sábado, 24 de dezembro de 2011

RELATORIO PERFIL DE TURMA

PERFIL DA TURMA
A turma do grupo vespertino, instruída pela professora  e monitora , é composta por 20 crianças (10 meninas e 10 meninos com idade de 3 anos), sendo que a maioria das crianças já participaram do convívio escolar.
A maioria dos pais já se apresentou na escola ao levarem seus filhos, sendo estes deixados no portão da escola e encaminham-se sozinhos para a sala de aula. Ainda não tive a oportunidade de conhecer os pais de Emily.
A adaptação das crianças foi tranquila, apesar de alguns alunos chorarem demonstrando insegurança, acredito por ser sua primeira experiência escolar ().
As crianças, em sua maioria, conversam naturalmente e relatam fatos. É perceptível o interesse pelas histórias, especialmente os clássicos onde aparece o personagem Lobo Mau (Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos, etc.)
A maioria compreende e obedece às normas estabelecidas, exigindo de seus colegas o cumprimento das mesmas. Contudo, há aquelas que por momentos desrespeitam essas normas.
A turma conversa muito usando tom de voz alto, expressando seus sentimentos, desejos, insatisfações. Observa-se a definição de grupos nas brincadeiras em sala e no parquinho, determinados por características comuns ou sexo.
Nota-se que os responsáveis, em sua maioria, são os próprios pais. Costumam buscar informações e esclarecer dúvidas com as educadoras sempre que necessário.
A classe tem interesse por jogos (de construção, com peças de encaixe), ouvir histórias, modelagem dirigida e canto.
----------------------------------------------------------------------------------------

Nome da escolaPERFIL DA TURMA
Neste período o grupo 2 matutino encontra-se com  crianças, sendo meninas e  meninos, na faixa etária de 2 anos e 4 meses de idade, aproximadamente.
No primeiro mês, apresentaram-se chorosos devido ser sua primeira experiência escolar e por não terem ficado longe dos pais ou responsáveis por tanto tempo. Porém, algumas já demonstraram confiança com as educadoras e demais funcionários da escola, socializando com alegria entre os colegas.
Nota-se que algumas crianças não aceitam ser repreendidas e desobedecem às normas para uma boa convivência em grupo, além de necessitar expor hábitos higiênicos e aprimorar a linguagem oral (poucos conversam espontaneamente).
A maioria das crianças prefere brincar sozinha, observando de longe o que os outros estão fazendo. Na realização atividades dirigidas, percebo que alguns primeiramente observam os colegas realizarem para depois fazer também, outros decidem fazer de imediato e mais vezes.

Apesar de ocorrer casos de agressividade na turma (bater, morder, empurrar) demonstram serem crianças alegres, carentes de carinho e atenção, dispostas a compartilhar a sua energia em brincadeiras que possam enriquecer seu grupo social, fazendo novos amigos.

PERFIL DA TURMA
Encontram-se neste mês  crianças, sendo meninas e  meninos. Devido a desistência de algumas crianças, está ocorrendo com muita freqüência a saída e entrada de novos alunos, afetando pouco na adaptação dos colegas aos novos amigos.
Demonstram confiança e alegria no convívio com as educadoras, os amigos e demais funcionários da escola. Interagem de maneira espontânea e franca, o que gera uma melhor auto-estima. Participam das brincadeiras explorando com intensidade o faz-de-conta e objetos encontrados na sala (cadeiras, mesas, encaixes, livros, bonecas).
As crianças, em sua maioria, conversam naturalmente, relatam fatos e realizam comentários durante as histórias. Algumas necessitam aprimorar um pouco mais sua linguagem oral: emitem sons ou monossílabos simples.
A maioria compreende e obedece às normas estabelecidas, exigindo de seus colegas o cumprimento das mesmas. Contudo, há aquelas que por momentos desrespeitam essas normas sendo necessária uma intervenção maior.
Em algumas brincadeiras é possível observar a relação de comparações (maior/menor, muito/pouco), temperatura (frio, quente) e noções temporais (amanhã, noite, dia), além de utilizar contagem oral.


PERFIL DA TURMA
Encontram-se neste mês  crianças, sendo meninas e  meninos. No decorrer do ano demonstraram-se serem crianças ativas, curiosas e participativas.
Habitualmente compartilham em grupo o desjejum, parquinho (brincadeiras dirigidas), almoço, escovação, banho, saída e, individualmente, algumas atividades dirigidas e momentos de conversa com as educadoras.
Em sua maioria apreciam atividades coletivas, observando com atenção os colegas. Questionam e comentam situações que lembram-se durante as tarefas propostas.
Nota-se o pleno desenvolvimento do jogo simbólico (faz-de-conta), onde a criança observa o que acontece à sua volta e reproduz em suas brincadeiras (por ex.: um montinho de areia transforma-se em bolo de aniversário). O egocentrismo ainda é presente, típico de sua idade, onde pensa que tudo gira ao seu redor e tem a ver com suas vontades. Além disso, é muito presente o “animismo”: atribuição de sentimentos humanos aos objetos à sua volta (ex.: está chovendo porque a nuvem está triste).
Em tempo futuro, percebo a necessidade de propor atividades direcionadas aos seguintes eixos:
· Natureza e sociedade: prevenção de acidentes, relacionamento com pequenos animais;
· Matemática: participação de jogos com composição de figuras, representações tridimensionais (altura, largura, comprimento).
Faz-se necessário respeitar o tempo de cada criança, pois cada ser é único, dotado de transformação com o meio que vive em seu relacionamento afetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário