Fraternidade e a vida no
planeta
Planejamento Anual – 2011
1. Identidade e Autonomia
· Objetivos
Ø Contribuir para a promoção da cultura da
fraternidade entre as crianças, a família e a comunidade;
Ø Despertar o senso de Justiça, honestidade, verdade,
tolerância, paciência, direito e dever, compreensão e perdão dentre as
crianças;
· Conteúdos trabalhados
Ø Eu
e os outros;
Ø Regras de Convivência.
· Sugestões de atividade
Ø Conhecer e explorar o próprio
corpo;
Ø Trabalhar os cuidados que devemos ter com os
matérias de uso individual e coletivo;
Ø Desenvolver jogos sociais individuais e
coletivos;
Ø Respeitar regras elementares de convívio
social;
Ø Brincadeiras que envolvam ações de cooperação e
solidariedade (ajudar os colegas).
2. Linguagem oral e Escrita
· Objetivos
Ø Apropriar-se cada vez mais da fala como meio de se
expressar, comunicar pensamentos, representar o mundo e atuar sobre
ele;
Ø Desenvolver a capacidade de ouvir reproduzir e
transmitir histórias contadas;
Ø Ampliar o vocabulário;
Ø Estimular o apreço pela
leitura;
Ø Distinguir letras de outros sinais e símbolos
gráficos;
Ø Reconhecer e grafar as letras do prenome (primeira
letra);
Ø Distinguir a que produto pertence os rótulos
apresentados;
· Conteúdos trabalhados
Ø História infantil;
Ø Música;
Ø Poesia;
Ø Dramatização;
Ø Prenome;
Ø Alfabeto Móvel;
Ø Arte e pintura.
· Sugestões de atividades
Ø Histórias;
Ø Poesias;
Ø Músicas;
Ø Rodinhas (desenvolver a linguagem
oral);
Ø Jogos de audição (bandinhas);
Ø Blocão;
Ø Chamadinha;
Ø Trabalhar as letras do
Alfabeto;
Ø Teatro de fantoches (desenvolver a liguagem oral
através da dramatização);
Ø Pinturas.
3. Linguagem Matemática
· Objetivos
Ø Estabalecer aproximações com algumas noções
matemáticas presentes no cotidiano da criança, como contagem oral e relações
espaciais;
Ø Desenvolver o conhecimento sobre cores primárias e
secundárias (mistura das cores primárias) e formas geométricas (quadrado,
círculo e triângulo, retângulo e oval);
Ø Desenvolver a capacidades de agrupamento ou
separação de elementos por semelhanças ou diferenças;
Ø Capacidade de Identificar as posições dentro/fora,
em cima/embaixo, aberto/fechado, perto/longe e ao lado em relação ao próprio
corpo.
· Conteúdos trabalhados
Ø Agrupamento, seleção e
classificação;
Ø Os
números (1 ao 5 Maternal I e 1 ao 10 Maternal II);
Ø Cores;
Ø Formas;
· Sugestões de atividades
Ø Contagem oral através de jogos, músicas e
brincadeiras;
Ø Confecção de quebra – cabeças;
Ø Jogos da memória de cores, formas e
números;
Ø Brincadeiras com caixas de papelão, tampas diversas
e garrafas;
Ø Noções de tempo (dia/noite,dias da semana e
calendário)
Ø Brincadeiras utilizando diversos
espaços;
Ø Blocos lógicos;
Ø Empilhar, rolar, encaixar e transvasar
(alinhavar);
Ø Trabalhar noções de grande/pequeno, Maior/menor,
igual/diferente.
4. Natureza e Sociedade
· Objetivos
Ø Reconhecer que a preservação do meio ambiente é a
melhor forma de preservação da própria vida, de acordo com os princípios da
Campanha da Fraternidade de 2011;
Ø Contribuir para a conscientização das pessoas sobre
a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas;
Ø Explorar o meio ambiente, respeitando a
natureza;
Ø Observar os fenômenos da natureza (chuva, sol,
ventos, trovoadas...);
Ø Conhecer as estações do ano e suas principais
características;
Ø Identificar as partes do corpo e suas
funções;
Ø Conhecer os principais cuidados que devemos ter com
o nosso corpo para a preservação da saúde;
Ø Desenvolver percepções tátil, olfativa, gustativa,
auditiva e visual através de experiências;
Ø Desenvolver o gosto por uma alimentação saudável
como forma de preservação da saúde;
Ø Reconhecer a família e os grupos sociais em que
estamos inseridos.
· Conteúdos trabalhados
Ø Meio Ambiente (animais, plantas e o ser
humano)
Ø Fenômenos da Natureza;
Ø Hábitos de Higiene;
Ø Alimentação;
Ø Eu
Ø Minha família;
Ø Minha Creche;
Ø Minha comunidade;
Ø Meios de transportes (regras de
trânsito);
Ø Meios de Comunicação;
Ø Estações do ano (primavera, verão, outono e
inverno);
Ø Datas Cívicas.
· Sugestões de atividades
Ø Jogos coletivos que envolvam o toque do próprio
corpo e do coleguinha;
Ø Pesquisas sobre diversos temas;
Ø Músicas, passeios e
brincadeiras;
Ø Histórias;
Ø Uso do espelho (observação do próprio corpo e dos
colegas);
Ø Rótulos e embalagens relacionadas a alimentação e
higiene pessoal.
5. Movimento
· Objetivos
Ø Experimentar os limites do corpo (rolar,
engatinhar, arrastar, pular, correr...);
Ø Experimentar movimentos amplos (lentos,
rápidos...);
Ø Desenvolver coordenação motora
fina;
Ø Desenvolver equilíbrio;
Ø Conhecer os diversos esportes.
· Sugestões de atividades
Ø Rasgar;
Ø Colar;
Ø Amassar;
Ø Dobrar;
Ø Dançar;
Ø Cantar;
Ø Relaxar;
Ø Jogos pedagógicos;
Ø Brincadeiras no parquinho com diversos
materiais(cordas, cones, pneus, bambolês, bolas...).
6. Artes visuais, sonoras e
plásticas
· Objetivos
Ø Desenvolver a criatividade e o senso
crítico;
Ø Desenvolver o gosto por pinturas, desenhos,
modelagens e as diversas formas de manifestações artísticas;
Ø Explorar os materiais recicláveis através da
arte.
· Sugestões de Atividades
Ø Faz de conta (dramatizações e confecção de
roupas);
Ø Brincadeiras de roda;
Ø Pinturas livres;
Ø Modelagens com massinhas e
argila;
Ø Brincadeiras com areia, terra, tinta, caixas,
madeiras...;
Ø Usar suportes gráficos, como: jornais, revistas,
encartes de lojas;
Ø Brincadeiras com fantoches e de
casinha;
Ø Atividades com materiais diversos, tais como: lápis
de cera, algodão, botões, barbantes, espumas...
Ø Pintura em diferentes texturas, tais como: lixas,
folhas, tecidos linhas...
Ø Utilizar materiais recicláveis e da natureza para
atividades artísticas, como folhas, troncos velhos, gravetos...
RETIRADO DO BLOG CRIANÇA ARTEIRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário