Planejamento Anual de Geografia
Planejamento - Maternal
OBJETIVOS
• Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
• Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
• Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
• Desenvolver os primeiros contatos com diversos tipos de materiais, que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Iniciar o vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
• Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras e valores pessoais e coletivos.
ESTRATÉGIA
•Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
•Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
•Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
•Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
•Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
•Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
•Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
OBSERVAÇÕES:
•Egocentrismo.
•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
•Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
•Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
•Brincadeiras sem regras.
•Brincadeiras com poucas regras simples.
•Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
•Estimulação e motivação.
•Atividades lúdicas.
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
•Apresentação das cores.
•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•Contos de histórias curtas.
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO GERAL
•Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
•Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
•Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
•Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
•Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
•Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
•Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
•Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
•Participar de variadas situações de comunicação oral.
•Ampliar o universo da representação por meio da linguagem falada/dramatizada.
•Interessar-se por histórias.
•Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
•Participar de situações nas quais se faz necessário o uso da leitura, manuseando materiais impressos.
CONTEÚDO
Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar,comunicar-se, expressar desejos e vontades, necessidades, sentimentos, opiniões, idéias, preferências,relatar suas vivências e nomear pessoas, objetos, animais, ações, construindo frases com entonação,falando de si mesma, pedindo o que deseja, descrevendo situações cotidianas.
•Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas,pasta de gravuras, histórias em quadrinho.
•Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como: histórias, quadrinhas e canções.
•Reconto de histórias conhecidas com ajuda do adulto e com estímulo visual.
•Participação em situações que as crianças “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional
•(símbolos, rótulos, marcas e figuras).
•Desenho como representação gráfica.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
•Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
•Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
•Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
•Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
CONTEÚDO
•Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
•Conceito de lateralidade.
•Orientação Temporal Espacial: atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto.
•Coordenação Motora.
•Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
•Conceito de lateralidade.
•discriminação audiovisual.
ESTRATÉGIA
•Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
•Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
•Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
•Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
•Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
•Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
•Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO
•Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural. Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
•Experimentar situações em que possa explorar e conhecer a si mesma e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
•Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas,estabelecer contato com animais, plantas,objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
•Conhecer e vivenciar valores humanos.
CONTEÚDO
•Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural.
•Participação em atividades que envolvam histórias,brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
•Desenvolvimento de atitudes, manutenção e preservação dos espaços coletivos.
•Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
•Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e à prevenção de acidentes.
•Reconhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
•Contato com animais e plantas.
•Valores humanos.
ESTRATÉGIA
• Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
• Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
• Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
• Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e amiguinhos.
ARTES
OBJETIVO
• Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação.
• Ampliar o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.
• Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
• Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
• Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
• Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
• Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
• Permitir que a criança seja independente.
• Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
• Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
• Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
• Mantê-la ocupada.
• Levar a criança a participar das atividades de grupo.
CONTEÚDO
• Exploração e manipulação de meios, materiais e suportes (meios: areia, terra, água, tinta e argila; materiais: gizão de cera e pincéis grossos; suportes: papel, papelão).
• Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
• Cuidado com próprio corpo e o dos colegas no contato com suportes, materiais e meios.
• Respeito e cuidado com os materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente.
ESTRATÉGIA
• Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
•Material de sucata e criatividade do professor.
•Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
• Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
• Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
• Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
• Desenvolver os primeiros contatos com diversos tipos de materiais, que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Iniciar o vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
• Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras e valores pessoais e coletivos.
ESTRATÉGIA
•Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
•Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
•Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
•Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
•Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
•Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
•Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
OBSERVAÇÕES:
•Egocentrismo.
•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
•Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
•Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
•Brincadeiras sem regras.
•Brincadeiras com poucas regras simples.
•Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
•Estimulação e motivação.
•Atividades lúdicas.
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
•Apresentação das cores.
•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•Contos de histórias curtas.
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO GERAL
•Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
•Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
•Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
•Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
•Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
•Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
•Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
•Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
•Participar de variadas situações de comunicação oral.
•Ampliar o universo da representação por meio da linguagem falada/dramatizada.
•Interessar-se por histórias.
•Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
•Participar de situações nas quais se faz necessário o uso da leitura, manuseando materiais impressos.
CONTEÚDO
Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar,comunicar-se, expressar desejos e vontades, necessidades, sentimentos, opiniões, idéias, preferências,relatar suas vivências e nomear pessoas, objetos, animais, ações, construindo frases com entonação,falando de si mesma, pedindo o que deseja, descrevendo situações cotidianas.
•Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas,pasta de gravuras, histórias em quadrinho.
•Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como: histórias, quadrinhas e canções.
•Reconto de histórias conhecidas com ajuda do adulto e com estímulo visual.
•Participação em situações que as crianças “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional
•(símbolos, rótulos, marcas e figuras).
•Desenho como representação gráfica.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
•Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
•Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
•Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
•Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
CONTEÚDO
•Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
•Conceito de lateralidade.
•Orientação Temporal Espacial: atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto.
•Coordenação Motora.
•Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
•Conceito de lateralidade.
•discriminação audiovisual.
ESTRATÉGIA
•Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
•Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
•Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
•Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
•Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
•Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
•Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO
•Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural. Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
•Experimentar situações em que possa explorar e conhecer a si mesma e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
•Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas,estabelecer contato com animais, plantas,objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
•Conhecer e vivenciar valores humanos.
CONTEÚDO
•Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural.
•Participação em atividades que envolvam histórias,brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
•Desenvolvimento de atitudes, manutenção e preservação dos espaços coletivos.
•Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
•Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e à prevenção de acidentes.
•Reconhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
•Contato com animais e plantas.
•Valores humanos.
ESTRATÉGIA
• Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
• Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
• Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
• Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e amiguinhos.
ARTES
OBJETIVO
• Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação.
• Ampliar o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.
• Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
• Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
• Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
• Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
• Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
• Permitir que a criança seja independente.
• Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
• Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
• Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
• Mantê-la ocupada.
• Levar a criança a participar das atividades de grupo.
CONTEÚDO
• Exploração e manipulação de meios, materiais e suportes (meios: areia, terra, água, tinta e argila; materiais: gizão de cera e pincéis grossos; suportes: papel, papelão).
• Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
• Cuidado com próprio corpo e o dos colegas no contato com suportes, materiais e meios.
• Respeito e cuidado com os materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente.
ESTRATÉGIA
• Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
•Material de sucata e criatividade do professor.
•Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
Plano anual 1º ano
1º Bimestre :
Vogais maiúsculas e minúsculas
Encontros Vocálicos
Alfabetos Maiúsculos e minúsculos
Sílabas simples: baleia, cão, dinossauro, foca, gato, hiena, jacaré, leão, macaco, naja.
Uso do til
Acentos : agudo e circunflexo
Sílabas e nº de sílabas
Separação de sílabas
Substantivos próprios e comuns
Leitura interpretativa
Encontros Vocálicos
Alfabetos Maiúsculos e minúsculos
Sílabas simples: baleia, cão, dinossauro, foca, gato, hiena, jacaré, leão, macaco, naja.
Uso do til
Acentos : agudo e circunflexo
Sílabas e nº de sílabas
Separação de sílabas
Substantivos próprios e comuns
Leitura interpretativa
2º Bimestre :
Sílabas simples e complexas: pato , rato, sapo, tatu, vaca,xaréu, zebra, quati, girafa.
Adjetivo
Artigos definidos no singular.
Substantivos masculino e feminino
Formação de frases
Adjetivo
Artigos definidos no singular.
Substantivos masculino e feminino
Formação de frases
3º Bimestre :
Sílabas complexas: galinha, pássaro, coelho, besouro, cachorro, cigarra, formiga, esquilo, garça, águia, caracol, onça, pombo.
Obs: da palavra formiga por diante serão dadas duas palavras por semana.
Artigos definidos e indefinidos.
Plural e singular
Diminutivo e aumentativo
Masculino e feminino
Tipos de frases : ( ! ? . )
Leitura interpretativa
4º Bimestre :
Sílabas complexas: pl, bl,cl, fl,.. , cr, dr, br, … sons do X, letras mudas..
Sinônimo e antônimo
Noções de acentos
Plural de palavras terminadas em r, ao, m, l,..
Artigos definidos e indefinidos.
Plural e singular
Diminutivo e aumentativo
Masculino e feminino
Tipos de frases : ( ! ? . )
Leitura interpretativa
4º Bimestre :
Sílabas complexas: pl, bl,cl, fl,.. , cr, dr, br, … sons do X, letras mudas..
Sinônimo e antônimo
Noções de acentos
Plural de palavras terminadas em r, ao, m, l,..
Matemática
1º Bimestre
Conceitos básicos
Numerais naturais até 30.
Sinais: = e ≠ , > e < , є e є , U
Ordem crescente e decrescente
Adição
Dezena e meia dezena
Sistema de numeração decimal.
Unidades, dezenas
Dezena exatas
Numerais naturais até 30.
Sinais: = e ≠ , > e < , є e є , U
Ordem crescente e decrescente
Adição
Dezena e meia dezena
Sistema de numeração decimal.
Unidades, dezenas
Dezena exatas
2º Bimestre
Números naturais até 70
Números ordinais
Noção de par e ímpar
Dúzia e meia dúzia
Adição
Numerais romanos até X
Números naturais até 70
Números ordinais
Noção de par e ímpar
Dúzia e meia dúzia
Adição
Numerais romanos até X
3º Bimestre
Números naturais até 100
Centena
Subtração
Nosso dinheiro
Linhas e figuras geométricas
Formas geométricas
Centena
Subtração
Nosso dinheiro
Linhas e figuras geométricas
Formas geométricas
4º Bimestre
Medidas de tempo
Relógio
Meses do ano
Semanas
Medidas de comprimento
Metro
Medidas de capacidade
Litro
Medidas de massa
Quilograma
Relógio
Meses do ano
Semanas
Medidas de comprimento
Metro
Medidas de capacidade
Litro
Medidas de massa
Quilograma
História
1º Bimestre
O seu nome
Os seus documentos
A sua história
O povo brasileiro
A casa
Datas comemorativas
Os seus documentos
A sua história
O povo brasileiro
A casa
Datas comemorativas
2º Bimestre
A escola
O trabalho
As profissões
O lazer
Datas comemorativas
O trabalho
As profissões
O lazer
Datas comemorativas
3º Bimestre
Os meios de transporte
O trânsito
Os meios de comunicação
Datas comemorativas
O trânsito
Os meios de comunicação
Datas comemorativas
4º Bimestre
O tempo
As diferenças ao longo do tempo.
Datas comemorativas
As diferenças ao longo do tempo.
Datas comemorativas
Geografia
1º Bimestre
O espaço
Os elementos naturais e culturais.
A representação do espaço
Você e os espaços de vivência
Os animais , as plantas e os espaços.
A casa
Os elementos naturais e culturais.
A representação do espaço
Você e os espaços de vivência
Os animais , as plantas e os espaços.
A casa
2º Bimestre
A escola
O trabalho
O bairro
O lazer
O trabalho
O bairro
O lazer
3º Bimestre
Os espaços dos meios de transporte.
O trânsito nos diferentes espaços.
Os meios de comunicação nos diferentes espaços.
O trânsito nos diferentes espaços.
Os meios de comunicação nos diferentes espaços.
4º Bimestre
Os espaços diferentes ao mesmo tempo
Os mesmos espaços ao longo do tempo.
Os mesmos espaços ao longo do tempo.
Ciências
1º Bimestre
Terra : Dia e noite Estações do ano.
Seres vivos e elementos sem vida
Os animais
Animais vertebrados e invertebrados
Como nascem e se alimentam os animais.
Os animais precisam comer para viver.
Seres vivos e elementos sem vida
Os animais
Animais vertebrados e invertebrados
Como nascem e se alimentam os animais.
Os animais precisam comer para viver.
2º Bimestre
Classificação dos animais,
Mamíferos, aves, répteis , anfíbios , peixes,
Animais domésticos e silvestres
Animais úteis e nocivos.
Animais ameaçados de extinção.
Mamíferos, aves, répteis , anfíbios , peixes,
Animais domésticos e silvestres
Animais úteis e nocivos.
Animais ameaçados de extinção.
3º Bimestre
As plantas
As partes de uma planta
Jardim , horta e pomar.
As partes de uma planta
Jardim , horta e pomar.
4º Bimestre
Corpo humano
Partes do corpo humano
As diferentes partes do corpo.
Os ossos crescem e nós crescemos com eles.
Higiene
Nossos alimentos
Os órgãos dos sentidos.
Água : cuidados com a água.
O ar que respiramos .
Partes do corpo humano
As diferentes partes do corpo.
Os ossos crescem e nós crescemos com eles.
Higiene
Nossos alimentos
Os órgãos dos sentidos.
Água : cuidados com a água.
O ar que respiramos .
Planejamento Anual - Jardim I
Planejamento Anual
Objetivos Gerais
- Desenvolver a atenção;
- Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico;
- Posicionar – se de maneira critica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
- Desenvolver o interesse pelas descobertas feitas por meio de situações concretas na sala;
- Enfrentar e compreender novas situações;
- Transmitir valores como: noções de cidadania, respeito ao próximo, disciplina e solidariedade.
- Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades;
- Participar das atividades com interesse e satisfação;
- Familiarizar – se com a imagem do próprio corpo;
- Desenvolver noções de cidadania;
- Ampliar a maneira de ver as coisas;
- Estimular as percepções sensoriais.
Conteúdos
Língua Portuguesa
- Atividades:
- Coordenação motora
- Orientação espacial
- Análise e síntese
- Percepção auditiva
- Comunicação
- As vogais
- Revisando as vogais
- Juntando as vogais
- Vamos brincar
Matemática
- Labirinto
- Cores
- Vermelho
- Amarelo
- Azul
- Verde
- Seqüência lógica
- Completando figuras
- Conceitos básicos : igual e diferente
- Quantidade
- Muito – pouco
- Mais – menos
- Mesma quantidade
- Tamanho
- Grande – pequeno
- Maior – menor
- Alto – baixo
- Comprido – curto
- Espessura
- Grosso – fino
- Largo – estreito
- Posição
- Longe – perto
- Em cima em baixo
- Dentro – fora
- Aberto – fechado
- Medidas
- Leve – pesado
- Cheio – vazio
- Geometria
- Curvas fechadas
- Curvas abertas
- Circulo
- Quadrado
- Triangulo
- Os numerais
- 0 a 9
- Revisão
- Vamos brincar
Natureza
- Nosso corpo
- Órgãos dos sentidos
- Hábitos de higiene
- Os animais
- As plantas
- O dia e a noite
- O Sol e a chuva
- Vamos brincar
Sociedade
- A criança
- A família
- A casa
- A escola
- A comunidade
- Meios de transporte
- Meios de comunicação
- As profissões
- Datas comemorativas
- Vamos brincar
Metodologias Gerais
As aulas serão desenvolvidas numa interação, utilizando – se dos recursos:
- Bingos
- Dialogo
- Álbum de fotos
- Livro didático
- Cartazes
- Passeios
- Desfiles e apresentações
- Materiais concretos
- Semáforos –jornais
- Desenhos livres – cantinho da leitura
- Teatro – desenhos literários
- Fantoches – quadro e giz
- Dedoches – tarefas xerocopiadas
- Recorte – colagens – exposições
- Filmes – musicas – poesias
- Historias
- Dramatizações
- Dinâmicas diversas
- Jogos – brincadeiras
- Pintura a dedo
Avaliação Geral
No que se refere à avaliação, ela deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados às competências e às habilidades desenvolvidas. Essa relação deve ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as dificuldades dos alunos e, assim reavaliar sua prática e , se for preciso redirecionar suas ações.
Quanto às avaliações individuais, é importante observar o desempenho da criança quanto a:
- Participação
- Disciplina
- Atenção
- Coordenação visual e motora
- Cooperação
- Justiça
- Interesse
- Desenvolvimento da aprendizagem
- Higiene
- Raciocínio lógico
Planejamento anual - 1º Ano (Alfabetização)
Planejamento Anual
Objetivos Gerais
• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico
• Posicionar – se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Aprimorar o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação;
• Desenvolver o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala;
• Enfrentar e compreender novas situações;
• Transmitir valores como: noções de cidadania; respeito ao próximo, disciplina solidariedade, respeitar os idosos, respeitar a opinião alheia;
• Proporcionar: narração de historinha com a participação do aluno para a finalização;
• Participar das atividades com interesse e satisfação;
• Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização;
• Experimentar atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação , respeito mutuo, solidariedade e outros valores humanos de relevância social.
Conteúdos
Língua Portuguesa
• Comunicação e coordenação motora,
• As vogais;
• Juntando as vogais;
• As consoantes;
• Alfabeto;
• Silabas complexas;
• Aprendendo um pouco mais;
• Vamos ler mais;
• Essa é para cantar;
• Alfabeto móvel;
• Gramática: feminino e masculino – singular e plural – acentuação, pontuação, aumentativo e diminutivo.
Matemática
• Aprendendo a contar;
• Números naturais;
• Conhecendo sinais = ‡ > <
• Ordem crescente e decrescente
• Adição – Problemas
• Sistema de numeração decimal
• Subtração – Problemas
• Dúzia
• Números pares e impares; ordinais até 10;
• Nosso dinheiro;
• Medidas;
• Horas exatas;
• Geometria
• Vamos brincar
Ciências
• Corpo humano;• Órgãos do sentido;
• Hábitos de higiene
• Seres vivos e não vivos;
• Os animais;
• As plantas – Pomar – Horta – Jardim;
• O dia e a noite;
• O sol e a chuva;
• Estações do ano;
• Meio ambiente;
• Dengue.
Geografia
• A criança;• A família;
• A casa
• A escola.
• A comunidade
• O trânsito
• Meios de transporte e comunicação
• As profissões
História
• Datas comemorativas• Tema transversal
• Pluralidade cultural
• Abordagem sobre Ética
• Dengue
Metodologias Gerais
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Semáforo
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Produção de texto
• Roleta
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Dedoches
Avaliações
Os alunos serão avaliados
• Participação
• Interesse
• Atividades avaliativas
• Leitura oral
• Escrita
• Raciocínio lógico
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