quinta-feira, 26 de junho de 2014

Jogos Matemáticos para alfabetização

Jogos Matemáticos Antes de jogar com as crianças é bom que o professor saiba como jogar cada jogo que irá trabalhar. Jogo do ninho: • Material: Embalagem de ovo (para 6 ou 12 ovos), sendo uma para cada criança. Dados. Tampinhas de refrigerante (6 ou 12) para cada criança. • Em duplas. As crianças recebem as embalagens, as tampinhas e um dado para a dupla. • Como jogar: 1º Cada jogador na sua vez joga o dado. Quando o dado para, o jogador conta o número de bolinhas que tem na face que ficou para cima. Esse é o número de tampinhas que ele deve colocar na embalagem. 2º Ganha o jogo quem completar primeiro a embalagem. Jogando com um dado comum, só valem os números de 1 a 3.Se sair 4,5 ou 6, deve –se passar a vez para o próximo jogador. OBS: - A quantidade de partidas pode ser definida pela professora; - Depois de realizar o jogo em duplas, pode – se passar para trios e quartetos; - o registro pode acontecer após a turma estar bem ambientada com a brincadeira; Variação: usar cartela, ou bandeja de ispor. Quanto eu ganho? • Material: Dados e palitos de picolé. • Em duplas. Cada dupla recebe um dado. • Como jogar: 1º- Cada jogador na sua vez joga o dado. Quando o dado para, o jogador conta quantas bolinhas tem na face que ficou para cima. Esse é o número de pontos que ele fez na jogada. O número de pontos a ser atingido pode ser determinado pelas próprias crianças ( por ex. 5, 6, 10, 12, etc.); 2º-Toda vez que alguém atingir o número determinado, pega um palito de picolé. Pode-se combinar também o número total de palitos para que alguém seja considerado ganhador; OBS.: - A quantidade de partidas pode ser definda pela professora; - Depois de realizar o jogo em duplas, pode-se passar para trios e quartetos; - O registro pode acontecer após a turma estar bem ambientada com a brincadeira; - Pode-se utilizar dois dados, dependendo da turma. Quanto tem na mão? • Material: Canudinhos de refrigerante cortados. • Em duplas: Cada criança recebe dois canudinhos pequenos. • Como jogar: 1º- Orientar as crianças que uma mão deve ficar na frente do colega e fechada e a outra também fechada, nas sua próprias costas. Elas devem escolher se na mão que vai ficar na frente vai estar vazias ou com um ou dois canudinhos, podem, o outro colega não pode saber e nem ver o que tem na sua mão; 2º - Depois que ambos colocarem as mãos para frente, escolhem um número de 0 a 4 e falam para o colega; 3º- Escolhidos os números, os alunos abrem as mãos com os canudinhos e fazem a contagem dos mesmos, identificando se alguém acertou o total. Obs.: - Inicialmente não deve haver preocupação com o seu registro. O jogo deve ser repetido várias vezes antes do mesmo; - Variações: o jogo pode ser realizado em dupla, aumentando-se o número de canudinhos; pode ser realizado em trio e / ou em quarteto dependendo do nível da turma. RETIRADO DO BLOG : http://supervisoraelaine.blogspot.com.br/

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