Rotina na aula socioconstrutivista
ROTINA NA AULA SOCIOCONSTRUTIVISTA
Rotina de aula para uma aprendizagem efetiva 1. Leitura compartilhada
- O professor lê todos os dias para os alunos, vários tipos de textos como:
notícias, contos, poesias, histórias, fábulas, etc. Lê por prazer, sem cobrar
atividades nenhuma após esta leitura. Objetivos: Professor enquanto
modelo de leitor. Desenvolver no aluno o prazer pela leitura. 2. Roda de
conversa - Professor e alunos conversam sobre assuntos variados. Objetivos:
Desenvolver no aluno a competência/oralidade. Falar o que pensa em grupos
diversos, ouvir e respeitar as falas e pensamento de outras pessoas, dialogando,
trocando, sendo crítico, etc. Pode-se propor ao final o registro num texto
coletivo do assunto debatido. O texto deve ser curto ( de preferência um
parágrafo). Sugestão: Criar caixas na sala com temas variados e neste momento,
um destes temas, uma notícia, por exemplo, é sorteada. 3. Agenda -
Atividade de cópia de texto com função social na língua (letramento) Objetivos:
Desenvolver técnicas de escrita (escrever da esquerda para a direita na linha,
com capricho, etc.), além de registro diário das atividades realizadas durante a
aula para acompanhamento dos pais. 4. Atividades de leitura - Esta
atividade e imprescindível para a alfabetização. Todos os dias os alunos deverão
desenvolvê-la. Lembre-se o bom escritor é antes um bom leitor. Deve ser
realizada preferencialmente com textos que já sejam do domínio dos alunos que
ainda não sabem ler convencionalmente. Objetivos: Ler quando ainda não sabe ler
(convencionalmente). Ajustar o falado ao escrito. Desenvolver a leitura.
Atividades de leitura: Leitura de ajuste, localizar palavras no texto
(iniciar com substantivos) Ordenação de textos (frases, palavras), palavras
cruzadas, caça. - palavras, adivinhas, localização de palavras nos textos, roda
de leitura, roda de poesia, empréstimo de livros, projetos de leitura, etc. É
fundamental que intervenções tais como o trabalho com a letra inicial e final
das palavras sejam feitas constantemente. 5. Atividades de escrita - Só
se aprende ler, lendo e só se aprende a escrever, escrevendo. Copia é uma coisa,
produção de escrita é outra. Na atividade de escrita, a criança escreve do jeito
que ela sabe (hipótese de escrita) e o professor faz intervenções necessárias em
relação à escrita, direto com o aluno. Objetivos: Avançar na reflexão da
Língua. Resolver a letra a ser usada (qualidade de letra), quantas letras usar
(quantidade de letras), escrever textos com sentido (inicio, meio e fim),
revisar ortografia e gramática, etc. Atividades de escrita: Propor
atividades de escrita com o alfabeto móvel completar textos (lacunas no início
ou no final da frase), produção escrita de textos individuais e coletivos
(listas, histórias, contos, etc.), reescrita de texto que se sabe de cor,
revisão de textos, palavras cruzadas (sem banco de palavras), etc. 6.
Atividade móvel - Este espaço é para que cada professor trabalhe de acordo
com sua turma, jogos matemáticos, sala de leitura; Ciências, Estudos Sociais,
Recreação e Artes. É importante lembrar que nosso dia-a-dia escola, devemos
estar desenvolvendo atividades de caráter interdisciplinar e transdisciplinar.
7. Atividade de casa - A atividade de casa é alvo de dúvidas e críticas
por parte dos pais e dos professores (ou porque não tem "dever de casa" ou
porque tem “dever de casa” demais ou porque “os alunos não fazem o dever”,
etc.). O ideal é que a atividade de casa, planejada com antecedência, seja um
desafio interessante, difícil, mas possível, que o aluno possa resolver sozinho.
Objetivo: Criar o hábito de estudar fora da escola, desenvolver a
autonomia e a auto-aprendizagem. Atividades de casa - Cruzadinha, caça-palavras,
empréstimo de livros (6◦ feira trazer na 2◦ feira), leitura de textos e
posterior ilustração, coletar rótulos, ler algo interessante e trazer para sala
de aula, coletar materiais de sucata, observar fenômenos da natureza para
posterior relato, pesquisas orais e escritas, etc.
Fonte:http://apaixonadosporletramento.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário