domingo, 3 de março de 2013

Planejamento Anual

Fraternidade e a vida no planeta




Planejamento Anual – 2011



1. Identidade e Autonomia



· Objetivos

Ø Contribuir para a promoção da cultura da fraternidade entre as crianças, a família e a comunidade;

Ø Despertar o senso de Justiça, honestidade, verdade, tolerância, paciência, direito e dever, compreensão e perdão dentre as crianças;





· Conteúdos trabalhados

Ø Eu e os outros;

Ø Regras de Convivência.





· Sugestões de atividade

Ø Conhecer e explorar o próprio corpo;

Ø Trabalhar os cuidados que devemos ter com os matérias de uso individual e coletivo;

Ø Desenvolver jogos sociais individuais e coletivos;

Ø Respeitar regras elementares de convívio social;

Ø Brincadeiras que envolvam ações de cooperação e solidariedade (ajudar os colegas).



2. Linguagem oral e Escrita



· Objetivos

Ø Apropriar-se cada vez mais da fala como meio de se expressar, comunicar pensamentos, representar o mundo e atuar sobre ele;

Ø Desenvolver a capacidade de ouvir reproduzir e transmitir histórias contadas;

Ø Ampliar o vocabulário;

Ø Estimular o apreço pela leitura;

Ø Distinguir letras de outros sinais e símbolos gráficos;

Ø Reconhecer e grafar as letras do prenome (primeira letra);

Ø Distinguir a que produto pertence os rótulos apresentados;



· Conteúdos trabalhados

Ø História infantil;

Ø Música;

Ø Poesia;

Ø Dramatização;

Ø Prenome;

Ø Alfabeto Móvel;

Ø Arte e pintura.





· Sugestões de atividades

Ø Histórias;

Ø Poesias;

Ø Músicas;

Ø Rodinhas (desenvolver a linguagem oral);

Ø Jogos de audição (bandinhas);

Ø Blocão;

Ø Chamadinha;

Ø Trabalhar as letras do Alfabeto;

Ø Teatro de fantoches (desenvolver a liguagem oral através da dramatização);

Ø Pinturas.



3. Linguagem Matemática



· Objetivos

Ø Estabalecer aproximações com algumas noções matemáticas presentes no cotidiano da criança, como contagem oral e relações espaciais;

Ø Desenvolver o conhecimento sobre cores primárias e secundárias (mistura das cores primárias) e formas geométricas (quadrado, círculo e triângulo, retângulo e oval);

Ø Desenvolver a capacidades de agrupamento ou separação de elementos por semelhanças ou diferenças;

Ø Capacidade de Identificar as posições dentro/fora, em cima/embaixo, aberto/fechado, perto/longe e ao lado em relação ao próprio corpo.



· Conteúdos trabalhados

Ø Agrupamento, seleção e classificação;

Ø Os números (1 ao 5 Maternal I e 1 ao 10 Maternal II);

Ø Cores;

Ø Formas;





· Sugestões de atividades

Ø Contagem oral através de jogos, músicas e brincadeiras;

Ø Confecção de quebra – cabeças;

Ø Jogos da memória de cores, formas e números;

Ø Brincadeiras com caixas de papelão, tampas diversas e garrafas;

Ø Noções de tempo (dia/noite,dias da semana e calendário)

Ø Brincadeiras utilizando diversos espaços;

Ø Blocos lógicos;

Ø Empilhar, rolar, encaixar e transvasar (alinhavar);

Ø Trabalhar noções de grande/pequeno, Maior/menor, igual/diferente.



4. Natureza e Sociedade



· Objetivos

Ø Reconhecer que a preservação do meio ambiente é a melhor forma de preservação da própria vida, de acordo com os princípios da Campanha da Fraternidade de 2011;

Ø Contribuir para a conscientização das pessoas sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas;

Ø Explorar o meio ambiente, respeitando a natureza;

Ø Observar os fenômenos da natureza (chuva, sol, ventos, trovoadas...);

Ø Conhecer as estações do ano e suas principais características;

Ø Identificar as partes do corpo e suas funções;

Ø Conhecer os principais cuidados que devemos ter com o nosso corpo para a preservação da saúde;

Ø Desenvolver percepções tátil, olfativa, gustativa, auditiva e visual através de experiências;

Ø Desenvolver o gosto por uma alimentação saudável como forma de preservação da saúde;

Ø Reconhecer a família e os grupos sociais em que estamos inseridos.





· Conteúdos trabalhados

Ø Meio Ambiente (animais, plantas e o ser humano)

Ø Fenômenos da Natureza;

Ø Hábitos de Higiene;

Ø Alimentação;

Ø Eu

Ø Minha família;

Ø Minha Creche;

Ø Minha comunidade;

Ø Meios de transportes (regras de trânsito);

Ø Meios de Comunicação;

Ø Estações do ano (primavera, verão, outono e inverno);

Ø Datas Cívicas.



· Sugestões de atividades

Ø Jogos coletivos que envolvam o toque do próprio corpo e do coleguinha;

Ø Pesquisas sobre diversos temas;

Ø Músicas, passeios e brincadeiras;

Ø Histórias;

Ø Uso do espelho (observação do próprio corpo e dos colegas);

Ø Rótulos e embalagens relacionadas a alimentação e higiene pessoal.



5. Movimento



· Objetivos

Ø Experimentar os limites do corpo (rolar, engatinhar, arrastar, pular, correr...);

Ø Experimentar movimentos amplos (lentos, rápidos...);

Ø Desenvolver coordenação motora fina;

Ø Desenvolver equilíbrio;

Ø Conhecer os diversos esportes.



· Sugestões de atividades

Ø Rasgar;

Ø Colar;

Ø Amassar;

Ø Dobrar;

Ø Dançar;

Ø Cantar;

Ø Relaxar;

Ø Jogos pedagógicos;

Ø Brincadeiras no parquinho com diversos materiais(cordas, cones, pneus, bambolês, bolas...).





6. Artes visuais, sonoras e plásticas



· Objetivos

Ø Desenvolver a criatividade e o senso crítico;

Ø Desenvolver o gosto por pinturas, desenhos, modelagens e as diversas formas de manifestações artísticas;

Ø Explorar os materiais recicláveis através da arte.





· Sugestões de Atividades

Ø Faz de conta (dramatizações e confecção de roupas);

Ø Brincadeiras de roda;

Ø Pinturas livres;

Ø Modelagens com massinhas e argila;

Ø Brincadeiras com areia, terra, tinta, caixas, madeiras...;

Ø Usar suportes gráficos, como: jornais, revistas, encartes de lojas;

Ø Brincadeiras com fantoches e de casinha;

Ø Atividades com materiais diversos, tais como: lápis de cera, algodão, botões, barbantes, espumas...

Ø Pintura em diferentes texturas, tais como: lixas, folhas, tecidos linhas...

Ø Utilizar materiais recicláveis e da natureza para atividades artísticas, como folhas, troncos velhos, gravetos...
RETIRADO DO BLOG CRIANÇA ARTEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário