quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Dinamica sobre o meio ambiente

Atividades realizadas com os alunos da Escola Municipal Santa Cruz e Escola Municipal Doutor Badaró Junior.Preparação para o 3° concurso de redação com o tema meio ambiente. Professores:Kenia,Claudia(SERRARIA),Mônica,Geraldo,(VARGEM DO POMBO)Vera Lucia e Ana do Amorim(PALMITAL) Supervisora Pedagógica :Divana de Fátima
Supervisora pedagógica:Divana

Dia D em Serraria

sábado, 16 de agosto de 2014

sábado, 9 de agosto de 2014

Album da matematica

Aprendemos no pacto organizar o álbum da matemática com os nossos alunos.Podemos trabalhar um probleminha a cada dia se quiser dois e no final levar o álbum para casa.Detalhes as continhas são realizada em forma de desenho e cada situação problema atinge um direito diferente. 1º ANO Composição simples Marcelo tem 2 carros azuis 3 carros vermelhos.Quantos carros Marcelo tem ao todo? Transformação simples Claudio tem 6 bolas,ganhou mais de 8 de sua mãe.Quantas bolas Claudio tem ao Todo? Composição com uma das partes desconhecidas. Um feirante tinha 9 maças em sua barraca.Edina comprou algumas maças,restaram 3 maças na barraca.Quantas maças Edina comprou? Transformação com transformação desconhecidas. Julio tinha 6 bolinhas de gude,ganhou mais algumas bolinhas de seu primo,agora Julio tem 10 bolinhas de gude.Quantas bolinhas Júlio ganhou? Transformação com inicio desconhecido No prato havia alguns sanduíches,Pedro comeu 4 sanduiches.Agora tem sanduíches.Quantos sanduíches havia no prato? Comparação Dona Isabel tem 8 vacas no seu sitio e seu José tem 10 vacas no seu sitio.Quem tem mais vacas?Quantas vacas seu José tem a mais que Dona Isabel? Comparações entre razões Em um varal de roupas há 6 prendedores.Quantos prendedores há em 3 varais iguais? Divisao por formação de grupos Dona Julia é feirante ,levou 20 morangos em uma caixa,foram distribuídos em 5 cestos iguais.Quantos morangos foram colocados em cada cesto? Divisao por distribuição Gabriel ganhou 8 balas e quer dividir entre 4 amigos de sua sala de aula.Quantas balas cada um vai receber? Configuração retangular Numa sala de aula a professora organizou as mesas em 5 fileiras com 6 alunos em cada fila.Quantos alunos há ao todo na sala de aula? Raciocinio combinatório O palhaço Ariovaldo não gosta de fazer suas apresentações com figurino repetido.Por isso tem 1 chapeu verde,1 vermelho e 1 amarelo e gravata 1 vermelha e uma amarela.De quantas maneiras diferentes Ariovaldo pode escolher seus acessórios para suas apresentações? 2º ano Composição simples Geraldo tem uma coleção de brinquedos:5 balas coloridas,4 pioes,3 ioios e 2 petecas.Quantos brinquedos possui a sua coleção? Transformação simples Lara tem 4 bonecas.No seu aniversario ganhou mais 2 de presente.Com quantas bonecas Lara ficou? Composição com uma das partes desconhecidas. Na turma do 2º ano da tia Edina tem 20 alunos.Sendo 6 meninas.Qual é a quantidade de meninos da turma da Tia Edina? Transformação com inicio desconhecido No pote da tia Mônica havia alguns doces.Deu para seus alunos 1º pirulitos e restou 10 no pote.Quantos pirulitos a Tia Monica tinha no pote? Situações de transformação com transformação desconhecida No inicio do ano letivo Tania tinha um estojo com 10 canetas.No inicio do 2º semestre seu estojo contem 15 canetas.Quantas canetas aumentaram no seu estojo? Comparação Claudia tem 5 piões e Edina tem 8 petecas.Qual deles possui mais brinquedos? Comparação entre razões Em uma caixa de laranjas há 7 laranjas.Quantas laranjas haviam em três caixas? Raciocinio combinatório Divana tem 2 calças,sendo 1 verde e 1 azul.3 blusas sendo 1 rosa,1 amarela e 1 preta.Quantas formas diferentes Divana pode usar suas roupas? Divisao por formação de grupos O professor Geraldo trouxe para a sala 10 balas para serem dividdas duas para cada aluno.Quantos alunos irão receber as balas? Divisao por distribuição Maria Luiza ganhou 12 balas e quer dividir entre 4 amigos de sua sala de aula.Quantos chocolates cada um vai receber? Configuração retangular A tia Raquel gosta muito de ler e organizou seus livros que ainda não foram lidos em 4 colunas,sendo que cada coluna tem 3 livros.Qual é o total de livros não lidos pela tia Raquel? 3 º ANO Composição simples Se em minha classe tem 18 meninos e 12 meninas .Quantos alunos há em minha classe? Transformação simples Tiago leu 15 paginas de um no sábado.No dia seguinte leu 46 paginas.Quantas paginas ele leu no 2º dia a mais que no 1º dia? Composição com uma das partes desconhecidas. Maisa foi ao mercado e comprou 34 sacolas,12 eram de plástico biodegradável.Quantas eram as sacolas de plástico comum? Transformação com inicio desconhecido No inicio de um jogo,Pedro tinh algumas fichas.Em uma rodada ele ganhou 12 fichas.Quando terminou o jogo ele tinha 25 fichas.Quantas fichas Pedro tinha no inicio do jogo? Situações de transformação com transformação desconhecida Alan tinha 32 bolinhas de gude>Perdeu algumas no jogo de ontem e ficou com 18 bolinhas.Quantas bolinhas Alan perdeu no jogo de ontem? Situações de transformação com transformação desconhecida Comparação Paulo e Favio moram em sítios e criam vacas e porcos.Observe a tabela: Criação de animais Animal Criador Desenho da vaca Desenho do porco Paulo 13 25 Flavio 32 14 Quantas vacas Flavio tem a mais que Paulo? Quantos porcos Paulo tem a mais que Flavio? Situações de transformação com transformação desconhecida Comparação Comparação entre razões Magda e Alan estão brincando de pega varetas.A vareta amarela vale 12 pontos,a vermelha vale 15 pontos e a verde vale 18 pontos.Veja as varetas dos dois amigos e calcule quantos pontos cada um fez? Raciocinio combinatório Fabio tem 4 camisas nas cores azul,verde,amarela e vermelha e 3 shortes nas cores preto,branco e cinza.De quantas maneiras diferentes Fabio pode usar as camisas e os shortes para ir a escola? Divisao por formação de grupos Em um álbum cabem 12 figurinhas,eu tenho 48 figurinhas.Quantas preciso para colar as figurinhas? Divisao por distribuição Lucas tem 15 pés de alface para repartir igualmente entre 3 caixas.Cada caixa ficará com quantos pés de alface? Configuração retangular Em minha casa eu tenho prateleira com 5 bones cada uma.Quantos bonés eu tenho ao todo?

Reflexão

“Você nunca sabe Que resultados Virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, Não existirão resultados”. Mahatma Gandhi

3° CONCURSO DE DESENHO, POESIA E REDAÇÃO TEMA: MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JOSÉ GONÇALVES DE MINAS 3° CONCURSO DE DESENHO, POESIA E REDAÇÃO TEMA: MEIO AMBIENTE É um concurso de caráter educativo e se destina exclusivamente aos alunos do 1° ao 5° ano das escolas municipais do Município de Jose Gonçalves de Minas. Percebe-se que um dos principais problemas na educação é a dificuldade que os alunos têm em ler e produzir textos, sendo que se um aluno não lê fluentemente raramente ele vai desempenhar com êxito em outras disciplinas. Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponhamos este concurso que tem como tarefa principal promover a motivação para a leitura e escrita aos estudantes. PARTICIPANTES * Cada aluno poderá concorrer com apenas um trabalho; * Os trabalhos deverão ser individuais. Não serão aceitos trabalhos em grupo; NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DAS REDAÇÕES Ao analisar os desenhos poesia e a produção de texto dos alunos das diferentes comunidades, a comissão de avaliação observará a qualidade da escrita dos estudantes do município e seguirá os seguintes critérios: * O aluno da rede municipal poderá participar com apenas um texto em uma das seguintes categorias: * 1ª categoria: Desenho (1° e 2° ano) * 2ª categoria: Poesia (3° ano) * 3ª categoria: Produção de texto (4° e 5° ano) * A poesia e a produção de texto deverá ser escrita à mão, de modo legível; * Deverá ser inédita e original, e não serão aceitos textos que tenham sido premiados em outros concursos; * Para a realização deste concurso os alunos contarão com a orientação do professor regente da turma, onde trabalhará sobre o tema abordado; * Os textos deverão ser produzidos pelo aluno no seu respectivo turno de estudo, na própria escola no inicio do mês de Setembro; (Dia 02 de Setembro para a 1° e 2° categoria); (Dia 03 de Setembro para a 3° categoria);Será aplicada pela equipe Pedagógica. * A comissão de avaliação selecionará duas melhores de cada categoria; * O desenho, a poesia e a produção de texto serão desclassificados, caso a comissão perceba que o mesmo não foi escrito pelo candidato. Não serão avaliados os melhores por escola e sim os melhores de cada categoria da rede Municipal de ensino. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: O texto produzido será avaliado de acordo com os seguintes critérios: * Adequação à proposta e ao gênero exigido; * Argumentação; (O titulo do poema e redação motiva a sua leitura); * Coerência (clareza, organização das ideias); * Gramática do texto; * Estética (letra legível, margens regulares, ausência de borrões e rasuras, título centralizado); * Convenções da escrita (ortografia, acentuação e pontuação); *A poesia e a produção de texto deverão ser elaborados respeitando no mínimo 10 linhas; O desenho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: * Criatividade; * Beleza estética; * Riqueza de detalhes e afinidade com o tema (Meio Ambiente); COMISSÃO DE AVALIAÇÃO: A 1ª,2ª,3ª categoria será avaliada pela equipe de jurados. PREMIAÇÃO O 1º e 2° lugar de cada categoria serão premiados com: UMA BICICLETA (1° LUGAR) UM PRÊMIO SURPRESA E UMA MEDALHA ( 2° LUGAR) Os dois selecionados de cada categoria terão seus textos e desenhos publicados no blog da educação, no quadro de avisos da prefeitura e no livreto Mentes Criativas. Os professores dos alunos vencedores do 1° lugar também serão premiados. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 12 de Setembro através da Secretaria Municipal de Educação.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

INSCREVA NO OITAVO PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

PARA O PROFESSOR GONÇALVENSE INSCREVA NO OITAVO PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Básica, juntamente com as instituições parceiras. Instituído em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas as experiências pedagógicas bem–sucedidas e inovadoras para que também outros alunos possam ser bem sucedidos. As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil deverão ser realizadas via Internet no período de 02 de junho a 15 de setembro de 2014. Para se inscrever entre no premioprofessoresdobrasil@mec.gov.br o professor deve responder a uma série de questões, sobre seu trabalho como se organizou, como foi a participação dos alunos, quais foram as etapas do trabalho, como foi feita a avaliação etc. Depois que fizer a inscrição pela internet e ter enviado seu projeto ou sua sequencia didática imprimir o conteúdo enviado, assinar em todas as páginas e encaminhar via correio para o seguinte endereço: PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL - 8ª EDIÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRONECIM - Programa Núcleo de Estudos de Ciência e Matemática CAVG - Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça Rua Ildefonso Simões Lopes, 2791 - Bairro Sanga Funda CEP: 96060-290 - Pelotas - RS - Brasil O material deverá ser enviado por via postal, por meio de SEDEX ou carta com aviso de recebimento AR, desde que postado para o PRONECIM dentro do prazo fixado acima. O envio do material é individual e cada envelope deve corresponder somente a um trabalho. Os professores, diretores premiados nesta edição do Prêmio têm participação assegurada em um Seminário com passagens e hospedagem custeadas pelas instituições promotoras do Prêmio.A Cerimônia de Premiação do concurso terá lugar em sessão pública, em data, local e horário a serem definidos posteriormente, como parte da programação do Seminário Professores do Brasil, organizado pelo MEC e instituições parceiras. Os 40 professores responsáveis pelas experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de R$ 6.000,00 (seis mil reais), além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio. As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorativa fornecida pelos parceiros. Em dezembro, numa grande festa de encerramento, estes professores e as escolas onde atuam são contemplados com o prêmio, tornando seu trabalho reconhecido por todos os que valorizam a educação brasileira.