quinta-feira, 11 de julho de 2013
Modelo de comunicado para os pais
SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO ALUNO ______________________________________________________Turma_____
Solicitamos que acompanhe seu filho à escola no dia __/ __/__, ás _______.
Para que possamos conversar a respeito da vida escolar e comportamento do mesmo.
Nosso objetivo é atender ao aluno da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado.
Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,
Divana de Fátima Das Mercês
Supervisora Pedagógica
Favor devolver assinado
Assinatura do responsável____________________________________________
Assinatura do aluno _________________________________________________
SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELA ALUNA ______________________________________________________Turma_____
Solicitamos que acompanhe sua filha à escola no dia __/ __/__, ás _______.
Para que possamos conversar a respeito da vida escolar e comportamento da mesma.
Nosso objetivo é atender ao aluno da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado.
Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,
Divana de Fátima Das Mercês
Supervisora Pedagógica
Favor devolver assinado
Assinatura do responsável____________________________________________
Assinatura da aluna _________________________________________________
FICHA DE ALUNO INCLUSIVO
Aluna: Ano de Escolaridade: Turma:
Data de Nascimento: Idade: Data:___/___/2013.
DADOS FAMILIARES:
Nome do pai:
Nome da mãe:
Profissão do pai:
Profissão da mãe:
Número de irmãos:
Mora com:
CONDIÇÕES DE SAÚDE:
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO: 1- HABILIDADES (aspecto cognitivo, motor, social)
2- DIFICULDADES (aspecto cognitivo, motor, social)
Com base nas dificuldades e habilidades do aluno, como tem sido o desempenho em suas aulas?
Estratégias que tem usado com o aluno.
Dificuldades que encontra com relação ao atendimento ao aluno.
Assinatura/ Disciplina:__________________________________________________
por extenso
FICHA DE ACOMPANHAMENTO ATITUDINAL E PROCEDIMENTAL: Turma_______
ALUNO(A)______________________________________DATA__/__/__
Senhor (a) ______________________________responsável do (a) aluno (a) citado acima, como parte integrante de nossa parceria na função de educar, cumpre-nos informá-lo das atitudes e comportamento que ele (ela) vem apresentando em sala de aula:
( ) Desrespeitou o(a) professor(a) :___________________________________;
( ) Desrespeitou o(a) colega:________________________________________;
( ) Não trouxe o material necessário para a aula:_________________________;
( ) Atrasa-se constantemente para entrar em sala de aula;
( ) Não realizou a atividade em sala de aula da(s) seguinte(s) matéria(s):
__________________________________________________________________
( ) Não realizou o(s) dever(es) de casa da(s) seguinte(s) matérias:
( ) Apresenta atitudes e comportamento que interferem no desenvolvimento normal da aula, atrapalhando colegas e professor(a) ( levanta-se do lugar constantemente; conversa assuntos alheios à aula; produz barulho batendo na carteira com algum objeto ou batucando, cantando, gritando ou assoviando; joga bolinhas de papel ou pedaços de borracha nos colegas e no (a) professor (a) ; não presta atenção à aula; não ouve o (a) professor (a); incomoda os colegas com brincadeiras fora de hora; pega objeto do colega sem permissão; ... )
( ) Outros:______________________________________________________
Queremos garantir o aprendizado do (a) aluno (a), porque sem a devida atenção à aula e a realização da atividade não há assimilação do conteúdo ministrado.
Acompanhe em casa, regularmente, o caderno de seu (sua) filho (a), verifique se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
ESPAÇO RESERVADO PARA AS OBSERVAÇÕES DO RESPONSÁVEL: ·_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
X_____________________________________________________________________
Assinatura do responsável dando ciência das atitudes e comportamento do (a) aluno (a).
Assinatura do aluno ao receber a Ficha Atitudinal e Procedimental em ____/____/____
_________________________________________________________________
COMUNICADO AO RESPONSÁVEL : ATRASO À ESCOLA
ALUNO (A)___________________________________turma___
Chegou atrasado (a) à escola hoje. Caracterizando o atraso quando o (a) mesmo (a) chega após às 12 horas e 30 minutos. Lembrando que dez minutos são apenas para imprevisto, constituindo raríssima exceção. O correto é a presença do (a) aluno (a) na escola às 12:30 horas pontualmente. A primeira aula começa às 12:30 horas e termina às 13 horas e 20 minutos. Portanto, ao se somar 05 atrasos de dez minutos, o (a) aluno (a) perde uma aula inteira de 50 minutos.
Favor entrar em contato conosco pelo telefone 3872 -1571 para justificar os atrasos de seu (sua) filho (a), ou compareça à escola para averiguar a situação, também pedimos que devolva assinado esse comunicado para comprovar sua ciência dos atrasos do (a) aluno (a).
Não deixe seu (sua) filho (a) se atrasar e muito menos faltar às aulas, nem um dia sequer, justifique com atestado médico ou compareça à escola para nos informar dos motivos que impediram a presença do (a) aluno (a) às aulas.
É muito importante que a família acompanhe em casa, regularmente, o caderno do (a) aluno (a) e verifique se ele (ela) está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa.
Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscando o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.
Abre Campo ________de________ de 201____.
FAVOR DEVOLVER ASSINADO
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL:
_____________________________________________________________________________
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL – Assunto: Infrequência escolar
ALUNO (a)_____________________________________turma____
De acordo com os nossos registros, até o presente momento, na disciplina de
_________________, professor (a)___________________________que tem _____
aulas por semana, foram contabilizadas um total de ____ faltas ________________.
Sabemos que se o aluno não comparecer às aulas não assimilará o conteúdo ministrado naquele momento e ficará defasado em relação aos alunos que estão presentes.
O processo de aquisição de conhecimento é contínuo e cumulativo, um dia que se perde prejudica o aluno.
Gostaríamos de informar que há algumas perguntas que precisam ser respondidas pela família: O (a) aluno (a) copiou a matéria perdida? Comunicou ao (a) professor (a) o motivo de suas faltas e recebeu dele (a) as atividades perdidas no período? O (a) aluno (a) estudou em casa a matéria e pôs o caderno em dia? O (a) aluno (a) parou de faltar às aulas? É assíduo (a)?
Para garantir que o processo de aquisição de conhecimento da criança ou do adolescente não seja rompido, a família precisa estar atenta aos seguintes procedimentos:
Não deixar que se atrase, garantindo que esteja na escola às doze e trinta em ponto para a primeira aula.
Não deixar que falte, nem um dia sequer e justificar com atestado médico ou presença na escola o motivo da falta, quando houver.
Acompanhar em casa regularmente os cadernos, verificando se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa.
Qualquer dúvida que tiver entrar em contato imediatamente com a Orientadora Educacional - (Elenice) e Direção da Escola (Diretora: Rosiléa ou v ice: Conceição)
pelo telefone 3872 - 1751 ou pessoalmente para averiguar a situação.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.
Abre Campo, _____ de __________ de 201____.
FAVOR DEVOLVER ASSINADO
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DANDO CIÊNCIA DA INFREQUENCIA:
X______________________________________________________________
Recibo de Comunicado de Infrequência alternada com justificativa
O Aluno ___________________________________________turma__
Recebeu nessa data _____/_______/201___, o comunicado de infrequência escolar.
CONVOCAÇÃO NO. 01
SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL DO (A) ALUNO (A):
___________________________________________TURMA_______
Cumprindo a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.
Dessa forma solicitamos sua presença na escola no dia _____/____/___
No horário de _____________. Para tratarmos de assunto referente ao aluno (a) citado (a) acima. O telefone de contato da escola é 3872 1751. Entre em contato conosco. Somos parceiros na tarefa de educar.
Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,
X______________________________________________________________
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DANDO CIÊNCIA DA CONVOCAÇÃO
Recibo de convocação
Aluno(a) ____________________________________________ TURMA______
Recebeu uma convocação para comparecimento do seu responsável legal no dia _______/________/________ às ___________,
Ficando ciente que deve entregá-la e comparecer à escola junto dele (a) no
Dia _______/______/________ Horário: ____________.
CONVOCAÇÃO no. 02
SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO (A) ALUNO (A)
__________________________________________________TURMA_______
Cumprindo a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.
Dessa forma foi solicitada sua presença na escola no dia __/ ____/___
No horário de _____________. Através da CONVOCAÇÃO NO. 01 entregue
Ao (a) aluno(a) no dia ______/______/_____ às__ ___________.
Contudo,não recebemos nenhuma resposta e nem sabemos se o (a) aluno (a) comunicou em casa nossa solicitação. Mais uma vez, oferecemos uma oportunidade da família entrar em contato conosco. Compareça à escola
Dia______/______/______ às _______horas e _____minutos junto com seu
(sua) filho(a) ou pupilo(a), para averiguar a situação.
Ele (ela) deverá entrar na escola acompanhado (a) do seu responsável legal.
Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,
Recibo de convocação
____________________________________________________turma______
Recebeu uma segunda convocação para comparecimento do seu responsável
______/_______/_____ às _________ . Ficando ciente que deve entregá-la e
comparecer à escola no dia ____/_____/______ às ________.
CONVOCAÇÃO no. 03
SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO (A) ALUNO (A)
_____________________________________________________TURMA_______
Informamos que a escola deve cumprir a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.
Por esse motivo foi solicitada sua presença na escola no dia _____/____/___
No horário de _____________. Para tratarmos de assunto referente ao aluno (a) citado (a) acima.
Não recebemos nenhuma resposta e nem sabemos se o aluno comunicou em sua casa nossa solicitação.
Temos buscado entrar em contato com a família do (a) referido (a) à algum tempo através de comunicação por escrito entregue ao (a) aluno (a), contato telefônico, recado de terceiros. Compareça à escola dia _____/____/_____ as __________h. Sua presença é imprescindível.
Cumprindo também com O Estatuto da Criança e do Adolescente comunicaremos ao Conselho Tutelar a ausência dos responsáveis perante convocação da escola. De acordo com o artigo 56 da Lei 8.069/96.
Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,
Orientação Educacional
Assinatura do pai ou responsável: ___________________________________
...............................................................................................................................
Recibo de convocação número 03
Recebeu mais de uma convocação para comparecimento do seu responsável nos dias ___/____/_____ , _____/______/______, e ____/______/¬¬¬______ .Em todos os momentos foi devidamente informado que a presença do responsável era imprescindível para a sua permanência na escola.
Assinatura do aluno (a):________________________________________
TERMO DE COMPROMISSO ESCOLAR
Eu____________________________________________________________________
aluno (a) da turma __________ turno:_____________
Assumo o compromisso nessa presente data de cumprir com as regras definidas no Regimento Interno da Escola, apresentando respeito para com professores, colegas e demais funcionários da escola. Em relação aos estudos, apresentarei sempre que me pedirem meus cadernos organizados e com a matéria e exercícios feitos e completos; tendo o compromisso de mantê-los em dia, ou seja, completos. Realizarei com interesse e boa vontade as tarefas que forem solicitadas pelos professores; entregarei os trabalhos no tempo delimitado. Estou ciente que para o meu aproveitamento em aprendizagem eu preciso ficar atento às explicações dos professores, esclarecer minha dúvida referente à matéria estudada, acompanhar a linha de raciocínio do professor quando este estiver falando e ajudarei a minha turma com observações pertinentes à aula, ou seja devo estar envolvido e me esforçar para compreender o conteúdo e não somente estar presente em sala de aula sem fazer nada. Para não deixar dúvidas do comportamento que a escola espera de mim, comprometo-me a obedecer as orientações dos professores, da orientadora e diretora . Minha família me ajudará a cumprir esse TERMO DE COMPROMISSO ESCOLAR que agora assino.
Abre Campo,, _____de __________________ de __________ .
Assinatura do aluno (a):___________________________________________________
Assinatura do responsável pelo aluno(a):______________________________________
Assinatura do Especialista em Educação Básica:_______________________________
Assinatura da Direção da Escola:____________________________________________
COMUNICADO AOS PROFESSORES
1. Gentileza comunicar à Orientação Educacional 05 (cinco) faltas consecutivas e 10 (dez) faltas alternadas do (a) aluno (a) assim que identificar essas ocorrências.
2. Uso do Caderno de Ocorrências:
O caderno de ocorrência contém o nome de cada aluno em uma folha específica, onde se fará o relato da ocorrência em sala de aula tais como:
( ) Desrespeitou o(a) professor(a) , relate o ocorrido
( ) Desrespeitou o(a) colega: relate como...
( ) Não trouxe o material necessário para a aula, qual?
( ) Atrasa-se constantemente para entrar em sala de aula;
( ) Não realizou a atividade em sala de aula da(s) seguinte(s) matéria(s):
( ) Não realizou o(s) dever(es) de casa da(s) seguinte(s) matérias:
( ) Apresenta atitudes e comportamentos que interferem no desenvolvimento normal das aulas, atrapalhando colegas e professor(a) ( levanta-se do lugar constantemente, conversa assuntos alheios ao assunto da aula, produz barulho batendo nas carteiras ou assoviando, joga bolinhas de papel no interior da sala...)
( ) Outras ocorrências...
Caro (a) professor (a) a questão da indisciplina em sala de aula sempre é um ponto delicado; há dificuldades, a escola não recebe o apoio que gostaria de receber da família, mas há algumas atitudes que a escola pode usar que favorecem a disciplina em sala, alguns exemplos:
Definição de limites: estabelecer limites desde a primeira aula, com extrema clareza e espírito aberto às sugestões. Os limites das atitudes que forem aceitas pelo grupo de alunos devem ser observados. Definir “seus” limites, mas estabelecer um procedimento de participação cooperativa; Cobrança firme e serena;
Sua mesa, seu templo: evitar que os alunos se aglomerem em torno de sua mesa;
Delimitar a estrutura da sala, não permita que os alunos fiquem soltos pela sala, dispor as carteiras e os alunos de forma que favoreça a aula;
Usar a terapia do diálogo pessoal: ao identificar casos particulares de condutas estranhas chame o aluno para um “bate papo” indagando sempre o motivo de posturas resistentes. É importante passar a imagem de que a indisciplina é uma particularidade que exige compreensão e debate.
O Caderno de Ocorrências funciona melhor quando não é usado. Explico: Antes de colocar o nome do aluno deve-se negociar. Tornar o aluno seu devedor, se enche o nome do aluno no caderno, perde o seu valor, como instrumento de coerção ele é frágil;
O Caderno ficará na sala do Diretor ou na secretaria caso necessite, peça ao orientador.
RECEBI O COMUNICADO ACIMA E ASSINO DANDO O MEU CIENTE DAS INFORMAÇÕES:
RETIRADO DO BLOG APRENDENDO E ENSINANDO.
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Gostei muito dos modelos de comunicados, busquei me espelhar nos seus modelos ai. Parabéns.
ResponderExcluirGostei muito dos comunicados. São extremamente organizados na grafia e na abordagem de cada tema. Adaptarei os mesmos para a realidade da escola onde atuo.
ResponderExcluirGostei muito dos modelos, agradeço muito a ajuda
ResponderExcluirEstes modelos de comunicados estão muito bons. Adaptarei para usar aqui na escola onde trabalho. Obrigada.
ResponderExcluirShow de bola.. ótimo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei muito de seus bilhetes e convocações.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar conosco.
Abraços.
Ana Pinheiro
Gostei muito de seus bilhetes e convocações.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar conosco.
Abraços.
Ana Pinheiro
Muito útil todos esses comunicados. Peço licença para usá-los. Obrigada. Cleide Porto
ResponderExcluirMuito útil todos esses comunicados. Peço licença para usá-los. Obrigada. Cleide Porto
ResponderExcluirMUITO BOM, MESMO!
ResponderExcluirMuito bem feito! Atende a necessidades das escolas!! parabéns!
ResponderExcluirExcelentes modelos! Parabéns!!! Irei usá-los com certeza. Abraços.
ResponderExcluirExcelentes modelos! Parabéns!!! Irei usá-los com certeza. Abraços.
ResponderExcluirME AJUDOU MUITOS ESTES MODELOS DE COMUNICADOS.
ResponderExcluirmuito bom o texto
ResponderExcluirobrigado