, conclusões ou compromissos com a prática;
·        Oferecer um processo de auto-aprendizagem e co-responsabilidade no processo de aprendizagem;
·        Utilizar o jogo pedagógico com o princípio de construir o texto.
Presenciamos um momento muito importante em nosso país, o da demanda por educação, que, ao crescer, faz com que sociedade e instituições, em uníssono, movimentem-se no atendimento a essa urgência nacional. Essa é uma tarefa importante e é isso que se espera que o Brasil faça. Temos materiais e idéias. É preciso pôr em prática todos os estudos e projetos para a modernização da educação.Para mudar nossa história e lograr conquistas, precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio crescimento, exercitar a cidadania plena, aprender a usar o poder da visão crítica, entender o contexto desse mundo, ser o ator da própria história, cultivar o sentimento de solidariedade, lutar por uma sociedade mais justa e solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da educação.
Sugestões de atuação do supervisor que aponta para a transformação social, de acordo com os 4 pilares da educação.(verificar a partir da página 50 do livro UNICID princípios e métodos de supervisão e orientação educacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário