domingo, 2 de outubro de 2011

http://educacaoinfantil1.blogspot.com/

o menino que viu uma coisa

O MENINO QUE VIU UMA COISA...
Alberto Filho

Ele era um Menino que não gostava muito de ir para a Escola. Era um campeão em gazear aulas.
Um dia a caminho da Escola, ele resolveu descobrir o que tinha dentro daquele Casarão abandonado de mais de 200 anos...
Este Menino deixou de ir à Escola hoje...
Ele queria ir explorar uma casa abandonada que viu no caminho...
O que será que ele vai achar lá dentro?
Todo dia era a mesma coisa. Sua mãe entrava no quarto e dizia:
- Dormindo desse jeito você vai acabar chegando atrasado!
E ele dizia: - Peraí que vou dormir só mais um pouquinho...
Apesar de muito preguiçoso, ele sempre ia para a Escola. Pelo menos era o que ele dizia.
Mas muitas vezes ficava brincando pela rua e não pisava nem lá.
- Nasci para explorar o Mundo e não para estudar - vivia dizendo.
Um dia a caminho da Escola, uma amiga da sua turma lhe disse:
- Dizem que naquele Casarão tem um tesouro escondido.
- Dizem também que lá tem um mistério, e aquele que resolver ganha o Tesouro.
Pronto, era tudo que ele queria ouvir. Era seu sonho ficar rico sem fazer força. Então planejou:
- Amanhã, ao invés de ir à Escola, vou explorar esse Casarão, pegar o Tesouro e ficar Rico!
No dia seguinte, sua mãe até estranhou ele ter se levantado tão cedo para ir à Aula.
Só que ele não foi. Foi sim
, direto para o Casarão. Escondeu sua mochila numa moita ali perto e devagarinho subiu os degraus até a porta.
Pelo que diziam ninguém morava ali há mais de 150 anos.
Antes de empurrar a porta, ele colocou o ouvido nela para ver se ouvia algum ruído vindo de dentro.
Como nada ouviu resolveu entrar. Ao empurrar a pesada porta, ela fez um barulho que o deixou arrepiado da cabeça aos pés...
Quando ela abriu, uma estranha Luz saiu lá de dentro...
Então ele viu uma COISA que não gostaria nunca de ter visto!
Era Uma Criatura Monstruosa que deu uma gargalhada tão terrível que o deixou paralisado.
E aí a Criatura falou:
- Então você gosta de Gazear aulas... Você agora vai morar aqui comigo para sempre...
E a estranha Criatura disse ainda:
- Muitos iguais a você já entraram aqui e nunca mais saíram. Venha não seja tão acanhado entre...
Ele não sabe como conseguiu se mexer, mas conseguiu...
Então ele deu o maior carreirão da sua vida, e viu que a Criatura correu atrás para pegá-lo...
Ele corria e só ouvia o ruído do Bicho logo atrás dele.
Correu o mais que pode e entrou numa floresta muito fechada e escura.
- É minha única chance de escapar dele - Pensava aterrorizado.
Então descobriu que estava perdido e já havia anoitecido...
Nesse momento Ele sentiu que estava sendo observado.
Então viu à sua volta Olhos ameaçadores olhando para ele
de dentro da mata.
Cheio de pavor, pensou na sua Mãe e muito arrependido disse:
- Nunca mais deixo de ir à Escola! - E deu o maior grito da sua vida.
Foi nesse momento que aconteceu um verdadeiro milagre.
Ele descobriu que estava sonhando e que acabara de acordar...
Pulando de alegria ele disse:
- Então foi tudo um sonho... Foi um sonho para me mostrar que eu estava no caminho errado...
A partir daquele dia, ele nunca mais acordou tarde e nem deixou mais de ir para a Escola.
E todo dia antes de sair dava um beijo na sua Mãe e dizia:
- Você é a melhor Mãe do mundo.

Sugestões de atividades
Leitura e Compreensão de Texto ( oral ou escrito)
Gênero: conto
·         Leitura dramatizada ( poderão ser utilizado fantoches)
·          Localizar informações explícitas no texto Ex: Do que o menino não gostava
a)    De faltar na escola
b)   De ir para a escola
c)    De entrar em casa abandonadas
·         Localizar informações implícitas no texto. Ex: O mundo também ensina, mas aprendemos a ler e escrever
a)    Nas casas abandonadas
b)   Nas ruas
c)    Na escola
·         Identificar a idéia central do texto. Ex: A história nos ensina que:
a)    As Mães são muito boas
b)   A criança não deve faltar às aulas para fazer outras coisas
c)    Os sonhos são muito importante.
·         Questionar e buscar opiniões ( o menino era campeão em faltar as aulas, isso é bom? E você, gostaria de ser campeão em quê?)


Produção e Compreensão de Textos Orais
Números e operações
Gráficos
Gênero: Exposição oral
·         Narração de Histórias reais ( As crianças poderão narrar suas próprias experiências nos dias que não foram para a escola sem um motivo sério).
·         Estratégias de argumentação da fala. ( Cada criança dirá um motivo pelo qual não deve faltar aula, cada argumento será comentado pela professora)
·         Antecessor e sucessor ( Contar quantos alunos vieram e quantos faltaram, registrar os numerais e verificar os numerai que vem antes e depois e assim sucessivamente)
·         Identificar quantos meninos e quantas meninas estão na sala, efetuar operações de adição e subtração com esses e outros numerais)
·         Fazer um gráfico de colunas representando a quantidade de meninos e de meninas presentes na sala de aula na sala de aula, fazer a leitura do gráfico para verificar quem é a maioria.

 Produção de Textos Escritos
Gêneros:  Poema /Acróstico
Sou sucesso

Sou aluno nota 10
Já sei ler e escrever
Conheço muitas palavras
E agora vou dizer

Com S escrevo sapato e sogra
Com U escrevo uva e urso
Com C escrevo casa e cravo
Com E escrevo escola e escova
Com S subo e salto
Com S sabido sou
Com O olho o outro

O outro é SUCESSO
SUCESSO também eu sou.

·         Relacionar palavras que tenham significado parecidos. Ex:
- sabido        faltar
-dizer            pulo
       -salto            inteligente
       -gazear         falar
Escrever outras palavras que comecem com
S____________
U____________
C____________
E____________
S____________
S____________
O____________
·         Contar quantas letras diferentes tem a palavra SUCESSO
·         Indicar a letra da palavra sucesso que faz parte do próprio nome.
·         Escolher a frase verdadeira
a ) O sucesso do aluno é aprender a ler e escrever.
 b) O aluno de sucesso é o que só faz as tarefas quando quer.
·         Acrescentar letras entre as duas primeiras letras para formar novas palavras. Ex:
a)    Pato – prato
b)   Tato - _____
c)    Cavo - _____
d)   Boa - ______
e)    Pego - ______

Nenhum comentário:

Postar um comentário