DICAS DE ESTUDOS
ü Educação e qualidade, Pedro Demo;
ü Qual educação para qual cidadania?Reflexões sobre a formação do sujeito democrático, José Azevedo;
ü Princípios e características da gestão escolar participativa,Libaneo;
ü Formação continuada e gestão da educação,Ferreira;
ü Planejamento dialógico: como construir o projeto pedagógico da escola, Padilha;
ü O supervisor na escola reflexiva:Gestão,formação e gestão,Pereira;
ü Avaliação institucional: Uma ferramenta para o sucesso da instituição educacional,Colombo;
ü A narrativa instrumental da avaliação na educação,Vandre Gomes da Silva;
ü Liderança em gestão escolar,Heloisa luck;
ü Dificuldades de aprendizagem e a família construindo novas narrativas,Polity Elisabeth;
ü Da relação com o saber:elementos para uma teoria,Charlot Bernad;
ü Temas em educação especial,Rosita Edler;
ü Os deficientes e seus pais:um desafio ao aconselhamento,Buscaglia;
ü Guiadobebe.uol.com.br;
ü Um olhar sobre a cegueira;
ü WWW,fundacaodourina.org.br;
ü Atendimento educacional especializado;
ü Vida de Autista: Uma saga real e vitoriosa contra o desconhecido 1993;
ü No mundo da lua,Mattos;
ü Princípios e praticas em tdah;
ü A leitura do livro de José Dias Sobrinho intitulado Avaliação da Educação Superior traz uma crítica sobre a forma de se avaliar os cursos universitários no Brasil;
ü Também expõem as tensões, contradições vigentes no campo da avaliação da Educação Superior e defende alguns princípios que devem ser levados em consideração tais como o mérito, a equidade, a pertinência e a relevância social;
ü Leia os capítulos I e II do livro de José Dias Sobrinho: Avaliação da Educação Superior, Editora Vozes. O capítulo I “Universidade, globalização e construção do futuro” pauta para a avaliação e para uma pedagogia prospectiva, discute a influência das mudanças mundiais para a educação, em especial a Educação Superior, o que nos leva, invariavelmente, a refletir sobre a busca de novas posturas frente a construção do conhecimento, às relações de ensino-aprendizagem. Uma importante questão que o capítulo coloca é: Qual o valor do conhecimento?
ü Avaliação, Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. Raies – v. 9, nº. 1, mar. 2004. A revista compila um conjunto de matérias sobre o Sinaes que vai desde suas raízes históricas até os debates realizados no âmbito interno das comissões de estudos para implantação do Sinaes;
ü A leitura do livro de Dilvo Ristoff, Amif Limana e Márcia Regina F. de Brito, que se intitula Enade: perspectiva de avaliação dinâmica e análise de mudanças,principalmente a Parte I: “Contribuições O modelo de avaliação dinâmica e o desenvolvimento de competências: algumas considerações a respeito do Enade”que aborda os principais instrumentos de avaliação propostos pelo Sinaes, evidenciando a dimensão formativa dos processos avaliativos, comprometidos com a sociedade em que estão inseridos. Para tanto, a avaliação é compreendida como processo dinâmico e em constante aperfeiçoamento. O texto apresenta,ainda, os diferentes entendimentos sobre os conceitos como habilidades, competências e valor agregado, tão importantes na perspectiva de avaliação;
ü Leitura do Roteiro de Autoavaliação Institucional: orientações gerais, Ministério da Educação, Inep/Sinaes/Conaes, Brasília-DF, 2004. Esse Roteiro de Autoavaliação Institucional foi organizado com o objetivo de orientar as Instituições de Educação Superior na condução de seus processos de autoavaliação e manter um alinhamento com os instrumentos de avaliação a ser realizada pelas Comissões de Avaliação Externa, dessa forma a leitura deste documento, além de melhor exemplificar cada dimensão a ser avaliada, auxilia na compreensão da construção do processo;
ü Leitura do Capítulo 2 do livro Autonomia da Escola: princípios e propostas, organizado por Moacir Gadotti e José Eustáquio Romão. 5. ed., São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2002. (Guia da escola cidadã, v. 1).O Capítulo 2 é de autoria de Moacir Gadotti e aborda o papel da escola no mundo moderno. Nesse questionamento o Projeto Político-Pedagógico se apresenta como o eixo central para uma gestão democrática e autônoma. Portanto, educar para a cidadania é um desafio, mas também um direito para a construção de uma sociedade mais justa e humana, assim evidencia-se a importância dos Projetos Políticos Pedagógicos;
ü Relação com o saber,formação dos professores e globalização:Questões para a educação de hoje;
ü Educação, poder e biografia pessoal: diálogos com educadores críticos;
Conceitos de educação com Paulo Freire;
ü As competências para ensinar no século XXI:A formação dos professores e o desafio da avaliação;
ü A educação e a formação humana:tensões e desafios na contemporaneidade;
ü A (DES)construção do conhecimento pedagógico:novas perspectivas para a educação;
ü Imagens quebradas-trajetorias e tempos de alunos e mestres;
ü O resgaste da autoridade em educação;
ü Projetos pedagógicos:Cenas de salas de aulas;
ü Caminho se faz caminhando-conversa sobre educação e mudança social;
ü Escola tem Futuro?
ü Estudos da infância-educação e praticas sociais;
ü Cultura,poder e educação:um debate sobre estudos culturais;
ü Estudos culturais em educação:Midia ,arquitetura,brinquedo,biologia,literatura e cinema...;
ü Educação infantil: Desenvolvimento, currículo e organização escolar;
ü Guia curricular:500 atividades curriculares apropriadas a educação das crianças;
ü Cultura infantil- a construção coorporativa da infância;
ü Planejamento em destaque:Análises menos convencionais;
ü Professora-pesquisadora-uma práxis em construção;
ü Ensino médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho;
ü Avaliar para conhecer,examinar para excluir;
ü Avaliação desmistificada;
ü Currículo como fetiche:A poética e a política do texto curricular;
ü Televisão e educação:Fruir e pensar a TV;
ü Cibercultura;
ü Rede de significações e o estudo do desenvolvimento;
ü Admiravel mundo novo;
ü Avaliação de software educacional;
ü Metodologia de desenvolvimento de sistemas de Trajano Leme Filho;
ü Microsoft Office 2000 sem fronteiras;
ü Reportagem TV digital,ela está chegando;
ü O ensino através dos audiovisuais de Marcelo Giacomantonio;
ü Livro:Exclusão digital -A miséria na era na informação;
ü O livro Game Over:Jogos eletrônicos e violência;
ü Diferentes materiais para uso na robótica educacional;
ü Gestão democrática da escola publica;
ü Ousar a Utopia de Platão;
ü A integração social dos portadores de deficiência:Uma reflexão;
ü A gestão estratégica do capital intelectual: Recursos para a economia baseada em conhecimento;
ü O príncipe de Maquiavel;
ü 10 novas competências para ensinar: Perrenoud;
ü Estórias de quem gosta de ensinar de Rubens Alves;
ü Comunicação não violenta de Marshall;
ü Autoridade e autonomia na escola;
ü A institucialização invisível- crianças que não aprendem na escola;
ü Limites sem trauma de Tânia Zagury;
ü Educação não formal e cultura política;
ü Os setes saberes necessários a educação de Edgar Morin;
ü A universidade virtual e global;
ü Livro os intelectuis da educação de Helena Bomeny;
ü A nova LDBda educação: trajetórias, limites e perspectivas,Demerval Saviani;
ü Musica do Gabriel pensador:Estudo errado ;
ü Trabalho,consumo e emprrendedorismo de Carlos Aquiles Siqueira;
ü Declaração mundial sobre educação para todos;
ü Declaração de Salamanca;
ü 10 ideias mal feitas sobre a educação inclusiva David Rodrigues;
ü A construção de um sistema educacional inclusivo:Um desafio político pedagógico Anna Augusta vieira;
ü Educação inclusiva:Cultura e cotidiano escolar de Rosana Glat;
ü Educação inclusiva e educação especial:propostas que se comtemplam no contexto da escola aberta a diversidade;
ü Inclusão em educação:culturas,políticas e praticas.Monica Pereira Santos;
ü Inovações e projeto político pedagógico das escolas:uma relação regulatória ou emancipatoria;
ü Politicas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil,Glat Nogueira;
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