segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Atividades pré escolar


O pintor cego
Participantes em fileiras, frente a um quadro negro,mãos atrás das costas. O professor colocará nas mãos de cada participante um objeto diferente, dando tempo suficiente para que ele possa identificar. Retirado o objeto da mão do participante, ele terá que desenhá-lo no quadro com a maior exatidão possível e em menor tempo

A GATA MALANDRA

Narrador: D. Gata era muito esperta, malandra e preguiçosa. Ela não gostava de trabalhar e por isso passava fome. D.Coelha ao contrário, trabalhava muito, sua casa estava sempre arrumada e tinha sempre comida a vontade.
Um dia D.Gata estava faminta e resolveu fazer uma visita a D.Coelha para saciar sua fome.
Lá chegando, começaram a conversar e a gata contou que tinha três filhos, o que era mentira. Nisso avistou sobre um armário um vidro cheio de melado e ficou doida para comê-lo, mas D.Coelha não o ofereceu.
Aproveitando uma saída de D.Coelha a cozinha, D.Gata começou a beber o melado. Ao voltar D.Coelha perguntou
_Vizinha, como se chama o seu filho mais velho:

E ela respondeu:
-Começou.

D.Coelha ficou intrigada com esse nome, mas ficou quieta, nada falou.
No dia seguinte, D.Gata voltou à casa da vizinha, esperou uma saída dela até a cozinha e bebeu o melado ate a metade.
Voltando da cozinha, D.Coelha perguntou:
-Vizinha, como se chama o seu segundo filho?
-Tá no meio.
No dia seguinte, novamente D.Gata voltou e esperou a saída de D.Coelha e bebeu o melado todinho.
A coelha já estava desconfiada que alguma coisa estranha estava acontecendo e perguntou:
-Como se chama o seu terceiro filho, vizinha?
_Acabou.
D.Coelha que já estava desconfiada, falou:
_Espere um pouco vizinha.
Ela então foi até o armário e constatou que a gata tinha bebido todo o seu melado e resolveu dar uma lição na gata preguiçosa. Fechou a casa e mandou a gata trabalhar para pagar o melado que havia comido. Só a deixou sair quando acabou de fazer todo o serviço.
 Ao termino, D.Coelha falou:
_ D.Gata, a senhora poderia ter pedido um pouco de melado que eu lhe daria. Isso que você fez é muito feio. Também deixe de ser preguiçosa e vá trabalhar.
D.Gata foi embora muito envergonhada, pensando no que D.Coelha lhe falara.





Jogo da caixa com nomes
Material: fichas com os nomes das crianças e três caixas de sapato.
Finalidade: Terminar primeiro os nomes da caixa.
Números de participantes: Total de alunos divididos em três grupos.
Regras:
  • Organizar as crianças em ttrês filas e deixar uma caixa na frente de cada fila.
  • Cada caixa deverá conter os nomes das crianças daquela fila.
  • Dado um sinal, na ordem da fila, cada criança procura seu nome na caixa e, encontrá-lo, corre para o final da fila permitindo que o seguinte prossiga o jogo.
  • Ganha a competição o grupo que terminar primeiro.
Variação: Encontrar na caixa o nome do colega que está atrás.
Atravessando o rio
Material: desenhar no chão a paisagem de um rio. Confeccionar fichas em forma de pedras com os nomes.
Finalidade: atravessar o rio lendo todos os nomes.
Número de participantes: toda turma dividida em dois grupos.
Regras:
  • Convidar um aluno de cada grupo para atravessar o rio sem cair.
  • Os alunos deverão atravessar o rio lendo os nomes que estão escritos nas pedras.
  • Os outros componentes do grupo poderão ajudar quando houver dificuldade.
  • Aquele que errar, cai no rio e se afoga, perdendo ponto o seu grupo.
  • O aluno que pular todas as pedras, sem cair, ganha ponto para o seu grupo.
Variação: A professora dita os nomes e os alunos escrevem nas pedras.
Caracol do Alfabeto
Material: Desenho no chão de um caracol bem grande com todas as letras do alfabeto. Confeccionar um dado grande com caixa de papelão.
Finalidade: Chegar primeiro no final do caracol.
Número de participantes: todos os alunos.
Regras:
  • Fazer uma fila na entrada do caracol.
  • O primeiro da fila lança o dado e anda a quantidade correspondente ao número do dado.
  • A professora faz perguntas para toda turma: Que letra é essa? Tem algum aluno na nossa turma que começa com essa letra? Quem? Que outras coisas também começam com essa letra?
  • Repetir o procedimento com todos.
  • Vence o jogo quem chegar primeiro no final do caracol.
Variação: Cada aluno procura a casinha com a primeira letra do seu nome e se coloca dentro dela. Fazer perguntas do tipo: Em qual casinha do caracol está o Bruno? Qual casinha vem antes da casinha da Lidiane? Por quais casinhas a Eliane precisa passar para chegar na casinha da Jaiane?...
Caixinhas com nomes
Material: Caixinhas de fósforos encapadas com a foto dos alunos coladas em cima, e dentro as letras que formam o nome daquele aluno. Papel ofício.
Finalidade: Formar e fazer análise grafofônica dos nomes.
Números de participantes: alunos divididos em grupos.
Regras:
  • Cada grupo escolhe as caixinhas que preferem.
  • Formar os nomes dos colegas com as letras que estão dentro da caixinha.
  • Depois registrar no papel o nome formado, a primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso para formar o nome e a quantidade de vezes que abrem a boca para falar aquele nome.
Essa semana trabalhamos com o livro O aniversário do Seu Alfabeto - Almir Piedade.
Livro maravilhoso para trabalhar o alfabeto e a primeira letra dos nomes.
Propomos realizarmos o aniversário com tudo que tem direito. Trabalhamos a produção do convite, cada aluno trouxe um presente para seu alfabeto: figuras de coisas que começam com a primeira letra do nome . Montamos a festa juntos, com bolas, refrigerante, bolo, colocamos a vela 26 para simbolizar a quantidade de letras do alfabeto, cada um colou a sua primeira letra na toalha, teve até sacolinha surpresa e chapeuzinho com a primeira letra de cada um.
Com as figuras que trouxeram, montamos um blocão de presentes para o seu alfabeto.
TRABALHANDO COM OS NOMES DA TURMA
QUAIS LETRINHAS ESTÃO FALTANDO ?

Componentes: Cartelas com fotos e o nome dos alunos faltando letras, envelopes com as letras que estão faltando nos nomes, colado atrás das cartelas.

Finalidade: completar as letras que faltam nos nomes.

Número de participantes: grupos de no máximo 4 alunos.

Regras:
- Distribuir as cartelas para os grupos.
- Cada grupo deverá preencher os nomes com as letras que faltam.
- O grupo que completar todos os nomes primeiro será o vencedor.
.

DADOS DA TURMA

Componentes: dados confeccionados com papel cartão, com fotos dos alunos coladas em cada uma das faces; alfabeto móvel; quadro de pregas pequeno, com mais ou menos cinco pregas ( fica mais prazeroso trabalhar com alfabeto móvel no quadro de pregas); caixinha com tarefas, papel ofício.

Finalidade: produção escrita de letras, nomes palavras e textos.

Números de participantes: 4 alunos

Regras:
- O grupo joga o dado e forma no quadro de pregas com o alfabeto móvel o nome do colega e registra no papel ofício.
- Retira da caixinha de tarefas uma tarefa para realizar a partir do nome montado no alfabeto móvel.
- Registro da tarefa no papel ofício.
- Jogar o dado novamente e proceder da mesma forma.

Tarefas para a caixinha de tarefas:
- Desenhar e escrver outras coisas que também iniciam com o mesmo som do nome formado.
- Pesquisar em revistas e jornais, recortar e colar as letras que formam esse nome.
- Escreva o nome, a quantidade de letras que precisam para escrevê-la e o número de vezes que abrimos a boca para falá-la.
- Construir do seu jeito uma frase ou história, utilizando o nome formado.
.

JOGO DA MEMÓRIA DA TURMA
Componentes: colar fotos dos alunos em fichas de papel cartão e o nome em outras.
Finalidade: encontar os nomes correspondentes às fotos.
Número de participantes: no máximo 5.
Regras:
- Espalhar as fichas pelo chão ou sobre a mesa, com as fotos e os nomes voltados para baixo.
- Cada criança vira duas fichas e, se a foto for correspondente ao nome, fica com elas. caso contrário, desvira as fichas.
- Ganha o jogo a criança que conseguir o maior número de fichas.

Aprendendo a ler e a escrever com os Pingos

Em uma linda manhã de sol, Gota-de-mel passeava pelo jardim e avistou Pingo-de-fogo.
Gota-de-mel quer saber o que Pingo-de-fogo está fazendo. Ele logo diz:
- Estou aprendendo a ler e escrever.
- Pra quê? - pergunta Gota-de-mel.
- Ora!...- Diz Pingo-de-fogo. - Para escrever uma CARTA DE AMOR para você.
Quase flechada pelo cupido, Gota-de-mel continua seu passeio.
Mais adiante Gota-de-mel encontra Pingo-de-Flor.
- Olá! Pingo-de-flor! O que você está fazendo?
- Estou lendo! - Diz Pingo-de-flor.
-Lendo... Por quê?
- Ora! Para escolher uma nova RECEITA. Vou fazer um bolo delicioso para você!
Já imaginando o delicioso bolo, Gota-de-mel caminha e vê Pingo-de-sol e logo pergunta:
- O que você está fazendo?
- Ora! Estou lendo esta REVISTA, sabe por quê?... Quero escolher um lindo lugar para levar você!
Gota-de-mel sentou e ficou imaginando os lugares que iria conhecer quando chegou Pingo-de-lua.
- Pingo-de-lua, você também está lendo?
- Estou lendo essa linda HISTÓRIA e imaginando... Eu quero sonhar, imaginando que estou sempre com você!
Gota-de-mel começou a sonhar também quando despertou com uma barulhinho gostoso. Gota-de-mel vê Pingo-de-céu.
- O que você está fazendo, Pingo-de-céu?
- Estou lendo... Quero ler e escrever muito bem, para compor uma linda CANÇÃO para você.
Bailando pelo jardim, Gota-de-mel vê Pingo-de-mar que logo diz:
- Veja! Estou lendo, estou pesquisando nesse LIVRO.
- Mas pra quê? - Pergunta a Gota.
- Quero saber tudo sobre o espaço, pois desejo ir à lua com você.
Imaginando a lua, Gota-de-mel continua passeando pelo jardim e encontra Pingo-de-ouro.
- Pingo-de-ouro, por quê você está lendo JORNAL.
- Eu estou lendo para descobrir um bom filme. Pois... quero levar você ao cinema.
Gota-de-mel pegou a o jornal, o livro, a canção, a história, a revista, a receita e a carta e começou a caminhar para casa.
Todos os Pingos querem saber o que Gota-de-mel vai fazer.
- Gota-de-mel, o que você vai fazer?
- Eu vou para casa ler. Sabem por quê? Porque lendo, lendo, eu vou aprender a escolher qual de vocês eu vou querer!
ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA A PRÉ  ESCOLA





















PLANO DIÁRIO

PRIMEIRO DIA DE AULA
TEMA: A ESCOLA

  • BOAS VINDAS
  • LEITURA COMPARTILHADA: A escola de Paulo Freire
  • Socialização
  • PEDIR PARA OS ALUNOS REPRESENTAREM AESCOLA  COMO ELAERA. Socializar no Grande Grupo ( Representar através de desenhos/produção textual)
  • PROMOVER UM PASSEIO PELA ESCOLA PARA (RE)CONHECER AS DEPENDÊNCIAS E OS FUNCIONÁRIOS.
  • REPRESENTAR A ESCOLA (produzir um texto coletivo);
  • MONTAR CARTAZ:
O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NAESCOLA?
O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE MUDAR (MELHORAR) NA ESCOLA?
  • CANTAR CANCÕES SOBRE A ESCOLA
  • BRINCADEIRAS COM BALÃO.  (o nome e as cores...)

CANTINHO LÚDICO
  • JOGOS VARIADOS... (Preparar um cantinho agradável na sala de aula para desenvolver essas atividades.)

FESTIVAL DE PELOTAS ( Use sua criatividade...)



    Escola é...
       Paulo Freire

O lugar onde se faz amigos
Não se trata só de prédios, salas, quartos,
Programas, horários, conceitos.
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que trabalha que estuda,
Que alegra, se conhece se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente.
Cada funcionário é gente,
E a Escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um Se comportar como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade de ninguém.
Nada de ser como um tijolo, que forma  a parede indiferente, frio, só.
Importante na Escola não é só estudar, não é só trabalhar.
É também criar laços de amizade  e criar em cada ambiente de camaradagem.
      É conviver É se “amarrar nela”!
      Ora é lógico...
      Numa escola assim vai ser fácil
      Estudar, trabalhar, crescer,
      Fazer amigos educar-se, ser feliz.


PLANO DIÁRIO

SEGUNDO DIA DE AULA

TEMA: CAPRICHO COM O MATERIAL

  • BOAS VINDAS
  • ENTREGA DO MATERIAL ESCOLAR (palestra sobre os cuidados com o material escolar)
  • VIDEO: (Cuidados com o meio ambiente)
Socialização do vídeo
  • LEITURA COMPARTILHADA:  O Caderno ( Ricardo Azevedo)
  • A IMPORTÂNCIA DO CADERNO: Canção CADERNO com Pe Fábio de Melo;
  • MONTAR CARTAZ: Com Frases...

CANTINHO DA LEITURA
(Preparar um lugar especial da sala com tapete, mensagens de boas vindas, muitos livros e clássicos infantis);
PROMOVER BRINCADEIRAS/FESTIVAL DE BALINHAS

TEXTOS:
O CADERNO
CABE TUDO NUM CADERNO:
CABE O DESENHO DO MUNDO,
CABE O CÉU CHEIO DE ESTRELAS,
CABEM AS CIDADES E AS RUAS,
CABEM AS FLORES DO JARDIM,
CABE DESENHO DE BICHO,
CABE, SIM, LETRA DE MÚSICA,
CABE MINHA ASSINATURA,
CABE VINTE TELEFONES,
CABE RECADO PARA AMIGO,
CABE FOTO DE CANTOR,
CABE SELO E FIGURINHA,
CABE O EMBLEMA DO TIME,
DESENHO DE CORAÇÃO
E ATÉ SOBRA UM CANTINHO
PRA FAZER MINHA LIÇÃO.

Titulo do livro: Meu material escolar
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: quinteto editorial.

O Caderno Pe Fábio de Melo
Composição: Toquinho / Mutinho
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos Coloridos vou estar
A casa, a montanha.
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas Bimestrais,
você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo Se você quiser
Quando surgirem Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça Num canto qualquer...(2x)



PLANO DIÁRIO
TERCEIRO DIA DE AULA
TEMA: O NOME PRÓPRIO (IDENTIDADE)
  • BOAS VINDAS
  • DINÂMICA DE GRUPO: O GAROTINHO CHAMADO AMOR
  • PROMOVER CONVERSAÇÃO
  • A IMPORTÂNCIA DO NOME PRÓPRIO
LEITURA COMPARTILHADA: Poesia: EU
Autor: Célia Passos / Zeneide Silva ( Pedir para as crianças representarem através de desenhos o que eles compreenderam da poesia, promover conversação)
  • CONFECÇÃO DE CRACHÁS;
  • PAINEL: AJUDANTE DO DIA;( um envelope contendo todos os nomes dos alunos para realizar sorteio a cada dia; O aluno sorteado será nomeado o ajudante do dia, que auxiliará o professor em algumas necessidades.)
  • ANIVERSARIANTES DO MÊS;(a cada mês separar os aniversariantes,e expor seus nomes no painel de aniversários.)
  • QUADRO DAS ESTRELAS ( o objetivo do quadro das estrelas é incentivar as crianças a participarem ativamente das aulas, realizando uma avaliação não diária mas constante de cada aluno,premiando-os a cada bimestre a quem ganhar mais estrelas,observando o comportamento, assiduidade e compromisso com as atividades escolares.O quadro das estrelas é  construído com o nome da turminha deixando um espaço para anexar as estrelinhas a cada conquista.)

PROMOVER FESTIVAL DE CHOCOLATES

TEXTOS
DESENVOLVIMENTO:
PAZ: APERTO DE MÃO;
AMOR: UM ABRAÇO;
GARRA: TROCA DE LUGAR;
SORRISO: GARGALHADA;
BEM VINDOS: BATE-PALMAS.
“O GAROTINHO CHAMADO AMOR”

         Era uma vez, um garotinho chamado Amor.
         Amor sonhava sempre com a Paz. Um certo, dia sonhou quem a vida dó teria sentido quando ele descobrisse a Paz e foi justamente nesse dia que Amor saiu a procura da Paz.
         Chegando a Escola , onde estudava , encontrou seus amigos que tinham um Sorriso nos lábios e foi nesse momento que a Paz começou a perceber que o Sorriso dos amigos transmitia muita Paz  pois, sentiu ainda que Paz existe no interior de cada um de nós basta sorrir.
         E nesse momento com seu pensamento voando a turma gritou bem forte: Amor, Amor, Amor você encontrou a Paz que procurava.
         Amor respondeu com muita Garra: sim encontrei a Paz, o Sorriso e a Garra para junto de nós um Sorriso bonito e sejam bem-vindos.

Poesia: EU
Autor: Célia Passos / Zeneide Silva
Eu sinto, eu vejo, eu ouço!
Vejo o céu, o sol, as plantas, o mar.
Vejo  o papai, a mamãe, meus irmãos, meu lar.
Vejo tudo com meus olhos.
Só preciso olhar.
Ouço o vento, crianças a brincar.
Ouço o canto dos pássaros, o ir-e-vir.
Ouço todos os ruídos.
Como é bom ouvir!
Sinto o perfume das flores no jardim,
Todos os odores só redor de mim.
Basta cheirar, aspirar, assim!
Sinto o gosto do salgado, da mistura,
Dos doces, das frutas, que doçura!
Provar, comer, que gostosura!
Minhas mãos sentem o que tocam.
Minhas pernas me levam onde eu quero.
Tenho boa cabeça pra pensar.
E um coração pronto para amar.
Sou um ser,sou feliz!
Obrigado, meu Deus, por mim fazer assim!

Eu sou:__________________________________________










PLANO DIÁRIO

QUARTO DIA DE AULA

TEMA: REGRAS DE CONVIVÊNCIA
·         BOAS VINDAS
·         DINAMICA
·         LEITURA COMPARTILHADA: BOAS MANEIRAS (socialização: o poema será aproveitado de modo que leve a turma a refletir sobre algumas questões de boas maneiras, como: cumprimentar, despedir, agradecer, pedir licença, dizer, por favor, desculpar-se, ser gentil, elogiar quando necessário.).
·         JOGO: CERTO OU ERRADO
·         PAINEL: REGRAS DE CONVIVÊNCIA (gravuras e frases)
·         MÚSICA: ALGUMAS PALAVRINHAS SÃO MÁGICAS
(Eliana)
·         INCENTIVAR O USO DAS PALAVRINHAS MÁGICAS.
·         CANTICO DANÇA E CONVERSAÇÃO.
·         ATIVIDADES: BONS HÁBITOS
ENTREGA DE PIPOCAS

TEXTOS:
BOAS MANEIRAS

Nossos pais sempre ensinaram,
Que devemos nos comportar,
E ser crianças educadas,
Para elogios ganhar.
Bom dia! Boa tarde!
Devemos sempre falar
Aos professores e colegas
E a todos em qualquer lugar!
Obrigado! Por favor!
Vamos sempre dizer.
Para que todas as pessoas
Venha a nos favorecer.
Graça Batituci
MUSICA: ALGUMAS PALAVRINHAS SÃO MÁGICAS
CANTORA: ELIANA

Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
a bença mãe,a bença pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais

Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim

Se alguém fizer o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?

JOGO DO CERTO OU ERRADO?
Avaliar juntamente com os alunos algumas atitudes dentro da Escola:
  1. Cumprimentar os colegas e o professor;
  2. Chegar atrasado as aulas;
  3. Chegar às aulas na hora certa;
  4. Empurrar os coleguinhas;
  5. Pedir licença para passar, quando o colega estiver à sua frente;
  6. Conversar com o coleguinha durante as aulas;
  7. Fazer a tarefa de casa com capricho;
  8. Brigar com os colegas;
  9. Cuspir no chão;
  10. Guardar os objetos escolares com capricho;
  11. Rabiscar as paredes e carteiras;
  12. Jogar lixo ou resto de merenda no chão.



PLANO DIÁRIO
QUINTO DIA

TEMA:  BONS HÁBITOS NA ESCOLA

  • BOAS VINDAS
  • EXIBIÇÃO DO DVD “MUSICA”: PALAVRINHAS MÁGICAS (XUXA)
  • CONVERSAÇÃO...
  • ATIVIDADES PARA COMPLETAR (cruzadinha: silêncio, licença, por favor, desculpas, agradecer, lavar as mãos, rabiscar, lixeira...)
  • FALAR SOBRE ALGUMAS CONVENÇÕES SOCIAIS JÁ APRESENTADAS A TURMINHA.
  • BATE PAPO COM OS ALUNOS SOBRE COMO ELES PODEM PARTICIPAR DAS AULAS ATIVAMENTE. DEIXAR QUE FALEM O QUE PENSAM.

TEXTO:
PALAVRINHAS MÁGICAS (XUXA)
 Quando a gente
Gosta de alguém
E tem um amigo
Que a gente quer bem
Sempre é bom abraçar
Sempre é bom
Dividir e brincar

Quando a gente
Quer agradecer
Ou se desculpar
Por algo errado
Que fez
Sempre é bom falar
As palavras mágicas

Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas

Quando a gente
Pede pra alguém
Algo emprestado
Que a gente não tem
Sempre é bom falar
As palavras mágicas

Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas

Por favor
Escute então
A minha mensagem
Pro seu coração
Com licença
Eu quero dizer
Obrigada por tudo
Eu amo você

Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas



               Pintando o símbolo de 7 de Setembro
















Nenhum comentário:

Postar um comentário