1ª REUNIÃO DE PAIS (2013)
Assuntos tratados pela
professora:
1) União escola/família para solucionar eventuais
problemas.
Quando solicitado que o responsável compareça à escola esse
não deve faltar, pois, serão tratados assuntos relativos à aprendizagem do
filho, comportamento ou outro assunto de interesse.
2) Professor, assim
como os pais, quer que o aluno se desenvolva completamente, ou seja, tanto nos
estudos quanto na relação com ele mesmo e com os outros. Sendo assim, se o
professor solicitar que o aluno desenvolva as atividades, tenha comportamento
adequado, etc, não entenda isso com “o professor pega no pé de meu filho”, mas
sim como, o professor quer que meu filho progrida, que evolua.
3) Quando
seu filho chegar em casa pergunte como foi seu dia, o que ele aprendeu, o que
foi difícil... Seu filho deve tê-lo como seu melhor amigo, alguém em quem confia
falar sobre tudo. Assim, quando adolescente, será mais fácil
orientá-lo.
4) Disponibilize revistas, livros e outros materiais que
contenham escrita. Mostre a eles que você também lê e escreve e que isso é
fundamental na vida de todos. O mesmo faça com operações matemáticas. Solicite
ajuda deles em listas de compras do supermercado, escreva bilhetes para ele e
coloque na geladeira para que use a leitura, peça que lhe escreva bilhetes, peça
que confira trocos...
5) Observe se seu filho está levando tudo que
necessita para a escola. Os materiais mais importantes como lápis, borracha,
cola, tesoura e caderno precisam estar na mochila. Se o aluno não traz o
material fica andando pela sala para pedir emprestado se atrasando e
atrapalhando o desenvolvimento da aula. Se o material acabou deve ser reposto.
Quando estiver faltando umas dez folhas para acabar o caderno, colocar um novo
na mochila.
6) Se seu filho levou algum material que não é dele, por
engano, envie para a escola no dia seguinte e diga que peça a professora para
ver de quem é. Oriente que seu filho cuide de seu material com carinho e que
faça o mesmo com os materiais dos amigos se pedirem emprestado.
7) Ensine
seu filho que não deve fazer ao outro o que não quer que façam consigo.
Coloque-o no lugar do outro quando isso acontecer e pergunte como ele se
sentiria nessa situação.
8) Oriente seu filho a não falar palavrões, não
empurrar os amigos, não gritar, não correr, manter a escola limpa, não
desperdiçar materiais ou merenda escolar, ouvir as explicações da professora com
atenção, perguntar quando não entender, ser educado com todos, não conversar sem
necessidade, fazer as atividades diárias de classe e casa...
9) A
professora avaliará tudo que seu filho faz na sala de aula e os trabalhos
extraclasse, ou seja, a avaliação será um processo constante e
contínuo.
10) Seu filho deve ser assíduo, as faltas prejudicam a
aprendizagem, a criança faltosa tem dificuldade pois, se hoje trabalhamos um
conteúdo e ele falta, no dia seguinte terá que realizar outra atividade que
exija o conhecimento trabalhado anteriormente. Há uma sequência crescente de
dificuldades nos conteúdos trabalhados.
11) Os responsáveis devem
escolher um local calmo e arrumado para a criança realizar seu dever de casa.
Deve orientar mas, jamais deve fazer a atividade para a criança. Se o professor
deu a atividade é porque seu filho já tem conhecimentos para fazer; mesmo assim,
é possível que a criança necessite de orientação.
12) Todos os dias seu
filho fará o cabeçalho em casa. Deve trazer o cabeçalho sempre feito. A
professora dará um modelo. Guarde esse modelo para que ele não o perca.
13) Coloque um saquinho na mochila com um paninho que ele possa usar em
caso de necessidade e um rolinho de papel higiênico para assoar o nariz ou
quando necessitar limpar a cola, por exemplo.
14) Olhe sempre o caderno
de seu filho para ver se não há algum comunicado, para ver se está realizando as
atividades e também para mostrar que você se interessa pelo estudo
dele.
15) Qualquer problema, dúvida ou sugestão pode procurar a
professora todas às segundas feiras na hora da saída.
16) Respeitar
horário de entrada e saída dos alunos
17) Espero sempre contar com a
presença de todos vocês em todas as reuniões. Temos um encontro a cada bimestre
e temos que aproveitar ao máximo esse momento. Não tenha pressa para acabar a
reunião, organize tudo no dia anterior para que possa estar tranquila no
dia.
Agradeço a presença e atenção de todos.
ESSA DICA É DA
LILIAN MOREIRA.
Lidar como ser humano não é uma tarefa fácil. Para o
Professor isso fica ainda mais difícil quando chega o momento das Reuniões de
Pais, que é um momento carregado de muita tensão emocional.
Para você
brilhar na próxima reunião de pais, aqui vão algumas dicas para você
usar:
CONVIDE O PAI E A MÃE: Encoraje ambos os pais para que venham na
reunião. Mal entendidos serão evitados se ambos os pais ouvirem o que você tem a
dizer.
ESTABELEÇA e firme contato muito antes da Reunião de Pais. Informe
sempre aos pais o que os filhos devem estudar, quando tem lições e trabalhos
para entregar, e principalmente, mantenha-os sempre informados a respeito das
dificuldades e progressos do aluno. Jamais deixe para dar esse feedback apenas
depois que as notas estiverem fechadas.
REUNIÃO SEM PRESSA: Jamais faça
reunião com pressa. Planeje o tempo que for necessário de modo que todos os
assuntos sejam abordados de maneira apropriada. Quando a Reunião for individual,
20 a 30 minutos é adequado.
ESTEJA PRONTA para todo tipo de
perguntas. Esteja preparada para responder todo o tipo de perguntas que os pais
venham a ter. Ocorrerão perguntas específicas, difíceis ou ainda as indelicadas.
Mantenha sempre o domínio das suas emoções e o bom humor. Jamais leve para o
lado pessoal.
TENHA SEMPRE SEUS REGISTROS organizados com
antecedência. Tenha sempre em mãos e organizados: Diários de classe, anotações
feitas na agenda do aluno, relatórios, provas/trabalhos realizados pelo aluno, e
quaisquer outros registros pertinentes ao assunto em pauta. Deste modo você terá
como comprovar as suas afirmações.
RETIRE TODAS AS BARREIRAS FÍSICAS.
Os Pais não são seus alunos, por isso jamais coloque-os para sentarem-se nas
carteiras enfileiradas, ou até mesmo nas carteiras da sala do prezinho. Arrume o
lay-out da sala de aula de um modo que todos possam ver uns aos outros (Ex. em
semi-circulo, ou circulo).
INIMIGA X PARCEIRA: Se você quiser ficar
com a fama de inimiga no. 1 dos Pais é só concentrar nos DEFEITOS do aluno. A
solução para ser parceira dos Pais é concentrar nos TALENTOS, e quando houver
problemas, foque nas NECESSIDADES do aluno. Falar para os Pais: "seu filho é
indisciplinado e só arruma briga com os amigos", é diferente de: "constatei que
o João apresenta dificuldades em relacionar-se com os amigos, por isso gostaria
de discutir algumas sugestões para ajudá-lo a superar esta
questão".
SEJA ESPECÍFICA NOS COMENTÁRIOS: Os Pais podem se perder
nos comentários generalizados. Ao invés de dizer "Ela não assume
responsabilidades", focalize no problema apontando "Maria teve a semana inteira
para terminar o trabalho, no entanto ela apenas escreveu e entregou dois
parágrafos".
OFEREÇA UM PLANO DE AÇÃO PARA OS PAIS: Muito mais que
receber orientações, os Pais apreciam ter um plano de ação para seguir. Assim,
se a Maria não é responsável, será apreciado sugerir aos pais dar a ela uma
lista de tarefas semanais ou ainda permitir que ela encarregue-se de tomar conta
do bichinho de estimação. Quando você oferece conselhos, faça com que os pais
saibam que você está apenas fazendo uma sugestão e caberá a eles escolher as
melhores estratégias conforme o perfil da família.
ESQUEÇA O
PEDAGOGUÊS: Jamais utilizar-se do "pedagoguês" com frases do tipo: "a
coordenação motora fina", "o processo de ensino aprendizagem", "está na fase
silábica-alfabética", são frases sem sentido para muitos
Pais.
DOMÍNIO PRÓPRIO: Pode ocorrer de você deparar-se com Pais que
mostram-se abusivos ou hostis. Jamais fique na defensiva, pois isso revela
fraqueza e insegurança, e coloca em dúvida tudo o que você tiver que falar
adiante. Tente não ser rude, qualquer que seja a provocação ou o comentário
sarcástico. Ouça de modo polido e educado. Se esta situação ocorrer durante a
Reunião Bimestral de Pais, proponha aos Pais agendar horário específico para
tratar em particular. Verifique com a Escola qual o procedimento
adotado.
FOCALIZE NOS PONTOS FORTES: É muito fácil para os Pais
sentirem-se na defensiva, pois muitos deles se veem nos filhos. Você poderá
ajudar se levantar as áreas onde estão os pontos fortes do aluno e as áreas que
precisam ser melhoradas, ao invés de criticar e apontar apenas as
fraquezas.
USE A LINGUAGEM CORPORAL A SEU FAVOR: A linguagem não
verbal pode ser sua alidada ou sua inimiga. O seu corpo fala, e expressa sempre
o que você sente e pensa. É esta linguagem que os Pais estarão atentos, antes
mesmo de você começar a falar.
ENFOQUE NA COLABORAÇÃO: Faça com que
os Pais saibam que você quer trabalhar em aliança com eles, no melhor interesse
da criança. Um comentário do tipo "Você precisa comparecer na escola o mais
rápido possível para discutirmos as dificuldades do João", apenas inflama
hostilidade nos Pais. O seguinte comentário diz a mesma coisa de um modo mais
proativo: "Constatei que o João está encontrando algumas dificuldades, então
gostaria de conversar com você para que juntas possamos encontrar as melhores
alternativas para ajudá-lo a superar esses problemas".
OUÇA O QUE OS
PAIS TEM A DIZER: A despeito do fato de que nós gastamos um terço de nossas
vidas ouvindo, muitos adultos são péssimos ouvintes. Para que você obtenha o
máximo de todas as reuniões de Pais procure realmente ouvir o que eles dizem e
principalmente COMO eles dizem. Observe a linguagem corporal deles. Você vai se
surpreender com os aprendizados que vai tirar dessas
obervações.
CONCENTRE-SE NA SOLUÇÃO, NUNCA NOS PROBLEMAS: Idealmente
falando todas as reuniões de pais deveriam apenas abordar coisas positivas, os
sucessos e as conquistas. Realisticamente falando, a situação é bem diferente.
As reuniões de Pais acontecem porque existem problemas. Entretanto todas as
reuniões poderão transcorrer dentro da cordialidade e paz sempre que você focar
nas soluções ao invés de ficar se concentrando no problema do aluno. Discuta o
que você e os Pais podem fazer para ajudar a melhorar ou resolver a situação.
Estabeleçam, juntos, um Plano de Ação com tarefas para todos realizarem (Você,
os Pais, e o Aluno)
FECHAMENTO: Antes que a reunião finalize, faça o
fechamento da conversa e deixe claro quais ações você e os pais decidiram
implementar.
MANTENHA UM REGISTRO DA REUNIÃO: Será muito útil você
manter um breve relato do que foi discutido na reunião. O que foi dito,
sugerido, e estabelecido para ser realizado. Após a reunião, faça as anotações
enquanto os detalhes ainda estiverem frescos na memória.
Como você
pode observar, interagir com as pessoas requer lidar com uma alta carga de
emoções que envolvem expectativas, frustrações, medos e incertezas, por isso
esteja atenta a essas dicas e você vai arrasar na próxima reunião de
pais.
AGORA ESSA DICA É DA ELEUSA FIUSA PARA REUNIÃO
PEDAGÓGICA.
APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR
COMO AVALIO O ALUNO
– avaliação contínua, toda atividade serve com avaliação dos avanços dos alunos.
As avaliações bimestrais são apenas mais um instrumento. O aluno é avaliado
constantemente em todas as atividades que realiza.
IMPORTÂNCIA DA
AVALIAÇÃO: A avaliação é importante não apenas para ver o que o aluno sabe ou
não sabe. Os dados obtidos nas avaliações são sempre registrados e servem como
parâmetro para a escolha de atividades e estratégias que levem o aluno a
progredir.
IMORTÂNCIA DA PARCERIA PROFESSOR-PAIS-ESCOLA: Todos
somos responsáveis pela educação da criança e precisamos estar unidos para
solucionar os problemas que possam interferir no processo ensino aprendizagem. É
importante que haja respeito, valorização e solidariedade entre esses para que
os alunos possam desenvolver todas sua potencialidades.
AS
ATIVIDADES DE CASA (PROJETO LEITURA E ATIVIDADES VARIADAS: Toda atividade dada
para o aluno executar em casa seu filho pode realizar sozinho. São atividades
selecionadas de acordo com o nível de aprendizagem no qual ele se encontra e que
já foram trabalhadas em casa. Os pais podem e devem acompanhar a realização da
tarefa, mas, jamais realizar pelo fillho. Podem dar suporte, explicar algo que
se faça necessário, mas, quem tem que solucionar é a criança. Escolha um local
tranqüilo e uma hora para as atividades de casa.
COMO O PROFESSOR
TRABALHA: Sigo a linha socioconstrutivista ou sociointeracionista. Os alunos
constroem seus conhecimentos refletindo sobre sua própria leitura e escrita e
comparando com a leitura e escrita do outro. Dessa forma, é fundamental que haja
intercâmbio constante. Ele terão liberdade para se locomover pela sala e
conversar, desde que estejam realizando suas atividades e conversando sobre o
que estão executando. Não confundir liberdade de expressão com
bagunça.
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES: Toda atividade realizada pela
criança é corrigida, mas, não apenas colocando certo ou errado. A criança será
incentivada a descobrir onde está errando, a refletir e buscar soluções que
ajudem a resolver seu problema. Ele voltará e realizará novamente a atividade
que não conseguiu, sempre com o suporte da professora ou de um amiguinho (dupla
produtiva).
A correção é diferente de acordo com o objetivo. Por exemplo:
a professora pede que os alunos escrevam o final da história. Se no momento o
que ela busca é analisar a idéia da criança, a seqüência certa dos fatos ou algo
assim, não fará a correção ortográfica do texto. Não se preocupem se o texto
estiver cheio de palavras escritas erradas e a professora colocar parabéns. Em
cada atividade há algo diferente sendo analisado.
OS DESAFIOS: Por
vezes os alunos são instigados a pensar ou escrever sobre algo que ainda não
aprendeu. Não se preocupem, eles não serão avaliados por essas atividades, é só
uma forma de fazê-los pensar, de ensinar a colocar em jogo tudo que eles já
sabem para resolver um problema que se apresenta.
O PROFESSOR E OS
PAIS: Se seu filho está tendo alguma dificuldade ou problema, tenho que falar
com vocês responsáveis. Espero que possamos analisar juntos a situação para
encontrarmos uma solução. Não pensem jamais que o professor “está pegando no pé
de seu filho” ou que pegou birra. Se o professor não gostasse de seu filho e não
se importasse com sua aprendizagem não lhe chamaria.
Estarei sempre
aberta a sugestões e críticas, não se preocupem. Qualquer problema podem me
procurar afinal, sou eu que sei como o aluno é e o que ele faz. Estou com ele
todos os dias e o conheço. E vocês são as pessoas que mais os conhecem e os
amam. Com certeza, professor e pais querem o mesmo: sucesso e felicidade das
crianças. E juntos conseguiremos.
DISCIPLINA: o aluno precisa ter
disciplina de estudo e também de comportamento. O respeito entre todos é
fundamental para um bom trabalho. A escola não ensina apenas a ler e escrever,
ensina também a conviver, a ser humano. O pais precisam dar limites aos filhos e
a escola reforçar a educação recebida.
PRESENÇA NAS REUNIÕES DE PAIS:
Nos reuniremos a cada dois meses, então, vamos aproveitar esses momentos para
ouvir e falar sobre a escola e sobre as crianças. Se preparem para esse dia e
esse compromisso tão necessário para o bom andamento da aprendizagem dos filhos.
Ajeite tudo para que não tenha que sair antes do término da reunião, adiante as
atividades de casa para ficar tranqüila e sem pressa.
OS PAIS SÃO
RESPONSÁVEIS PELA PRESENÇA DO FILHO NA ESCOLA Alunos com muitas faltas ficam
deslocados, perdidos, não vão aprender como os demais. Outra ação importante que
os pais precisam se acostumar a fazer é olhar o caderno dos filhos todos os
dias, perguntar como foi seu dia na escola, verificar na mochila se o material
está em ordem para a aula, incentivar a leitura deixando livros, revistas e
outros materiais impressos ao alcance das crianças.
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