Sugestões
para utilização do baralho didático:
- Distribuir as cartas pela turma. Cada aluno deve criar uma história utilizando muitas palavras com o fonema que recebeu, de modo que quando ele se levanta e começa a contar a história, os demais devem adivinhar qual a carta que está em suas mãos.
- O professor mostra uma das cartas. A turma está dividida em grupos. Cada grupo deve dizer uma palavra com o fonema mostrado pelo professor. Os grupos vão somando pontos, até que o grupo que não conseguir dizer nenhuma palavra não ganhará ponto. Vence o grupo que fizer mais pontos.
- Deixar as cartas a livre escolha dos alunos. Cada um deve criar um texto ou história e escrevê-lo, dentro do tema da sua carta.
- Cada aluno recebe, aleatoriamente, 3 cartas diferentes. Cada um deve criar
uma frase contendo as três palavras que recebeu, como exemplo:
blusa-clarinha-foguete (A blusa da Clarinha tem o desenho de um foguete). Quanto
maior a quantidade de cartas entregues, maior a dificuldade dos alunos em criar
as frases. Sugestões para utilização do baralho didático:
- Distribuir as cartas pela turma. Cada aluno deve criar uma história utilizando muitas palavras com o fonema que recebeu, de modo que quando ele se levanta e começa a contar a história, os demais devem adivinhar qual a carta que está em suas mãos.
- O professor mostra uma das cartas. A turma está dividida em grupos. Cada grupo deve dizer uma palavra com o fonema mostrado pelo professor. Os grupos vão somando pontos, até que o grupo que não conseguir dizer nenhuma palavra não ganhará ponto. Vence o grupo que fizer mais pontos.
- Deixar as cartas a livre escolha dos alunos. Cada um deve criar um texto ou história e escrevê-lo, dentro do tema da sua carta.
- Cada aluno recebe, aleatoriamente, 3 cartas diferentes. Cada um deve criar uma frase contendo as três palavras que recebeu, como exemplo: blusa-clarinha-foguete (A blusa da Clarinha tem o desenho de um foguete). Quanto maior a quantidade de cartas entregues, maior a dificuldade dos alunos em criar as frases.
Nenhum comentário:
Postar um comentário