quinta-feira, 11 de julho de 2013
SITUAÇÕES DIDÁTICAS ENVOLVENDO OS NÍVEIS DE ESCRITA
SITUAÇÕES DIDÁTICAS ENVOLVENDO OS
NÍVEIS DE ESCRITA
TRABALHO COM LETRAS
· Letras do alfabeto: Jogos de alfabeto de materiais e tamanhos diferentes. Letras móveis para o educando montar espontaneamente palavras. Bingo e memória de letras. Atividades de escrita com letras.
· Nomeação e identificação: Criar tiras com o alfabeto e figuras para serem materiais de consulta.
· Analise das formas posições das letras: Atividades de escrita para o educando analisar, por exemplo, quantas pontas têm o H, quantas retas e utiliza no traçado do A, M, E, quantas curvas temas letras C, P, etc.
· Valor sonoro – relação letra/som: jogos de memória com figura e letra inicial. Bingo de figuras. Alfabeto vivo.
TRABALHO COM PALAVRAS
· Nome próprio: Crachá com nome e foto ou desenho (autorretrato feito pelo educando.
· Montar o nome com letras móveis. Bingo de nomes, de fotos e/ou autorretrato. Dominó de nomes (letra inicial / nome). Painel de chamada com cartões de nomes.
· Análise da linguística da palavra: Letra inicial e final, número de letras, letras repetidas, vogal, consoante. Atividades de escrita com palavras.
· Memorização de palavras significativas: Atividades de escrita. Listas de palavras.
· Conservação da escrita de palavras: Atividades de escrita: complete, forca, enigma, “stop”, cruzadinha. Listas de palavras.
TRABALHO COM FRASES E TEXTOS
· Sentido e direção da escrita: Produção coletiva de listas, receitas, bilhetes, recados, etc. (sendo o professor o escriba). Ler para o educando (apontando sempre onde está lendo).
· Vinculação do discurso oral com texto escrito: Leitura de história e reescrita espontânea individual ou produção coletiva. Escrita de história vivida pelos educandos.
· Junção de letras na formação das silabas: Listas de palavras. Atividades de escrita: complete, forca, enigma, “stop”, cruzadinha.
NÍVEIS DE ESCRITA - AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
APRENDER JUNTOS: AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
• Pré-silábico COM Silábico sem valor sonoro.
• Silábico sem valor sonoro COM Silábico com valor sonoro.
• Silábico com valor sonoro COM Silábico-Alfabético.
• Silábico-Alfabético COM alfabético.
ALGUMAS DIFICULDADES QUE O EDUCANDO ENCONTRA QUANDO CHEGA NO NÍVEL ALFABÉTICO
• Transcrição fonética: tumati – kavalu = tomate – cavalo
• Segmentação indevida: utumati = o tomate, com seguiu = conseguiu.
• Juntura vocabular – uka valu = o cavalo, agente = a gente.
• Troca do ao pelo am, i por u (e vice versa): paum = pão.
• Ausência de nasalização: troca de m por n ou til (vice e versa): comseguiu – cõsegiu.
• Supressão ou acréscimo de letras.
• Troca de letras / origem das palavras (etimologia): zino = sino, geito = jeito.
• Escrita não segmentada: UKAVALUPIZO"UTUMATI = o cavalo pisou no tomate.
• Não registra silabas de estruturas complexas: os dígrafos, o padrão CCV.
• Frases descontextualizadas e textos sem seqüência lógica.
• Escrita espelhada: d por b, p por q.
• Hipercorreção: coloo – colou, medeco – médico.
"É importante que o professor atue nessas tarefas como um mediador, observando e intervindo de acordo com as necessidades de cada aluno", afirma Francisca Izabel Pereira Maciel, diretora do Centro de Alfabetização. Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais. Quando a garotada vai escrever uma cantiga já memorizada (como a da atividade Escrever para aprender a escrever), por exemplo, o ideal é fazer intervenções específicas para que haja reflexão sobre as letras e palavras a usar.
Atividade:
Escrever para aprender a escrever
O que é: a escrita de textos memorizados - como cantigas, parlendas, trava -línguas e quadrinhas - ou de listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) que podem ser escritos com lápis e papel ou com letras móveis.
Quando propor: em dias alternados com as atividades de leitura para reflexão sobre o sistema de escrita . A atividade deve ser realizada com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável propor um trabalho sobre ortografia ou pontuação, uma vez que eles já sabem escrever.
O que a criança aprende: concentrada apenas no sistema de escrita - pois o
conteúdo ela já sabe de cor -, a criança pode se voltar apenas ao "como escrever", pensando em quantas e quais letras usar. Ela se esforça para encontrar formas de representar graficamente o que necessita redigir, avançando no processo de alfabetização.
Como Trabalhar a Organização da turma: a produção escrita é uma atividade em que a formação de agrupamentos produtivos tem ótimo resultado. A professora junta crianças com níveis próximos.Argumentando com o colega e trocando idéias, a criança não só consegue organizar sua concepção sobre a escrita como também repensá-la.
Desenvolvimento da atividade: em uma das aulas , a professora sugeriu que a turma escrevesse a letra da música Cai, Cai, Balão, já memorizada por todos. O desafio era escolher letras e formar as palavras necessárias para compor o texto com a ajuda do parceiro. Ao ver o colega começar o primeiro verso com A - quando deveria ser escrita a palavra "cai" -, uma menina sinalizou que não era essa a letra."Coloca o C de cai!", disse ela, encontrando certa desconfiança do parceiro.A professora interveio, pedindo que o aluno comparasse a palavra "cai" com um dos nomes da turma - Carina. "O começo das duas palavras não é parecido?", perguntou. Dessa forma, os dois concordaram, escreveram a palavra e passaram adiante na tarefa.
Confirmar o que está escrito: uma última etapa é fundamental nessa atividade: a professora pede que os alunos leiam o que acabaram de produzir. Assim, há espaço para problematizar a diferença entre o que se lê e o que se escreve. Ela passa ao menos uma vez pelas carteiras no decorrer do trabalho. Ao perguntar a uma dupla o que já tinha escrito, soube que os três primeiros versos estavam ali representados."E onde está escrito mão?", indagou. Os dois se entreolharam. Um deles mostrou: "NU". "Com que letra começa ‘mão’?", pergunta. "Com M!", respondeu o outro aluno. "Não está faltando letra nesse verso, então?", questionou ela, liberando os dois para discutir os próximos passos. Permitindo que os alunos trabalhem em dupla, ela deixa de ser a única informante válida na classe e ganha mobilidade para dar atenção a quem precisa de mais ajuda.
Para os alfabéticos - que vão se tornando mais numerosos com o passar do ano -, essa atividade tem outro objetivo, já que eles sabem escrever. Trabalhando entre si, eles devem melhorar a ortografia e a segmentação - é comum escreverem as palavras corretamente, mas juntando umas às outras. Quando passa nesses grupos para acompanhar o andamento da tarefa e vê que há erros ortográficos, convida os estudantes a consultar o dicionário. Assim, ela não corrige, mas ensina a buscar a grafia correta.
Momentos de leitura e escrita individuais também fazem parte do planejamento porque é necessário que cada aluno tenha espaço para desenvolver as próprias idéias. Isso acontece, por exemplo, no cantinho de leitura, que a turma freqüenta diariamente, nos intervalos entre as atividades ou nos momentos especialmente destinados a isso.
É nesse espaço que ficam reunidos materiais como livros, jornais, folhetos de propaganda e enciclopédias. "Ofereço uma diversidade de textos à qual eles dificilmente teriam acesso". Toda semana, as crianças podem escolher uma obra e levá-la para casa com a recomendação de ler com os familiares. A importância desse momento é enfatizada nas reuniões de pais, onde são incentiva também a acompanhar o progresso dos filhos pelos cadernos. "Digo que as crianças vão sentir que o empenho em aprender está sendo reconhecido."
RETIRADO DO BLOG MURAL DA MIRANDA
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