ALFABETIZAÇÃO UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO
O desafio colocado pelas
orientações curriculares, expectativas de aprendizagem e apostilas mensais de
apoio pedagógico do 1.º ano é grande: a formação de alunos leitores e
escritores. Este não é só um dos grandes objetivos da nossa Rede, mas também de
toda a sociedade. Afinal, aprender a ler e escrever na escola é uma condição
indispensável para os alunos prosseguirem com sucesso na sua formação escolar e
no seu desenvolvimento profissional. É condição essencial para que possam atuar
como cidadãos e, assim, ter acesso à cultura letrada e usufruir plenamente dela
nas situações de trabalho, de lazer e na resolução de questões de seu
cotidiano.
E todos concordam que, esta deve ser a tarefa prioritária do
Ensino Fundamental. Esperamos que as Orientações Curriculares, Expectativas de
Aprendizagem e as Apostilas de Apoio Pedagógico, que consta de “orientações
didáticas e sugestões de atividades”, a partir das quais você
professor/coordenador pedagógico poderá planejar outras.sempre articulando a
teoria com a prática, sejam seus aliados no dia-a-dia de prática docente na
escola. Não apenas por facilitar seu planejamento, mas por provocar reflexões e
inquietações, não só por lhe ajudar a incorporar novas atividades, mas por
permitir um novo olhar perante as práticas pedagógicas, dando-lhes novos
sentidos.
Esperamos, enfim, que estes subsídios oferecidos apontem
caminhos e torne possível alcançar nossa ambiciosa meta de alfabetizar todos os
alunos até o final do 1º ano.
Para alcançarmos esta alfabetização para
todos tão desejada, alguns trabalhos sistematizados se fazem necessários,
como:
O Diagnóstico da Evolução da Escrita dos alunos.
O
Desenvolvimento de uma rotina no planejamento das aulas.
O Ambiente
Alfabetizador.
A Leitura em Voz Alta feita pelo professor de textos de
qualidade.
E o essencial, para que os itens acima sejam alcançados é ter
o perfil de professor alfabetizador, gostar de alfabetizar, o que significa
estar disposto a enfrentar os desafios e trabalhos exigidos no ofício de
alfabetizar.
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