quinta-feira, 12 de novembro de 2015

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA “SETE CAMUNDONGOS CEGOS” ELABORADA PELA PROFESSORA: VERA LUCIA-IJICATÚ

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA “SETE CAMUNDONGOS CEGOS” PROFESSORA: VERA RELATO DE EXPERIÊNCIA Eu Vera Lúcia Martins da Silva Santos, trabalho com uma turma multisseriada composta por treze alunos, na E. E. Doutor Francisco Badaró Júnior, na comunidade de Palmital, em José Gonçalves de Minas. Realizei a seqüência Sete Camundongos Cegos com minha turma. Abordando os Direitos de Aprendizagem. I – Eixo de compreensão e valorização da cultura escrita. Direitos de aprendizagem *Conhecer os usos e funções sociais da escrita. *Desenvolver capacidades específicas para escrever. II_ Eixo de apropriação do sistema de escrita. Direitos de aprendizagem *Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas; *Dominar convenções gráficas; * Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa; * Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação final de frase; * Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras; * Conhecer e utilizar tipos de letra. III_ Eixo de leitura Direitos de aprendizagem *Saber decodificar palavras e textos escritos; * Saber ler reconhecendo globalmente as palavras; * Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura; * Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de localizar informações explícitas e de inferir informações implícitas, inter-relacionando essas informações no processo de compreensão; *Perceber a pontuação como um dos elementos orientadores na produção de sentido; * Ler silenciosamente com compreensão e autonomia. IV_ Eixo de produção da escrita Direitos de aprendizagem *Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros; *Produzir textos escritos de gêneros diversos adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação; *Dispor, ordenar r organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas; *Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas. V- Eixo de oralidade Direitos de aprendizagem *Participar das intervenções cotidianas em sala de aula: ouvindo com atenção e compreensão; respondendo às questões propostas pelo professor; expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor; *Realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão. ARTES VISUAIS Direitos de aprendizagem *Desenvolver habilidades de elaborar registros; *Apreciar suas produções visuais e as produções dos colegas por meio de observação e interpretação de imagem. CIÊNCIAS Direitos de aprendizagem *Reconhecer as características dos seres vivos que os capacitam a viver em determinados ambientes; *Reconhecer a importância da classificação de seres vivos e os vários modos de classificá – los. MATEMÁTICA I-Eixo dos números e operações- álgebra e funções Direitos de aprendizagem *Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza; *Interpretar e resolver situações-problemas, compreendendo diferentes significados das operações. II- Eixo do tratamento da informação Direitos de aprendizagem *Criar registros pessoais para comunicação das informações coletadas; *Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas e gráficos. III- Eixo Grandezas e Medidas Direitos de aprendizagem *Experimentar situações cotidianas ou lúdicas, envolvendo diversos tipos de grandezas: comprimento, massa, capacidade, temperatura, tempo. *Reconhecer os instrumentos e unidades de medidas correspondentes. *Comparar o comprimento de dois ou mais objetos de forma direta ( sem o uso de unidades convencionais) para identificar: maior, menor, igual, mais alto, mais baixo, etc. *Identificar a ordem de eventos em programações diárias, usando palavras como: antes, depois, etc. *Identificar a unidade de tempo: dia,semana, mês, ano e utilizar calendários e agendas. *Realizar a leitura de horas, comparando relógios digital e analógicos de ponteiro. *Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil de realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores em experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças. IV- Eixo espaço e forma Direitos de aprendizagem *Reconhecer seu próprio corpo como referencial de localização e deslocamento no espaço ( em cima e embaixo, acima e abaixo, frente e atrás, direita e esquerda, dentro e fora). *Reconhecer corpos redondos e não redondos. *Identificar e descrever a movimentação de objetos no espaço a partir de um referente, identificando mudanças de direção e sentido. O JOGO VISTO COMO ATIVIDADE DE GERAÇÃO, PROPOSIÇÃO, RESOLUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROBLEMAS. .*O objetivo inicial é precisar o conceito de jogo no contexto da análise de requisitos didáticos no desenvolvimento de jogos voltados para a aprendizagem matemática. *Para que uma atividade seja considerada como jogo, é necessário que ela tenha alguns elementos: uma base simbólica, regras, jogadores, risco e incerteza, os quais os alunos precisam ter conhecimento prévio, antes de executar a brincadeira. * Descrever, interpretar e analisar o material e a lógica do jogo. *Descrever e interpretar a proposição física do jogo: o tema, a base material e a base simbólica, os acessórios e as regras. *Compreender as contagens e registros, associados à leitura e escrita dos números, em especial, compreender os significados de cada dígito que o compõe. *Construir o conceito de número. Foi um trabalho muito valioso; tanto para mim quanto para os alunos. Observei que houve muita aprendizagem, porque trabalhei de forma bem lúdica. No primeiro dia organizei o ambiente para a leitura, para que os alunos sentisse bem a vontade, coloquei todos em circulo, sentei junto a eles. Apresentei a capa do livro Sete Camundongos Cegos, de ED YOUG, Editora Winte Martins Fontes. Solicitei aos alunos uma leitura prévia da gravura da capa do livro e fui fazendo perguntas. _Quem escreveu o livro? _Quem ilustrou? _Quem aparece na capa? _Quantos Camundongos aparecem na história? _Bem como, os dias da semana e as cores, ordem crescente e decrescente em que aparece os camundongos. _Como você acha que pode ser a história de um livro com esse título? _A imagem da capa tem relação com o título? _As pessoas que não enxergam direito precisam tocar nas coisas para poder saber o que é? Li a história passando página por página mostrando as gravuras e fazendo suspense. _Vocês gostaram da história? Por quê? _O que mais chamou sua atenção nela? _Você gostou das ilustrações da história? _Por que os camundongos comparavam a coisa com aqueles objetos? _Quando você leu a capa do livro imaginou que pudesse ser assim? _Como você imaginou que fosse a história? _Vocês imaginaram que fosse um elefante? : No segundo dia, apresentei o primeiro cartaz com letra caixa alta, fixei na lousa depois na parede, li pausadamente passando o dedo de palavra em palavra. Propus a eles uma leitura coletiva e individual. Distribui a cópia do texto xerocado para fazerem a colagem no caderno, em seguida solicitei que circulassem a primeira palavra de laranja e a última de roxo, que pintassem de amarelo a palavra camundongo e dizer quantas palavras foram encontradas. Propus a eles uma atividade muito interessante, estudo da capa do livro com atividades escritas, desenhos e perguntas; também um banco de palavras, onde eles iriam pintar de vermelho as palavras que aparecesse no texto, palavras com sílabas iniciais iguais, pintar de vermelho o nome dos ordinais, quantidades, seqüência numérica, labirinto. No terceiro dia, fiz novamente a leitura de deleite para os alunos. Depois fiz um sorteio com os alunos para que cada aluno tivesse a oportunidade de fazer a leitura de deleite e esse sorteio aconteceria todos os dias. Eles amaram a idéia. Após a leitura apliquei atividades de contagem de números de palavras, atividades de colorir espaçamento, identificar sílaba inicial, mediana e final, rimas, e frases lacunadas. Atividades de matemática: seqüência numérica, identificação de números, operação de adição (juntar quantidades), jogo da memória. Pedi que eles colorissem os ratinhos com as cores verde, amarelo, azul, laranja, vermelho, roxo e branco; que recortasse para formar o jogo da memória, depois iniciamos o jogo. Nesse jogo ganha quem conseguir mais pares. No quarto dia, fizemos novamente a leitura de deleite. Lendo apontando palavra por palavra; fizemos também a interpretação oral, pesquisa do dicionário das palavras do glossário. Pedi que os alunos escolhessem seis palavras do glossário e preenchesse a cartela. Ganha o jogo quem completar a cartela com todas as todas as palavras primeiro. Em matemática, trabalhei os ordinais; passei para eles um quadro com os nomes dos ordinais de 1º ao 20º. Pedi que escrevessem por extenso, colocassem em ordem crescente e decrescente e também ligar os ordinais. Dei o jogo da memória das cores (verde, vermelho, azul, roxo, laranja, branco, amarelo, preto, rosa, marrom). Distribui os cartões entre os participantes com cores e nomes quando acertava os pares, liam o nome da cor. Ganha o jogo quem conseguisse mais pares. No quinto dia, a leitura de deleite foi feita por um aluno sorteado, juntamente com os demais. Convidei – os, para que fizéssemos uma roda de conversa e abordei um assunto interdisciplinar: contato com as fezes e urina dos camundongos, e o que é camundongo. Em seguida pedi para os alunos desenhar os camundongos e pintar de acordo com as cores que aparece na história escrevendo a resposta no desenho. Distribui o texto informativo cada um fez a leitura coletiva e interpretação do mesmo, fizeram atividades com sílaba inicial e última e trava – língua. Na matemática trabalhei uma tabela com números ordinais e cores. Novamente usei o jogo da memória ( desenho dos Camundongos). No sexto dia, apresentei o segundo cartaz com letra de imprensa minúscula. Fixei – o na parede, li juntamente com os educandos, fazendo questionamentos e pedi também que cada aluno fosse lendo o cartaz apontando palavra por palavra. Distribui atividades com frase aglutinadas para serem reescritas corretamente, jogamos o jogo das sílabas e fizemos caça – palavras. Fiz uma votação com os alunos. Pesquisei sobre o animal de estimação de sua preferência e que gostariam de ter. Montamos uma tabela, e em seguida, montamos também um gráfico de barras com os votos obtidos. Os alunos pintaram a quantidade de votos em cada barrinha. Cada barra foi pintada de cor diferente. No sétimo dia, pedi que outro aluno lesse o cartaz novamente; fazendo uso da leitura de deleite, cada dia eles se sentiam mais motivados e importantes. Pedi que completasse um quadro de palavras com sílaba inicial, sílaba mediana, número de letras, identificação de palavras, formação de frases com palavras e desenhos; circular os desenhos com apenas duas sílabas em seus nomes, escrever a primeira e última sílaba de cada palavra. Em matemática, Hora do Jogo: Bingo dos Ordinais. Confeccionei as cartelas numeradas de 1º ao 20º e as fichas a serem sorteadas aleatoriamente. Distribui as cartelas para a turma e começamos a brincadeira. Quando o 1º aluno preencher sua cartela, continue o jogo até três alunos completarem também, 1ª regra do jogo. Após o término do jogo, perguntei: _Quem venceu o jogo? _Então, foi um menino ou uma menina a vencer o jogo? _Quem foi o terceiro a completar a cartela do bingo? _Quem foi o segundo vencedor? Trabalhei os ordinais na ordem crescente, pedi que colorisse os dias da semana e colasse na ordem correta. No oitavo dia, Eu li a leitura de deleite com os educandos e o aluno sorteado também leu, em seguida distribui o texto em pequenos pedaços para que eles reescrevessem com letra cursiva. Esse texto fatiado será feito em etapas. Fizeram também atividades como trocando as letras e o jogo do Calendário Dinâmico. Regras: * Um dos jogadores escolhe um dia no calendário e, sem deixar o adversário ver, escreve o número na folha de papel. *O outro jogador deverá descobrir o número que foi escrito fazendo três perguntas ao primeiro jogador, este deve respondê – las corretamente dizendo apenas “sim” ou “não”. *Depois de fazer as três perguntas, ele diz qual é o número que acredita estar escrito no papel. Se acertar, ganha a quantidade de pontos equivalentes ao número que acabou de descobrir; se errar, nada ganha. Trabalhei medida de tempo com o uso do calendário, a importância do calendário, apresentei tipos de calendários e atividades diversas usando o calendário. Pedi também que observasse o calendário e respondesse: _Qual é o tipo desse calendário? _Em que dia da semana caiu o 1º dia do mês? _Em que dia da semana caiu o último dia do mês? _Quantos dias tem o mês observado? _Quantas semanas tem esse mês? Houve vários outros questionamentos, tanto oral quanto escritos. No nono dia, fiz a leitura de deleite novamente com os alunos. Pedi que observassem os dois cartazes e dissessem qual o tipo de letra usada em cada um deles. Perguntei se havia diferença ou não. Distribui outra parte do texto para eles reescreverem com letra cursiva. Pedi que identificassem os desenhos com som inicial igual e também um trava – língua. No momento do jogo Propus aos alunos o Jogo dos Pontinhos. Regra do jogo *Escolha a cartela e comece o jogo. *Tire par ou ímpar para ver quem começa. *Em seguida o 1º a começar, liga dois pontinhos. *Após o 1º, o 2º também liga dois pontinhos. *Quando você fechar o coloque a primeira letra do seu nome dentro dele. *seu colega vai fazer o mesmo. *No final, cada um conta quantos conseguiu fechar e quem fechou mais é o vencedor. *Um dos participantes vai usar um lápis vermelho e outro vai usar um lápis azul. FIQUE ATENTO PARA NÃO DEIXAR SEU COLEGA FECHAR O QUADRADINHO. Construímos uma tabela com os pontos obtidos pelas duplas e depois colorimos no gráfico a quantidade de pontos de cada criança. Nesse meio tempo fui fazendo perguntas: _Quantos pontos você Fez? E seu colega? _Quem fez mais pontos? E quem fez menos pontos? Houve empate? No décimo dia, fizemos a leitura de deleite coletiva. Distribui a última parte do texto fatiado para que os alunos terminassem de reescrever o texto com letra cursiva. Ao terminar a reescrita do texto fatiado, pedi que recortassem e colassem na ordem correta em sue caderno. Pedi que observasse que na escrita há vários tipos de letras. Pedi que encontrasse os dias da semana no caça – palavras e trabalhei também o Jogo Marcando a Hora. JOGO MARCANDO A HORA a)Aprendizagem: registrar, em relógio de ponteiros e digital, as horas e minutos;perceber as diferentes formas de apresentar horários. b)Material: *28 cartões com horários *folhas impressas com relógios de ponteiros e digitais. c)Número de jogadores: turma toda. d)Regras: *Os alunos formam duplas. *O professor sorteia ou escolhe um dos cartões com um horário. *O horário deve ser mostrado para todos os alunos, para que as duplas possam registrar a marcar o horário em relógios de ponteiros e digitais impressos em uma folha. Esses horários também são apresentados oralmente para a turma. *O professor escolhe previamente em que tipo de relógio os horários deverão ser marcados. *Os alunos terão um tempo indicado pelo professor para realizar o registro ( de 30 a 60 segundos). Pode – se utilizar um relógio para marcar esse tempo, de forma que todos o visualizem. * Após os alunos marcarem o horário solicitado, eles apresentam a resposta. O horário pode ser mostrado, também, pelo professor no quadro de giz ou na lousa ou, no caso de marcação em relógio de ponteiros, em um relógio de parede. *Cada horário marcado corretamente vale um ponto para a dupla. *Ganha a dupla que marcar corretamente o maior número de horários. O registro da pontuação pode ser realizado na própria folha de papel em que os horários foram marcados. Confeccionei um relógio de ponteiro e outro digital, para que os alunos pudessem manusear e perceber a diferença entre eles. Distribui cartões com horário e com relógios de ponteiros e digitais para que os alunos compreendessem melhor e eles realizassem as atividades com sucesso. No décimo primeiro dia, fizemos a leitura de deleite nos dois cartazes, comparando o tipo de letra. Distribui novamente o texto para colarem no caderno e circular os nomes das cores que aparecem no texto, e nome dos desenhos que têm apenas duas sílabas em sua composição. Pedi para identificar as partes do elefante que cada camundongo subiu. Nesse dia, trabalhei atividades de grandezas e medidas, números e operações e situação – problema. Na Hora do Jogo, brincamos com o jogo Bolsa de Valores. No décimo segundo dia, convidei os alunos para juntos, fazermos a leitura de deleite coletiva. Foi um momento muito gostoso e prazeroso; porque todos estavam lendo com entonação. Distribui também atividades com cruzadinha, caça – palavras e ditado com palavras da história. Fiz com eles uma montagem de um mercadinho dentro da sala de aula, para explorar a compra e venda de produtos do dia a dia, visando a aprendizagem da moeda, como pagar uma compra e como receber o troco. Aprenderam também observar a validade de produtos, a quantidade vinda na embalagem e para que serve cada produto a ser consumido. Após a brincadeira do mercadinho, brincamos com o Bingo de Moedas. No décimo terceiro dia, pedi que sentassem em círculo dentro da sala e contei novamente a leitura de deleite Sete Camundongos Cegos. Depois pedi que pintassem os camundongos de acordo com cada dia da semana. Que enumerassem as partes do elefante de acordo com as confusões dos camundongos e pintassem os ratinhos com a ordem em que aparecem na história. Solicitei situação - problema envolvendo a nossa moeda ( o Real). Distribui desenhos do elefante e pedi que recortasse as partes e depois montasse o quebra cabeça no caderno, tendo assim uma aula interdisciplinar de artes. Pedi que cada aluno fizesse um relato sobre a seqüência trabalhada. No início do ano foi feito um diagnóstico com a turma para saber como estava o nível deles, tanto no Português como na Matemática. Todos os alunos encontravam se no nível pré - silábico e em matemática apresentavam uma boa noção dos números, cores primárias, lateralidade, etc. No decorrer do ano, busquei trabalhar atividades onde fizesse com que a aprendizagem acontecesse. Trabalhei com textos curtos e do convívio dos alunos. Trabalhar com esses tipos de textos é muito importante porque desperta mais o interesse na aprendizagem. Já estamos chegando ao final do ano letivo e com certeza alcancei meus objetivos. Estou muito contente com o nível de aprendizagem dos alunos, considero que já estão praticamente todos alfabetizados. Desenvolvi minha prática pedagógica utilizando uma seqüência didática “Sete Camundongos Cegos”. Trata se de uma seqüência de atividades elaboradas para trabalhar com crianças na fase de alfabetização. Nessa seqüência, especificamente, o trabalho foi voltado para a Matemática, acompanhado pelo Português e demais disciplinas num trabalho interdisciplinar. Na seqüência em questão, o trabalho foi feito com interpretação de números e escrita cada vez mais complexos.; pois a seqüência didática é um conjunto de propostas relacionada a um conteúdo que segue uma ordem de desenvolvimento em prol do melhor desempenho e aprendizagem do aluno. Fazendo uso da leitura de deleite e jogos na sala de aula, todos os dias, é no momento da leitura de deleite onde os alunos adoram sentar – se em círculo para ouvir. È um momento descontraído e prazeroso. Aproveito a oportunidade para centralizar a capa do livro, vou passando as páginas e deixando os bem à vontade e curiosos. Os jogos educativos são muito divertidos, dá ênfase à aprendizagem, e sendo usados adequadamente, os objetivos serão alcançados. Os jogos geram cumplicidade entre os parceiros, reforça os laços de compreensão, respeito, dá prazer em participar e competir; almejando vencer, e com isto, elevando o nível de aprendizagem dos alunos. Os jogos didáticos que usei nesta seqüência vieram a somar a outros, para ser construído e explorado com os alunos. Portanto ele deve ser utilizado para a construção do conhecimento e da aprendizagem. O jogo não deve ser usado apenas como brincadeira, e sim como algo que é útil à aprendizagem de cada aluno. Essa seqüência didática foi excelente para a construção do conhecimento, auxiliou e favoreceu à compreensão dos conteúdos de uma forma lúdica e descontraída. Ao final, pude perceber que realmente a aprendizagem ocorreu tanto na área de Português quanto em Matemática. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Já se completam dois anos que estou participando do Pacto, através dele estou revendo minha prática pedagógica dentro da sala de aula, o quanto eu tenho aprimorado meus conhecimentos, melhorando os cada dia mais. É um curso de formação excelente, o que aprendemos colocamos em prática dentro da sala de aula. Hoje necessitamos de nos inovar e nossos alunos dependem dessa inovação continuada. O Pacto Nacional veio para nos orientar e nos dar suporte nesta caminhada em busca do conhecimento e da aprendizagem, para que possamos repassar para nossos queridos alunos com segurança e sabedoria. Nesta visão, este trabalho tem como objetivo relatar e refletir a Prática Pedagógica dentro da sala de aula com os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e eu, Vera Lúcia Martins da Silva Santos, como professora, tenho o compromisso com essas crianças, de alfabetizá – las até os oito anos de idade. Estou muito feliz de participar deste programa, minhas aulas se tornaram mais atrativas e observei que a aprendizagem acontece de forma dinâmica. Dificuldade, sempre encontraremos quando deparamos com o novo. Eu, por exemplo, tinha dificuldade em adaptar jogos ao conteúdo abordado; com o Pacto, hoje isso não é mais problema para mim. Encontrei também apoio com os colegas de curso, com a orientadora Raquel, que é uma pessoa dinâmica e que tem segurança no que passa para nós. A supervisora Divana sempre colaborando comigo, a coordenadora Valéria e todos que me ajudaram a sanar esta dificuldade. ATIVIDADES ANEXAS Leia a capa do livro e responda: -Quem escreveu o livro?____________________________________________ -Quem ilustrou? __________________________________________________ -Quem aparece na capa? __________________________________________ -Quantos camundongos aparecem na história?_________________________ -Quantas são as cores que aparecem no texto? Cite – as._________ __________________________________ SETE CAMUNDONGOS CEGOS ED YOUNG Um dia, sete camundongos cegos se espantaram ao topar com uma Coisa estranha perto da lagoa. __ O que é isso? __ eles exclamaram, e voltaram correndo para casa. Na segunda – feira, o Camundongo Vermelho foi o primeiro a ir até lá verificar. __ É um pilar __ ele disse. Ninguém acreditou. Na terça – feira, lá se foi o Camundongo Verde. Ele foi o segundo a investigar. __É uma cobra __ ele disse. __ Não __ disse o Camundongo Amarelo na quarta – feira. __ É uma espada. Ele foi o terceiro. O quarto foi o Camundongo Roxo. Ele foi na quinta –feira. __ É um rochedo enorme __ ele disse quinto foi o Camundongo Laranja, que foi na sexta – feira. __ É um leque __ ele exclamou. __ Ele se mexeu. O sexto foi o Camundongo Azul. Ele foi no sábado e disse: __ É só uma corda. Mas os outros não concordaram. E começou a discussão. __ Uma cobra! Uma corda! Um leque! Um rochedo! Até que no domingo o sétimo camundongo, o Camundongo Branco, foi até a lagoa. Chegou até a Coisa, subiu correndo por um lado, desceu correndo pelo outro. Subiu até o alto e atravessou de uma ponta à outra. __Ah! __ ele disse o Camundongo Branco. __ Já sei. A Coisa é firme como um pilar, flexível como uma cobra, grande como um rochedo, afiada como uma espada, suave como um leque, áspera como uma corda, mas no todo a Coisa é... um elefante! E, quando os outros camundongos subiram correndo por um lado, desceram correndo pelo outro, atravessaram a Coisa de uma ponta à outra, todos concordaram. Também acabaram percebendo. Moral de Camundongos: Saber em parte pode dar uma história ótima, mas a sabedoria vem de conhecer o todo. Fonte: Alfabetização na idade certa, 2013, FNDE, Ministério da Educação Editora: Wmf martinsfontes. a)Fazer a leitura coletiva e individual. b)Circule de laranja a primeira palavra do texto. c)Pinte de roxo a última palavra do texto. d)Pinte de amarelo a palavra camundongo que aparece no texto. e)Quantas vezes a palavra camundongo apareceu no texto?__________ f)Pinte de vermelho o nome dos números ordinais que aparecem no texto. E quais são eles?___________________________________________________________ Pinte de vermelho as palavras que você encontrou no texto. Bico rato flor leque futebol sete praça camundongo voou montanha colorido asa cego elefante piscina camisas espada menininho corda jardim Escolha no quadro acima, palavras que começa com a mesma sílaba de: RAIZ ___________________ CALO__________________ MESA__________________ CEBOLA________________ JANELA________________ BIA____________________ FUBÁ__________________ PINTAR OS CAMUNDONGOS NA ORDEM INDICADA: Leia e observe a frase abaixo: NA SEGUNDA- FEIRA, O CAMUNDONGO VERMELHO FOI O PRIMEIRO A IR ATÉ LÁ PARA VERIFICAR. Quantas palavras tem a frase? Pinte de verde o número correspondente. 3 6 12 15 20 Pinte de azul os espaços entre cada palavra do trecho abaixo: O QUINTO FOI O CAMUNDONGO LARANJA QUE FOI NA SEXTA- FEIRA. Observe a palavra ESPADA, e responda: a)Qual é a letra inicial?________________________________ b)Qual é a última letra?________________________________ c)Qual é a sílaba mediana?_____________________________ d) Qual é a última sílaba?_______________________________ Encontre no banco de palavras, as palavras que rimam com: ESPELHO GIGANTE GATO PREGO SOBRA CANOA SALADA FARELO BORDA DINHEIRO NADAR BRINQUEDO RATO_________________________ PILAR__________________________ ESPADA_______________________VERMELHO______________________ CEGO_________________________COBRA_________________________ LAGOA________________________AMARELO_______________________ PRIMEIRO_____________________CORDA__________________________ ELEFANTE____________________ROCHEDO________________________ Use o banco de palavras para completar o trecho abaixo: LAGOA BRANCO DOMINGO SÉTIMO Até que no____________________ o __________________________ Camundongo, o _________________foi até a _____________________. Complete a seqüência dos números ordinais: 1º 4º 7º 10º 13º 15º 17º 19º Complete escrevendo os números que faltam: 14 16 17 28 30 19 22 10 12 4 7 11 15 20 Pesquisar no dicionário as palavras do glossário: RATO ________________________________________________ ELEFANTE____________________________________________ CORDA ______________________________________________ COBRA_______________________________________________ ESPADA______________________________________________ ROCHEDO____________________________________________ LEQUE_______________________________________________ PILAR________________________________________________ Complete as palavras com as sílabas iniciais que falta ____ TO ______ QUE _____ BRA _____ LAR _______ TANHA JOGO: BINGO DAS PALAVRAS DO GLOSSÁRIO. OBSERVE O QUADRO ABAIXO E ESCREVA A PALAVRA CORRESPONDENTE A CADA ORDINAL: PRIMEIRO SEGUNDO TERCEIRO QUARTO QUINTO SEXTO SÉTIMO OITAVO NONO DÉCIMO DÉCIMO PRIMEIRO DÉCIMO SEGUNDO DÉCIMO TERCEIRO DÉCIMO QUARTO DÉCIMO QUINTO DÉCIMO SEXTO DECIMO SÉTIMO DÉCIMO OITAVO DÉCIMO NONO VIGÉSIMO a)12º¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______________________________________________ b)9º________________________________________________ c)20º________________________________________________ d)18________________________________________________ e)5º________________________________________________ f)11º_______________________________________________ g)7º_______________________________________________ h)13º______________________________________________ ESCREVA POR EXTENSO DE 1º A 20 ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ LIGUE OS NÚMEROS ORDINAIS À PALAVRA CORRESPONDENTE: 7º décimo nono 13º oitavo 10º sétimo 20º décimo terceiro 8º décimo 19º vigésimo OBSERVE O QUADRO ABAIXO: 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º 15º 16º 17º 18º 19º 20º A) PINTE O NÚMERO CORRESPONDENTE AO CAMUNDONGO VERMELHO DE AZUL. B) PINTE O NÚMERO CORRESPONDENTE AO CAMUNDONGO ROXO DE AMARELO. C) PINTE O NÚMERO CORRESPONDENTE AO CAMUNDONGO LARANJA DE VERDE. D) PINTE O NÚMERO CORRESPONDENTE AO CAMUNDONGO VERDE DE VERMELHO. E) PINTE O NÚMERO CORRESPONDENTE AO CAMUNDONGO AZUL DE ROXO. F) PINTE O NÚMERO CORRESPONDENTE AO CAMUNDONGO AMARELO DE LARANJA. G) PINTE O NÚMERO CORRESPONDENTE AO CAMUNDONGO BRANCO DE MARROM. ESCREVA OS NUMERAIS DE 1º À 20º : COMPLETE A SEQÜNCIA CORRETAMENTE: 1º 4º 7º 10º 12º 15º 18º ESCREVA OS ORDINAIS NA ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE: 20°, 1º, 5º, 9º, 11º, 16º, 2º, 8º, 15º *Ordem crescente:______________________________________________________ *Ordem decrescente_______________________________________________ Texto Informativo O rato é um animal de quatro patas e o corpo coberto de pelos. Ele tem os dentes fortes e pode comer até alimentos duros. Ele rói tudo que encontra pela frente: papéis, panos, frutos, alimentos e grãos. O rato gosta de morar no meio do lixo, nos esgotos, nos forros das casas e em lugares sujos. Os ratos são perigosos porque eles podem transmitir doenças como a leptospirose que é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e, em seu quadro mais severo, pode causar a morte. a)Esse texto traz informações sobre qual animal?___________________ b)Escreva como é esse animal. c)Onde estes animais gostam de morar? d)Que doenças o rato transmite?_____________________________________ e)Essa doença ataca a quem? SOLTANDO A LÍNGUA O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA. O REI DE ROMA RUMA A MADRI. O RATO ROEU O RABO DA RAPOSA. ROSA VAI DIZER PARA RITA QUE O RATO ROEU A ROUPA DA RAINHA. O RATO A ROER ROÍA A ROSA RITA RAMALHO DO RATO A ROER SE RIA! O RATO ROEU A ROLHA DA GARRAFA DA RAINHA. Domínio Publico. a)Pinte de amarelo as palavras do texto que se inicia com a mesma sílaba da palavra RAPOSA. B) Pinte de vermelho as palavras que têm a sílaba RI. c) Retire do texto palavras com a sílaba RO:___________________________________________________________ Pinte o quadradinho de acordo com a cor e a posição do camundongo. 1ª dia 2º dia 3º dia 4º dia 5º dia 6º dia 7º dia Vermelho Verde Amarelo Roxo Laranja Azul Branco Organize as frases, depois reescreva- as: a)UM DIA,SETECAMUNDONGOSCEGOSSE _____ ______ _______ ________________ ________ _____ b)ESPANTARAMAOTOPARCOMUMACOISAESTRANHAPERTODALAGOA. ____________ ____ ______________ ________ __________ ________ _______________ _____________ _____ ________________ c)OQUEÉISSO?-ELESEXCLAMARAM,EVOLTARAMCORRENDOPARACASA. ___ ______ ___ _______ _______ ___________________ _____ ______________ ______________ _________ _____________ GATO RATO COBRA ELEFANTE CÃO COELHO CAVALO TABELA: ANIMAL DE ESTIMAÇÃO (VOTAÇÃO) Pinte no gráfico a quantidade de animais preferidos da turma. Pinte um para cada animal escolhido. ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO ESPÉCIES GATO RATO COBRA ELEFANTE CÃO COELHO CAVALO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 número de alunos COMPLETAR O QUADRO A SEGUIR: PALAVRAS SÍLABA INICIAL SÍLABA MEDIANA SÍLABA FINAL Nº DE LETRAS Nº DE SÍLABAS rato camundongo vermelho segundo rochedo primeiro leque corda sétimo espada lagoa elefante pilar montanha roxo terceiro laranja amarelo sexto FORME FRASES BEM BONITAS: CORDA ____________________________________________________________________ ROCHEDO ____________________________________________________________________ CAMUNDONGO ____________________________________________________________________ _______________________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ Dados os números ordinais 1º- 6º-8º-2º-3º-7º-10º-5º-9º-4º- 11º-19º-18º-13º-17º-20º-15º-12º-14º-16º, coloque em ordem crescente: Pinte somente os quadros nos quais estão escritos os dias da semana: SÁBADO JULHO TERÇA-FEIRA SEXTA-FEIRA DEZEMBRO SEGUNDA- FEIRA QUINTA-FEIRA JANEIRO QUARTA-FEIRA DOMINGO *Reescreva os nomes dos dias da semana na ordem correta:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Troque a primeira letra da palavra rato pelas letras que estão no quadro abaixo. RATO _____ATO RATO ______ATO RATO ______ATO RATO _____ATO RATO _____ATO RATO _____ATO RATO _____ATO M P X F S G U T J B Z N K O H Ç V Y FAÇA O QUE SE PEDE NA ATIVIDADE A SEGUIR E FORME NOVAS PALAVRAS: ROMA TROQUE MA POR TA: _____________________________ ROSA TROQUE AS POR DA:_______________________________ ROLHA TROQUE R POR F:_______________________________ ROEU TROQUE R POR D:________________________________ Escreva os números no quadro abaixo, copiando o calendário do mês atual: MÊS _______________________ DOMINGO SEGUNDA- FEIRA TERÇA- FEIRA QUARTA- FEIRA QUINTA- FEIRA SEXTA- FEIRA SÁBADO Observe o calendário que você fez e responda: a)Em que dia da semana caiu o 1º dia do mês?________________________ b)O último dia desse mês caiu numa_______________________________ c)Em que dia da semana vai ser o dia 23?___________________________ d)Em que dia da semana vai cair o dia 12?__________________________ e) O que comemoramos neste dia?________________________________ f)Como estará nossa cidade neste dia?_____________________________ g)Comemorando o que?_________________________________________ Observe o calendário da sala, e responda as perguntas: Para que serve o calendário? Calendário de calendário de calendário de mesa bolso parede Você conhece o calendário de mesa? E o calendário de bolso? Você já viu um calendário de parede? 4- CONTE OS DIAS DA SEMANA: DOMINGO: _________________ SEGUNDA:_________________ TERÇA:____________________ QUARTA:___________________ QUINTA:____________________ SEXTA:_____________________ SÁBADO:___________________ B)QUAL É O NÚMERO? DEZENAS UNIDADES DEZENAS UNIDADES C)OBSERVE O CALENDÁRIO ACIMA, E RESPONDA: QUEM VEM ENTRE? 5 7 22 24 28 30 17 19 D)PINTE DE AZUL OS CÍRCULOS DO MESMO TAMANHO: JOGO DOS PONTINHOS *Quantos pontos você fez?____________________________________ *Quantos pontos seu colega fez?_______________________________ ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● REÚNA COM TODOS OS COLEGAS E ANOTE NO QUADRO OS PONTINHOS CONSEGUIDOS NO JOGO. NOME PONTOS RAIANY ITALO RAÍSSA STHEFANY ELIANE FILIPE WANDERSON RAFAEL a)Quem fez mais pontos?___________________________ b)Quem fez menos pontos?_________________________ c)Alguém fez a mesma quantidade de pontos?_______ Quem?__________________________________________ e quantos pontos fizeram?______________________ Escreva com letra cursiva: __Ah! __ ele disse o Camundongo Branco. __ Já sei. A Coisa é firme como um pilar, flexível como uma cobra, grande como um rochedo, afiada como uma espada, suave como um leque, ______________________________________________________________________________________________________________________________ áspera como uma corda, mas no todo a Coisa é... um elefante! E, quando os outros camundongos subiram correndo por um lado, desceram correndo pelo outro, atravessaram a Coisa de uma ponta à outra, todos concordaram. Também acabaram percebendo. ______________________________________________________________________________________________________________________________ Moral de Camundongos: Saber em parte pode dar uma história ótima, mas a sabedoria vem de conhecer o todo. Fonte: Alfabetização na idade certa, 2013, FNDE, Ministério da Educação Editora: Wmf martinsfontes. ______________________________________________________________________________________________________________________________ CIRCULAR OS NOMES DAS CORES QUE APARECEM NO TEXTO. AZUL PRETO LARANJA LILÁS VERDE ROXO PINK ROSA BEJE VERMELHO CINZA AMARELO BRANCO marque as horas: Situações- problema: a)O Camundongo Vermelho comeu 2 espigas de milho e o Camundongo Roxo comeu 5. Quantas espigas de milho comeram juntos? b)Raissa e Eliane guardaram 6 queijos na despensa. Passados alguns dias, observaram que os ratos roeram os queijos e só havia 4. Quantos queijos os ratos comeram?__________________________________________ c)Wanderson e Ítalo colecionam ratinhos de brinquedo. Ítalo tem 8 ratinhos e Wanderson 12. Quantos ratinhos Wanderson tem a mais que Ítalo? _______________________________________________________________ d)Raiany e Stefany levaram 15 leques para vender na feira. Eles estão distribuídos igualmente em 5 caixas. Quantos leques há em cada caixa? e)Filipe e Renan tem 8 argolas que deve ser colocadas em 4 cordas em quantidades iguais. Quantas argolas pode ser colocadas em cada corda? _______________________________________________________________ f)A professora Vera comprou 12 espadas e quer dividi - las entre 6 alunos. Quantas espadas cada aluno vai receber? _____________________________________________________________ g)O elefante Fofão é apresentador de circo. Ele não gosta de fazer suas apresentações com o figurino repetido. Por isso ele tem 1 colete azul, 1 amarelo e 1 vermelho; 1 calça verde e outra roxa. De quantas maneiras diferentes Fofão pode se vestir, em suas apresentações? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FAÇA AS OPERAÇÕES E ESCREVA O RESULTADO NA CRUZADINHA, POR EXTENSO: *10 + 9 = __________ *6 + 7 =_________ *6 + 8 =___________ *28 – 12 =________ *12 + 11 =__________ *10 + 11=________ *8 – 6 =___________ *14 + 15 =_______ *25 – 20 =_________ *36 – 21=_______ SEPARE AS SILABAS DOS ORDINAIS E ENCONTRE – OS, NO CAÇA PALAVRAS ABAIXO: *PRIMEIRO ________ _______ _________ * SEGUNDO _______ _______ _________ *TERCEIRO________ _______ _________ *QUARTO_________ _______ *QUINTO_________ _______ *SEXTO__________ _______ *DÉCIMO________ _______ _________ *VIGÉSIMO______ _______ _________ ________ P Y S S E G U N D O R T E R C E I R O D I K X T A O Z Ç R É M X T Q U A R T O C E D O V N B X H V I I Z M Q U I N T O M R Ç J R P Q N L M O O V I G É S I M O G REESCREVA OS ORDINAIS, COM LETRA CURSIVA: _____________________________________________________________________________________________________________________________ ;ENCONTRE OITO PALAVRAS DO TEXTO “SETE CAMUNDONGOS CEGOS,” NO CAÇA PALAVRAS, E PINTE - AS DE AMARELO: R O X O A V M P K U X Z Y A M A R E L O C A M U N D O N G O Q J H R O C H E D O Ç B V E R D E K L Y U G D K C O B R A A E S P A D A I E K Ç S E X T A --- F E I R A REESCREVA AS PALAVRAS ENCONTRADAS COM LETRA CURSIVA: ____________________________________________________________________________________________________________________________ COMPLETE A CRUZADINHA COM AS PALAVRAS ABAIXO: 1-CEGO 2-PILAR 3-TERÇA – FEIRA 4-VERMELHO 5-MONTANHA 6-CAMUNDONGO 7-COBRA 8-LARANJA 9-DOMINGO 10-LAGOA D H U O B L V J ---- P RESOLVA OS PROBLEMAS ABAIXO: 1- Resolva os problemas a seguir: a)Raiany e Eliane foram à loja e compraram dois leques por dez reais e três espadas por quinze reais. Quanto elas pagaram pela compra que fez? b)Raissa e Sthefany foram à mercearia de Felipe e compraram oito metros de corda. Cada metro custou cinco reais. Qual foi o valor pago pela corda? c)Wanderson e Ítalo foram ao zoológico e viram três elefantes. Cada elefante possui quatro patas. Quantas patas os elefantes têm juntos? d)Wanderson, Felipe e Ítalo são primos. Juntos eles guardaram: duas notas de dez reais, três notas de dois reais e quatro moedas de cinqüenta centavos. Quantos reais eles têm juntos? e)Pensando em comprar uma bola de futebol, os alunos do 1º ano, juntaram uma quantia economizando no dinheiro de sua merenda escolar, durante uma semana. Juntos conseguiram: duas notas de dez reais, uma nota de cinco reais, duas notas de dois reais, doze moedas de cinqüenta centavos e quatro moedas de vinte e cinco centavos. Qual foi o valor pago pela bola? Faça o desenho das quantias ( dos reais), ordenadamente, calcule e dê a resposta. 2-PINTE E ENUMERE CADA RATINHO DE ACORDO COM A ORDEM QUE APARECEM NO TEXTO:

4 comentários:

  1. Boa noite Professora! Quero lhe parabenizar pelo belo trabalho com a obra Os sete camundongos cegos. Tenho que fazer planos de aulas interdisciplinares, não tinha idéia do que ia fazer. na biblioteca da escola me deparei com o livro e ao pesquisar como trabalhá-lo entrei no seu blog. Abriu minha mente para inúmeras possibilidades além do tradicional português e matemática e como a senhora pede para olhar e comentar aqui estou eu. Parabésn mais uma vez. Sucesso, que Deus te abençoe. Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Professora! Quero lhe parabenizar pelo belo trabalho com a obra Os sete camundongos cegos. Tenho que fazer planos de aulas interdisciplinares, não tinha idéia do que ia fazer. na biblioteca da escola me deparei com o livro e ao pesquisar como trabalhá-lo entrei no seu blog. Abriu minha mente para inúmeras possibilidades além do tradicional português e matemática e como a senhora pede para olhar e comentar aqui estou eu. Parabésn mais uma vez. Sucesso, que Deus te abençoe. Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,Katia o parabéns é para a Professora Vera Lucia ela elaborou esta sequencia,como era a supervisora pedagógica dela,perguntei se poderia postar para divulgar o seu trabalho e ela aceitou.Realmente ,ficou perfeita a sequencia.Aqui na rede municipal de ensino ,todos trabalham com sequencia,é uma forma de não deixar nenhuma disciplina para tras.

    ResponderExcluir
  4. Você está de parabéns pela organização dessa sequência de atividades, não encontrei outra igual, muito rica em aprendizagem e de uma forma lúdica! Ajudou muito!
    Prof° Henrique - Campo Largo, Paraná.

    ResponderExcluir