quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sugestões para trabalhar cada nivel de escrita

NÍVEL DA ESCRITA PRÉ-SILÁBICO - Desenhar e escrever o que desenhou; - Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc; - Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia; - Ter contato com diferentes portadores de textos; - Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc; - Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc; - Conversar sobre a função da escrita; - Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos; - Bingo de letras; - Produção oral de histórias; - Escrita espontânea; - Textos coletivos tendo o professor como escriba; - Aumentar o repertório de letras; - Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo. - Comparar e relacionar palavras; - Produzir textos de forma não convencional; - Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade; - Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc; - Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final; - Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras; - Completar palavras usando a letra inicial e final; - Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc NÍVEL DA ESCRITA SILÁBICO QUANDO A CRIANÇA SE ENCONTRA NA HIPÓTESE SILÁBICA DE ESCRITA PODEMOS TRABALHAR AS SEGUINTES ATIVIDADES: - Desenhar e escrever o que desenhou; - Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc; - Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia; - Ter contato com diferentes portadores de textos; - Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc; - Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc; - Conversar sobre a função da escrita; - Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos; - Bingo de letras; - Produção oral de histórias; - Escrita espontânea; - Textos coletivos tendo o professor como escriba; - Aumentar o repertório de letras; - Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo. - Comparar e relacionar palavras; - Produzir textos de forma não convencional; - Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade; - Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc; - Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final; - Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras; - Completar palavras usando a letra inicial e final; - Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc. - Comparar e relacionar escritas de palavras diversas. - Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...). -Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = c m l ou a e o. - Relacionar personagens a partir do nome escrito. - Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial. -Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: Reconhecer letras em um pequeno texto conhecido. - Leitura de textos conhecidos. - Relacionar textos memorizados com sua grafia. -Cruzadinhas. - Caça-palavras. - Completar lacunas em textos e palavras. - Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo. - Evidenciar rimas entre as palavras; - Usar o alfabeto móvel para escritas significativas; -Jogos variados para associar o desenho e seu nome; - Colocar letras em ordem alfabética; - Contar a quantidade de palavras de uma frase. NÍVEL DA ESCRITA SILÁBICO-ALFABÉTICO - Desenhar e escrever o que desenhou; - Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc; - Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia; - Ter contato com diferentes portadores de textos; - Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc; - Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc; - Conversar sobre a função da escrita; - Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos; - Bingo de letras; - Produção oral de histórias; - Escrita espontânea; - Textos coletivos tendo o professor como escriba; - Aumentar o repertório de letras; - Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo. - Comparar e relacionar palavras; - Produzir textos de forma não convencional; - Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade; - Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc; - Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final; - Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras; - Completar palavras usando a letra inicial e final; - Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc. - Comparar e relacionar escritas de palavras diversas. - Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...). -Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = c m l ou a e o. - Relacionar personagens a partir do nome escrito. - Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial. -Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: Reconhecer letras em um pequeno texto conhecido. - Leitura de textos conhecidos. - Relacionar textos memorizados com sua grafia. -Cruzadinhas. - Caça-palavras. - Completar lacunas em textos e palavras. - Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo. - Evidenciar rimas entre as palavras; - Usar o alfabeto móvel para escritas significativas; -Jogos variados para associar o desenho e seu nome; - Colocar letras em ordem alfabética; - Contar a quantidade de palavras de uma frase. - Separar as palavras de um texto memorizado; - Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o "GA' do nome da "GABRlELA' para escrever "GAROTA', "GA VETA' ... ; - Ditado de palavras conhecidas; - Produzir pequenos textos; - Reescrever histórias. NÍVEL DA ESCRITA ALFABÉTICO - Desenhar e escrever o que desenhou; - Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc; - Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia; - Ter contato com diferentes portadores de textos; - Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc; - Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc; - Conversar sobre a função da escrita; - Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos; - Bingo de letras; - Produção oral de histórias; - Escrita espontânea; - Textos coletivos tendo o professor como escriba; - Aumentar o repertório de letras; - Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo. - Comparar e relacionar palavras; - Produzir textos de forma não convencional; - Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade; - Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc; - Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final; - Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras; - Completar palavras usando a letra inicial e final; - Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc. - Comparar e relacionar escritas de palavras diversas. - Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...). -Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = c m l ou a e o. - Relacionar personagens a partir do nome escrito. - Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial. -Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: Reconhecer letras em um pequeno texto conhecido. - Leitura de textos conhecidos. - Relacionar textos memorizados com sua grafia. -Cruzadinhas. - Caça-palavras. - Completar lacunas em textos e palavras. - Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo. - Evidenciar rimas entre as palavras; - Usar o alfabeto móvel para escritas significativas; -Jogos variados para associar o desenho e seu nome; - Colocar letras em ordem alfabética; - Contar a quantidade de palavras de uma frase. - Separar as palavras de um texto memorizado; - Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o "GA' do nome da "GABRlELA' para escrever "GAROTA', "GA VETA' ... ; - Ditado de palavras conhecidas; - Produzir pequenos textos; - Reescrever histórias. - Leituras diversas; - Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo; - Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases; ordenar o texto; -jogos diversos como bingo de letras e palavras; forca ... TODOS OS CRÉDITOS AO BLOG: http://www.ensinar-aprender.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário